5 de Maio de 2017 às 08:18

'Vilões do curto-circuito', benjamins e extensões estão em mais da metade das casas brasileiras

Ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada pode ser extremamente perigoso

Você precisa usar diversos equipamentos elétricos ao mesmo tempo, mas não tem tomadas suficientes. Qual é a primeira solução que vem à mente?

O uso de extensões, réguas, Ts ou benjamins está presente em 57% das casas brasileiras, segundo pesquisa Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre). Em imóveis com mais de 20 anos, esse patamar sobe para 61,2%.

O motivo é o mesmo: metade dos entrevistados diz que gostaria de ter mais tomadas dentro de casa.

Entretanto, a facilidade proporcionada pelos benjamins representa um risco, se o equipamento não for usado da maneira correta.

"Trata-se de um dispositivo derivador técnico provisório. O problema desses dispositivos não são eles, é como se usa. Uma tomada tem um limite para ser usada", diz Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

Normalmente, uma tomada aguenta, segundo Martinho, cerca de 1.100 watts. Ou seja, juntos os equipamentos ligados por meio de um benjamin ou extensão não podem ultrapassar esse valor.

Por exemplo: se uma cafeteira elétrica ligada que consome 600 watts for ligada juntamente com um ferro de passar roupa (1.000 watts), o risco de haver um curto-circuito é alto, uma vez que a tomada não está preparada.

É claro que fica difícil calcular a todo tempo quanto cada eletrodoméstico consome. Mas vale o bom senso. Aqui vão alguns equipamentos que mais consomem energia na casa: micro-ondas, geladeira, grill, churrasqueira ou forno elétricos, chuveiro elétrico, máquina de lavar louça/roupa, cortador de grama, torneira elétrica, torradeira, aquecedor de ambiente ou de água.

Portanto, quando em uso, esses eletrodomésticos devem estar, preferencialmente, em uma tomada somente para eles.

Outro ponto que as pessoas precisam se atentar, de acordo com Martinho, é o tamanho dos plugues. Muitas vezes, determinado equipamento não entra em uma tomada e usamos adaptadores para que eles se encaixem.

Porém, se eles não entram, é porque aquela tomada não suporta o equipamento. Isso normalmente ocorre com secadores de cabelo, ferros de passar e outros aparelhos que esquentam.

Proteção

A pesquisa do Procobre mostrou que apenas 21% dos imóveis brasileiros possuem DR (dispositivo diferencial residual). Esse aparelhinho desliga o disjuntor quando há algum vazamento de energia, como normalmente acontece no caso do choque elétrico. Com isso, evita que alguma pessoa ou animal seja eletrocutado.

Outro item importante e que pode evitar prejuízo é o DPS (dispositivo de proteção contra surto), presente em apenas 12% das casas. Esse dispositivo evita a queima de eletrodoméstico e eletroeletrônicos em caso de problemas na rede elétrica, inclusive no caso de raios.

Já o fio terra está presente em 52% das casas, sendo que nos apartamentos sobe para 90%. 

Fonte: R7 com Fernando Mellis


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!