17 de Julho de 2017 às 12:10

Realizada no Hospital Santa Casa de Patrocínio primeira cirurgia crânio-cervical da região

O paciente e sua família ficaram muito satisfeitos com o resultado da cirurgia, que pode ser realizada na cidade de residência, com o apoio dos familiares e amigos

No último mês, a equipe de Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna da Santa Casa de Patrocínio realizou a primeira cirurgia crânio-cervical da região, para tratamento de uma fratura na coluna cervical no paciente Sr. Lucas Nunes Teodoro, que sofreu uma grave queda.

Esse tipo cirurgia, uma inovação na região, é realizada em poucos hospitais das grandes capitais e somente foi possível no Hospital Santa Casa de Patrocínio devido à estrutura oferecida pelo Centro Cirúrgico da Instituição e qualificação de sua equipe de Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna, formada pelos médicos neurocirurgiões Dr. Guilherme Magalhães e Dr. Gustavo Zola.

(foto ao lado: Nádia, Sr. Lucas, Dona Ilma e Túlio/Divulgação autorizada e os  m[edicos Dr. Gustavo Martins Zola e Dr. Guilherme Augusto L. Magalhães - Neurocirurgiões)

De acordo com Dr. Guilherme, as fraturas da coluna vertebral, principalmente da região cervical, são consideradas lesões de grande gravidade, por trazerem enormes riscos de sequelas e inclusive de óbito. Por apresentar nobres estruturas vasculares como as artérias vertebrais, além das estruturas do sistema nervoso central como a medula e o tronco encefálico, a região crânio-cervical é um desafio para o cirurgião de coluna, mas com um bom conhecimento anatômico e uma boa experiência na área, esses riscos diminuem muito.

O paciente e sua família ficaram muito satisfeitos com o resultado da cirurgia, que pode ser realizada na cidade de residência, com o apoio dos familiares e amigos. Nádia, filha do Sr. Lucas, fez um relato emocionante, em nome da família:

 “O fato de meu pai estar vivo e permanecer andando seria um milagre, pois, na maioria destes casos, a pessoa não sobrevive ou fica tetraplégica. Foi um momento difícil, pois, além de ser uma cirurgia de alta complexidade nunca havia sido feita em nossa cidade. Porém, ao mesmo tempo, estávamos confiantes, pois o Dr. Guilherme nos transmitiu tanta segurança e tanta confiança que decidimos marcar a cirurgia. No dia 08/06/2017, às 10:30h, meu pai entra para o bloco cirúrgico permanecendo lá até às 16:30h, momento que Dr. Guilherme saiu do bloco com um sorriso no rosto, com um semblante cansado com a melhor notícia que podíamos receber. A cirurgia tinha sido um sucesso!  Quando meu pai chegou no quarto, tivemos a certeza de que Deus existe e que Patrocínio tem sim, médicos excelentes, um hospital super equipado e preparado para cirurgias complexas como essa. Queremos por meio deste agradecer a cada um que cuidou com tanto carinho e cuidado do meu pai na Santa Casa. Todos vocês foram de fundamental importância para a recuperação dele durante os dias que esteve no hospital. Queremos agradecer desde a funcionária, que sempre limpava o quarto com um sorriso no rosto, os enfermeiros, funcionários, ao hospital e principalmente, aos médicos Dr. Guilherme e ao Dr. Gustavo Martins Zola Santiago que o acompanhou e o auxiliou durante a cirurgia. O nosso muito obrigado a todos vocês! A cada um que participou direta ou indiretamente nesse momento tão difícil, nossa eterna gratidão! Lucas, Ilma, Nádia e Túlio.” (Confira o depoimento da família na íntegra no site www.santacasadepatrocinio.com.br).

A Diretoria e a Equipe de Neurocirurgia e Cirurgia de Coluna da Santa Casa de Patrocínio agradecem a confiança do Sr. Lucas e de seus familiares.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!