
.webp&w=1080&q=75)
UBERLÂNDIA (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros, por meio do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, foram acionados na segunda-feira, 26/10, por volta das 17h28min, para uma ocorrência de afogamento na região conhecida como Poção Azul, no Rio Uberabinha, nas proximidades da BR-050, no município de Uberlândia. A vítima, um homem de cerca de 37 anos, teve o óbito constatado no local pela equipe do SAMU.
Após a chegada dos bombeiros ao local, o corpo foi localizado com oito minutos de buscas na água.
Segundo os bombeiros, a vítima foi encontrada em parada cardiorrespiratória. Seguindo o protocolo, os militares iniciaram imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Após 25 minutos de massagem, chegou ao local a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU. Com a presença do médico, os procedimentos continuaram em conjunto e foram encerrados após cerca de 1 hora e 15 minutos de RCP, quando o óbito foi constatado às 18h38.
De acordo com o SAMU, encontrou uma vítima que já havia sido socorrida pelos bombeiros. O homem estava em uma prancha rígida, às margens do rio, recebendo manobras de reanimação cardiopulmonar. A equipe do SAMU assumiu o atendimento, realizou a intubação orotraqueal e manteve as manobras de reanimação. Durante todo o atendimento, o paciente permaneceu em assistolia.
Participaram da ocorrência as guarnições do CBU, a viatura ASL 10135 e outra guarnição da sede do 5º BBM, além da viatura ASM 9135, do Pelotão Oeste, com apoio do SAMU.
Locais particulares: não são áreas de banho
Os bombeiros reforçam que o Poção Azul e as cachoeiras do Sucupira e do Bom Jardim são áreas particulares. Não são locais de banho nem de lazer autorizado e não possuem guarda-vidas, sinalização de proibição ou estrutura de segurança. A entrada sem autorização nesses locais pode configurar invasão de propriedade.
Mortes registradas em cada local
Os números são dos registros de ocorrência (REDS) do CBMMG, de 2010 a 2026, e incluem o caso registrado nesta segunda-feira.






