# Notícias Locais

22 de Junho de 2026 às 11:56

VÍDEO: Condutor perde controle, sai da pista, atinge barranco e capota veículo, deixando família de Monte Carmelo ferida na BR-365, em Patrocínio.

Socorrista do SAMU de Patrocínio e motociclista prestaram atendimento e acionaram a concessionária após o capotamento na BR-365.

 

Com informações da EPR Triângulo e Higor Barros VÍDEO: Alexandra Barros

A EPR Triângulo, concessionária responsável pela administração da BR-365, foi acionada na tarde de domingo, 21/6, por volta das 16h40min, pelo socorrista do Samu de Patrocínio, Higor Barros, para um capotamento envolvendo um veículo de uma família de Monte Carmelo. O acidente ocorreu no km 509 da rodovia, próximo ao Viaduto do Kitute, no município de Patrocínio. Motociclistas que passavam pelo local também prestaram apoio às vítimas.

Segundo informações, os ocupantes retornavam de um evento religioso realizado em Patrocínio e depois haviam visitado familiares. Durante o trajeto de volta para Monte Carmelo, o veículo apresentou um problema em uma das rodas dianteiras, fazendo com que o motorista, de 25 anos, perdesse o controle da direção. O automóvel saiu da pista, atingiu um barranco e capotou.

No carro estavam quatro pessoas da mesma família.

Conforme relatou Higor Barros, que voltava com sua família de Uberlândia, todos conseguiram sair do veículo e apresentavam apenas ferimentos leves e cortes superficiais.

Após receber o acionamento, a EPR Triângulo mobilizou duas viaturas de resgate, uma viatura de inspeção e um guincho leve para prestar atendimento às vítimas e realizar a sinalização da via, garantindo a segurança dos demais usuários da rodovia.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada para registrar a ocorrência.

As quatro vítimas receberam atendimento médico da concessionária.

Os pais do motorista foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal de Patrocínio para avaliação médica, enquanto a esposa do condutor também recebeu atendimento no local.

Apesar da gravidade do acidente, informações preliminares indicam que todos os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves e estão fora de perigo.

Não foi necessário interditar a rodovia durante a ocorrência, e o trânsito fluiu normalmente nos dois sentidos da BR-365.

22 de Junho de 2026 às 12:02

Homem foge para mata após agredir companheira e levar filho na zona rural de Serra do Salitre

Qualquer informação pode ser repassada à Polícia Militar pelos telefones 190 ou 181.

 

Com informações e foto da Polícia Militar

SERRA DO SALITRE (MG) – A Polícia Militar foi acionada na noite de domingo 21/6, por volta das 20h50min, para uma ocorrência de violência doméstica na zona rural de Serra do Salitre.

Segundo informações da PM, após uma discussão motivada por ciúmes e pelo consumo excessivo de álcool, o suspeito teria agredido a companheira e se apoderado de uma espingarda calibre .32.

Ainda de acordo com a PM, o fato aconteceu na presença de duas crianças. Ao perceber a chegada dos militares, o suspeito fugiu para uma área de mata, levando o filho de 7 anos. Durante as buscas, os militares localizaram a criança, que estava sem ferimentos.

O suspeito de 34 anos não foi encontrado. No entanto, na residência, os policiais apreenderam uma espingarda calibre .32, uma munição deflagrada e duas munições intactas.

A vítima de 25 anos apresentava lesões superficiais, recusou atendimento médico e recebeu orientações sobre medidas protetivas.

A Polícia Militar segue em diligências para localizar e prender o autor.

Qualquer informação pode ser repassada à Polícia Militar pelos telefones 190 ou 181.

22 de Junho de 2026 às 11:02

Nota de falecimento: Helena Cândida de Rezende, aos 85 anos.

Informou Funerária Irmãos Almeida

Faleceu segunda-feira (22) em Patrocínio, Helena Cândida de Rezende, aos 85 anos.

Viúva do senhor Amador Martins de Rezende;

Deixa os filhos: Orlinda (em memória), Maria Abadia, Erici, José, Valdete, João dos Reis e Sirlei, além de genros, noras, netos, bisnetos, demais parentes e amigos.

O corpo está sendo velado no Velório 02 da Funerária Irmãos Almeida. O sepultamento será realizado hoje, às 16 horas, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

Informou: Funerária Irmãos Almeida.

22 de Junho de 2026 às 09:16

34º Seminário do Café é lançado oficialmente com novidades para a cafeicultura e retorno de festival gastronômico

Programação da 34ª edição foi apresentada a produtores, lideranças e empresas durante lançamento realizado em Patrocínio.

Foi realizado na noite da última quinta-feira 18/6, o lançamento oficial do 34º Seminário do Café, reunindo produtores rurais, empresas parceiras, lideranças do setor, entidades representativas e profissionais do agronegócio. O encontro apresentou as principais atrações e a programação da edição deste ano, considerada uma das mais aguardadas pela cadeia produtiva do café.

Durante a abertura, o presidente da ACARPA, Luigi, destacou a importância do evento para o fortalecimento da cafeicultura regional e anunciou as novidades preparadas para envolver ainda mais os produtores e a comunidade patrocinense.

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura, que será ministrada por Marcos Fava Neves, uma das maiores referências do agronegócio brasileiro em gestão, estratégia e planejamento. Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, Fava Neves possui mais de 300 projetos realizados, 80 livros publicados e mais de 1.850 palestras ministradas em 23 países. Atualmente, também atua como comentarista da CNN Brasil e colunista do jornal Estadão.

Segundo Luigi, a presença do especialista era um desejo antigo da comissão organizadora.

“Ele é uma referência muito grande para o agronegócio brasileiro. Sua experiência em gestão, estratégia, planejamento e sucessão atrai produtores e profissionais de todo o setor. Todos nós da comissão somos admiradores do seu trabalho e nos empenhamos muito para trazê-lo ao seminário. Felizmente, deu certo e sua participação já está confirmada”, afirmou.

Outra novidade anunciada durante o lançamento foi a realização do 1º Simpósio de Tecnologias Biológicas para Cafeicultura, promovido pela ACARPA em parceria com a Fronterra. A iniciativa contará com especialistas que possuem ampla atuação na cafeicultura do Cerrado Mineiro, reunindo profissionais com experiência em pesquisa, desenvolvimento, assistência técnica e inovação no campo.

O evento também marcará o retorno do tradicional Festival de Pratos Típicos Café em Evidência, uma das ações mais lembradas da história do seminário. A proposta é valorizar a gastronomia regional e incentivar o uso do café como ingrediente principal em receitas criativas e típicas da região.

A coordenação do festival ficará sob a responsabilidade da chef Gabi Tropicana, reconhecida como embaixadora da gastronomia do Cerrado Mineiro e referência na valorização dos ingredientes, da cultura e dos sabores regionais. Durante o lançamento, ela destacou a importância da retomada da iniciativa para fortalecer a identidade cultural de Patrocínio e aproximar ainda mais a comunidade do principal produto da economia local.

“Estamos muito felizes em anunciar a retomada do Festival de Pratos Típicos com Café. É uma tradição muito forte da nossa região e um projeto que já fazia parte da história da ACARPA. Neste ano, vamos trazê-lo para dentro da programação de abertura do Seminário do Café”, afirmou.

Segundo a chef, poderão participar pessoas que possuam receitas utilizando café produzido no Cerrado Mineiro. As inscrições e o regulamento serão divulgados em breve pelas redes sociais da ACARPA.

Gabi ressaltou que o festival busca promover a conexão entre as famílias e celebrar a importância do café para a economia e a cultura local. “Patrocínio é reconhecida como a Capital Mundial do Café, e queremos trazer essa força também para dentro da gastronomia, como uma expressão cultural e de fortalecimento da nossa identidade alimentar”, destacou.

Como novidade desta edição, ela anunciou que as receitas participantes serão registradas em uma publicação especial. “Vamos produzir um livro para documentar as receitas com café, divulgar esses pratos e preservar esse patrimônio gastronômico que representa a nossa cidade”, revelou.

A chef também convidou a população a acompanhar as novidades do evento. “Esperamos que seja um momento de celebração e união. O Seminário do Café terá muitas atrações e convidamos todos a acompanharem as informações que serão divulgadas pela ACARPA”, concluiu.

Encerrando a programação do lançamento, os convidados participaram de uma experiência de degustação e harmonização preparada especialmente para a ocasião, com queijos da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado (APROCER) e vinhos da Associação dos Vitivinicultores do Cerrado Mineiro (AVINCER).

Empresas interessadas em integrar a programação ou conhecer as oportunidades de parceria oferecidas pelo evento podem obter mais informações pelo telefone (34) 99116-1122.

21 de Junho de 2026 às 17:39

Nota de falecimento: Cristiano Borges da Silva aos 40 anos

Informou Funerária Fênix

Faleceu sábado (20/6) em Patrocínio (MG) o senhor Cristiano Borges da Silva aos 40 anos.

Deixa mãe Terezinha de Fátima;

Deixa os filhos Ryan, Laisla e Maysa

Deixa os irmãos Jonatas, Jhenifer, Thiago, demais parentes e amigos

Velório 22/06/2026 a partir das 8h00m de segunda-feira na Funerária Fênix na avenida Padre Matias 1300, Marciano Brandão.

Sepultamento dia 22/06/2026 às 10h3m no  Cemitério Municipal de Patrocínio.

21 de Junho de 2026 às 08:41

Nota de falecimento: Sra. Leonor Maria de Paula Bastos (Lola) aos 96 anos.

Informou a Funerária São Pedro e Príncipe da Paz.

Faleceu neste sábado, dia 20/06/2026, em Patrocínio/MG, Sra. Leonor Maria de Paula Bastos (Lola) aos 96 anos.

Era viúva do Dr. Hélio Bastos.

Deixa sobrinhos, demais parentes e muitos amigos.

A cerimônia de despedida está sendo realizada neste domingo, dia 21/06/2026, na Sala VIP do Velório da Funerária São Pedro e Príncipe da Paz, em Patrocínio/MG.

Será sepultada neste domingo, 21/06/2026, às 16h00min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.

Informou a Funerária São Pedro e Príncipe da Paz.

22 de Junho de 2026 às 10:49

Tragédia na zona rural: homem morre após ser atingido por trator de fazenda em que trabalhava

Vítima, de 40 anos, caminhava pelo local quando foi fatalmente atingida por implemento agrícola, segundo testemunhas

Da Redação do POL — Proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização.

Patrocínio, MG – Um grave acidente de trabalho ocorrido na noite de sábado(20), na estrada principal da região de Chapadão dos Ferros, em frente à Fazenda Shalom, resultou na morte de Cristiano Borges da Silva, de 40 anos, natural de Cambé (PR).

De acordo com relatos de testemunhas, a vítima d um amigo caminhavam provavelmente embriagados, quando um trator da fazenda onde ele trabalhava, tracionando um implemento passava pelo local. O operador do trator tentou realizar manobras, momento em que a churumeira acabou atingiu a cabeça da vítima que caiu e a roda passou sobre sua perna. O impacto causou ferimentos fatais, incluindo traumatismo craniano e lesões severas nos membros inferiores.

A vítima morreu no local e sendo constatado o óbito pelo SAMU que compareceu, bem como a PM e a perícia técnica da polícia civil e após os trabalhos, o corpo vou recolhido ao IML de Patrocínio.

Até o momento, a Polícia Militar não divulgou informações oficiais sobre a ocorrência ou detalhes complementares acerca da dinâmica do acidente.

A reportagem do POL permanece no aguardo de manifestações oficiais das autoridades competentes.

20 de Junho de 2026 às 08:33

Patrocínio lança programa que vai beneficiar mil famílias com cartão alimentação

Primeira etapa contempla 500 famílias e segunda fase está prevista para 2027, reforçando a política municipal de assistência social.

A Prefeitura Municipal lançou o Programa Patrocínio Sem Fome, uma iniciativa criada para fortalecer a segurança alimentar e ampliar a proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa tem como objetivo garantir mais dignidade e qualidade de vida por meio da concessão de um cartão alimentação destinado à compra de gêneros alimentícios essenciais.

A primeira etapa do programa prevê a contemplação de 500 famílias, que serão anunciadas em novembro deste ano após processo de seleção realizado com base em critérios técnicos e sociais estabelecidos pela rede de assistência social do município. Cada família beneficiada receberá um cartão alimentação no valor de R$ 150 mensais para a aquisição de alimentos e itens básicos de alimentação.

O benefício será pago mensalmente, proporcionando apoio contínuo às famílias atendidas e contribuindo para a redução da insegurança alimentar. A partir de 2027, o valor do auxílio será reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), garantindo a manutenção do poder de compra dos beneficiários e acompanhando a evolução do custo de vida.

O Patrocínio Sem Fome terá continuidade nos próximos anos. Em novembro de 2027, outras 500 famílias serão incluídas no programa, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o atendimento às pessoas que mais necessitam do apoio do poder público.

Mais do que um benefício financeiro, o programa representa uma importante ferramenta de combate à insegurança alimentar, permitindo que as famílias tenham autonomia para adquirir os alimentos de acordo com suas necessidades, promovendo dignidade e respeito às suas escolhas.

A iniciativa integra as políticas públicas de assistência social desenvolvidas pela Prefeitura Municipal e reforça o compromisso da administração em cuidar das pessoas, oferecer oportunidades e garantir melhores condições de vida para a população em situação de vulnerabilidade.

Com o Patrocínio Sem Fome, o município avança na construção de uma rede de proteção social cada vez mais eficiente, humana e comprometida com o bem-estar das famílias patrocinenses, assegurando que o apoio chegue de forma permanente àqueles que mais precisam.

20 de Junho de 2026 às 08:27

Capoeira e arte marcam a 17ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas em Patrocínio

Programação destacou a preservação da cultura afro-brasileira e apresentou trabalhos de conscientização sobre os direitos da infância.

A Prefeitura Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira, realizou na noite desta quinta-feira 18/6 a 17ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas e a 9ª Noite Patrociniense do Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, na Praça da Matriz.

O evento reuniu autoridades, representantes da cultura, educadores, estudantes e a comunidade em uma programação voltada à valorização da memória, do patrimônio cultural e das manifestações artísticas do município.

A abertura contou com apresentações de grupos de capoeira da cidade, ressaltando a importância dessa expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Participaram os grupos Minha Resistência é Treinar Capoeira, com o Mestre Roco; Sementes da África, com o Contramestre Trovão; e a Associação Cultural de Capoeira de Patrocínio, com o Contramestre Compasso.

Durante o evento, o Mestre Roco destacou a importância da oportunidade de apresentar a capoeira para um público cada vez maior, agradecendo o espaço dedicado à manifestação cultural. Em sua fala, também convidou a comunidade a acompanhar e valorizar o trabalho desenvolvido pelos grupos de capoeira do município, que atuam na formação de crianças, jovens e adultos por meio do esporte, da cultura e da educação.

Durante a programação também foi realizado o lançamento da exposição do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), iniciativa desenvolvida em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, Assistência Social e demais órgãos da rede de proteção à infância. A mostra apresenta trabalhos produzidos por alunos das escolas municipais e reforça a conscientização sobre a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Participaram da cerimônia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha; o Secretario de Assistência Social Leandro Caixeta, a diretora do Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, Andresa Borba; e o diretor do Setor Municipal de Patrimônio Cultural, Luiz Ricardo Prado.

A exposição dos trabalhos do PETI permanecerá aberta para visitação no Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira até o dia 30 de junho, proporcionando à população mais uma oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas em defesa da infância e de valorizar a produção cultural e educacional do município.

Mais do que uma expressão artística, a capoeira representa um importante instrumento de inclusão social, fortalecimento da identidade cultural e preservação das tradições afro-brasileiras. Por meio de seus ensinamentos, promove valores como respeito, disciplina, convivência comunitária e cidadania, contribuindo para a formação humana e para a valorização da diversidade cultural.

20 de Junho de 2026 às 08:17

Sicoob Coopacredi fica no Top 25 das empresas de médio porte no GPTW MG 2026

Instituição financeira é premiada entre as principais empresas do Estado em cerimônia realizada em Belo Horizonte

O Sicoob Coopacredi alcançou um marco histórico em sua trajetória de valorização humana e excelência em gestão. Em cerimônia de premiação realizada na noite de terça-feira 16/06, no Minas Tênis Clube II, em Belo Horizonte, a cooperativa conquistou o prestigiado troféu do Ranking Great Place to Work (GPTW) – Minas Gerais 2026, posicionando-se em lugar de destaque no cenário econômico mineiro.

Nesta edição, inscreveram-se 306 empresas mineiras de diversos setores, das quais apenas 75 alcançaram os rigorosos critérios de excelência cultural e de ambiente de trabalho para integrar o ranking definitivo.

Na premiação, 10 cooperativas do Sicoob Sistema Crediminas foram destacadas, incluindo o Sicoob Coopacredi. Foram contempladas empresas de diferentes portes, com a classificação das 20 melhores organizações de pequeno porte, 45 de médio porte e 10 de grande porte categoria em que, neste ano, não houve participação de cooperativas da Crediminas. No geral, o Sicoob Coopacredi classificou-se entre as 45 melhores de médio porte, atingindo o Top 25 e ficando em 1º lugar entre as cooperativas do Sistema Crediminas.

"É uma felicidade indescritível e um orgulho gigante. Estar entre as 25 melhores médias empresas de MG e alcançar o topo da classificação entre as cooperativas do nosso porte na Crediminas coroa o ambiente de alta confiança, respeito e companheirismo que construímos diariamente. Essa premiação pertence a toda nossa equipe, que se dedica com tanto amor e profissionalismo. Um ambiente interno harmonioso e valorizado reflete diretamente na ponta, resultando em um atendimento cada vez mais qualificado, humano e eficiente para os nossos cooperados", destaca a presidente do Sicoob Coopacredi, Viviane Michelle Rodrigues, que recebeu as premiações em BH.

Em setembro de 2025, o Sicoob Coopacredi já havia conquistado a certificação internacional GPTW pelo segundo ano consecutivo através de pesquisas anônimas com sua equipe. A pesquisa realizada pelo GPTW avalia dimensões fundamentais da cultura organizacional, incluindo credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

20 de Junho de 2026 às 08:04

Agricultura irrigada no Cerrado apresenta novo posicionamento estratégico

Com apoio do Sebrae Minas, Irriganor lança nova marca setorial e fomenta o uso inteligente da água na irrigação

A Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), em parceria com o Sebrae Minas, apresentou nesta quinta-feira (18/6), seu novo posicionamento estratégico e a nova marca setorial da entidade. O evento de lançamento foi realizado em Unaí e reuniu produtores rurais, órgãos governamentais, prefeitos e vice-prefeitos da região, representantes de classe e autoridades estaduais e federais.

Mais que apresentar a nova identidade visual, a iniciativa teve o objetivo de formalizar uma estratégia que integra inovação, tecnologia, práticas agrícolas sustentáveis e desenvolvimento econômico. A partir de agora, a estratégia de marca passa a orientar a gestão, as ações institucionais e a comunicação da Irriganor junto ao mercado e à sociedade.

Com o apoio do Sebrae Minas, foi feita a remodelagem da marca setorial da Associação, que busca fortalecer sua identidade institucional, ampliar o senso de pertencimento entre os associados e promover uma imagem alinhada ao uso inteligente e consciente da água. “A Irriganor tem um papel muito importante no estabelecimento da governança da agricultura irrigada para o noroeste de Minas. Com um recurso tão precioso, o Sebrae entendeu que a irrigação é uma vertical de desenvolvimento relevante para a região e que mereceria uma estratégia que pudesse fortalecer toda essa potência apresentada”, disse o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

Para a presidente da Irriganor, Ana Maria Soares Valentini, o evento com a presença de tantos representantes de órgãos e instâncias governamentais demonstra a importância do tema para o desenvolvimento sustentável da região. “Esse reposicionamento leva a Irriganor a abarcar todo o ecossistema produtivo da região, e nos deixa muito esperançosos para que o nosso trabalho de promover o uso inteligente da água e aumentar a área irrigada da região possa trazer mais renda e mais dignidade para as famílias”, destaca.

Palestra e debates

Durante o evento, o estrategista de marcas Paulo Vischi destacou a nova visão, os valores e as estratégias da entidade para os próximos anos. A programação trouxe ainda uma palestra sobre o papel da inteligência artificial na transformação do agro, com o escritor e executivo de inovação Fábio Nudge, que apresentou perspectivas sobre o futuro da produção irrigada.

Além disso, foi realizado o painel com o tema ‘Participação do Usuário Irrigante na Gestão dos Recursos Hídricos’. Apresentado por Marcos Alves, o debate teve participação de Patrícia Carvalho (URGANOR); Fabiano Almeida (ANA); João Carlos (RENAI); Gustavo Goretti (MAPA); e Marina Ramos (FAEMG). Já o painel ‘A Água que Produz – Inteligência Hídrica para Alimentar o Futuro’, foi apresentado pela presidente da Irriganor, Ana Valentini, e teve a participação de Thales Fernandes (Secretário Estadual da Agricultura); Tobias Vieira (CBH Paracatu e Urucuia); Nobuyuki Kimura (JICA); Rose Pondé (MIDR); Cláudio Bortolini (Presidente da Emater-MG); e o Deputado Federal José Vitor.

Na avaliação do Secretário Estadual da Agricultura, Thales Fernandes, a Irriganor tem uma representatividade muito grande, em uma região que é modelo para o Brasil. “Minas Gerais é a caixa d’água do Brasil, mas só 17% da nossa área cultivada é irrigada, por isso, ações como essa são fundamentais para o nosso desenvolvimento, pois fortalece o produtor rural e dá perspectivas positivas para aumentar a irrigação com o uso inteligente da água”, frisa.

Cerrado

O Noroeste Mineiro possui a maior área irrigada do Brasil e, desde 2015, a Irriganor é parceira dos agricultores da região, trabalhando para que a produção agrícola e a produtividade caminhem em conjunto com a preservação ambiental e a segurança alimentar. Atualmente, a Associação conta, com cerca de 520 associados nos seguintes municípios: Arinos; Bonfinópolis de Minas; Brasilândia de Minas; Buritis; Buritizeiro; Cabeceira Grande; Dom Bosco; Formoso; Guarda-Mor; João Pinheiro; Paracatu; Riachinho; Santa Fé de Minas; São Gonçalo de Abaeté; Unaí; Urucuia; e Vazante.

Henrique “Stark”Ulhoa Imprensa Sebrae Minas -

22 de Junho de 2026 às 10:09

No Zé do Gás, o cliente encontra qualidade, segurança e preço justo em um só lugar.

Ligue (34) 3831-4120, 3831-7767 e 3831-0477

20 de Junho de 2026 às 07:51

Nota de falecimento: Joaquim Luciano dos Santos (Joaquim Pinante), aos 82 anos.

Informou Funerária Frederico Ozanam

Faleceu dia 19 de junho de 2026, em Patrocínio (MG) Sr. Joaquim Luciano dos Santos (Joaquim Pinante), aos 82 anos.

Era casado com a Sra. Iolanda Maria dos Santos.

Deixa os filhos Bruna, Beatriz, Fabiana, Fábio, a filha Betânia (in memoriam), genros, noras, netos, bisnetos, sobrinhos, demais parentes e muitos amigos.

A cerimônia de despedida acontece neste sábado, 20/06/2026, na sala 03 da Funerária Frederico Ozanam, a partir das 06:00.

O sepultamento será realizado neste sábado, 20/06/2026, às 17:00, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

19 de Junho de 2026 às 20:36

Nota de falecimento: Maria de Deus Filisbino, aos 76 anos.

Informou Funerária Irmãos Almeida

Faleceu em Patrocínio sexta-feira (19) Maria de Deus Filisbino, aos 76 anos.

Deixa os irmãos Virgílio Filisbino (in memoriam), Maria Abadia (in memoriam), José Filisbino (in memoriam), Sebastião Filisbino (in memoriam), Genervino Filisbino (in memoriam), Ester Filisbina, Aluina Filisbina e Marcos Filisbino (in memoriam), além de demais familiares e amigos.

O velório será realizado no velório Vip da Funerária Irmãos Almeida, na Rua Cesário Alvim, nº 1311, Centro, a partir das 07h00 do dia 20 de junho de 2026.

O sepultamento será realizado às 14h00 do dia 20 de junho de 2026, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

19 de Junho de 2026 às 17:50

ATUALIZADA: Nota de falecimento: José de Almeida Neto Bighett aos 43 anos.

Informou a Funerária Frederico Ozanam.

Faleceu nesta quinta-feira, dia 18/06/2026, na BR-050, em Uberaba/MG, José de Almeida Neto Bighett, aos 43 anos.

Deixa a esposa, Gimena Lessa Batista.

Deixa os filhos Lívia e João, os irmãos Nelson e Estefânia, além de demais parentes e muitos amigos.

A cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira, dia 19/06/2026, na na sala 04 da Funerária Frederico Ozanam, em Patrocínio/MG, a partir das 20h30min.

Será sepultado neste sábado, 20/06, às 10h30min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.

Informou a Funerária Frederico Ozanam.

NOTÍCIA RELACIONADA

Homem natural de Patrocínio morre em colisão entre caminhonete e rodotrem na BR-050, em Uberaba

19 de Junho de 2026 às 14:33

Bombeiros abrem quartel para a população e crianças em Patrocínio neste sábado; saiba como participar

Ação acontece neste sábado, das 9h às 13h, com atividades educativas e recreativas para crianças e adultos

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Patrocínio realiza neste sábado, 20/6, o projeto “Quartel de Portas Abertas”, iniciativa que integra a programação da Semana da Prevenção, alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros.

O evento tem como objetivo aproximar a corporação da comunidade, promovendo ações educativas, preventivas e de integração com a população de Patrocínio e região. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer de perto a rotina dos militares, além de equipamentos, viaturas e atividades operacionais desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Em entrevista, o cabo Anderson destacou o caráter educativo e de aproximação da iniciativa, que é realizada anualmente.

“Esse evento é para fazer a integração entre o público externo e a nossa instituição. Convidamos toda a comunidade para comparecer ao quartel, conhecer um pouco da nossa atividade e trazer as crianças para essa interação com o Corpo de Bombeiros. A ideia é que elas conheçam nosso trabalho e, quem sabe, se inspirem para o futuro”, afirmou.

O evento é aberto ao público, com expectativa de grande participação de crianças, que poderão participar de atividades recreativas, como tirolesa, além de conhecer equipamentos utilizados nas operações.

O Quartel de Portas Abertas acontece neste sábado, das 9h às 13h, e deve reunir moradores ao longo da manhã em uma programação voltada à educação, prevenção e aproximação entre bombeiros e sociedade.

19 de Junho de 2026 às 14:13

Patrocínio é novamente reconhecida como Município Turístico pelo Governo Federal

Reconhecimento do Ministério do Turismo destaca estrutura, atrativos e potencial de desenvolvimento do município.

A cidade de Patrocínio foi novamente certificada pelo Ministério do Turismo como Município Turístico no Mapa do Turismo Brasileiro 2026, mantendo a mais alta classificação da atual metodologia adotada pelo Governo Federal.

O reconhecimento destaca a importância do município no cenário turístico, sua capacidade de atrair visitantes e a estrutura oferecida para o desenvolvimento do setor. Capital Mundial do Café, Patrocínio se destaca pelo turismo rural, gastronômico, de eventos e de negócios, além da valorização de seus atrativos naturais e culturais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo destacou: “Esse resultado é fruto do apoio e do compromisso do prefeito Gustavo Brasileiro e do vice-prefeito Maurício da Cunha com o fortalecimento do turismo, bem como do empenho da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, capitaneada pela secretária de Cultura, Ana Valéria de R. Cunha, e de toda a equipe, que vem desenvolvendo ações voltadas à valorização dos atrativos locais e à promoção do município.”

A permanência na categoria garante a Patrocínio acesso a programas, investimentos e oportunidades de captação de recursos voltados ao fortalecimento do turismo, consolidando o município como referência turística no Alto Paranaíba e em Minas Gerais.

22 de Junho de 2026 às 10:53

Mercadão dos Parafusos anuncia promoção exclusiva da Makita

Avenida Faria Pereira, 3350, Bairro São Cristóvão

19 de Junho de 2026 às 14:05

Festival da Colheita do Café reúne milhares de pessoas e fortalece a identidade cafeeira de Patrocínio

Evento realizado na Praça Matriz celebrou a cultura, a gastronomia, a fé e a importância da cafeicultura para a economia e o turismo do município.

 

A Praça Matriz recebeu, nos dias 13 e 14 de junho, a terceira edição do Festival da Colheita do Café, evento que já integra o calendário cultural e turístico de Patrocínio e que tem como objetivo valorizar a cafeicultura, principal atividade econômica do município, além de promover a cultura, a gastronomia e o fortalecimento da identidade regional.

Realizado em um dos principais cartões-postais da Capital Mundial do Café, o festival reuniu milhares de pessoas, entre moradores, visitantes, produtores rurais, empresários, artesãos e representantes de diversas instituições ligadas ao setor cafeeiro, consolidando-se como um espaço de celebração das tradições e da importância do café para o desenvolvimento local.

A programação teve início no sábado (13), com atrações voltadas à gastronomia, cultura e entretenimento. O público acompanhou a Cozinha Show conduzida por Giselle Abreu, que compartilhou conhecimentos sobre o café e suas características. Em seguida, alunos do CEU das Artes, sob a coordenação de Karol Souza, apresentaram um espetáculo circense, proporcionando momentos de interação e encantamento.

Na sequência, a chef Gabi Tropicana apresentou uma receita que valoriza os sabores do Cerrado Mineiro, preparada ao som da roda de viola comandada por Vanderlei Melo e Gustavo Almeida. A programação cultural prosseguiu com apresentação da banda Latitude 19, de Araxá, que levou ao público um repertório diversificado e de grande aceitação.

A abertura oficial do festival contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades parceiras, lideranças do setor cafeeiro e instituições apoiadoras, reforçando a importância da união entre o poder público, produtores e iniciativa privada para o fortalecimento da cafeicultura e do turismo regional.

O evento contou com a presença da Rainha Mundial do Café, Renata Zucolotto, acompanhada pelas Princesas do Café, Katlen Karolayne da Silva de Souza e Maria Clara Silva Oliveira, que prestigiaram a programação e representaram a valorização da cultura cafeeira e das tradições do município.

 

Ainda durante a programação de sábado, o público acompanhou a transmissão da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, reunindo famílias e visitantes em um momento de integração e confraternização. Encerrando a noite, a Banda The Fellas, representante da cena musical local, realizou apresentação marcada por clássicos do rock e grande participação popular.

No domingo (14), o festival teve continuidade com novas atividades gastronômicas, culturais e religiosas. A Cozinha Show promovida pela EMATER-MG e pela APROCER apresentou ao público receitas tradicionais e valorizou produtos característicos da região.

Um dos momentos mais significativos do evento foi a celebração da Santa Missa em Ação de Graças pela Colheita do Café, presidida pelo Padre Marcelo Marins, reunindo produtores, trabalhadores rurais e famílias em um momento de fé, gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo.

Ao longo do dia, o público prestigiou apresentações de Ballet e Dança do Ventre do CEU das Artes, além de shows musicais com Rique Preto & Vanderlei Melo, Patroblues, Júlio Franco e Cena de Cinema. A programação também contemplou atividades destinadas ao público infantil, com recreação, pintura facial e atrações educativas.

O festival contou ainda com a participação de expositores, artesãos e produtores locais, além de espaços dedicados à degustação e comercialização de cafés especiais, vinhos, cachaças, bebidas artesanais e produtos regionais, fortalecendo a economia criativa e incentivando a geração de oportunidades para empreendedores locais.

Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues certificados de participação aos estabelecimentos, produtores e artesãos presentes no evento, em reconhecimento à contribuição para o sucesso da iniciativa e para a promoção da cultura cafeeira do município.

Também foi realizada uma homenagem especial à senhora Hilda Elias Torezan, em reconhecimento ao apoio, dedicação e colaboração prestados para a realização da terceira edição do Festival da Colheita do Café.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira e da Rota do Café, em parceria com a ACARPA, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a APPCER e a Expocacer. A iniciativa contou ainda com o apoio institucional do SEBRAE e o patrocínio da Cooxupé, Sicoob Coopacredi, Flávio Gonçalves Corretagens e MAXTEC, além do apoio de diversas instituições parceiras.

Mais do que um festival, o evento reafirmou a importância da cafeicultura para a história, a economia e a identidade de Patrocínio, fortalecendo o turismo, incentivando a valorização dos produtores e promovendo momentos de integração entre a comunidade.

A quarta edição do Festival da Colheita do Café já está confirmada para 2027, dando continuidade a uma iniciativa que celebra as tradições, a cultura e o protagonismo de Patrocínio no cenário cafeeiro nacional.

19 de Junho de 2026 às 13:45

Prefeitura define regras para pagamento do ISSQN de autônomos em 2026

Decreto permite quitação em parcela única ou em até duas parcelas, com vencimentos em julho e agosto.

 

A Prefeitura Municipal de Patrocínio publicou o Decreto nº 4.868, de 9 de junho de 2026, estabelecendo a forma de pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os profissionais autônomos do município durante o exercício de 2026.

De acordo com o decreto, os contribuintes poderão efetuar o pagamento do imposto em parcela única ou optar pelo parcelamento em até duas parcelas fixas, mensais e consecutivas, proporcionando maior flexibilidade para o cumprimento das obrigações tributárias municipais.

O cronograma estabelece o dia 10 de julho de 2026 como vencimento da parcela única ou da primeira parcela. Já a segunda parcela terá vencimento em 10 de agosto de 2026.

Os profissionais autônomos interessados em realizar o parcelamento ou emitir os documentos necessários para pagamento deverão procurar a Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo atendimento e orientação aos contribuintes.

A medida busca garantir maior organização administrativa e oferecer alternativas que facilitem a regularização fiscal dos profissionais autônomos, contribuindo para a manutenção das receitas municipais e para o fortalecimento dos serviços públicos prestados à população.