# Natanael Diniz

A capacidade de mudar

18 de Janeiro de 2020 às 15:46

Caros leitores um novo ano já é realidade, e a nossa capacidade de imprimir um novo jeito de fazer as coisas podem melhorar nossa disposição diante da vida. No ano que passou, tivemos muitas alegrias, mas também momentos de tristeza e às vezes de dor. Nossa condição humana não nos assegura muitas certezas, a vida é carregada de desafios e problemas. Nem por isso, podemos deixar de acreditar na nossa capacidade criativa de sermos melhores.

Na correria desses tempos modernos não paramos para repensar nossas ações e atitudes, podemos ir além daquilo que vivemos. Nossa capacidade de mudar é essencial para que tenhamos uma maior e melhor compreensão da nossa passagem aqui nesse plano terreno.

Sendo assim, podemos aliar a nossa força de vontade com um novo jeito de encarar os obstáculos que fazem parte da nossa existência.

A capacidade de mudar está inserida em nosso desejo de querer alterar aquilo que não deu certo, façamos uma análise e perceberemos que nossas escolhas determinam muitas situações que vivemos.

Quem não tiver disposto a mudar algum caminho, alguma rota, está fadado ao isolamento, fracasso e pode tornar-se uma pessoa fria e sem perspectiva de mudanças significativas.

Em diversas realidades a mudança faz-se necessária, seja num novo emprego, num novo relacionamento, na política, as coisas mudam, e com ela devemos aprimorar nosso senso de aprendizado, as mudanças nos ensinam, ou seja, nos educam na lógica de que nada é estático, muito menos nossas vidas.

Nessa linha de mudança devemos encarar as novas possibilidades com as quais somos presenteados, acolha essas novidades e assuma uma nova postura de que somos capazes de ser feliz.

Portanto, a sua decisão de mudar algumas situações só depende de você, assuma essa responsabilidade e tenha consciência de que você não pode tudo, mas você pode ser o principal protagonista da sua história, com seus erros e acertos.

As nossas limitações são sinais de que há um tempo pra tudo, e que nesse novo ano tenhamos a sabedoria de viver plenamente a nossa maior riqueza: a vida que Deus nos deu.

Feliz 2020!

Natanael Oliveira Diniz – Professor de Literatura e atualmente Subsecretário de Educação