21 de Fevereiro de 2024 às 12:00

Internacional: Ex-presidente do EUA, Presidente da Colômbia e presidentes de países produtores das Américas abrem I Fórum Mundial do Café na Colômbia

Ex-presidente dos EUA Bill Clinton prestigiou evento como palestrante

MEDELLIN (COL) - Na noite de segunda-feira, 11/06, um coquetel oferecido pela Federación Nacional dos Cafeteiros de Colombia no Hotel Intercontinental ,deu boas-vindas aos mais de 1.500 participantes de participantes que vieram de 40 países para o I Fórum Mundial do Café, .

Durante o evento foram dois belos shows com artistas colombianos: um quarteto de música clássica e trio de jovens músicos que levou muita alegria e boa música aos presentes.

ABERTURA OFICIAL

Na manhã de terça-feira 12/06, mais de 1.500 pessoas e autoridades de vários países participaram da cerimônia oficial de abertura.

O presidente da Colômbia e prêmio nobel da paz, Juan Manuel Santos, abriu oficialmente o I Fórum Mundial do Café, dando boas-vindas aos participantes . Ele contou que é também cafeicultor é de sua alegria de ter intermediado o fim mais de 50 anos de guerrilha com as Farc, um dos maiores é organizados grupos guerrilheiros das Américas.

O PIB per capita está em US$ 7.968 dólares, colocando a Colômbia na 82.l posição no Mundo. O crescimento nos últimos anos tem sido impressionante, atingindo 8,2% em 2007, uma das maiores da América Latina.

Em seguida, usou da palavra o presidente da Federación Nacional dos Cafeteiros da Colômbia, Carlos Alberto Cardona, que deu as boas-vindas e salientou algumas preocupações do setor que serão discutidos em mesas de trabalho: Produtividade; volatilidade dos preços; relevo geral e mão de obra e mudanças climáticas.

O presidente da Costa Rica, Luis Guilhermo Solís, que também é de família de cafeicultores abordou assuntos relacionados à Economia e ao Agronegócio, fazendo menção ao seu avó quererá produtor rural.

A agricultura corresponde pode 28% da força de trabalho e 29% do PIB total do país que é o terceiro exportador.

O dinheiro economizado pela inexistência de despesas militares é direcionado em sua maioria para o investimento em educação e saúde, e ja possui 96% de sua população alfabetizada, tendo uma expectativa de vida é de 78 anos. Esses indicadores são

A Costa Rica é um dos países democráticos mais consolidados da América, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo

O jovial Presidente de Honduras, Juan Orlando Hernandez que também é cafeicultor discursou de maneira informal, mas abordando assuntos sérios, principalmente relacionados ao café, salientando que uma cerveja ou refrigerante tem mais valor agregado que o café é isso precisa ser mudado.

(Foto: Vice presidente de El Salvador, Oscar Ortizum)

Ainda fez uso da palavra o vice presidente de El Salvador, Oscar Ortizum

Ex-combatente da Frente Nacional de Libertação Faranbu Marti e viveu e lutou nas montanhas durante 10 anos.

Ele lamentou guerras e elogiou as negociações do presidente da Colômbia que resultaram no acordo de paz com as FARC.

El Salvador, com área territorial de 21.040 km² e população de 6,383,752 habitantes também é um produtor de café.

De acordo com o Banco Mundial El Salvador ocupa o 86° lugar para se fazer negócios. A economia do país se concentra primordialmente em serviços 60%, indústria 29% e agricultura 11%.

Por fim, fechou o ciclo de pronunciamentos o diretor executivo da OIC - Organização Internacional do Café, José D. Sette.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!