Ocorrência mobilizou cinco viaturas, utilizou cerca de 40 mil litros de água e contou com apoio de diversos órgãos




Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros
ARAGUARI (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde desta terça-feira, 28/1, por volta das 17h, para uma ocorrência de incêndio em edificação comercial, na Avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, no Centro de Araguari.
Quer receber a notícia antes de todo mundo? Siga o nosso novo Instagram: https://www.instagram.com/patrocinioonline_pol/
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os militares constataram que o incêndio atingia o depósito de uma loja especializada em embalagens comerciais e para festas, onde havia grande quantidade de materiais altamente combustíveis, como papelão, isopor e produtos plásticos.
As chamas consumiram todo o material estocado no depósito, ocasionando também o colapso estrutural dessa área, porém o fogo não se propagou para o restante da loja.
Graças à rápida atuação das equipes do Corpo de Bombeiros, o incêndio também não atingiu as edificações vizinhas, que incluem um comércio ao lado, um antigo depósito de gás desativado e, nos fundos, uma residência e uma oficina mecânica.
Durante o atendimento, houve a atuação integrada de diversos órgãos: a Defesa Civil compareceu ao local para avaliação estrutural, a Polícia Militar prestou apoio na segurança da área, e o SETTRANS realizou o isolamento da via para garantir a segurança de pedestres e motoristas.
Um caminhão-pipa também auxiliou no abastecimento de água.
Foram empenhadas cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e 11 militares, sendo utilizados aproximadamente 40 mil litros de água no combate às chamas e no rescaldo.
Durante a ocorrência, uma forte chuva atingiu a região, contribuindo para a redução da intensidade do incêndio e auxiliando no controle final do foco.
Não houve registro de vítimas.
As causas do incêndio ainda serão apuradas pelos órgãos competentes.
Agenda inclui comemoração dos 60 anos dos batalhões de Uberaba e Uberlândia e fortalecimento das estruturas regionais.



A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, concedeu entrevista exclusiva ao Patrocínio Online na tarde desta quarta-feira, 28/1, durante visita à 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Patrocínio. O site Patrocínio Online também abordou temas como a elevação de pelotão para companhia, a estrutura da unidade local e o fortalecimento do atendimento regional, reforçando o compromisso do CBMMG com a segurança e o bem-estar da população mineira.
Quer receber a notícia antes de todo mundo? Siga o nosso novo Instagram: https://www.instagram.com/patrocinioonline_pol/
Quase completando um ano à frente do comando-geral, onde assumiu em fevereiro de 2025, a coronel ressaltou que a experiência é marcada por orgulho e, sobretudo, responsabilidade. Primeira mulher a comandar a corporação em mais de 100 anos de história, ela destacou o compromisso diário dos bombeiros militares com a sociedade mineira.
“Mais do que orgulho, é uma grande responsabilidade representar homens e mulheres que todos os dias estão prontos para prestar o melhor serviço à população”, afirmou.
Durante a entrevista, a comandante explicou que a visita foi surpresa e que a agenda que está cumprindo na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba inclui compromissos em Uberaba e Uberlândia, em comemoração aos 60 anos do 8º e do 5º Batalhões. Segundo ela, sempre que está em deslocamento pelo Estado, aproveita para visitar as unidades operacionais.
“É fundamental estar onde o bombeiro faz acontecer, ouvir a tropa, entender as demandas da ponta da linha e contribuir para o avanço do nosso serviço”, destacou.

A coronel Jordana avaliou como um ganho significativo a ampliação e o fortalecimento das estruturas da 3ª CIA do Corpo de Bombeiros de Patrocínio no interior, ressaltando que investir no serviço operacional reflete diretamente na melhoria das condições de trabalho dos militares e, consequentemente, na qualidade do atendimento prestado à população.
“O ganho é para todos: para a corporação, para os militares e, principalmente, para a população atendida”, pontuou.
Questionada sobre a situação do efetivo, a comandante reconheceu que o Corpo de Bombeiros enfrenta um déficit aproximado de 10%, realidade comum em toda a corporação. Ainda assim, reforçou que as unidades têm conseguido dar respostas eficientes às ocorrências.
“O mais importante é saber que nossos bombeiros seguem entregando resultados, mesmo diante dos desafios”, disse.

Outro ponto destacado foi o reconhecimento à atuação dos militares de Patrocínio, elogiados pelo Patrocínio Online pela competência e dedicação. Segundo a coronel, o maior orgulho de sua gestão é representar profissionais que cumprem a missão institucional com amor, empenho e responsabilidade.
Por fim, a coronel anunciou que o Governo de Minas Gerais já autorizou a realização de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar, com edital previsto para ser lançado em breve, ampliando as oportunidades para quem deseja ingressar na corporação.
Cerca de 100 mil estudantes com 18 anos ou mais que atingiram a nota mínima poderão pedir a declaração autenticada de forma online no portal do Inep

Fonte: Agência Brasil
Cerca de 100 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de obter a certificação dessa etapa poderão pedir, a partir de sexta-feira (30), a emissão da declaração autenticada de conclusão. O pedido deverá ser feito de forma online, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelos candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida no edital para conquistar o “diploma”. O endereço para fazer o requerimento no portal do Inep ainda será disponibilizado.
Quer receber a notícia antes de todo mundo? Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/patrocinioonline_pol/
“A partir da sexta-feira [30], quem quiser baixar e imprimir uma declaração do Inep autenticada, dizendo que alcançou a pontuação adequada para a certificação de conclusão e tem mais de 18 anos e, portanto, atende os critérios, terá a documentação afirmando que ele atendeu as condições necessárias”, informou o presidente do Inep, Manuel Palacios, em entrevista à Agência Brasil.
Ele aponta que é bastante comum que as instituições de ensino superior, sobretudo as públicas, aceitem a declaração de conclusão do ensino médio antes do certificado oficial de conclusão. A estratégia busca resolver o impasse dos candidatos que temiam o indeferimento da matrícula por não possuírem o diploma físico ou digital emitido pelas secretarias de Educação.
Sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, o presidente do Inep afirmou que as inscrições, encerradas na última sexta-feira (23), não serão reabertas para os candidatos que não se inscreveram por entender erroneamente que precisariam obter antes o certificado de conclusão do ensino médio. Palacios esclareceu que a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio não foi necessária para a inscrição no Sisu.
Segundo ele, o sistema de seleção para universidades e institutos federais já foi atualizado com os dados dos candidatos do Enem. Isso significa que aqueles que atingiram as notas mínimas para a certificação do ensino médio via exame já estavam devidamente habilitados no sistema, o que garantiu que pudessem realizar suas inscrições no Sisu dentro do prazo oficial, sem a necessidade de outros documentos.
“O sistema que realiza a distribuição dos estudantes, de acordo com a sua pontuação no Enem para os diferentes cursos das universidades federais e institutos federais, não exige qualquer documento de comprovação de conclusão do ensino médio. O Sisu recebe os nomes daqueles que fizeram o Enem e têm condições de entrar na universidade. O Sisu não exige nenhum tipo de documento de conclusão do ensino médio”, reforçou Palacios, ao negar que haverá o lançamento de um aplicativo para emissão de diploma do ensino médio.
O presidente do Inep explicou que o sistema do Sisu já processou as informações de aproximadamente 100 mil estudantes que já haviam manifestado interesse na certificação durante a inscrição e outros quase 20 mil que, embora não tenham feito a solicitação prévia, atingiram os critérios necessários (ter 18 anos ou mais e obter pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação).
Com a integração desses dados, o instituto garante que o desempenho desses participantes já estava validado pelo Sisu para fins de ingresso nas faculdades.
Candidatos aptos
Nesta quinta-feira (29), o Inep enviará às instituições públicas de ensino superior as listas de classificação dos candidatos aprovados no Enem que se inscreveram no Sisu até a última semana e estão habilitados à matrícula naquela universidade ou instituto federal.
O Inep reforça que a divulgação da lista com os nomes dos candidatos aprovados independe de eles terem ou não o certificado de conclusão do ensino médio.
O presidente do Inep acrescentou que, junto com este resultado, os institutos federais e as universidades federais participantes do Sisu já receberam uma circular do Ministério da Educação (MEC) com orientações sobre como o processo ocorre. “A partir desta lista, elas [as instituições públicas de ensino superior] começarão a chamar esses candidatos para que façam a matrícula.”
Matrícula no ensino superior
A partir de 2 de fevereiro, a matrícula do Sisu 2025 será realizada diretamente na instituição de ensino superior. Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar a documentação necessária como carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Física (CPF), certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência e, para cotas, comprovação de renda e autodeclaração, conforme exigências de cada universidade.
O presidente do Inep tranquiliza os inscritos no Sisu. “É importante que todos saibam que estão legitimamente habilitados a todos os processos que correm pelo MEC para fins de seleção de quem fez o Enem para as instituições de ensino superior. Não há qualquer restrição. Agora, a matrícula será feita diretamente nas instituições.”
Certificação digital
O Inep adiantou que, a partir deste 2026, o certificado de conclusão do ensino médio poderá ser solicitado digitalmente, diretamente na plataforma do instituto, com autenticação do portal Gov.br. A partir de 2 de março, abre-se o prazo para a solicitação deste diploma oficial com validade permanente que passará a ser 100% digital.
A iniciativa acabará com a necessidade de deslocamento físico dos estudantes até escolas ou redes conveniadas para fazer a mesma solicitação.
De acordo com o presidente do Inep, o pedido será encaminhado automaticamente para um dos cinco institutos federais (IFs) parceiros do Inep.
"É a primeira vez que se faz uma certificação de ensino médio digital. Vai ser um processo bem mais fácil do que era até recentemente."
Para evitar sobrecarga no sistema, o Inep está fechando parcerias com cinco institutos federais, sendo um em cada região do país. Atualmente, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é o responsável por testar a tecnologia que servirá de base para todo o Brasil.
Prouni
O documento que certifica a conclusão do ensino médio também não será exigido no processo de inscrição de quem quer se candidatar a uma das vagas do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições gratuitas estão abertas até quinta-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para auxiliar os estudantes na inscrição, o MEC elaborou um passo a passo indicando as principais etapas e os documentos necessários.
Com mais de 594 mil bolsas, essa é a maior oferta da história do Prouni. O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 3 de fevereiro, e o prazo para apresentar as documentações necessárias às universidades e faculdades vai de 3 a 13 de fevereiro de 2026.
Colisão com caminhão deixou uma vítima e interditou a rodovia

A EPR Triângulo, concessionária que administra a rodovia, e a PRF foram acionadas na tarde desta quarta-feira, 28/1, por volta das 13h32min, para uma colisão envolvendo veículo e caminhão na BR-365, km 597, próximo à cidade de Uberlândia.
Assim que acionada, a concessionária mobilizou viatura de inspeção, viatura de resgate e guincho para o local.
A concessionária fez a sinalização da via para garantir a segurança viária e prestou socorro médico a uma vítima que aparentava ser idosa.
Segundo informações preliminares de testemunhas, o condutor do carro passou mal, vindo a bater no caminhão.
A concessionária, durante o atendimento, interditou a rodovia em ambos os sentidos.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Informou Funerária Frederico Ozanam
Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, em Patrocínio/MG, Sr. José Luiz Pereira aos 83 anos.
Deixa os filhos: Marcos Antônio (Marquinho), Charles Pereira e Maria Luiza, netos, demais parentes e amigos.
A cerimônia de despedida será realizada nesta quarta-feira, 28/01/2026, a partir das 16h00min, na Sala 01 do Velório da Funerária Frederico Ozanam, em Patrocínio/MG.
Será sepultado nesta quinta-feira, 29/01/2026, às 09h00min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
A previsão indica que esse ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana
A partir de sexta-feira (30), um ciclone deve se formar na região Sudeste do país e favorecer a ocorrência de grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Inmet, esse ciclone deve se formar no litoral dos estados do Sudeste e provocar chuvas que podem superar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto no litoral paulista os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.
A atuação desse ciclone também deve favorecer a ocorrência de tempestades na cidade de São Paulo durante a sexta-feira, com possibilidade de queda de granizo em grande parte do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.
No sábado (31), as áreas de chuva se concentram entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar os 100 milímetros em 24 horas. Há previsão de tempestade localizada entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.
Até este momento, a previsão indica que esse ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
A partir desta quinta-feira (29), a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina. As áreas com maior risco de tempestade, inclusive com queda de raios e granizos, incluem a região metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a região serrana de Santa Catarina. Nessas regiões, o acumulado de chuva pode atingir 100 milímetros em 24 horas.
Fonte: IMNET
Evento destacou trajetórias de profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em diversas áreas.


PATROCÍNIO – A manhã desta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, foi marcada por emoção e reconhecimento na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem). Em uma solenidade que reuniu autoridades, familiares e ex-servidores, o instituto celebrou o Dia Nacional do Aposentado (oficialmente comemorado em 24 de janeiro), prestando homenagens àqueles que dedicaram décadas de suas vidas ao desenvolvimento do serviço público municipal.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
O evento teve como objetivo central valorizar a trajetória de homens e mulheres que, com responsabilidade e compromisso, ajudaram a construir a história de Patrocínio em diferentes setores, da administração direta às autarquias e ao Legislativo.
Autoridades e Reconhecimento
A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, que destacou a importância do legado deixado pelos servidores. Também compuseram a mesa de honra o Presidente do Ipsem, Joaquim Morato, ladeado pela Diretora Financeira, Daniela Borges, e pela Diretora Previdenciária, Francisca Carneiro.
Outras autoridades de peso prestigiaram o evento, incluindo o Superintendente do Daepa, Márcio Oliveira, o Secretário Municipal de Planejamento e Recursos Humanos, José Maurício Ribeiro, o Procurador do Município, Régis Vinicius Nunes, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Pedro Lucas, e o Diretor de Operação do Daepa, Renato Brasileiro.
Vidas Dedicadas ao Serviço Público
O ponto alto da solenidade foi a entrega de homenagens a representantes de diferentes órgãos municipais. Cada trajetória narrada relembrou a evolução da cidade sob o olhar de quem esteve "nos bastidores" por décadas:

* Pela Câmara Municipal: A homenageada foi Maria José Silva Salomão. Agente Administrativa de carreira, Maria José serviu ao Legislativo entre 1987 e 2015, sendo lembrada pela integridade e pelo zelo com a coisa pública ao longo de quase 30 anos de atuação.


* Pelo DAEPA: O reconhecimento foi entregue a Marta Ferreira Rocha Esteves, Auxiliar de Serviços Gerais que dedicou 30 anos ao cuidado das estruturas da autarquia (1995-2025), e a Odivaldo Fragner Ferreira, Agente de Serviços Operacionais que, desde 1994, atuou com eficiência e espírito colaborativo até sua aposentadoria em 2025.

* Pela Prefeitura Municipal: Foram homenageados Betânia Jaber de Britto Guimarães, Agente Administrativa com 32 anos de serviços prestados (1991-2023), reconhecida pela organização exemplar, e José Natal. Com uma das trajetórias mais longas registradas, Natal foi Operador de Máquinas Pesadas de 1976 a 2015, sendo peça fundamental na infraestrutura e no crescimento urbano de Patrocínio durante quase quatro décadas.
Confraternização
Após a entrega das placas e os discursos de agradecimento, os presentes participaram de um momento de integração. Um café especial foi servido, permitindo que os novos aposentados e as autoridades pudessem trocar experiências e relembrar histórias do cotidiano público.
Velocidade reduzida, atenção à sinalização e distância segura são essenciais para evitar acidentes

Para ampliar as condições de conforto e segurança aos usuários, a EPR Triângulo vai executar obras de melhorias viárias em cinco rodovias da região. As frentes incluem serviços de microfresagem, aplicação de microrrevestimento e aplicação de asfalto-borracha.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Os trabalhos vão acontecer até o próximo sábado (31) nas rodovias BR-365, BR-452, MGC-452, LMG-798 e MG-427, nos municípios de Patrocínio, Monte Carmelo, Romaria, Estrela do Sul, Nova Ponte, Indianópolis, Uberlândia, Perdizes, Araxá, Uberaba e Água Comprida.
Todos os serviços serão realizados das 7h às 18h e seguirão o cronograma previsto, desde que haja condições normais de operação e clima favorável. Em trechos com Pare e Siga, o tráfego será liberado diariamente após o término das atividades.
ATENÇÃO COM A SINALIZAÇÃO!
Durante a execução das obras, a velocidade permitida nas vias será reduzida para 40 km/h. As rodovias estarão devidamente sinalizadas com placas que indicam os desvios e manobras a serem realizadas pelos motoristas, além dos limites de velocidade.
Para garantir a segurança de todos, a concessionária orienta os usuários a respeitarem a sinalização e as ordens de parada dos operadores. Ao trafegar pelos locais de obras, é importante que os motoristas redobrem a atenção, diminuam a velocidade e aumentem a distância do veículo à frente. Também é crucial respeitar a distância de segurança ao avistar maquinários e equipes na pista.
Todas essas medidas ajudam a promover uma boa convivência no trânsito, prevenir acidentes e salvar vidas.
Confira o cronograma de obras abaixo:
BR-365
De segunda-feira a sábado – do km 476 ao km 540 – das 8h às 17h – Patrocínio, Monte Carmelo e Romaria - Reparos Localizados
De segunda-feira a sábado – do km 550 ao km 570 – das 8h às 17h – Romaria, Estrela do Sul, Nova Ponte e Indianópolis - Reparos Localizados
BR-452
De segunda-feira a sábado – do km 280 ao km 300 – das 8h às 17h – Pedizes e Araxá - TSD
MGC-452
De segunda-feira a sábado – do km 144 ao km 170 – das 8h às 17h – Uberlândia – Reparos Localizados e microfresagem
LMG-798
De quarta-feira e quinta-feira – do km 13 ao km 15 – das 8h às 17h – Nova Ponte e Uberaba - Reparos Localizados
De sexta-feira – do km 22 ao km 24 – das 8h às 17h – Uberaba - Reparos Localizados
MG-427
De segunda-feira e terça-feira – do km 10 ao km 15 – das 8h às 17h – Uberaba e Água Comprida - Reparos Localizados, Revitalização de Pintura Horizontal
Agende seu horário: 3831-5699 e acesse o site: www.clinicasantaclaraptc.com.br na Praça Honorato Borges, 835 Centro
Muita gente ainda confunde lipedema com sobrepeso ou falta de cuidado, mas a verdade é outra.
O lipedema é uma doença crônica, progressiva e inflamatória, que causa acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas e braços, além de dor, sensibilidade, inchaço e sensação de peso.
Não é falta de dieta, não é preguiça e não é “só estética”.
É saúde, é qualidade de vida e merece diagnóstico e tratamento adequados.
Quanto antes o lipedema é identificado, melhores são os resultados no controle dos sintomas e na melhora do bem-estar.
Informação também é cuidado.
Agende sua avaliação na Clínica Santa Clara e receba um atendimento especializado, com cuidado, respeito e protocolos adequados para lipedema.

Jogador vê competição como passo importante rumo à elite do futebol estadual

Foto: @_carloshenriquefoto Carlos Henrique foto
O zagueiro patrocinense Caio Vinícius Pereira de Aguiar, de 23 anos, foi contratado para a disputa do Campeonato Paulista da Série A4. O atleta assinou contrato no mês de dezembro de 2025 e passa a integrar o elenco do Jacareí Futebol Clube, equipe que herdou a vaga do antigo Clube Atlético Joseense.
A mudança de nome e de cidade foi anunciada oficialmente no dia 20 e já foi homologada pela Federação Paulista de Futebol. Com isso, o Jacareí Futebol Clube mantém a vaga na Série A4 do Paulistão e inicia sua caminhada no estadual neste fim de semana.
A estreia da equipe está marcada para o próximo sábado, dia 31, fora de casa, contra a Penapolense, na cidade de Penápolis.
Natural de Patrocínio, em Minas Gerais, Caio atua como zagueiro e destaca a oportunidade como uma vitrine importante no futebol paulista. O defensor afirma que o objetivo é crescer na competição e buscar voos mais altos na carreira, almejando futuramente a Série A1, elite do futebol paulista.
Caio Vinícius Pereira de Aguiar é filho de Ivonete Pereira de Aguiar e José Ilson Antunes de Aguiar.
A Série A4 representa mais um passo importante na trajetória do jovem atleta, que agora terá a chance de mostrar seu futebol em uma das competições estaduais mais tradicionais do país.
Atualizações em tempo real estão no nosso Instagram novo
Clique aqui e siga o Patrocínio Online.
Volte a Sorrir Patrocínio (34) 3831-2062(fixo) (34) 98861-7774(WhatsApp) Av. Faria Pereira, 2520 - Centro Estamos localizados na frente da Fernando Veículos
Aqui na Clínica Volte a Sorrir, oferecemos um atendimento de qualidade, com preços acessíveis, uma equipe especializada e apaixonada pelo que faz.
Cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência confortável e resultados incríveis.
Venha nos conhecer e descubra um novo padrão em odontologia.
Volte a Sorrir Patrocínio
(34) 3831-2062(fixo)
(34) 98861-7774(WhatsApp)
Av. Faria Pereira, 2520 - Centro
Estamos localizados na frente da Fernando Veículos
Informação da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.
Faleceu nesta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, em Patrocínio/MG, Luiz Barros dos Santos (Luizinho) aos 35 anos.
Era filho de Luiz Pereira dos Santos (in memória) e Neusa Aparecida de Jesus.
Era casado com a Sra. Flávia Laura.
Deixa os filhos: Bernardo e Eduardo.
Deixa às irmãs: Ângela, Angelita, Camila e Carolina, demais parentes e amigos.
A cerimônia de despedida será realizada nesta terça-feira, 27/01/2026, a partir das 07h00min, na Sala 03 do Velório da Funerária São Pedro e Príncipe da Paz, em Patrocínio/MG.
Será sepultado nesta quarta-feira, 28/01/2026, às 16h00min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.
Quem segue recebe antes
No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Fale Conosco: https://wa.me/message/JHAIIATI6HU7L1 Nossa loja: Avenida Rui Barbosa 455, Centro - Patrocínio -MG Telefone: (34)3831-6300
Fale Conosco: Nossa loja: Avenida Rui Barbosa 455, Centro - Patrocínio -MG Telefone: (34)3831-6300

Ato pacífico acontece na próxima segunda-feira, 2/2/26 ás 8h00min

Uma manifestação popular está marcada para a manhã da próxima segunda-feira, 2/2/26, na BR-365, no trecho do trevo com a MG-188, acesso ao município de Coromandel, no Alto Paranaíba. O ato tem início previsto para 8h00min e reúne moradores, usuários da rodovia e lideranças locais contrários à implantação de pedágios sem a execução prévia de obras de melhoria.
De acordo com os organizadores, o objetivo da mobilização é cobrar do Governo de Minas Gerais que as intervenções estruturais na rodovia sejam realizadas antes da cobrança de tarifas. O movimento defende o princípio “obras primeiro, pedágio depois”, destacando a necessidade de garantir mais segurança, dignidade e respeito aos milhares de motoristas que utilizam diariamente a BR-365.
>> Já seguiu o novo Instagram do Patrocínio Online? Clique aqui e siga
A manifestação será pacífica e dentro da legalidade, com foco no diálogo e na participação da comunidade. Os organizadores informam que não haverá interrupção do tráfego de veículos de carga viva, ambulâncias, veículos da saúde e serviços essenciais.
Segundo os manifestantes, a BR-365 no Alto Paranaíba enfrenta um cenário crítico de abandono, com altos índices de acidentes e mortes. “A rodovia se tornou um verdadeiro açougue a céu aberto. Vidas estão sendo perdidas diariamente, e a sociedade não pode mais aceitar esse cenário de risco e negligência”, afirma o movimento em nota.
Programação
08h às 10h – Concentração e adesivação de veículos
10h às 11h – Conversa com a comunidade e paralisação simbólica da rodovia
11h às 13h – Mobilização e adesivação dos veículos que aderirem ao movimento
13h – Encerramento da manifestação
Este será um ato simbólico inicial, que ocorrerá de forma escalonada nos três pontos previstos para a implantação de pedágios na BR-365. A primeira mobilização acontece no trecho entre Patrocínio e Guimarânia, no trevo com a MG-188.
As próximas manifestações estão previstas para os trechos entre Patos de Minas e Lagoa Formosa e, posteriormente, na região de São Gonçalo do Abaeté, áreas igualmente impactadas pelo projeto de pedagiamento.
O movimento reforça que não é contrário aos investimentos, mas defende que a população não pode pagar antes de receber as melhorias prometidas.
Avenida Rui Barbosa, 606. Ou pelos telefones: 99924-7885 3099-1002
Uma lê, mas as três sabem a história toda!
Garanta sua leitura em nossa loja!
Avenida Rui Barbosa, 606.
Ou pelos telefones: 99924-7885
3099-1002
As assembleias garantem aos cooperados o direito de participar das decisões que orientam o presente e o futuro da cooperativa

Agência Cresol Patrocinio (MG)
A Cresol, uma das principais forças do cooperativismo de crédito do Brasil, dá início ao período das assembleias de 2026. Esse é o momento em que os associados se reúnem para analisar resultados, definir prioridades e participar ativamente das decisões que orientam o presente e o futuro da cooperativa.
As assembleias representam a essência do cooperativismo. É nesse espaço que os cooperados acompanham a prestação de contas, entendem como os resultados foram gerados e contribuem para definir como eles serão reinvestidos ou distribuídos, sempre com foco no desenvolvimento coletivo: sócios, cooperativa e comunidade.
“Este é um momento muito importante para a cooperativa e para cada cooperado. É quando trazemos os resultados do exercício de 2025, explicando de forma clara tudo o que foi realizado ao longo do ano e todos os impactos no âmbito social e econômico gerados pelas ações da cooperativa. Além disso, o cooperado passa a conhecer as propostas e decisões que serão levadas para a Assembleia Geral Ordinária, a AGO, que este ano acontecerá no dia 26 de março, momento em que ele exerce o seu direito ao voto e participa diretamente das decisões que definem os rumos da cooperativa”, afirmou o presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski.
Poder de decisão
O período assemblear, de fevereiro a abril de cada ano, é realizado pelas 57 cooperativas filiadas ao Sistema Cresol. As assembleias de relacionamento acontecem presencialmente nas cidades onde há agências Cresol. O objetivo é apresentar os indicadores e as atividades desenvolvidas na comunidade e ouvir apontamentos e sugestões.
Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista na Lei das Cooperativas nº 5.764/71, pode acontecer na modalidade híbrida (presencial e virtual) ou virtual. Na AGO, são tomadas as decisões com base nos votos dos associados participantes. Cada cooperado tem direito a um voto, independentemente da sua movimentação financeira ou do capital investido.
Distribuição de resultados
Na AGO também acontece o processo de destinação das sobras, quando há recursos disponíveis após a aprovação das contas da cooperativa. E são os cooperados que decidem, por meio do voto, como esse dinheiro será distribuído.
Uma parte dos recursos é destinada para fundos de reserva, para garantir a estabilidade da cooperativa, e de assistência técnica, educacional e social, estes voltados para atividades com cooperados e familiares, colaboradores, entidades e comunidade local.
Outra parte pode retornar diretamente ao cooperado como um cashback: ele recebe de volta um valor proporcional à sua participação na cooperativa. Quanto maior a movimentação financeira e os investimentos, maior pode ser a parte recebida.
O processo assemblear evidencia o comprometimento da Cresol com os princípios do cooperativismo, como a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.
Confira as datas das assembleias
As datas das assembleias da Cresol Vale das Águas PR/MG podem ser encontradas no site cresol.com.br/assembleias e também são divulgadas nos meios de comunicação e redes sociais da cooperativa. Confira o cronograma abaixo:
Paraná:
Cantagalo – 02/02, às 9h00, no Rotary.
Goioxim – 03/02, às 9h00, no Centro do Idoso.
Laranjeiras do Sul – 04/02, às 9h00, na Associação Comercial.
Porto Barreiro – 05/02, às 9h00, no Auditório da Prefeitura.
Candói – 06/02, às 9h00, no Salão da APAE.
Marquinho – 09/02, às 9h00, no Clube do Vovô.
Nova Laranjeiras – 10/02, às 9h00, na Associação Comercial.
Rio Bonito do Iguaçu – 11/02, às 9h00, no piso superior da agência.
Virmond – 13/02, às 9h00, no piso superior da agência.
Minas Gerais:
Patrocínio – 02/03, às 15h00, na ACIP/CDL.
Guimarânia – 02/03, às 19h00, na Agência de Guimarânia.
Monte Carmelo – 03/03, às 9h00, na CDL.
Coromandel – 03/03, às 15h00, no piso superior da agência.
Serra do Salitre – 03/03, às 19h00, no Anfiteatro da Escola Estadual de Serra do Salitre.
Santa Juliana – 05/03, às 14h30, na sede da agência.
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) acontecerá na modalidade virtual, no dia 26 de março, e poderá ser acessada através do link da plataforma Assemblex, disponibilizada para o quadro social.
Sobre a Cresol
Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 20 estados brasileiros.
Com a prorrogação do prazo, os segurados terão mais tempo para identificar e contestar as cobranças irregulares. A contestação é o primeiro passo para que o beneficiário possa, posteriormente, aderir ao acordo de ressarcimento

|
O prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos em seus benefícios foi prorrogado até o dia 20 de março pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão visa garantir o amplo direito dos beneficiários que, desde a última segunda-feira (19), enfrentam instabilidades no Meu INSS.
O INSS vem mantendo contato diário com a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. A Dataprev comunicou ao Instituto que fará uma manutenção que deixará os sistemas indisponíveis entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro.
“Estava previsto para a gente terminar em 14 de fevereiro. Seria o último dia para que os nossos aposentados e pensionistas pudessem requerer. Tendo em vista que tivemos problemas de sistema na semana passada e teremos uma paralisação dos sistemas da Dataprev, para não prejudicar ninguém vamos prorrogar esse prazo até 20 de março”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
CONTESTAÇÃO – Com a prorrogação do prazo, os segurados terão mais tempo para identificar e contestar as cobranças irregulares. A contestação é o primeiro passo para que o beneficiário possa, posteriormente, aderir ao acordo de ressarcimento. Ela pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios.
PODEM ADERIR AO ACORDO OS BENEFICIÁRIOS QUE:
COMO FAZER
NO APLICATIVO MEU INSS:
Não caia em golpes! Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais:
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Uso dos canais oficiais da companhia é a principal forma de evitar prejuízos financeiros
Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia da Cemig mudou. Ela passou a ter um layout diferente, com a cor verde mais vibrante, além de outras mudanças. Essa alteração foi divulgada no site da companhia, em suas redes sociais e na imprensa. Apesar disso, estão circulando informações falsas e tentativas de golpes na internet.
Diante desse cenário, a Cemig reforça o alerta para que os clientes utilizem exclusivamente os canais oficiais da companhia para confirmar cobranças e evitar prejuízos. Atualmente, a forma mais fácil de verificar o valor exato do débito da conta de energia é pelo WhatsApp da empresa, no número (31) 3506-1160. Basta salvar o contato, enviar um “oi” e consultar eventuais pendências financeiras.
Para se certificar que é a conta correta da Cemig, sempre verifique os dados bancários ao realizar o pagamento. O Beneficiário será sempre a Cemig Distribuição S.A (cujo CNPJ é 06.981.180/0001-16). Caso o pagamento seja realizado via PIX, confirme também se a instituição recebedora é o Banco Santander do Brasil S.A. (033).
Segundo o analista de Proteção da Receita da Cemig, João Dornelas, os golpistas costumam abordar clientes com bom histórico de pagamento, o que aumenta a chance de sucesso da fraude.
“Em caso de qualquer dúvida sobre a autenticidade da cobrança, o cliente deve procurar imediatamente os canais oficiais da Cemig para verificar a situação”, orienta.
A verificação pode ser feita pelo site pelo WhatsApp oficial (31) 3506-1160, pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo telefone 116, disponível 24 horas por dia. Caso haja indícios de golpe, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência junto à Polícia Miliar.
Além disso, é importante destacar que há tentativas de fraude envolvendo boletos falsos, ligações de supostos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e códigos de pagamento fraudulentos. Por se tratar de um serviço essencial e recorrente, a conta de luz acaba sendo alvo frequente de estelionatários.
Nova fatura e novo número da unidade consumidora na conta de luz
O novo modelo de fatura é parte do processo de modernização dos sistemas da companhia, e a novidade traz uma linguagem mais simples, melhor organização das informações e destaque para dados essenciais, como valor, vencimento e identificação da unidade consumidora. A conta também passa a contar com QR Code em destaque, facilitando o pagamento via Pix.
Entre os principais pilares da reformulação estão a redução de termos técnicos, a separação mais clara dos conteúdos e o uso de elementos visuais que ajudam o cliente a localizar o que precisa em poucos segundos. A fatura também passa a contar com um QR Code em destaque na área superior, facilitando o pagamento via Pix.
Outra mudança importante é a substituição do tradicional número de instalação pelo novo número da Unidade Consumidora, padronizado nacionalmente conforme determinação da Aneel. O novo código, com 15 dígitos, passa a identificar o imóvel nos canais de atendimento e nas faturas. Durante o período de transição, o número antigo continuará válido por até 12 meses, sem qualquer impacto no valor ou na forma de cálculo da conta de energia.

Rua Pinto Dias, 215 Fale com um de nossos consultores de vendas através do Telefone/Whatsapp: (34)3832-7001 Consulte disponibilidade do produto na loja. www.caixetaautopecas.com.br
A troca das pastilhas de freio é essencial para garantir segurança, eficiência e evitar gastos com danos em outros componentes. Manter o sistema em boas condições assegura frenagens eficientes, maior controle do veículo e tranquilidade ao dirigir.

Segundo a PM, o condutor informou que o ataque estaria relacionado a um desentendimento entre o suspeito e a vítima

Com informações da Polícia Militar
PATROCÍNIO (MG) - A Polícia Militar, via COPOM, foi acionada na manhã de segunda-feira, 26/1/26, por volta das 11h05min, para uma ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro Morada Nova, em Patrocínio.
Segundo informações da PM, testemunhas relataram que ouviram barulhos de tiros na manhã de segunda-feira, 26/1, por volta das 07h00min.
Após o fato, o solicitante saiu para fora da residência e localizou três cápsulas deflagradas de munição calibre 9mm espalhadas pela via pública.
Os militares, durante verificações no local, constataram que os disparos atingiram os muros de duas residências.
A PM buscou imagens de câmeras de segurança nas residências e estabelecimentos, as quais mostraram um VW Gol G4, de cor verde, cujo ocupante efetuava disparos enquanto trafegava pela via, possivelmente contra um Vectra hatch preto.
Ainda através das imagens, verificou-se que o veículo Vectra entrou na Alameda das Perobas, enquanto o Gol não foi mais visto.
Durante patrulhamento, o veículo Vectra foi posteriormente abordado por militares na cidade de Patos de Minas e apresentava perfurações compatíveis com tiros.
Segundo a Polícia Militar, o condutor informou que o ataque estaria relacionado a um desentendimento entre o suspeito e a vítima, mas não quis registrar ocorrência criminal.