13 de Julho de 2017 às 12:58

POL INTERNACIONAL: Silas Brasileiro faz firme defesa das inovações da cafeicultura em debate no Fórum Mundial do Café

O presidente do CNC foi um dos participantes no Painel que tratou sobre  Sustentabilidade Econômica do Produtor de Café

MEDELLIN - COLÔMBIA - O Presidente do Conselho Nacional do Café Silas Brasileiro, representou o Brasil no I Fórum Mundial do Café. Foi um dos participantes no Primeiro Painel que tratou sobre  Sustentabilidade Econômica do Produtor de Café, que teve como Moderador o Secretário Geral da Inter African Coffe Organization (IACO).

Também participaram Dr.André Mwihia Karanja, Assessor Independente de Desenvolvimento Rural e Agricultura do Kênia; Alfredo Moiíses, Café Montegrande do México; Annete Pensel, diretora executiva da Plataforma Global de Café; Chris Von Zastrau, diretor de sustentabilidade da Companhia Starbucks de Café e Fernando Serpa, Vice presidente de Comoras Globales – Latinoamericana, Alimentos Fresco Norte América, Walmart.

Silas Brasileiro apresenta vídeo e é enfático no seu pronunciamento em defesa da Cafeicultura do Brasil

O Presidente do CNC Silas Brasileiro lembrou aos organizadores, que havia ali no evento mais de 100 brasileiros, quase 10 por cento dos participantes.

Foi muito feliz em apresentar um vídeo curto, mas rico em informações, sobre os avanços da cafeicultura no Brasil, não só do ponto de vista de sustentabilidade econômica, mas também ecológica.  Veja abaixo:

 

Silas, entre outros pontos, salientou: A Cafeicultura brasileira bateu recorde histórico com produtividade média de 26,33 sacas por hectare em 2016, que em 1990 eram apenas 8 sacas; Cafeicultura brasileira é a mais tecnificada do mundo; redução da área plantada, com aumento da produção, que significa uma contribuição para o meio ambiente de um milhão de hectares reduzidas.; às boas práticas de gestão da atividade e, principalmente, às novas tecnologias constantemente geradas pelas instituições de pesquisa, ensino e extensão, que são adotadas pelos produtores das diferentes regiões cafeicultoras do País; melhoria das condições para o trabalhador; consumimos no passado 90 milhões de sacas de café, atualmente o consumo é de 155 milhões de sacas de café. O presidente do CNC ainda salientou outras importantes contribuições do Brasil para a Sustentabilidade Econômica do Produtor de Café.

Silas Brasileiro foi taxativo: ‘Sustentabilidade tem preço, essa é a realidade!. E esse preço, nós perguntamos que paga”. Não houve quem rebatesse tal questionamento.

Silas Brasileiro finalizou: ‘são dois pontos fundamentais para a sustentabilidade: preço e compartilhamento da indústria e do comércio com os produtores de café’

Após sua participação, Silas foi muito assediado e cumprimentado por produtores, não só Brasileiros, mas dos demais países produtores.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!