13 de Julho de 2021 às 08:37

Fórum de Comunicação do IFTM ocorre nos dias 29 e 30 de julho

Política de Comunicação e seus desdobramentos é tema central das reflexões

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza o “1º Fórum de Comunicação do IFTM”, nos dias 29 e 30 de julho de 2021, de forma on-line e transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. Em sua primeira edição, o foco das discussões é a Política de Comunicação do IFTM, um documento que representa o conjunto sistematizado de princípios, valores, posturas, estratégias e diretrizes que norteiam a atuação da instituição e, mais especificamente, de sua Comunicação Organizacional, viabilizando que se cumpra a missão e se atinja a visão e seus objetivos.

A proposta da Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE) do IFTM para o evento é trazer reflexões acerca de assuntos relacionados às diretrizes institucionais e à rotina de trabalho das equipes de Comunicação das unidades da instituição. Por meio do fórum, será apresentada a importância da Política de Comunicação, seu alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como as diretrizes que consolidam a cultura de comunicação e permitem um clima favorável à produtividade, ao desenvolvimento pessoal e profissional das equipes e, principalmente, ao crescimento institucional.

O evento tem como público-alvo servidores e estudantes do IFTM, profissionais da área de comunicação de outras instituições de ensino e comunidade externa em geral. As inscrições ocorrem entre os dias 2 e 30 de julho de 2021 na página do evento. Para participar, basta acessar o link da transmissão ao vivo e, para receber certificação, é necessário se inscrever no evento e em cada uma das atividades.

Jacson Ferreira, diretor da DCSE, ressalta que “Atualmente, há uma alta demanda por ações de comunicação. As equipes responsáveis atendem a nove campi e diversos polos, seus mais de 12 mil estudantes e 1000 servidores – produzindo informação, atividades, cobertura de eventos, atualização diária do site, dentre várias outras ações, em ritmo acelerado, e muitas vezes ‘apagando incêndios’ ”. Ferreira relata que o 1º Fórum de Comunicação do IFTM, para além de avaliar as ações desenvolvidas, oportunizará planejar os processos de implementação, revisão e acompanhamento da Política de Comunicação e ações dela derivadas, junto à comunidade acadêmica. Dentre as propostas, destaca-se a pretensão de interagir e compartilhar conhecimentos e experiências na área de comunicação institucional. 

A programação do evento está dividida em três momentos: com o tema “Para onde ir: Política de Comunicação como guia para uma instituição de ensino pública”, o primeiro momento terá a abertura do evento, às 19h30, no dia 29 de julho, com Deborah Santesso, Reitora do IFTM; Ariadny Medeiros Ferreira, Assessora Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) do Ministério da Educação; Alexandre Bahia, Secretário Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Jacson Ferreira, Diretor da DCSE; e Danilo de Almeida, coordenador de Comunicação Social do IFTM. Após a abertura, ocorrerá uma palestra com a professora do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora Daiana Stasiak.

No dia 30 de julho, das 9h às 11h30, ocorrerá uma mesa redonda sob o tema “Política de Comunicação na prática: construção de identidade, ciência da criação, caminhos da mensagem e foco no conhecimento”, abrilhantada pelas presenças de Acássia Deliê, Jornalista do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Nádia Garlet, Relações Públicas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Sandra Branchine, diretora de Comunicação Social do Instituto Federal de Brasília (IFB). Para o terceiro momento, neste mesmo dia, das 14h às 16h30, sob o título “Ordem dos fatores: planejamento, ação, resultado e avaliação”, conta-se com uma palestra de Karla Borges, professora dos cursos de de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube).

A comunicação integra as instituições públicas a seus objetivos mais amplos, como o atendimento a diversos públicos, a socialização do conhecimento, a transparência da informação e a construção da cidadania. Nesse caminho, a comunicação do IFTM tem um papel estratégico no relacionamento da instituição com seus diversos públicos. O 1º Fórum de Comunicação do IFTM criará um espaço de discussão e compartilhamento de procedimentos, instrumentos e deliberações entre os setores no âmbito de atuação da Diretoria de Comunicação (DCSE) e Comissões de Comunicação dos campi.

Jacson ainda destaca que “além de atuar para consolidar a imagem e a identidade do IFTM como uma instituição referenciada nas regiões em que atua e em nível nacional, a DCSE trabalha para fortalecer, por meio da comunicação e do relacionamento, o papel social da instituição e os valores da gestão ética, democrática, sustentável, igualitária e solidária”.

Saiba mais em: www.iftm.edu.br/eventos/forumdecomunicacao

Sobre a Política de Comunicação

A Resolução nº 072/2019, de 17 de setembro de 2019, dispõe sobre a aprovação da Política de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. A construção do documento ocorreu de forma colaborativa e coletiva, passando inicialmente por uma etapa de diagnóstico, na qual foram identificadas demandas e necessidades de Comunicação do IFTM junto aos seus diversos públicos de interesse. Na sequência, a Comissão Geral de Elaboração da Política de Comunicação identificou e definiu os assuntos a serem tratados por este documento, os quais foram disponibilizados para toda a comunidade acadêmica da instituição a fim de que pudesse contribuir com a construção desta Política. Dessa forma, a Política de Comunicação do IFTM representa um caminho para a organização rumo à solidez e coesão em seus relacionamentos e em sua atuação junto à comunidade na qual está inserida e possibilita maior firmeza no cumprimento de seus compromissos sociais.

Disponível em: https://iftm.edu.br/comunicacao/documentos/