12 de Julho de 2017 às 14:26

POL Internacional - Ex-presidente dos EUA Bill Clinton prestigiou o Fórum Mundial do Café

Ele também visitou pontos turísticos de Medellín, cidade que sedia o evento

MEDELLIN - COLÔMBIA - O Ex-presidente dos EUA Bill Clinton prestigiou o Fórum Mundial do Café. Ao lado do presidente da Colômbia Juan Manuel Santos debateram no painel:  Sustentabilidade Econômica e Desenvolvimento Rural para Promover a estabilidade global e democracia.

Este evento, em que a Organização Internacional do Café está presente, reúne cerca de 1.500 participantes de mais de mais 40 países produtores.

Bill Clinton faz várias menções ao Brasil, único país produtor das América que não teve a participação do presidente ou do vice.

O grupo de discussão foi moderado pelo gerente da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), Roberto Vélez, o interlocutor entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e o Presidente da República, Juan Manuel Santos.

Na apresentação inicial Clinton salientou que: - os países maiores produtores de café no mundo estão na América Latina e que os esforços devem ser no fornecimento aos agricultores de melhores condições de sustentabilidade porque -muitos clientes que vão a um Starbucks em Nova York, não lhes interessa que medidas devem ser tomadas pelo cafeicultor e das suas dificuldades, pontuou Bill Clinton.

Outra preocupação do ex-presidente é o desafio que esses países e seus produtores para combater as alterações climáticas e a queda dos preços porque: o mundo está crescendo a expectativa de vida e da população", um fenômeno que possa ter impacto preços negativamente, salientou Clinton.

Da sua parte, o presidente colombiano Santos salientou que durante a administração Clinton o Plano Colômbia, que tem impactado o desenvolvimento social do país foi lançado. Por sua parte, o ex-presidente dos Estados Unidos salientou que a economia e a situação dos países influencia diretamente o desenvolvimento da atividade de produção de café, desde que você não possa ter um melhor preço, onde o custo de vida é muito alto e as pessoas não podem saborear uma xícara de café.

Quando perguntado: como você vê a Colômbia em 20 anos?  Clinton falou das oportunidades da paz para explorar os recursos naturais e ter um crescimento mais equilibrado.  - Eu acho que vai ser irreconhecível em 20 anos e o processo está apenas começando! garantiu.

Passeio por Medellín

Apesar da reserva do Serviço Secreto sobre o itinerário do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton em Medellín era inevitável que fosse reconhecido enquanto caminhava pelas ruas da capital de Antioquia.

Um dia antes de fazer presença no primeiro Fórum Global dos Produtores de Café, Clinton percorreu diferentes pontos de Medellin Primavera estrada na aldeia, até as escadas rolantes na Comuna 13 (San Javier).

O ex-presidente estava sorridente e atento àqueles que dele se aproximavam para tirar uma fotografia. Ele mesmo tomou café e conversou com os cidadãos.

Todas as fotos Reportagem POL, a de baixo, de Sebastián Monsalve


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!