Fonte e fotos: Patos Hoje
A Diocese de Patos de Minas apresentou, na manhã da segunda-feira 28/10, a programação da comemoração dos 70 anos. O tema da celebração será “Vinhos Novos em Odres Novos”, em referência as bodas de vinho. A programação incluí o plantio de 70 mudas de árvores, revitalização da Cripta e abertura do processo de beatificação do Monsenhor Sebastião Fernandes.
Dom Cláudio Nori Sturm, Bispo da Diocese de Patos de Minas, e os padres Cleber e Lucas apresentaram o cronograma da celebração do jubileu de 70 anos da diocese. As celebrações começarão nesta terça-feira (29) com as “Vésperas Solenes”, às 19h na Catedral de Santo Antônio. Na quarta-feira (30), será celebrada a Santa Missa com todos os religiosos da diocese. Na quinta-feira (31) será celebrado a Vigília Eucarística.
As celebrações acontecerão durante um ano. Em cada mês, em todas as paróquias, as celebrações terão intenções, o mês de novembro será em intenção por todos os benfeitores já falecidos. A programação conta com exposições temáticas e fóruns. A Diocese apresentará um livro com receitas.
A programação inclui a revitalização da Cripta, localizada no subsolo da Catedral de Santo Antônio, e Dom Cláudio irá solicitar o translado dos restos mortais de Dom Jorge Scarso, Bispo Emérito de Patos de Minas, que faleceu na Itália em 2015. A Cripta será aberta para visitação, atualmente conta com restos mortais do Dom José André Coimbra, primeiro Bispo de Patos de Minas, e de padres e religiosos da diocese.
Durante o Ano Jubilar acontecerão peregrinações das paróquias da Diocese, em Patos de Minas. O trajeto começa pelo Seminário Maior, passa pela Casa do Clero, pelo Carmelo e se encerra com Santa Missa na Catedral de Santo Antônio. Os fiéis que participarem da peregrinação poderão receber a “Indulgência Plenária”, que é o perdão dos pecados cometidos.
Durante a celebração do Ano Jubilar a Diocese irá começar o processo de beatificação do Monsenhor Sebastião Fernandes. A comissão também desenvolveu dois cálices para celebração do Ano Jubilar, um deles ficará na Catedral de Santo Antônio e os outros em cada paróquia. A Diocese ainda programou o plantio de 70 mudas de árvores, que deve acontecer na Mata do Catingueiro.
Mais informações sobre a celebração do Ano Jubilar e a história da Diocese podem ser acessadas no: anojubilarpatos.com.br .