16 de Janeiro de 2017 às 18:54

Jornais de Araxá destacam benefícios que Projeto Salitre com Mina explorada em Patrocínio levará para a vizinha cidade

Atualmente já são 82 vagões que  transportam 77 toneladas cada, uma vez ao dia de Patrocínio para Araxá

Todos jornais e sites de Araxá reproduziram na semana passada, esta reportagem (abaixo), sobre o Projeto Salitre da Vale Fertilizantes. A principio havia sido anunciado pela Vale que todo o processo seria feito em Patrocínio. Depois a empresa anunciou que apenas seria extraído o minério da Mina localizada em Mata da Bananeira, município de Patrocínio e o que levado para beneficiamento em Araxá (MG). Atualmente já são 82 vagões que  transportam 77 toneladas cada, uma vez ao dia de Patrocínio para Araxá.

Com a medida a Vale deixou de gerar centenas de empregos em Patrocínio. A editoria do Patrocínio Online avalia que a empresa não cumpriu com o anunciado nas primeiras audiências públicas e divulgações na impensa local e que nossos políticos, de todas esferas, não tiveram competência e força o suficiente para impedir que isso acontecesse e infelizmente o nosso município fica  mais uma vez no prejuízo. E que prejuízo...

Leia a matéria abaixo divulgada no Jornal de Araxá 

A Vale Fertilizantes deu início ao Projeto Salitre que traz, através de transporte ferroviário, minério de fosfato da mina de Patrocínio para ser beneficiado na usina de Araxá. O prefeito Aracely de Paula foi convidado e visitou a empresa no final do mês de dezembro quando foi informado dos detalhes da nova operação da empresa.

Na companhia da vice-prefeita Lídia Jordão e do secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Lima Júnior, o prefeito Aracely foi recebido por diretores da Vale Fertilizantes para a visita técnica à empresa.

O transporte de fosfato da mina de Patrocínio para a unidade industrial de Araxá teve início no último dia 22 de dezembro com a utilização de 41 vagões transportando 77 toneladas cada, uma vez ao dia. Agora no mês de janeiro a composição férrea já aumentou passando para 82 vagões que também transportam 77 toneladas cada, uma vez ao dia.

A previsão da empresa é de chegar a três viagens por dia a partir do mês de maio, o que totalizaria o transporte de quase 19 mil toneladas de minério de fosfato/dia.

Com o transporte férreo do fosfato de Patrocínio, a unidade industrial da Vale Fertilizantes em Araxá ganha uma sobrevida de pelo menos mais 50 anos, mantendo os atuais 1.370 empregos diretos e os 660 indiretos, e gerando inicialmente mais 35 novas vagas de trabalho na empresa. A previsão é aumentar ainda mais a oferta de novos empregos para o futuro.

Inicialmente, a velocidade das composições foi baixa para testar os trilhos e treinar a aprendizagem dos processos, além de despertar na população situada às margens da ferrovia os cuidados que devem ser observados para evitar possíveis acidentes.

Algumas obras para conclusão das adaptações das instalações da empresa continuam sendo executadas, como as alças ferroviárias, por exemplo, e devem ser concluídas até o próximo mês de março.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!