23 de Abril de 2017 às 21:34

CEMIG combate "gatos" em Patrocínio em mais de 100 inspenções

Para alguns casos a PM foi chamada para registro do BO

Visando intensificar as ações de combate às perdas comerciais e inadimplência, a Cemig realizou mutirão de inspeções em unidades consumidoras com suspeita de fraudes em Patrocínio. A operação ocorreu em vários pontos da cidade, onde foram realizadas 63 inspeções desde a última terça-feira (18/4).

A ação tem continuidade nos próximos dias e deve registrar mais 100 inspeções por toda a cidade.

O gerente de Gestão e Controle da Medição e das Perdas Comerciais da Distribuição da Cemig, Marco Antônio de Almeida, destaca que a realização dos mutirões tem se intensificado desde o segundo semestre do ano passado em Minas Gerais, sendo esse tipo de ação complementar às inspeções de rotina feitas semanalmente em todas as localidades do estado.

Segundo ele, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% menor se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig. “O prejuízo é rateado entre a Cemig Distribuição e todos os consumidores adimplentes, diminuindo os ganhos da distribuidora e encarecendo a tarifa para aqueles que usam a energia de maneira honesta ”, afirma.

Penalidades

Além disso, Marco Antônio de Almeida ressalta que se forem confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcimento de toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.

“Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular. Vale lembrar, ainda, que várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores são registradas devido a essa prática criminosa”, alerta.

De forma complementar às fiscalizações de rotina, a Cemig tem promovido, desde o segundo semestre do ano passado, a realização de mutirões que objetivam intensificar a atuação  da empresa contra as ligações irregulares e clandestinas em toda a sua área de concessão.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!