# Sociedade

21 de Junho de 2017 às 14:14

Confira como foi o aniversário de 15 anos de Ellen Cristina Rosa

O evento contou com a presença de amigos, familiares e conhecidos.

No dia 17 de Junho, aconteceu o aniversário de 15 anos de Ellen Cristina Rosa filha de Edmar Lima Rosa e Marcilene Aparecida de Almeida Rosa e irmão de Wesley Alberto Rosa e Willian Henrique de Almeida Rosa. (Foto abaixo)

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Uma festa muito animada que teve a presença de Amigos de infância e de sala e de familiares.

A aniversariante agradece todos os convidados que estiveram presentes.

16 de Junho de 2017 às 18:15

Paróquias da Igreja Católica em Patrocínio (MG) realizaram Santas Missas e Procissões de Corpus Christi pelas ruas da cidade.

Veja as informações e fotos da celebração

As 06 Paróquias da Igreja Católica em Patrocínio (MG) realizaram Santa Missas e Procissões pelas ruas da cidade na quinta-feira, 15/06, dia de C Corpus Christi.
 

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Cada Paróquia, ao seu modo, definiu o trajeto e a decoração das ruas por onde a procissão passou. Mas todas foram belas celebrações, que marca um dos dias mais importantes para o Cristão Católico.

A expressão latina que significa "Corpo de Cristo". É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas.

Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264.

A tradição das ruas enfeitadas surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros. 

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio realizou sua Santa Missa no final da tarde numa grande estrutura montada em frente à Igreja na Praça Santa Luzia, presidida pelo Pároco Padre Sizenando e concelebradas pelo Padre Artur e Diacono Fábio da cidade de Uberlândia. 

Logo após a procissão com a participação da Banda Abel Ferreira, com milhares de fiéis seguindo e orando o terço em direção a Praça da Matriz. Ao longo do trajeto, que teve como principal rua a Governador Valadares, foram usados tecidos (TNT), areia, flores diversas e cartazes com figuras sagradas para o Cristianismo.

A celebração foi encerrada com a Eucaristia e apresentação louvor pela banda  Alfa e Omega Praça Matriz.

Na Paróquia Santa Terezinha celebrada a Santa Missa Campal aconteceu na Igreja de São Francisco presidida pelo Padre Marcos e teve como concelebrante o Vigário Pedro César.

Logo após teve a procissão seguindo para a Igreja de Santa Terezinha.  Como gesto concreto a doação do litro de óleo.

Em seguida a Adoração ao Santíssimo Sacramento ministrada pelo Pároco Marcos e que contou com a presença de Ministros e todos os movimentos Paroquiais.

Na Paróquia São Damião de Molokai celebrada a Santa Missa presidida pelos Padre Silvano e Hilário e contou com a presença do EAC, EJC, Ministro, CCP, Apostolado da Oração e de outros movimentos. 

Realizada procissão pelas ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima e logo após Adoração com a benção do Santíssimo e uma apresentação do balé que têm como integrantes participantes dos movimentos do EAC da Paróquia.

Na Paróquia São João Paulo II, aconteceu a procissão com a participação de todas as pastorais e movimentos.

Foram compostos grupos de pastorais, onde cada grupo arrecadou roupa, alimentos e materiais em geral e enfeitou um quarteirão.

A procissão saiu da capela São Sebastião e seguiu pela Avenida Enéas Aguiar e Rua República do Líbano até a Igreja Matriz onde teve a Santa Missa presidida pelo Padre Orlando, que focalizou a importância da Eucaristia e da vivência em unidade, amor e companheirismo com os irmãos e amor à Deus.

No final, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Centena de fiéis participaram, tanto da procissão quanto da Santa Missa

Os mantimentos arrecadados serão doados à instituições e famílias carentes da paróquia e da cidade.

Na Paróquia São Geraldo ocorreu a Santa Missa presidida pelo Padre Valdiney e logo após saíram em Procissão pelas ruas do bairro Morada Nova a procissão com Santíssimo Sacramento e tendo a presença do EAC São Geraldo que escreveram cartazes em louvor a Jesus.


14 de Junho de 2017 às 08:25

15º Suíno no Rolete lota a Arena Cerrado

Os presentes foram unânimes em elogiar o saboroso almoço e a organização do evento

No ultimo domingo, dia 13, de junho, aconteceu no Parque de Exposições na Arena do Cerrado o 15º Suíno no Rolete.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Além de saborearem o delicioso suíno assado no rolete, o público ali presente assistiu o show da dupla Emílio e Eduardo que animou o público tocando seus sucessos e levando o todos a cantarem juntos.

Os recursos arrecadados serão destinados para reforma da Igreja Santa Luzia, um patrimônio religioso e  cultural de nossa cidade.

Os presentes foram unânimes em elogiar o saboroso almoço e a organização do evento.

Logo após teve o show de prêmios e o sorteio de uma motocicleta e uma bicicleta.

13 de Junho de 2017 às 17:24

Realizado com sucesso o 4°"EAC" da comunidade de Santo Expedito, na Creche São José

O encontro contou com a participação de 85 adolescentes

Nos dias 10 e 11 de junho foi realizado 4°"EAC" Encontro de Adolescentes com Cristo da comunidade de Santo Expedito, Paróquia São Geraldo.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O encontro contou com a participação de 85 adolescentes e seis casais de tios coordenadores (Rodrigo e Erika, Mauro e Inez, Natim e Elivania, Edgar e Geralda, Eder e Érica, Romis e Luciane) que trabalharam para realização deste evento que teve o objetivo de integração de novos participantes ao movimento. Do número total de participantes foram 75 novos adolescentes que tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência, um verdadeiro encontro com Cristo. 

Os adolescentes coordenadores foram: Eduardo e Cassiane.

Os tios e adolescentes da comunidade agradeceram os demais tios que colaboraram para a concretização desse encontro. 

A comunidade contou também com a ajuda da família de Fredson e Fátima e os filhos Igor e Iago da paróquia São João Paulo II .

O encontro aconteceu em dois dias de muita emoção e encerrado com a Santa Missa presidida pelo pároco Padre Waldiney que discorreu sobre a importância da participação do jovem na igreja na comunidade. 

Logo após a Santa Missa uma peça teatral e muita cantoria e animação por parte dos adolescentes. 

As reuniões seguintes aconteceram aos sábados a partir das 16 horas no Salão da comunidade de Santo Expedito bairro Enéas.

13 de Junho de 2017 às 14:20

Aniversário Ronie Reis

O evento contou com a presença de amigos, familiares e conhecidos.

No último sábado, 3 de junho aconteceu o aniversário de Roni Reis da R2  Containers e Adega Gold.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Uma bela festa aconteceu na Chácara Bouganville com a presença de amigos, familiares e conhecidos.

A equipe do Patrocínio Online esteve lá registrando todos os momentos. 

12 de Junho de 2017 às 10:29

90 anos do Colégio Dom Lustosa comemorados com Missa em Ação de Graças

A Missa contou com a presença de familiares, alunos, professores e profissionais.

No dia 8 de junho de 2017 aconteceu a Missa de Ação de Graças dos 90 anos de fundação da Escola Estadual Dom Lustosa em Patrocínio. Contou com a presença de familiares, alunos, professores e profissionais.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A Procissão de Entrada contou com a presença de alunos, professores e diretores que com o quadro um quadro em homenagem a Escola. Foi Missa em Ação de Graças marcante onde foi lembrada a história do Colégio, sendo que a maioria das famílias patrocinenses tem um vínculo muito forte com este educandário.

O Padre Artur, Padre Iram e Frei Mauro, guias espirituais sempre presentes na escola celebraram a Santa Missa junto com os Ministros e Seminaristas. 

Breve história

No dia 17 de fevereiro de 1927, foi fundado o Ginásio Dom Lustosa, sob a coordenação do Padre Matias. No período de 1933 a 1957, Patrocínio recebeu os padres holandeses que fundaram o Ginásio Dom Lustosa.

Entre os fundadores estava o Beato Padre Eustáquio, estrela maior da nação holandesa que invadiu a cidade por meio século. Tornou–se também um dos fundadores da mais emblemática das escolas da região do Alto Paranaíba em todos os tempos, o Ginásio Dom Lustosa. Residiu por algum tempo no próprio educandário (os padres holandeses residiam lá) e foi capelão (responsável) pela antiga Igreja de Santa Luzia.

9 de Junho de 2017 às 08:26

Em sessão solene na Câmara Municipal, Lions comemora 100 anos

Também reinaugurados os obeliscos nas entradas de Patrocínio (MG)

O Lions Clube, criado nos Estados Unidos por Melvin Jones, no dia 07 de junho de 1917, com o propósito de servir e realizar trabalhos comunitários teve a data comemorada em todo mundo. Em Patrocínio não foi diferente. Os dois clubes de Lions da cidade (Lions Clube de Patrocínio e Lions Lilia Brandão) e os clubes de Léo (Dr.Brandão, Jesse Fernandes e Léo Jr Dr. Brandão) realizaram intensa movimentação durante todo o dia.
 

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

No período da tarde, com a presença dos Governadores do Distrito LB-3 Cl Carlos Jorge Moreira de Mello Mattos e sua esposa Cl Oneida de Marcos Rabelo Mello Mattos, do presidente da Câmara Thiago Malagolli, e imprensa foram reinaugurados os três obeliscos do Lions nas entradas da cidade (Trevos da BR 365, MGC 462 e MG 230), que passaram por uma reforma.


A noite em sessão solene realizada pela Câmara Municipal, que foi proposta pelo presidente Thiago Malagolli e vereadores, com a presença de várias autoridades, leões e familiares, a data foi comemorada com muito entusiasmo.

O presidente da Câmara de Patrocínio Thiago Malagoli, recebeu das mãos da presidente do Lions Clube Lilia Brandão, Iris Marta Silva Simião, juntamente com a presidente do Lions Clube de Patrocínio, Heloisa Helena Rocha dos Santos o Certificado de Reconhecimento Lions Clube International, que é apresentado a pessoas em forma de agradecimento pela dedicação e serviços prestados a organização Lions Clube International.

História

Em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo. O grupo de Jones, o Business Circle of Chicago, concordou com ele.

Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a "Associação de Lions Clubes", e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados.

Em três anos, o Lions tornou-se uma organização internacional. Desde então, já nos tornamos referência pela nossa integridade e transparência. Somos uma organização bem administrada, com uma visão sólida, uma missão bem definida e uma longa história de muito orgulho.

Início em 1917

Melvin Jones fez uma pergunta simples, que foi capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem suas habilidades no trabalho pela melhoria da comunidade em que vivem?  100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,35 milhão de associados em mais de 46.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades.

1920: Internacionalização

Apenas três anos depois de ser fundado, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África. 

1925: Erradicação da cegueira 

Helen Keller discursou na Convenção do Lions Clubs International em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, temos trabalhado incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.

1945: Nações Unidas

O ideal de uma organização internacional é exemplificado pela nossa relação duradoura com as Nações Unidas. Fomos umas das primeiras organizações não-governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiamos o seu trabalho.

1957: Organização de programas juvenis

No final da década de 1950, criamos o Programa Leo para oferecer aos jovens do mundo todo uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através do voluntariado. Há cerca de 144 mil Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países em todo o mundo.

1968: A nossa Fundação

A Lions Clubs International Foundation auxilia os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grandes proporções. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades da comunidade em que vivem e também de outras comunidades pelo mundo.

1990: Lançamento do SightFirst

Por meio do SightFirst, o Lions está restituindo a visão e prevenindo a cegueira em escala mundial. Lançado em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para esta iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose , cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.

Hoje: Extensão do alcance do clube

O Lions Clubs International amplia sua missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e auxílio humanitário para vítimas de catástrofes. Nossa rede internacional cresceu e já abrange mais de 200 países e regiões geográficas.

6 de Junho de 2017 às 17:33

Realizado com êxito o VI EJC da Paróquia Santa Terezinha

O evento teve a participação de 42 jovens encontristas

Nos dias 02, 03 e 04 de junho, foi realizado o VI EJC da Paróquia Santa Terezinha, que teve a participação de 42 jovens encontristas.  Os tios coordenadores foram Anieli e Alessandro e os jovens coordenadores Núria e Lucas. 

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O EJC (Encontro de Jovens com Cristo) é um movimento paroquial que tem como alvo principal os jovens, procurando despertá-los para sua verdadeira vocação de cristão.

Visa ainda proporcionar aos jovens de nossos dias, uma oportunidade de pararem e reaverem seus valores e princípios face às transformações do novo milênio.

Como se trata de um encontro com Cristo, os valores pessoais serão confrontados com os valores do Evangelho. O termo “Encontro” sugere também uma oportunidade de o jovem reencontrar consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Evangelizando e contribuindo para sua formação cristã e para o engajamento comunitário e social. Estimulá-los a criar uma consciência sobre a necessidade de preparo individual para o enfrentamento dos males modernos da juventude.

Depois de fazerem o encontro, foi celebrada a Santa Missa, pelo Vigário Pedro César Lopes com a presença dos jovens e de todos os membros das equipes que participaram do encontro.  

As reuniões acontecem nos sábados às 19h30m horas no salão da igreja São Francisco.

6 de Junho de 2017 às 16:32

Paróquias de Patrocínio celebraram o Pentecostes

Veja as informações e fotos da celebração

No domingo, dia 04 de junho, foi celebrado nas Paróquias de Patrocínio a celebração de Pentecostes. Para os judeus é a festa em memória do dia em que Moisés recebeu de Deus as Tábuas da Lei e para a Igreja cristã em memória da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa.

No domingo, dia 04 de junho, foi celebrado nas Paróquias de Patrocínio o dia de Pentecostes.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Aconteceu à adoração ao Santíssimo Sacramento e diversas atividades na Festa de Pentecostes e como tema "E com eles, estava Maria..." (cf. At 1, 4).

A Celebração de Pentecostes na Igreja Matriz da Paróquia São João Paulo II no último domingo dia 04 de junho foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Frei Cláudio Nori Sturm, onde foi também encerrada a visita pastoral do bispo à paróquia, onde o mesmo vivenciou de perto o dia dos paroquianos durante uma semana.

Na celebração da Santa Missa de Pentecostes, de responsabilidade do EAC Valentes Guerreiros, os adolescentes participaram da procissão de entrada, carregando sete velas acesas, representando os sete dons do Espírito Santo, na homilia Dom Frei Cláudio, embasado na liturgia do dia, falou sobre a importância de nossa vivência com o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima trindade. Ao final da celebração, como tradição da Igreja Católica, Dom Frei Cláudio apagou o círio pascal, "esse gesto representa a nossa responsabilidade a partir de agora em levar a luz de Cristo às outras pessoas da nossa comunidade" ressaltou o bispo diocesano.

Padre Orlando, pároco da Paróquia São João Paulo II, co-celebrou com o bispo diocesano e ao final da celebração agradeceu à todos os paroquianos e visitantes que participaram da visita pastoral, agradecendo também a Dom Frei Cláudio, deixando as portas sempre abertas à futuras visitas. O bispo também agradeceu a toda a comunidade pela receptividade, carinho e companheirismo durante os seis dias de visita e ao fim da celebração compartilhou com os fiéis presentes momentos pessoais vividos com João Paulo II ainda em seu pontificado, Dom Cláudio lembrou que teve a oportunidade de almoçar, rezar, conversar e adorar à Cristo junto com aquele que hoje é santo e padroeiro daquela paróquia.

Na Paróquia Damião de Molokai, Igreja Nossa Senhora de Fátima teve a Santa Missa com a participação do EJC onde cada Jovens carregaram as velas com os 7 dons do Espirito Santo e a imagem representado o Espirito Santo.

Homília sobre a celebração de Pentecostes, embasada no Evangelho.                       

O pároco Padre. Silvano convidou a todos para participarem da Campanha de Doação de Sangue.                       



Ao final da celebração Padre Silvano apagou o Círio Pascal.
Na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio houve diversas atividade no dia de Pentecostes sendo o seu ápice ás pregações, orações e teatros dos grupos Missão Vida Nova e Banda Missão Ágape, Kerigma, Grupo de Oração Rios de Água Viva, Grupo de Oração Infantil Chamas do Espírito Santo, MVN Grupo de Oração Universitário Nossa Senhora de Guadalupe, Grupo de Oração Estudantil Profetiza e Grupo de Oração Universitário Nossa Senhora de Guadalupe.

Antes da Santa Missa houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento ministrado pelo Padre Artur, Iram e Banda Missão Ágape momentos maravilhosos de Adoração e louvor.

Logo após houve a Santa Missa celebrada pelo Pároco Sizenando. Na homilia o Padre ressaltou a importância de invocar o Espirito Santo e também a importância de pedir a intercessão de Maria em diversos momentos na tribulação por também ela é o caminho mais perto de chegar até Jesus e também falou de uma história sobre o “Quadro da Paz”.

Realizada também a  apresentação durante a Santa Missa do grupo de Oração Kerigma .

E no final o Círio Pascal foi apagado após ser acesso na Quinta Feira Santa.

Na Paróquia São Geraldo a celebração do dia de Pentecostes começou na tarde com muita alegria, louvor e orações e encerrando com a Solenidade de Pentecostes celebrada pelo Padre Arthur e em seguida uma linda coroação.

Foi um momento lindo de reavivamento da fé com a participação de muitos fiéis.

5 de Junho de 2017 às 17:20

Com grande festa é inaugurada a Arena Cerrado em Patrocínio (MG)

A Arena do Cerrado, o espaço de eventos do Sindicato Rural localizado no Parque de Exposições “Brumado dos Pavões” em Patrocínio

Numa grande festa, na mesma proporção de sua grandiosidade, foi inaugurada com um almoço festivo com a presença de mais de 2 mil pessoas, a Arena do Cerrado, o espaço de eventos do Sindicato Rural localizado no Parque de Exposições “Brumado dos Pavões” em Patrocínio (MG). A obra foi iniciada na gestão de Sebastião Leiteiro e concluída na presidência de Osmar Pereira Nunes Júnior.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A Arena Cerrado, que tem área total de 5.973,38 M² em ambientes distintos, onde foram investidos mais de 4 milhões de reais com recursos próprios da entidade acumulado nas ultimas 3 gestões.

O local é destinado para eventos como: Exposições agropecuárias, feiras comerciais, Seminário do Café, Feira de Negócios e Integração da Coopa - Fenicoopa,  rodeio in door, encontros religiosos, carnaval, shows de grande porte,  palestras, formaturas, encontros de som de automotivo e vários outros.

Algumas das vantagens: Economia, comodidade e segurança para a realização de eventos. O salão conta com sistema de combate a incêndio. Alojamento para prestadores de serviço. Possui vários portões de saída de emergência. Acessibilidade.

Cerimônia é marcada por homenagens

Várias homenagens foram prestadas a todos que se empenharam na construção, a começar pela atual diretoria, que tem Osmar Pereira Nunes Junior como Presidente e seus companheiros: Altair Olímpio de Oliveira; Bruno Ferreira Nunes; Cassemiro Nunes dos Santos; Deveraldo Modesto da Silva; Enéas Ferreira de Aguiar Neto; Flávio Pereira Guimarães ; Frederico de Queiroz Elias; João Geraldo Ribeiro; José Boaventura Ribeiro; José Francisco Romão; Jose Nunes Caixeta; Luciano Nascimento Nunes; Marconi Malagoli; Marcos Valério Jacinto; Osvaldo Aparecido Ninin; Ricardo Afonso Vieira

Também homenageados ex-diretores da primeira gestão, que iniciaram a construção da Arena Cerrado, e que são os seguintes:  Gilmar José de Oliveira; José Queiroz de Magalhães–Juquinha e Thiago Miranda de Oliveira.

Homenageados também os ex-presidentes: Dr. Walter Pereira Nunes; Cincinato Guimarães; Luiz Eli Caixeta da Silva;Jorge Moreira Marra.

 João Figueiredo Neto que é superintendente desde a gestão de Jorge, passando Tião Leiteiro e agora Osmar Júnior, foi o administrador da obra e teve merecidamente seu nome lembrado.

O presidente da Câmara, Thiago Malagoli, filho do vice-presidente do STR, Marconi Malagoli, falou do amor e empenho do pai pela entidade classista, enaltecendo o trabalho da diretoria para a realização do projeto.

O Prefeito Deiro Marra, que também é produtor rural e associado do Sindicato Rural, compareceu e discursou cumprimentando todos os diretores das três gestões envolvidos na grandiosa obra.

Visivelmente emocionado, o atual Presidente do STR, Osmar Nunes Júnior, lembrou-se de cada etapa da obra, das superações e da importância da Arena Cerrado, um local digno para que Patrocínio sedie grandes shows e eventos, não só a nível regional, mas nacional.

5 de Junho de 2017 às 15:49

Estudantes de várias escolas de Patrocínio participam da Mostra de Cursos IFTM 2017

Evento, parte da Semana de Cursos 2017, reuniu cerca de 500 pessoas

No dia 1º de junho, durante todo o dia, o IFTM Campus Patrocínio promoveu a Mostra de Cursos IFTM 2017. Atividade da Semana de Cursos 2017, a Mostra reuniu cerca de 500 alunos de escolas municipais e estaduais de Patrocínio em um grande evento.

A Mostra de Cursos, em sua 3ª Edição, tem por objetivo apresentar à comunidade os trabalhos, produtos e projetos de extensão, pesquisa e ensino, produzidos por alunos e servidores.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos ofertados pelo IFTM Campus Patrocínio, que foram organizados em stands, nos quais eram fornecidas informações sobre o ingresso, as principais atividades desenvolvidas pelos alunos dos cursos, o perfil do egresso, etc.

Além disso, foi possível acompanhar as apresentações de trabalhos do TTI – Trabalho Trimestral Interdisciplinar, que abordaram, de forma integrada, várias áreas do conhecimento.

O evento aconteceu nos três turnos, abrindo as portas da instituição para toda a comunidade patrocinense.

Semana de Cursos 2017 é aberta com Encontro com os Pais

Palestra para os responsáveis pelos alunos inaugurou os trabalhos do evento

A Semana de Cursos 2017, evento institucional do IFTM Campus Patrocínio, contou, neste ano com uma novidade: a participação efetiva dos responsáveis pelos alunos. Com a palestra “O papel da família nas escolhas profissionais dos filhos”, ministrada pelo Professor Mestre Simão Pedro de Lima, do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP, as famílias puderam dialogar sobre o tema, tão importante nos dias atuais.

O objetivo do evento é envolver alunos e servidores em palestras, oficinas, minicursos, atividades culturais, bem como apresentar para a comunidade os trabalhados ligados a cada um dos cursos ofertados pelo Campus Patrocínio através da Mostra de Cursos.

Como em outros eventos da instituição, grande parte da programação é organizada e realizada pelos alunos de todos os cursos, orientados por servidores. O evento ainda contará com a presença de palestrantes de outras instituições.

2 de Junho de 2017 às 17:51

Com chegada da imagem da Nossa Senhora da Abadia festa da Casa do Idoso é iniciada

No período de 02 a 11 de junho também será realizada a tradicional festa junina da Casa do Idoso

PATROCÍNIO (MG) - A comunidade São Vicente e Casa do Idoso Recanto São Vicente estão em festa a partir desse dia 02 de junho, sexta-feira, com vasta programação.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A festa foi iniciada nesta manhã na entrada da cidade (Pátio Posto Rota do Sol), com o acolhimento e carreta com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Abadia e Relíquia de Padre Eustáquio.

Logo após a carreta, aconteceu a exposição da imagem aos devotos na Capela São Vicente. 

Às 15 horas Santa Missa a cargo da Paróquia São Geraldo e às 19 horas Missa que será celebrada pelo Frei Ederson.

No dia 03/06, Sábado, Santa Missa às 7 horas e as 19 horas, Santa Missa.  As 09 horas, Cenáculo com Maria e Legião de Maria. Neste mesmo dia as 12 horas acontece o 1º Recital Mariano, sendo que haverá uma palestra. 

No dia 04/03, as atividades se iniciam as 08 horas da manhã com encerramento com Santa Missa às 19 horas, quando a imagem peregrina e relíquia retornam a Romaria (MG).

Festa Junina do Asilo

De 02 a 11 de junho também acontece a tradicional Festa Junina do Asilo, quando haverá movimento de barraquinhas todos os dias, com os tradicionais alimentos e bebidas do período junino, bingo e outras atrações.

No dia 11 de junho, acontecerá o tradicional almoço do Asilo. Convites a venda com os voluntários.

A renda da festa é revertida para a Casa do Idoso São Vicente.

1 de Junho de 2017 às 16:01

Colégio Berlaar realizou com sucesso a Feira Científica “A Ciência em defesa da vida”

Com o tema “A ciência em defesa da vida”

O colégio Berlaar Nossa Senhora do Patrocinio fortalece sua identidade educativa procurando motivar os educandos a terem uma consciência planetária. Para isso realizou na semana passada a Feira Científica 2017.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Segundo os organizadores, a Feira Científica/2017 com o tema “A ciência em defesa da vida”, é uma proposta para não cairmos na tentação de considerarmos donos da criação, a qual foi entregue por Deus para que nos beneficiemos dela com respeito e gratidão e a preservemos para gerações futuras. Isso implica responsabilidade, sendo de suma importância que nossas atitudes sejam de proteção para com este bem comum.

Diretores, professores e alunos do Berlaar, um colégio com formação cristã, salientaram durante o evento que “O Papa Francisco, desde o início do seu pontificado e, principalmente em sua encíclica “Laudado Si”, tem chamado a nossa atenção para o cuidado com o meio ambiente e a nossa responsabilidade diante das obras da criação. Ele pede, por favor, a todos que ocupam cargos de responsabilidades no âmbito econômico, político ou social e a todos os homens e mulheres de boa vontade que sejam guardiões da criação”.

Na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, proteger a nossa casa comum é um desafio urgente.

Portanto é louvável e merece o reconhecimento da comunidade, a atitude de vocês educadores, educando, familiares e tantos seguimentos da sociedade que não mediram esforços e debruçaram sobre este tema, buscando incentivar a pesquisa, escuta, reflexão, visitas, experimentos e a aquisição de conhecimento.

Vamos abraçar esta causa e começar pelo nosso cotidiano, mudando o nosso estilo de vida, evitando desperdícios e nos conscientizando de que pequenos gestos poderão garantir a sustentabilidade e o futuro do nosso planeta. Sustentabilidade é sobreviver utilizando recursos naturais e cuidando criteriosamente da preservação ambiental.

31 de Maio de 2017 às 16:34

Hospital MEDCENTER anuncia expansão com construção de amplo e moderno prédio

O Medical Center será um espaço para os médicos e profissionais na área da saúde, enquanto que o atual será ampliado e também terá melhorias para o atendimento hospitalar.

Comemorando os 21 anos de funcionamento em Patrocínio, os diretores do Hospital Med Center, ofereceram um jantar num restaurante da cidade, com médicos, familiares e imprensa para anunciar um grande plano de expansão.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Segundo o médico Luiz Henrique Bernardes, diretor do Med Center, será um moderno prédio de 08 pavimentos, com entrada pela Avenida João Alves do Nascimento, com toda infraestrutura e equipamentos para atender pacientes e também os consultórios médicos.

Dr. Luiz Henrique explicou que o projeto que foi feito por uma empresa de São Paulo, será submetido a avaliação e sugestão dos médicos que atualmente compõe o corpo clínico.

Dr. Paulo Bernardes, adiantou que a meta é ter 100 leitos e 100 consultórios para atender a população regional.

Atualmente o Med Center dispõe de 50 leitos e em torno de 60 médicos no seu corpo clínico, totalizando entre colaboradores e prestadores em torno de 300 pessoas.

A administradora Heydi Souza explicou que este empreendimento prevê melhorias na estrutura física em termos de conforto, espaço, estruturação de estacionamentos, para oferecer um atendimento e acolhimento de qualidade aos clientes.

Este Medical Center que funcionará no novo prédio, será um espaço para os médicos e profissionais na área da saúde, enquanto que o atual será ampliado e também terá melhorias para o atendimento hospitalar.

31 de Maio de 2017 às 14:03

46º Batalhão recebe novos policiais e lança duas equipes especiais de combate a criminalidade

Patrocínio e Monte Carmelo são as cidades que recebem mais militares devido aos problemas na segurança

Com a presença da imprensa local, familiares e autoridades, o comando do 46º Batalhão da Polícia Militar realizou na manhã de quarta-feira, 31/05, a cerimônia de apresentação de novos militares que irão compor o efetivo nas companhias e destacamentos da região.  São 71 policiais recém-formados no curso realizado na sede da 10ª Região da Polícia Militar sediada em Patos de Minas.  

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Segundo o comandante do 46º BPMG, Tenente Coronel Jabes Campos, a distribuição será feita de acordo com o tamanho da cidade, necessidade e os índices de criminalidade. Patrocínio fica recebe 20 militares e 18 vão trabalhar em Monte Carmelo. Os demais serão distribuídos nas 08 cidades sob a jurisdição do batalhão.

Novas equipes especiais serão colocadas nas ruas

Para combater o crime em Patrocínio, serão lançadas duas novas equipes com funções específicas.

O GEPMOR (Grupamento de patrulhamento motorizados – motocicletas) está seno reativado e vai, além do policiamento preventivo, combater os roubos em que meliantes se utilizam e motocicletas, veículos difíceis de ser alcançar em perseguições. Utilizando o mesmo veículo, que têm a mesma mobilidade, ficará mais fácil.

Também foi lançado Grupamento de Trânsito para apoiar nas fiscalizações e lançamento de patrulhas comunitárias.

29 de Maio de 2017 às 14:35

Aberto o 17º Cerco de Jericó que segue pela semana

O Tema: " Cerco de Jericó" com o Tema: "Unidade dos Cristãos, comunhão da Paróquia.

Teve início no domingo, dia 28 de maio mais um " Cerco de Jericó" com o Tema: "Unidade dos Cristãos, comunhão da Paróquia.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Iram Júnior reitor do Seminário Menor e Vigário da Paróquia São José e dois seminaristas.

Onde no domingo foi comemorado em todas as Igrejas Católicas do Brasil ´´A Ascensão do Senhor da Páscoa´´ que após 40 dias da Ressurreição Jesus sobe aos Céus.

As leituras do dia foram 1ª Leitura - At 1,1-11, Salmo - Sl 46,2-3.6-7.8-9 (R.6), 2ª Leitura - Ef 1,17-23 e Evangelho - Mt 28,16-20.

Onde Jesus disse aos discípulos:  Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo’. 

No final da Santa Missa houve Adoração ao Santíssimo e onde o Vigário passou com Jesus Eucarístico perto dos Fiéis onde teve momentos de muita emoção.

Durante a semana os fiéis sob a orientação espiritual do Pároco Eduardo Rezende estarão em oração diante do Santíssimo Sacramento, 24 horas por dia, louvando e adorando aquele que é o Senhor e Rei de nossas vidas.

O evento religioso é aberto a todos.

De segunda a sábado haverá Santa Missa às 07h00m horas e terça e sexta às19h00m horas.

27 de Maio de 2017 às 09:59

Rotary e parceiros lançam campanha de Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea

O evento será no dia 10 de junho

Durante a reunião do Rotary Club Brumado dos Pavões, dia 25/05, foi realizado o lançamento oficial da Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea promovida em parceria pelo Rotary e Casa da Amizade Brumado dos Pavões, Prefeitura Municipal, Santa Casa de Patrocínio e Fundação Hemominas, que acontecerá no dia 10 de junho, a partir das 7hrs, no Centro Viva Vida.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O presidente do Rotary Brumado, Marco Antônio Dias, ressaltou que em virtude de atualmente não termos um posto fixo de coleta em nossa cidade,  o Rotary Brumado dos Pavões, elaborou esta Campanha, afim de poder envolver nossa população local, neste ato de solidariedade e humanidade, já que toda vez que algum paciente necessidade de bolsas de sangue, as mesmas são enviadas do Hemominas e para repor, o doador tem que se dirigir até Uberlândia.

Ronaldo Elias, rotariano e coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o argumento do presidente do clube de serviço, salientando que o objetivo da Campanha é manter em níveis satisfatórios o banco de sangue, que atende os hospitais da cidade em casos de emergência, além de aumentar o número de possíveis doadores de medula óssea, face aos diversos casos já registrados em Patrocínio de pacientes que necessitam desse transplante e geralmente não encontram doadores compatíveis.

A Santa Casa local está colaborando com toda intermediação e documentação necessária junto ao Hemominas. A Prefeitura Municipal e  a Secretária Municipal de Saúde de Patrocínio, está colaborando cedendo o espaço para coleta de sangue que será no Centro Viva Vida, e o transporte necessário para execução das atividades que consiste na locomoção da equipe de captação e para o transporte das bolsas de sangue entre Patrocínio e Uberlândia. O Rotary está a frente da organização, divulgação do evento e alimentação da equipe de captação.

O evento conta ainda com patrocínio e apoio da FUNCECP, Visuarte e ONNET.

Quem pode doar
• Pessoas entre 16 e 69 anos. 
• Quem tem e está com boa saúde;
• Quem pesa acima de 50 kg;
• Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
• Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar
• Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva);
• Quem teve exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos doze meses;
• Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
• Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação;
• Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;
• Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
• Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;
• Quem fez qualquer exame ou procedimento endoscópico nos seis (6) meses;
• Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis (6) meses;
• Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;
• Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso);
• Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.

Outras informações podem ser encontradas no site www.hemominas.mg.gov.br .

24 de Maio de 2017 às 14:24

Final de semana de muita espiritualidade com dois Encontros de Adolescentes com Cristo

Participaram do evento religioso 116 adolescentes

No sábado e domingo, dias 20 e 21 de maio, foram realizados na cidade de Patrocínio no mesmo dia dois Encontros de Adolescentes com Cristo.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Na Escola João Beraldo foi realizado o VIII EAC - Encontro de Adolescentes com Cristo da Paróquia Santa Terezinha, que teve participação de 56 adolescentes. Os tios coordenadores foram Sirley Pereira e Zé, Fernanda e Evair e Jane e Edimar e contaram com a coordenação dos adolescentes Rarielle Mendes e Tulio Daniel.

Logo após o Encontro teve a Santa Missa na comunidade São Francisco que foi celebrada pelo Padre Pedro que é vigário do Padre Marcos. O coral do EAC foi quem "animou" a celebração.

O sacerdote abordou as leituras do dia Leituras: 1ª Leitura - At 8,5-8.14-17,; 2ª Leitura - 1Pd 3,15-18 e o Evangelho - Jo 14,15-21 e incentivou os adolescentes a seguirem no caminho de Cristo.

E logo após abençoou os crucifixos que foram entregues pelos tios. Todos os adolescentes reuniram no barracão ao lado da Igreja para um lanche. Foram homenageados os adolescentes que completaram a idade limite de participação do EAC.

Em nota ao POL os tios avisam que a reunião do EAC da Paróquia é todo sábado ás 16h00m horas abaixo da Igreja São Francisco ao lado da Escola João Beraldo.

E já no CAIC no bairro Serra Negra aconteceu o XVIII Encontro de Adolescentes com Cristo da Paróquia São João Paulo II - EAC Valentes Guerreiros.

Mais de 60 adolescentes vivenciaram um fim de semana de muita entrega e reflexão. Após o término do encontro no domingo, todos os adolescentes, pais e familiares se dirigiram para a Matriz São João Paulo II no bairro Nações, onde Padre Orlando presidiu a celebração de encerramento do XVIII EAC. 

O encontro teve como coordenadores o tios: Sérgio e Lilian, Antônio e Gislei e os adolescentes Carlos Eduardo e Fernanda.

Este foi o primeiro dos dois encontros anuais do EAC, ao todo, o movimento conta com mais de 260 adolescentes na paróquia.

Na Santa Missa, padre Orlando focalizou a importância do jovem no mundo de hoje, bem como a importância da família, dos pais, dos tios do EAC e da vida em comunidade, fixando sempre dois elos fundamentais na vida do cristão: transparência e fidelidade.

Em nota ao POL a coordenação do EAC São João Paulo II informou que o reencontro será no próximo sábado às 17:00 na Igreja São Sebastião no bairro Serra Negra e que as reuniões acontecem todo sábado nesse mesmo local às 18:00.


23 de Maio de 2017 às 09:22

Encerrada com 'chave de ouro' a Festa de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia

Entre os dias 11 e 21 de maio aconteceu na Paróquia São Damião de Molokai a Festa de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia

No dia 20/05 a missa foi celebrada pelo pároco Padre Silvano e teve como responsável o EAC de Fátima. Estiveram presentes todos adolescentes e o belíssimo coral recém formado.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Houve uma bela apresentação das adolescente Gyane segurando o Manto de Nossa Senhora e Bruna Amaral com a Coroa, muito emocionadas por participarem a coroação. 

Durante a Coroação, Lara Carvalho cantou lindamente a música "Senhora Rainha tão linda estás".

No encerramento da Festa dia 21/05, a celebração das 19h30 foi presidida por Padre Silvano, que durante a homilia abordou as Leituras: 1ª Leitura - At 8,5-8.14-17,; 2ª Leitura - 1Pd 3,15-18 e o Evangelho - Jo 14,15-21 e fez um breve relato sobre o exemplo de vida cristã de Santa Rita de Cássia.

Foram apresentados os festeiros 2018. Estes serão responsáveis pela realização da festa de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cassia no próximo ano.

Logo após, nas proximidades da igreja aconteceu a procissão com o andor de Santa Rita de Cássia. Ao retornar os fiéis foram recebidos com queima de fogos de artifício. De volta a igreja teve a Bênção das Rosas, seguida de animada barraquinha.

A Paróquia, em nota ao POL, agradece a todos os festeiros 2017, voluntários e todos que celebraram.

 

21 de Maio de 2017 às 11:19

CAP vence e é campeão do Campeonato Mineiro - Módulo II

A Torcida acompanhou a equipe em grande carreata pela cidade. que terminou em festa na Praça Santa Luzia

Jogando em casa no sábado 20/05, com o Estádio Júlio Aguiar "lotado", o Clube Atlético Patrcinense fez a sua parte e em poucos minutos marcou quatro gols antes que começasse o "cai cai" dos jogadores do Nacional de Muriaé, que veio com com apenas nove jogadores, devido à falta de pagamento e outros problemas internos. O jogo terminou aos 19 minutos com gols de Jakson Five, Ademir, Quilder e Pedrinho.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

 

A Águia do Cerrado, encerrou sua brilhante participação no Módulo II com com 21 pontos no hexagonal final, com apenas uma derrota.  A equipe sob o comando de Rogério Henrique, em todo campeonato obteve 12 vitórias, 06 empates e só 02 derrotas.  Foram 31 gols pró e 13 contra. Quilder, com 07 gols foi o artilheiro da competição.
 

A torcida do Patrocinense ainda teve que esperar terminar o jogo entre Uberaba e Boa Esporte para soltar o grito da garganta "É Campeão".

Confirmado o título inédito do Patrocinense de Campeão do Módulo II, a torcida acompanhou a equipe em grande carreata pela cidade que terminou em festa na Praça Santa Luzia.

Nesta última partida a Patrocinense jogou com: Cleysson, André Alves, Fumaça, Bruno Lima, Mário César, Léo Mineiro, Dedê, Pedrinho, Ademir, Quilder e Jackson Five. Técnico: Rogério Henrique.