4 de Março de 2021 às 08:33

Confira como fechou o mercado do café e financeiro na quarta-feira, 03/03

Informativo Diário - Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia “em baixa”, cotado à 132,80 cents/lb (- 1.05 pontos) no vencimento maio/21.

O mercado futuro do café arábica encerrou mais uma sessão com quedas técnicas para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). 

Maio/21 teve queda de 105 pontos, estabelecendo os preços por 132,80 cents/lbp, julho/21 teve baixa de 105 pontos, negociado por 134,75 cents/lbp, setembro/21 teve queda de 100 pontos, negociado por 136,50 cents/lbp e dezembro/21 encerrou com baixa de 100 pontos, valendo 138,10 cents/lbp. 

Essa foi a terceira sessão de baixas consecutivas para o café arábica no mercado futuro. Mais uma vez, destacou-se os sinais de uma oferta mais ajustada pressionando os preços. Continuam reduzindo os preços depois que a Organização Internacional do Café (OIC) informou na segunda-feira que as exportações globais de café de outubro a janeiro aumentaram 3,7% para 41,876 milhões de sacas. 

Além disso, a alta do dólar perante o real, durante o pregão, também deu suporte de baixas para o café.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 131.68 e posteriormente em 130.57. Já resistências vistas em 134.28 e 135.77.

De acordo com a Somar Meteorologia, nas últimas 24 horas, choveu pouco mais de 75mm em Apucarana-PR. Até a próxima segunda-feira, o tempo permanecerá encoberto e chuvoso entre o norte do Paraná e a Alta Paulista. Na Mogiana e no sul de Minas Gerais, a chuva será mais persistente entre a sexta-feira e o domingo. Em sete dias, estimam-se até 100mm entre o Paraná e o oeste de São Paulo e entre 35mm e 70mm na Mogiana, sul de Minas Gerais, Cerrado, Zona da Mata e sul do Espírito Santo.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje também em baixa, cotado à R$5,6620 (- 0,03%).

Agentes do mercado passaram o dia tenso, à medida que investidores reagiam a dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e aguardavam a votação da PEC Emergencial. 

No noticiário doméstico, o Brasil ficou em 21º lugar em um ranking de crescimento econômico de 50 países em 2020, segundo a agência de classificação de risco Austin Rating. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuou 4,1% no ano passado ante 2019, o terceiro pior resultado da história. 

Ainda assim, o tombo da economia brasileira foi menor que o da média desses países (-4,8%), mas acima da verificada no mundo (-3,5%). Apenas três países terminaram o ano marcado pela pandemia da covid-19 no azul: Taiwan, China e Turquia.

No exterior, a valorização do dólar nos últimos dias tem sido puxada pelas perspectivas de aumento da inflação nos Estados Unidos e escalada das taxas de juros de títulos soberanos da maior economia do mundo.

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!