8 de Junho de 2014 às 08:24

Mapa da Mina 2014 e Sinal Digital em Patrocínio

Maior evento de negócios e empreendedorismo de Patrocínio e região.

 No detalhe,  o convite do  evento empresarial mais audacioso e inovador da atual administração Municipal, O Mapa da Mina, que, prossegue, já em sua  5ª edição. A consolidação e eficácia deste projeto, já  levou Patrocínio a receber em 2012 o “Prêmio Sebrae  Prefeito Empreendedor”  como destaque na região Oeste.  Foram 215 inscritos, sendo escolhidos 30 finalistas, sendo o prefeito de Patrocínio, Dr. Lucas Campos de Siqueira, o vencedor do "Prêmo  Melhor Projeto".

O Mapa da Mina, segundo seus organizadores, preconiza promover o empreendedorismo, identificar oportunidades, ampliar relacionamentos e gerar atitudes empreendedoras e sustentáveis no município e região.

 O Mapa da Mina é promovido pela administração municipal, através da *Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo e pela ADP - Agência para o Desenvolvimento de Patrocínio, O Mapa da Mina sempre contou conta com grandes parceiros como ACIP/CDL, Sebrae e Senac e com importantes patrocinadores como: Senai, Daepa, Acarpa, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Expocaccer, Caixa Econômica Federal, Vale Fertilizantes e Cemig.

* Aqui, acho de bom alvitre lembrar,  que a pasta, encontra-se ainda, sem titular nesta gestão. Depois que Thiago Miranda , idealizador do evento - que fazia um bom trabalho- deixou, o seu comando, segundo informações, por motivos particulares.  A importante secretaria a nosso ver  ficou acéfala. O tempo passando e nossa coluna/blog, “carregando água na peneira”,  não se cansa de indicar o empresário e vice-prefeito, Betinho,  para esta empreitada. Embora, O Mapa da Mina,  não tenha sofrido  solução de continuidade, haja vista, o  seu sucesso, mas sem dúvida, teria outro dimensionamento, com alguém (Betinho) á frente. 

Na  edição, 2013, após um pequeno contratempo, quando o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Patrocínio interditou o local, exigindo um projeto de adequação á segurança.Em menos de doze horas, tudo estava em dia.  Tres  palestras magnas. O  então, Ministro do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior do Governo Federal, Fernando Pimentel. O tema foi o Cenário Econômico Brasileiro.

A simpatia de Mônica Cunha, apresentadora do programa Bem Viver da Tv Integração.  Ex-capitão do BOPE, consultor e comentarista de  segurança da Rede Globo,  Rodrigo Pimentel,  não pode comparecer ao evento, por conta das  manifestações populares que ocorria na ocasião, tendo ele compromisso com aquela emissora.

Nas últimas edições,  O  Mapa da Mina tem reunido um público superior a  10  mil participantes, mais de 150 empresas expositoras abrangendo, quase 200  atividades voltadas para capacitação e realização de negócios.

A Expressão popular  mapa da mina, significa: “expediente para alcançar , com facilidade um objetivo difícil ; achar o caminho certo.”  Assim,  sendo o  maior encontro entre empresas, instituições e potenciais fornecedores de produtos e serviços de Patrocínio e região, O Mapa da Mina, não pode perder esta sua  ratio essendi - Nada abaixo de ser o  evento facilitador do desenvolvimento de patrocínio e região. A iniciativa não pode ser melhor, precisa entrar definitivamente no calendário de grandes eventos do município. Penso na traumática sucessão municipal,onde o alcaide que chega, varre ou quebra todo vestígio do outro.Um excelente projeto como este Mapa da Mina, vai parar logo  na lixeira como uma espécie de dejeto.Motivo? Pertencer ao governo anterior. Mentalidade tacanha a ser corrigida por estas plagas. O novo desenho universal de gestões pública não comporta mais estas atitudes revanchistas.

Nesta linha de pensamento , cabe  citar en passant, um movimento ascendente em suas proposta: O “Conselho Municipal para o Desenvolvimento de Patrocínio”, que se encontra em fase de implantação  no município. Segundo  press-releases  da  Ascom-PMP,  trata-se de um  grupo – composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, empresários, clubes de serviços, instituições representativas e sociedade organizada – está na fase de implantação de um conselho consultivo e deliberativo. Caberá ao conselho promover estudos técnicos para propor ações que possibilitem nortear o crescimento de Patrocínio a médio e longo prazo.

È isto que defendemos com o nosso fiozinho de voz,  deste que o mundo é mundo. Ações deste naipe, tem  tudo e muito mais para dar certo.  A  perspectivas   de um movimento plural, amplo, convergente,  com gestão democrática,  apaixonada (pelo futuro da cidade) com agenda comum, técnica, suprapartidária,  consensual, fará com que a cobra pare de correr atrás do próprio rabo e  saiamos deste  estado  de estagnação. É fato. Movimentos desta estirpe, trouxeram a Cemig para Patrocínio,  a Pif Paf,   e certamente, reabrirá o Parque Hotel Serra Negra,  trará para Patrocínio, a  Vale, com seus projetos sustentavíes mundialmente reconhecidos e invejados e  colocará O Mapa da Mina  definitivamente, no  calendário do município.

 SINAL DIGITAL CHEGA A PATROCÍNIO

No esperado  lançamento da  programação da 5ª  edição do Mapa da Mina, que ocrrerá neste 10 de Junho, no Catiguá Tenis Clube, a TV Integração, com a presença de diversas  autoridades,  lançará oficialmente o Sinal Digital em Patrocínio. Na quinta-feira o lançamento ocorreu  em Araxá e Divinópolis. Patrocínio, que já contava  com o novo sinal em caratér experimental, apartir de terça-feira (10) de forma oficial. Agora o patrocinense tabém poderá assistir a Copa do mundo  no celular, smartfhones tablets e afins. Grande conquista!