8 de Fevereiro de 2017 às 15:38

Macacos mortos são localizados em Uberaba e mobilizam Saúde

Secretário de Saúde do município vai falar hoje com a imprensa sobre os detalhes da localização dos dois primatas mortos na cidade

Dois macacos mortos foram encontrados ontem em Uberaba, conforme informação da Secretaria Municipal de Saúde. O material já foi coletado imediatamente e encaminhado ao laboratório oficial do Estado para verificar se houve contaminação por febre amarela.

No comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde posicionou que, por enquanto, não será divulgado o local onde os animais foram encontrados. A pasta justifica que será mantido sigilo para evitar pânico na população, mas assegura que todas as ações preventivas foram adotadas. “Somente serão divulgados quando o resultado do exame for liberado pelo Estado”, continua a nota.

A secretaria declara que um bloqueio com agentes de saúde e motofogs já foi realizado na área onde os macacos foram localizados, bem como a imunização dos moradores da região. Além disso, a pasta informa que a equipe técnica do Departamento de Zoonoses deu início à investigação no local onde foram encontrados os primatas, pois nem todo óbito é em decorrência da febre amarela.

A nota também ressalta que o município já solicitou mais um lote de vacinas contra a febre amarela ao Estado e ainda aguarda retorno da demanda. O pedido é de, no mínimo, 10 mil doses para evitar o desabastecimento das unidades de saúde nos próximos dias.

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, dará entrevista coletiva hoje à imprensa para mais detalhes sobre o caso e as medidas preventivas a serem adotadas no município.

Alerta. Ontem, unidade móvel já começou a percorrer fazendas perto da divisa com os municípios de Sacramento e Conquista para realizar a vacinação em domicílio. A medida foi tomada devido à confirmação de febre amarela silvestre em Sacramento na semana passada.

Em 2017, já foram notificados 869 suspeitas de febre amarela em Minas Gerais. Até o momento, 184 casos foram confirmados e 54 descartados. Em relação às mortes, 141 pacientes morreram com suspeita da doença. Desses, 60 tiveram diagnóstico comprovado. As ocorrências estão concentradas na região de Teófilo Otoni, Governador Valadares, Coronel Fabriciano e Manhumirim.

Fonte: JM Online


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!