



A Policia Militar lançou oficialmente na manhã deste sábado 6/12, a Operação Natalina na Praça Santa Luzia. A ação reforça o compromisso da corporação em garantir a segurança da população durante o período de maior movimentação comercial e intensificação das atividades urbanas.
O lançamento contou com a participação de dezoito militares do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da 10ª Região da Polícia Militar (10ª RPM), que se somam ao efetivo do 46º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para ampliar a presença preventiva em áreas de maior circulação, incluindo o centro comercial, bairros residenciais e corredores de acesso ao município.
Segundo o comando do 46º BPM, a Operação Natalina tem como objetivos principais: aumentar a sensação de segurança da população, coibir furtos, roubos e demais delitos comuns no período festivo, intensificar o policiamento ostensivo em áreas comerciais e bancárias, e reforçar ações de prevenção por meio de patrulhamento motorizado, a pé e pontos de observação.

O capitão Kayro, comandante da 157ª Companhia da PM, destacou que a operação visa principalmente a prevenção, com ações de proximidade junto à comunidade e comerciantes. “Nosso objetivo é estar presente, gerar sensação de segurança e orientar a população sobre cuidados básicos, como evitar transportar grandes volumes de dinheiro, utilizar preferencialmente cartões nas compras, verificar a segurança das residências e manter contato com vizinhos. Em caso de qualquer situação suspeita, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente”, afirmou.
O tenente Daniel, comandante da 115ª Companhia de Ensino e Treinamento, explicou que o reforço da PM também se deve ao aumento do comércio durante o fim de ano, impulsionado pelo recebimento do 13º salário e pelas festividades. “A companhia de Patos de Minas enviou 36 militares para atuar na 10ª Região, incluindo Patrocínio, reforçando o policiamento ostensivo. Hoje, 18 alunos do Curso de Formação de Soldados atuam exclusivamente em Patrocínio e se tornarão policiais a partir de maio de 2026”, disse.


O comando da PMMG reforçou que a operação terá continuidade ao longo de todo o mês de dezembro, garantindo maior segurança tanto para quem circula pelo comércio quanto para aqueles que viajam ou deixam suas residências durante as férias escolares.
A Operação Natalina tem como objetivos principais:
• Aumentar a sensação de segurança da comunidade;
• Coibir furtos, roubos e demais delitos comuns no período festivo;
• Intensificar o policiamento ostensivo em áreas comerciais e bancárias;
• Reforçar as ações de prevenção, por meio de patrulhamento motorizado, a pé e pontos de observação.
A Polícia Militar reafirma que permanece à disposição da sociedade, atuando com profissionalismo e dedicação para proteger o cidadão e manter a ordem pública.