# Eustáquio Amaral

O Tamanho de Patrocínio em Todos os Tempos

20 de Dezembro de 2016 às 00:04

Conhecimento. Sempre é bom tê–lo, em qualquer área. Quando se refere à terra natal, o conhecer ganha um degrau a mais: o prazer. Por isso, o território rangeliano e sua formação na história é o objetivo de agora. Nos primeiros anos após sua emancipação (07 de abril de 1842), o chão patrocinense pegava um pedaço do Triângulo de hoje (Araguari) e quase todo o Alto Paranaíba, inclusive com Patos de Minas e Monte Carmelo (a menor parte pertencia a Araxá). Ou seja, Patrocínio era uma grande região, de grande extensão territorial. Patrocínio antes de se tornar município pertenceu à Sabará (Sabarabuçu), Paracatu e, por pouco tempo, a Araxá.

É A ORIGEM – A explicação de o porquê nossa querida Patrocínio ser o 33º município mais antigo de Minas Gerais é o que se segue. Os três primeiros municípios foram criados em 1711, que são atualmente Ouro Preto (Vila Rica), Mariana e Sabará. Ainda no século XVIII, surgiram mais onze municípios, dentre os quais São João Del Rei, Pitangui, Barbacena e Paracatu. Portanto, a Vila de Paracatu do Príncipe é o município mais velho dessa banda de Minas, formada pelo Triângulo–Alto Paranaíba–Noroeste.

OS PRIMEIROS MUNICÍPIOS DA REGIÃO – De 1798 a 1831 existia apenas Paracatu nessa macrorregião. O segundo município a surgir foi Araxá (13/10/1831) que abrangia praticamente todo o Triângulo e Alto Paranaíba. Em 1836, o município de Uberaba, desmembrado de Araxá, foi o terceiro da região.

AS QUATRO IRMÃS – Filhas de uma mesma Lei (nº 171 de 23/3/1840), foram criadas quatro vilas e seus respectivos municípios: Camanducaia (Sul de Minas), Conceição do Mato Dentro (Centro), Grão Mongol (Jequitinhonha) e Patrocínio (Alto Paranaíba). O município de Patrocínio, desmembrado de Araxá, passou a ser o 4º do Noroeste–Alto Paranaíba–Triângulo. Então, nessa época havia Paracatu, Araxá, Uberaba e Patrocínio.

O TAMANHO DE PATROCÍNIO EM 1850 – O município compreendia, nos primeiros anos de sua existência, as atuais terras de Lagoa Formosa, Patos de Minas, Presidente Olegário, Lagamar, Coromandel, Abadia dos Dourados, Estrela do Sul, Monte Carmelo, Araguari, Romaria, Iraí de Minas, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Grupiara, Guimarânia. Assim de Patos até à divisa de Goiás, próximo a Araguari, foi o grande município de Patrocínio há 166 anos. Portanto, 16 municípios da região pertenceram a Patrocínio.

AS PERDAS TERRITORIAIS – Em 1856, Estrela do Sul tornou–se município, englobando Monte Carmelo e Araguari. Em 1866, foi criado o município de Patos de Minas, incluindo Guimarânia, Presidente Olegário e Lagoa Formosa. Em 1923, apareceu o município de Coromandel com o distrito de Abadia dos Dourados. Em 1953, foi constituído o município de Serra do Salitre. E em 1962, Cruzeiro da Fortaleza.  

A PARTIR DAÍ – Não houve alterações geográficas e territoriais no município de Patrocínio, desde 1962. Os cinco distritos São João da Serra Negra, Silvano (Folhados), Santa Luzia dos Barros, Salitre e a sede municipal formam os 2.841 km² atuais de Patrocínio. As principais divisas são demarcadas pelo Rio Quebra–Anzol, Ribeirão Salitre, Córrego Sapecado, Córrego Cocais, Rio Dourados e Córrego Poço Azul das Pedras.

ASSIM SEJA – Que a nossa bela Patrocínio continue bela e o seu município próspero e íntegro por “omnia seculum seculorum”.

 

PALAVRA FINAL

 

HONRA – Sempre recebemos do conterrâneo e amigo Rondes Machado (Rio de Janeiro) qualificada correspondência, com crônicas e reportagens de elevado interesse. Neste dezembro destacamos um trecho sobre a atualidade: “A maioria dos recortes, prezado Eustáquio, que estou lhe mandando parece cenas de um filme entre o bem (Lava–Jato) e o mal (políticos/empresários corruptos), no qual espero um final feliz para a sociedade brasileira, uma verdadeira redenção de velhos costumes e valores morais, tão esquecidos ultimamente.” Certo, Rondes. Corrupção é o último grau da desonestidade. É imperdoável.

Primeira Coluna publicada na Gazeta, edição de 17/12/2016.

([email protected])