# Sociedade

19 de Maio de 2022 às 18:29

Após 2 anos suspensa devido a pandemia, festa em louvor a Santo Expedito é encerrada com sucesso

No sábado os movimentos EJCs Santo Expedito e São Geraldo coroaram Nossa Senhora de Fátima

Foi encerrado no último domingo, 15/05, a festa em Louvor a Santo Expedito o Santo das Causas Urgentes.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

No sábado, 14/05, os movimentos EJCs Santo Expedito e São Geraldo participaram da Santa Missa que foi celebrada pelo padre Olivar Constantino.

A Santa Missa foi sob responsabilidade dos EJCs que na liturgia da palavra leram as leituras Atos dos Apóstolos 14,21b-27, Livro do Apocalipse de São João 21,1-5a e o evangelho de São João 13,31-33a.34-35 do 5° domingo da Páscoa.

No final da Santa Missa os jovens prestaram homenagem a Nossa Senhora a coroando.

Após, o padre e os fiéis rezaram o 9° e último dia da Novena a Santo Expedito.

No domingo 15/05, a Comunidade teve uma programação especial com almoço e missa e procissão e barraquinha.

O almoço teve presença de diversos fiéis na Igreja.

A Santa Missa foi celebrada pelo pároco Olivar Constantino e teve como presença a banda Abel Ferreira.

No final da Santa Missa realizada a procissão após 2 anos sem a acontecer, devido a pandemia.

A barraquinha teve saldo positivo e com muitos fiéis ali presentes.

4 de Maio de 2022 às 12:08

Após reforma, agência do Sicoob Coopacredi de Coromandel é reinaugurada

Presidente Celio conta que dar mais comodidade aos cooperados motivou a reforma

A agência do Sicoob Coopacredi de Coromandel está de cara nova após uma reforma que deixou o prédio mais moderno, bonito e confortável. A reinauguração aconteceu na manhã desta segunda (02/05), em cerimônia dirigida pelo Presidente do Conselho de Administração Celio Machado de Castro. 

O evento contou com a presença do Prefeito de Coromandel Fernando Breno Valadares Vieira, do Presidente da Câmara Municipal Wilson Marra de Oliveira, dos Conselheiros de Administração Eduardo Caixeta, Fernando Vieira e Julio da Silveira, dos Conselheiros Fiscais Efetivos Márcio França, Maria Marlene e Rubstein de Carvalho, do Conselheiro Fiscal Suplente Raphael Romão, do Diretor de Negócios Givago de Paiva, do Diretor de Gestão de Riscos Otávio Alves, do Diretor Administrativo Simeão Honório, de outras autoridades municipais, representantes de instituições, empresários, imprensa, convidados, empregados e cooperados.

A abertura foi feita na área externa, com o descerramento da fita inaugural pelo Presidente Celio, Prefeito Fernando e Conselheiros. Em seguida, o Conselho de Administração fez a entrega de um veículo zero quilômetro para uso da equipe da agência.

O Padre Rui César Mendonça fez as bênçãos das instalações e já no interior da agência foi feito o descerramento da Placa de Reinauguração, realizado pelo Presidente Celio, Prefeito Fernando e Conselheiro Julio (representante de Coromandel no Conselho de Administração). 

A gerente Fernanda apresentou a equipe da agência local. Em seguida, vieram os pronunciamentos do Presidente e Prefeito. Foi exibido o filme dos 30 anos e o encerramento foi com um café da manhã. 

"Os cooperados de Coromandel estão sempre ao nosso lado. Nada mais justo que reformar nossa agência e dar a eles ainda mais comodidade, dentro dos padrões das agências do Sicoob a nível nacional. Sou natural de Coromandel e tenho pela cidade um carinho enorme, além de muita gratidão pelo apoio que a comunidade sempre nos deu. É um dia de grande alegria", comenta Celio de Castro.

As atividades do Sicoob Coopacredi no município foram iniciadas em 2005, sendo que o prédio atual foi inaugurado em 2012 e agora reinaugurado após a reestruturação.
(André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi)

29 de Abril de 2022 às 10:02

Celebrada a Santa Missa em comemoração aos 15 anos do 46° BPM

A Santa Missa aconteceu no auditório do 46° BPM.

Foi celebrada na noite de quarta-feira, 28/04, a Santa Missa em comemoração dos 15 anos do 46° BPM.

A Santa Missa aconteceu no auditório e foi celebrada pelo padre Fabiano, reitor do Seminário Menor que é filho do sargento Daniel, que serviu em Patrocínio por muitos anos e que hoje se encontra na reserva.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A celebração teve início com a entrada dos ministros, coroinhas e policiais com a bandeira do Batalhão.

A Santa Missa teve presença do comandante Tenente Coronel Sócrates e o subcomandante major Ferreira, de militares da ativa e reserva, delegado da Polícia Civil, famílias e também dos seminaristas.

As leituras do dia foram Atos dos Apóstolos 5,17-26 e o Evangelho São João 3,16-21, onde fala que Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.

O padre abordou em sua homilia falando das trevas e a Luz,  que uma pessoa estivesse trancada dentro de um quarto totalmente escuro, com todas as janelas e as portas fechadas e que essa pessoa estivesse absolutamente suja e imunda, embora estivesse assim naquela escuridão, não se dá conta da própria sujeira, mas então se lhe abre uma fresta de uma janela ou de uma porta e pouco a pouco vão abrindo as janelas e gradativamente a luz vai tomando conta daquele espaço a medida que a luz vai adentrado. E Jesus diz que ele é Luz do mundo a Luz que vence as trevas do pecado e da morte, quanto mais caminhamos e aproximamos desta Luz que é Jesus também vamos nos dando conta daquilo que está em nós e que muitas vezes não é bom, vamos nos dando conta das nossas limitações, fragilidades e dos nossos erros. E quando caminhamos ao contrário dessa luz em direção às trevas, vamos percebendo daquilo que está em nós e precisa ser modificado.

O sacerdote durante a Missa aspergiu água benta nos militares e deu a benção.

O padre consagrou a Eucaristia.

Os fiéis comungaram o Corpo e Sangue de Cristo.

O comandante o Tenente Coronel Sócrates agradeceu a presença de todos, o padre Fabiano, os militares, familiares e toda a comunidade ali presente.

No final os militares e familiares pousaram para a foto com o padre.

28 de Abril de 2022 às 13:33

Solenidade é marcada por homenagens que comemoram os 15 anos do 46º Batalhão

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Décima Região de Polícia Militar, Coronel André de Oliveira Coli,

Na manhã de quarta-feira, 27/04, foi realizada uma solenidade na Sede do 46º Batalhão de Polícia Militar em comemoração ao seu aniversário de 15 anos.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Décima Região de Polícia Militar, Coronel André de Oliveira Coli, e contou com presenças, dentre elas várias autoridades dos municípios que integram a área de responsabilidade territorial do 46º BPM.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O Comandante da 10ª RPM prestou a continência regulamentar ao veterano mais antigo presente na solenidade, o 1º Sgt QPR João Ferreira Fontes, incluído na PMMG no dia 09 de agosto de 1957.

Para abrilhantar ainda mais o evento, houve a participação da Banda de Música da 10ª RPM, sob a regência do 1º Tenente Músico Cleuber Luiz de Melo.

A solenidade contou com a presença dos militares do Corpo de Bombeiros de Patrocínio.

Durante o ato solene, foram realizadas homenagens, reconhecimentos e condecorações, sendo iniciado com a entrega da Medalha de Mérito Militar, que é destinada a galardoar os servidores da ativa.

No total, foram 12 militares condecorados nesta data com a medalha de mérito militar grau bronze, que é concedida ao militar somente quando este alcança a marca de expressivos 10 anos de relevantes serviços prestados para a sociedade.

Posteriormente, foi realizada a entrega do Prêmio Sentinela do Cerrado, que foi instituído através do memorando nº 5003, de 03 de abril de 2017, com a finalidade de homenagear autoridades e personalidades militares e civis, além de organizações e entidades que contribuem ou contribuíram, de maneira ímpar, para o engrandecimento  e fortalecimento do 46º BPM.

Na oportunidade, foram homenageados com referido prêmio o Major Divaldo Nestor da Silva, o 1º Tenente Kayro Henrique Gimenes Nunes e o 2º sargento João Alves de Souza Neto. 

E como valorização e reconhecimento ao público interno, o comandante do 46º BPM, Tenente Coronel Sócrates Queiroz Caixeta, concedeu certificado de destaque profissional a militares e servidores civis, que se sobressaíram no desempenho de suas funções no primeiro semestre de 2022, totalizando 20 agraciados.

O comandante do 46º BPM fez o uso da palavra agradecendo as diversas parcerias que apoiam a PMMG, citando poder executivo e legislativo, órgãos do sistema de defesa social, entidades e demais parceiros, cujas ações unem esforços em prol da segurança pública.

Por fim, o comandante da 10ª RPM pronunciou parabenizando o 46º BPM, dizendo que até aqui seus integrantes se comprometeram e dedicaram ao serviço policial militar, honrando os feitos de nossos veteranos do passado, porém, advertindo que isso aumenta ainda mais a responsabilidade de cada um, no sentido de buscar a excelência e continuar prestando serviços de qualidade para toda comunidade por mais 247 anos, tempo de existência que a Polícia Militar de Minas Gerais estará completando em 09 de junho de 2022.

27 de Abril de 2022 às 12:17

Inaugurada a Galeria de Veteranos do 46º Batalhão e prestadas homenagens

Na solenidade foi descerrada uma placa com a foto do 1° sargento veterano 0249177 João Ferreira Fontes.

Na manhã desta terça feira, 26/04, na sede do 46º BPM, com a presença do Comandante da UEOp, Tenente Coronel Sócrates Queiroz Caixeta, do Subcomandante, Major Vilmar da Silva Ferreira, de militares da ativa e veteranos da reserva altiva da PMMG.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Na inauguração da Galeria de Veteranos estiveram presentes ex comandantes do Sentinela do Cerrado, coronéis Jarbas de Souza Silva e Jabes Andrade Campos e o major Libério.

A solenidade contou com familiares e demais autoridades civis onde foi realizada a inauguração da Galeria de Veteranos do 46º BPM.

Na solenidade foi descerrada uma placa com a foto do 1° sargento veterano 0249177 João Ferreira Fontes. O homenageado entrou para a PM em 09 de agosto de 1957 e se aposentou em 18 de junho 1986.

João Ferreira Fontes foi o militar mais antigo presente na solenidade.

O 46° BPM dentro dos seus 15 anos e como uma forma de enaltecer os heróis do passado, a Galeria de Veteranos materializa a homenagem do Sentinela do Cerrado a todos os militares que prestaram relevantes e leais serviços à PMMG e serviram a comunidade na área do 46º BPM e hoje estão no seleto grupo dos Veteranos.

O ex-comandante coronel Jarbas discursou e falou da importância dos veteranos e também dos atuais.

A ideia da Galeria de Veteranos surgiu com uma comissão composta pelo tenente coronel Caixeta que foi idealizador e os tenentes Dornelas e Benicio, sargento Amanda, cabos Severo e Rhael, soldados Paula, Ávila e Oliveira, segundo o comandante tenente coronel Socrates.

Na solenidade, o comandante destacou a importância dessa comissão e ali cumprimentou o tenente Dornelas, sargento Amanda e os soldados Paula Ávila e Oliveira.

Segundo o 46° BPM, essa homenagem realizada está inserida nas atividades comemorativas alusivas ao 15º aniversário do 46º BPM, nosso aguerrido "Sentinela do Cerrado".

Em nota o comando da PM parabenizou os Veteranos e homenageados.

25 de Abril de 2022 às 18:03

Realizada com muita devoção a Festa da Divina Misericórdia na Igreja Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia teve uma programação de muita oração e louvor para celebrar a festa.

Foi celebrada pelo Padre Antônio Lemos (Toninho) na noite de domingo, 24/04, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Festa da Divina Misericórdia que acontece no 2º Domingo da Páscoa após a Ressurreição de Jesus Cristo. Foi colocado durante o encontro que Santa Faustina em seu Diário relatou ter recebido instruções de Jesus, através de aparições, para que desse a conhecer ao Mundo a Sua Misericórdia.

A Paróquia teve uma programação de muita oração e louvor para celebrar a festa.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A programação iniciou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o Terço da Divina Misericórdia, com a presença do Apostolado da Oração e também fieis.

A Santa Missa aconteceu no período da tarde iniciando com a procissão de entrada feita pelo sacerdote, ministros, coroinhas e um casal que levava o quadro de Jesus Misericordioso.

O sacerdote abençoou a água e aspergiu nos fieis.

As leituras do dia foram Atos dos Apóstolos 5,12-16, Livro do Apocalipse de São João 1,9-11a.12-13.17-19 e o evangelho de São João 20,19-31, onde Jesus aparece aos apóstolos e se deparada com a dúvida de Tomé.

Os fieis comungaram o Corpo e Sangue de Cristo.

O Padre abençoou alguns quadros de Jesus Misericordioso que fiéis haviam levado para a celebração.

25 de Abril de 2022 às 13:47

Confira como foi a Quarta Corrida de Rua do 46º Batalhão de Polícia Militar

O 46º BPM, além e proporcionar um grande evento em prol do esporte e lazer, ainda teve a oportunidade de contribuir com o importante trabalho social realizado pelo Hospital do Câncer de Patrocínio.

Foi realizada na manhã de domingo, 24/04/22, a Quarta Corrida de Rua do 46º Batalhão de Polícia Militar, que teve uma marca expressiva de 395 inscritos. A largada foi às 08h00min e os corredores seguiram seus respectivos percursos de 05 ou 10 km.

A IV Corrida do 46º BPM teve premiação geral até o 5º lugar, tendo os atletas recebido troféus e medalhas. Também houve premiações por categorias até o 3º lugar, simbolizada por medalhas de ouro, prata e bronze.

A PM ressalta que participaram da corrida, atletas de diversas cidades do Estado.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A corrida teve a participação de corredores da APAE, inclusive de dois cadeirantes, que subiram ao pódio para receberem uma medalha especial pela participação.

A entrega das medalhas contou com a participação do Comandante do 46º BPM, autoridades políticas, chefe de instrução do TG 04-020 Subtenente Adriano, dentre outras pessoas da sociedade, colaboradores e patrocinadores.

A Corrida do Batalhão, repetindo sucessos anteriores, segundo a PM superou e muito corridas renomadas da região. Sendo elogiada pelos atletas e suas famílias, que também estiveram presentes torcendo pelos competidores e aproveitando a manhã super agradável. As crianças tiveram o espaço kids e aproveitaram os brinquedos, pipoca e algodão doce.

A Comissão organizadora do evento, presidida pelo 1º tenente Corrêa, foi muito elogiada, principalmente quanto a organização e pontualidade, deixando nas pessoas ali presentes a vontade de participar novamente da próxima corrida organizada pelo 46º BPM.

O 46º BPM, além e proporcionar um grande evento em prol do esporte e lazer, ainda teve a oportunidade de contribuir com o importante trabalho social realizado pelo Hospital do Câncer de Patrocínio. A renda da corrida foi destinada ao referido Hospital, tendo o Cmt do 46º BPM passado às mãos da superintendente Andréia Ribeiro, um cheque simbólico no valor de R$10.782,00.

Veja a classificação

 Masculino dos 05 KM

1° lugar Sebastião José dos Santos 37 anos; tempo (17:58).

2° lugar Leandro Fernandes Gonçalves 39 anos; tempo (18:13).

3° lugar Paul Luck Marques Barcelos 36 anos; tempo (18:14).

4° lugar Júlio Cesar Fonseca 46 anos; tempo (18:24).

5° lugar Samuel Braz Ribeiro 52 anos; tempo (18:53).

Masculino 10 Km

1° lugar Cleidson Conceição Pereira idade 40 anos tempo ( 34:17).

2° lugar Edson Soares Perreira idade 50 anos; tempo (37:55).

3° Ivan Perreira Texeira idade 45 anos; tempo (38:08).

4° Jóse dos Reis Brito idade 55 anos tempo (38:34).

5° lugar Wendrei Eder Honorato idade 39 anos; tempo (38:39).

Feminino 05 Km

1° lugar Marcela Eduarda Corrêa Souza idade 36 anos tempo (21:37).

2° lugar Roberta Fernandes idade 19 anos tempo (22:14)

3° lugar Silvânia Elaine Rodriques da Silva idade 51 anos tempo (23:54).

4° lugar Amanda Caixeita de Oliveira idade 26 anos tempo (24:26).

5° lugar Elizabete Nunes de Oliveira idade 33 anos tempo (25:17).

Feminino 10 Km

1° Jéssica dos Santos Vieira idade 43 anos tempo (41:41).

2° lugar Lucielle Fenandes idade 24 anos tempo (44:41).

3° lugar Maria Leomar Leite Miranda idade 38 anos tempo (46:34).

4° lugar Rose Lacerda Medeiros 58 anos tempo ( 51:37).

5° lugar Mariani Cardoso Teixeira Marques idade 37 anos tempo (51:37).

20 de Abril de 2022 às 17:57

Igreja de Santo Expedito recebeu fiéis em devoção ao padroeiro das causas urgentes

A festa e as novenas de Santo Expedito não ocorreram devido a Semana Santa, porém serão realizados nos dias 06 a 15 de maio 2022.

Aconteceu na noite de terça-feira, 19/04, a Missa em Louvor a Santo Expedito na comunidade que leva o mesmo nome do santo que é conhecido como o Santo das Causas Urgentes.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A Santa Missa foi celebrada pelo padre Olivar Constantino dentro da Oitava de Páscoa.

A celebração contou com a participação de ministros, coroinhas, festeiros, movimentos e fiéis.

As leituras do dia foram Atos dos Apóstolos 2,36-41 e o evangelho de São João 20,11-18. O padre abordou sobre a aparição de Jesus para Maria Madalena que estava de fora do túmulo chorando e que não havia compreendido sobre a Ressurreição e falou que isso acontece com os fiéis ali presentes sobre a morte e que o final será a alegria e a Ressurreição para eles que creem.

O sacerdote abordou sobre a história do Santo padroeiro e relacionou sobre Maria Madalena sobre reconhecer Jesus na Eucaristia e também no irmão que está sofrendo e anunciar ele.

Após a homilia o pároco consagrou a Eucaristia.

Os fiéis comungaram o Corpo e Sangue de Cristo.

Após o padre chamou Itamar Cândido Rosa que celebrava seus 87 anos de vida e parabenizou o fiel.

Os ministros queimaram os pedidos de oração que foram colocados pelos fiéis antes da Santa Missa.

O padre fez uma breve procissão com o Santíssimo Sacramento onde os fiéis tocaram em Jesus Sacramentado.

Após a Santa Missa o padre deu a benção com o Santíssimo Sacramento.

Os fiéis também receberam água benta.

A festa e as novenas de Santo Expedito não ocorreram devido a Semana Santa, porém serão realizados nos dias 06 a 15 de maio 2022.

20 de Abril de 2022 às 14:20

Celebrações e eventos comemoraram a páscoa nas comunidades pertencentes as paróquias São José e São Geraldo

A Igreja Católica celebrava a Ressurreição de Jesus Cristo.

Fotos: Patrocínio Online e Pascom Paróquia São Geraldo

As Comunidades de Santo Antônio e Santo Expedito pertencentes as paróquias São José e São Geraldo realizaram no último domingo, 17/04, um café da manhã e Almoço de Páscoa. A Igreja Católica celebrava a Ressurreição de Jesus Cristo.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Na comunidade Santo Antônio pertencente a Paróquia São José a programação de Páscoa foi iniciada com a Santa Missa que foi celebrada pelo vigário Rogério Bougleux.

Após a Santa Missa, os fiéis ali presentes puderam saborear o delicioso café preparado pela comunidade.

A comunidade Santo Expedito pertencente a Paróquia São Geraldo realizou um almoço de Páscoa para os fiéis e toda comunidade.

A programação de Páscoa foi iniciada com a Santa Missa celebrada pelo padre Olivar Constantino.

Após a Santa Missa aconteceu o almoço que é organizado pela comunidade após 2 anos. O almoço já está na sua 5ª edição.

O almoço foi servido pelos adolescentes do EAC, pastorais e movimentos.

16 de Abril de 2022 às 15:20

Saiba e veja como foi as celebrações e procissões da sexta-feira da Paixão em algumas paróquias de Patrocínio

Ressalta-se que Sexta-Feira da Paixão é o único dia do Ano que não se celebra a Santa Missa.

Em continuação a programação da Semana Santa, a última sexta feira, 15/04 foi bastante movimentada para os Católicos das seis Paróquias de Patrocínio, com diversas atividades no dia.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Dando prosseguimento, a Adoração da Santa Cruz às 15h00m que é o horário da Misericórdia, o mesmo que Jesus morreu por todos nós.

A nossa equipe de Reportagem esteve na Paróquia São José registrando os momentos.

Ressalta-se que Sexta-Feira da Paixão é o único dia do Ano que não se celebra a Santa Missa.

O Administrador Paroquial Frei Romero acompanhado de um seminarista se encaminhou para a porta da igreja recebendo a Cruz e fizeram uma procissão dentro da igreja em direção ao presbitério e o Padre levantando a Cruz e dizendo durante o trajeto “Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Vinde adoremos”.

Devido a pandemia o beijo da Santa Cruz não ocorreu, porém fieis adoraram.

E a noite na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, realizada a tradicional Procissão de Nosso Senhor Morto, acompanhada por milhares.

Foi executado o canto de Verônica e logo após a procissão.

Após realizada a tradicional procissão pelas as ruas do Centro da cidade, chegou na Igreja Matriz e os fiéis veneravam a Imagem de Jesus Cristo morto e Nossa Senhora das Dores.

16 de Abril de 2022 às 14:49

Garagem da Oração realizou na manhã de sexta-feira 15/04, no Cristo Redentor a Via Sacra

Os fiéis seguiram as meditações da Campanha da Fraternidade 2022.

Fotos: Garagem da Oração

A Garagem da Oração realizou na manhã de sexta-feira 15/04, no Cristo Redentor a Via Sacra que teve como diretor espiritual durante as Estações, o padre Olivar Constantino.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A Via Sacra teve a participação de fiéis, e os movimentos da cidade.

A Via Crucis que é uma prática da piedade onde os fiéis recordam os passos feitos por Jesus durante sua caminhada para a crucificação teve momentos de orações e meditações.

Os fiéis seguiram as meditações da Campanha da Fraternidade 2022.

No final o padre deu a benção aos fiéis.

16 de Abril de 2022 às 13:28

Veja e saiba como foi a Missa de Lava Pés nas 6 paróquias de Patrocínio

Os sacerdotes repetiram o gesto de Jesus Cristo na Última Ceia.

A Missa de Lava Pés aconteceu no dia 14/04, sempre na quinta-feira Santa, véspera da "Paixão" de Cristo nas Igrejas "Matriz" e outras igrejas, de acordo com a disponibilidade de sacerdotes, das seis paróquias católicas da cidade.

Os sacerdotes repetiram o gesto de Jesus Cristo na Última Ceia.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Na Paróquia São José, o Frei Romero que é administrador paroquial lavou os pés dos educadores e também seguiu a proposta da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fala com sabedoria, ensina com amor".

Na Paróquia São João Paulo II, o pároco Edgar Caixeta lavou os pés de membros da Catequese.

Na Paróquia São Damião de Molokai, o padre Silvano lavou os pés de membros de pastorais e movimentos sendo eles Ministros, Catequese, Terço dos homens, Pastoral da saúde, leigos, ECC, EJC, EAC, Apostolado da oração, liturgia (corais), dízimo e vicentinos.

Na Paróquia Santa Terezinha, o pároco José Ronaldo lavou os pés de fieis que tiveram perdas de familiares pela covid-19.

Na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, a Missa aconteceu na Igreja Santa Luzia, e o pároco Geraldo Magela lavou os pés de 12 membros da comunidade representando os discípulos, repetindo o gesto de Cristo naquela última ceia.

Já na Paróquia São Geraldo, na Igreja de Santo Expedito, o pároco Olivar Constantino realizou ato que representa a humildade do senhor, nos profissionais da saúde, professora, membros de movimento.

Em ambas as paróquias tiveram momentos de comunhão e adorações ao Santíssimo Sacramento.

Leitura do evangelho (João 13:1-15) que apresenta o momento que Jesus lava os pés dos discípulos

«Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, como o Diabo havia já havia posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo pusera nas suas mãos, e que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da mesa, tirou as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se; depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Chegando a Simão Pedro, perguntou-lhe este: Senhor, tu a mim me lavas os pés? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas entendê-lo-ás mais tarde.

Disse-lhe Pedro: Não me lavarás os pés jamais. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Aquele que já se banhou, não tem necessidade de lavar senão os pés, porém está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele conhecia aquele que o havia de trair; por isso disse: Não estais todos limpos. Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as suas vestes e, pondo-se de novo à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre, e Senhor, e dizeis bem; porque eu o sou. Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros; porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim façais vós também. » (João 13:1-15).

Confira a programação da Semana Santa nas 06 Paróquias Católicas de Patrocínio (MG)

Paróquia São João Paulo Ii

Sábado Santo: Vigília Pascal - 16/04

09h: Devoção das Sete Dores de Maria na Igreja Matriz São João Paulo II.

Responsável Catequese

19h30: Solene Celebração da Ressurreição de Jesus na Igreja matriz São João Paulo II.

Domingo de Páscoa – 12/04

Cristo Ressuscitou

08h: Missa na Igreja São Sebastião

09h30min: Missa na Igreja N.Sra. da Abadia

19h: Missa Igreja matriz São João Paulo II

Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

16 de Abril- Sábado Santo

19h00min- Solene Celebração da Vigília Pascal na Matriz.

19h00min - Solene Celebração da Vigília Pascal na Igreja Santa Luzia. *Trazer velas

17 de Abril- Domingo de Páscoa

06h30min - Procissão da Ressurreição e benção das flores, na Matriz

07h00min - Missa na Matriz

09h00min - Missa na Igreja Santa Luzia

15h00min - Missa na Capela São Vicente

18h00min - Missa na Igreja Santa Luzia

19h30min - Missa na Matriz

Paróquia São José 

Dia 16/04/2022– Sábado Santo – Vigília Pascal.

19h 30min – Celebração Eucarística – Matriz São José - participação de todas as comunidades (Missa campal – Pátio da igreja)

Dia 17/04/2022 – Domingo – Páscoa do Senhor

7h30min – Celebração Eucarística –igreja Santo Antônio (Logo após café da Páscoa partilhado).

09h – Celebração Eucarística –igreja São José (Páscoa com as crianças).

09h – Celebração Eucarística – Com. São Cristóvão.

10h 30min - Celebração dos batizados - igreja Matriz São José.

19h – Celebração Eucarística - Comunidade Santo Antônio

19h – Celebração Eucarística –igreja Matriz São José

Dia 23/04/2022 – Sábado

16h – Celebração Eucarística – Páscoa dos enfermos e idosos com a Unção dos Enfermos – igreja Matriz São José

Paróquia São Geraldo 

Sábado Santo – 16 de abril

19hs – Vigília Pascal na Igreja São Geraldo

21:30hs – Vigília Pascal na Igreja Santo Expedito

Domingo de Páscoa – 17 de abril

5hs – Procissão da Ressurreição e Santa Missa de Páscoa na Igreja São Geraldo, Trazer Flores (Café da manhã de confraternização)

8hs – Santa Missa de Páscoa na Igreja São Geraldo

9:30 – Santa Missa de Páscoa na Igreja Santo Expedito

11:00 – Almoço de confraternização

19hs – Santa Missa de Páscoa na Igreja São Geraldo

Paróquia São Damião de Molokai

Sábado Santo - 16 de Abril

Solene Vigília Pascal

19h - Caxambu

19h - Imaculada Conceição

19h - São Judas

19h - N. Sra. Aparecida - Martins

19h30 - N. Sra. de Fátima

Domingo de Páscoa - 17 de Abril

7h30 - N. Sra. de Fátima

9h - Imaculada Conceição

9h - Samambaia

9h30 - N. Sra. Aparecida - Martins

10h - N. Sra. de Fátima

15h - Dourados

15h - Puladouro

17h30 - N. Sra. de Fátima

19h - São Judas

19h30 - N. Sra. de Fátima

De 18 a 24 de Abril - Novena da Divina Misericórdia às 15h - Igreja N. Sra. de Fátima.

24 de Abril - 15h - Adoração ao Santíssimo - Igreja N. Sra. de Fátima.

17h30 - Missa Solene da Divina Misericórdia - Igreja N. Sra. de Fátima.

Paróquia Santa Terezinha

DIA 16 Sábado Santo (OBS: trazer Água e vela)

18:30h: Celebração da Vigília Pascal na Igreja Matriz Santa Terezinha

18:30h: Celebração da Vigília Pascal na Igreja São Francisco

DIA 17 Domingo da Ressureição Gesto Concreto: Trazer alimentos não perecível)

8 horas: Igreja São Francisco

9 horas: Igreja Santa Terezinha

9 horas igreja Nossa Senhora Aparecida

10horas: Igreja Nossa Senhora do Rosário

10 horas igreja Santa Edwiges

16 de Abril de 2022 às 11:54

Depois de dois anos encenação da Paixão de Cristo volta a acontecer com inovações

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Após dois anos sem ser realizada devido a covid-19, aconteceu na última quarta-feira, 13/04, a Encenação da Paixão de Cristo na praça da Igreja Santa Luzia.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O evento que foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A encenação contou com a participação de mais de 80 pessoas na composição de elenco e de um grande número de espectadores que vieram prestigiar o momento.

Em 2022, além do espetáculo contar com elementos de teatro e música, houve também a incorporação da dança como outro componente cênico com os alunos do Studio Angélica Fonseca.

A encenação teve a apresentação da cantora Barbara Costa que cantou Se eu quiser falar com Deus  canção de Gilberto Gil.

Outra novidade a presença dos corais: Vozes (regido pela maestrina Junia Chagas do Conservatório Municipal) e Patrocínio Em Canto (regido pelo maestro Valter Pires).

Os grupos fizeram o encerramento do espetáculo, juntamente com Isabelle Tobal (aluna do Conservatório Municipal) e o restante do elenco.

12 de Abril de 2022 às 10:51

FENACAFÉ é encerrada com saldo positivo

A festa foi realizada de forma gratuita pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sindicato Rural de Patrocínio.

Com um público de 131 mil pessoas nos cinco dias de festa número contabilizado pela Polícia Militar e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes foi encerrada com sucesso na noite de domingo 10/04, a terceira edição da Festa Nacional do Café de Patrocínio, a FENACAFÉ 2022, realizada de forma gratuita pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sindicato Rural de Patrocínio.

O Prefeito Deiró Marra comemorou o sucesso da festa e ressaltou que a boa organização e o grande investimento em segurança foram fatores essenciais que permitiram que o público aproveitasse o evento “Fizemos a melhor festa possível e atingimos a nossa meta que era de promover a nossa cidade e demonstrar o carinho com o povo de Patrocínio, além disso, recebemos muitos visitantes de cidades vizinhas o que nos deixa muito felizes. Poder realizar um evento com a natureza deste organizado e com uma grande atuação na segurança da festa nos enche de orgulho, tenho certeza que no ano que vem a nossa festa será ainda maior” celebrou o prefeito.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Apesar de diversos furtos no show do Gusttavo Lima, as equipes de segurança de Patrocínio, São Paulo e a Polícia Militar fizeram uma boa segurança no evento.

Destacando a equipe de brigadistas e bombeiro civil de Patrocínio e São Paulo, os laçadores, que estiveram de fronte com o touro na sexta-feira, 09/04 no acidente que deixou 14 feridos.

Vale ainda destacar os socorristas do Samu, Corpo de Bombeiros, UTI Móvel e a Secretária Municipal de Saúde.

Somente nos últimos dois dias de festa 77 mil pessoas passaram pelos portões do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, e puderam assistir shows com as duplas, Bruno & Marrone, João Bosco & Vinícius e George Henrique & Rodrigo, curtir o Rodeio Mirim que teve como campeão Kauan Henrique de 7 anos e no profissional organizado pela Fivela de Prata, o patrocinense Vínicius Arcanjo de Freitas, além de prestigiar a Feira Comercial, Feira de Agronegócios, movimentação de barracas, praça de alimentação, parque de diversões e boate.

No show de George Henrique e Rodrigo a dupla chegou a cantar 1 hora a mais de show como combinado.

11 de Abril de 2022 às 14:29

Desafio Amapar de Mountain Bike; Evento reúne clubes de jipeiros, ciclistas e visitantes em Serra do Salitre

A largada do Desafio Amapar de Mountain Bike aconteceu logo cedo, reunindo 232 competidores nos percursos longo e reduzido.

Serra do Salitre foi ponto de encontro dos amantes do turismo de aventura, neste final de semana. O Desafio Amapar de Mountain Bike, realizado pela Amapar, em parceria com a Prefeitura Municipal, teve dois dias de programação e foi aberto com o Encontro de Jipeiros na manhã de sábado (09), com participação de mais de 70 participantes, de vinte cidades da região.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Paralelo ao Encontro de Jipeiros, a Prefeitura Municipal montou na Praça Dr. Wanderley, uma grande estrutura com atrações musicais, barracas de artesanato e praça de alimentação para receber toda população e o público visitante, nos dias de evento. Responsável pela organização do evento, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Serra do Salitre, através do diretor, Caíque Fernando, lembrou que o Encontro de Jipeiros veio para engrandecer ainda mais o evento e mostrar que a cidade tem um cenário propício para este tipo de esporte, atraindo cada vez mais, praticantes do turismo de aventura.

 

No domingo, a emoção foi sobre duas rodas. A largada do Desafio Amapar de Mountain Bike aconteceu logo cedo, reunindo 232 competidores nos percursos longo e reduzido. Após a prova, a premiação em dinheiro foi para os primeiros colocados na categoria geral. Todos os competidores receberam a medalha de participação e a premiação foi entregue pelo prefeito Joca Silveira, juntamente com o prefeito de Patos de Minas, presidente da Amapar, Luís Eduardo Falcão.

10 de Abril de 2022 às 14:16

João Bosco e Vinicius e George Henrique e Rodrigo encerram a noite de shows da FENACAFÉ 2022

Confira como foi a última noite de shows da Fenacafé 2022

Foi encerrada com chave de ouro a programação de shows da 3ª edição da Fenacafé 2022.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A programação da festa começou com o Rodeio Mirim e também profissional.

No rodeio aconteceram "montarias" espetaculares que levaram o público aplaudir.

Antes de começar o show, George Henrique que faz dupla com Rodrigo chegou de Van e escoltado por militares do Tático Móvel, desceu do veículo e antes de ir para o Camarim pediu para tirar fotos com a equipe policial.

A primeira dupla a entrar no palco foi João Bosco e Vinicius que atendeu os seus fãs e imprensa.

A dupla sertaneja cantou seus sucessos: Bloqueia Eu, Deixaria Tudo, Chora me Liga e dentre outros.

Durante o show os cantores chamaram George Henrique e Rodrigo no palco para cantarem juntos mostrando a união dos sertanejos.

Após o show de João Bosco e Vinicius foi o de George Henrique e Rodrigo que também atendeu os fãs e a imprensa.

A dupla animou o público.

O cantor George Henrique teve uma atitude louvável ao chamar uma vendedora de rosas em cima do palco e comprar as suas flores após a comerciante jogar uma flor para ele. Os artistas deram cerveja a ela.

A dupla cantou seus principais sucessos.

No show teve o boteco com a participação de João Bosco que faz dupla com Vinicius que beberam, brincaram e alegraram o público.

E durante o boteco eles deram cachaça para alguns fãs que quiserem beber.

10 de Abril de 2022 às 13:35

Confira como foi a 3ª edição da cavalgada da FENACAFÉ

Essa foi a 3ª edição da cavalgada

Foi realizada na manhã de sábado, 09/04/22, a 3ª edição da cavalgada da FENACAFÉ, que este ano prestou homenagem póstuma a Marcelo Malagolli, filho do presidente do Sindicato Rural Marconi Malagolli e irmão do vereador Thiago Malagolli e Fernanda Malagoli, que morreu vítima de acidente de trânsito.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A cavalgada seguiu por diversas ruas de Patrocínio, passando no centro da cidade e retornando ao Centro de Exposições Agropecuárias Brumado dos Pavões.

Concluída cavalgada, foi prestada uma homenagem aos familiares de Marcelo Malagolli e a sua memória.

Após, foi servido um delicioso almoço e o show com a dupla patrocínense Aldato e Adriano.

10 de Abril de 2022 às 10:14

Com grande público, rodeio e Bruno e Marrone foram algumas das atrações da Fenacafé na sexta-feira

No Rodeio teve grandes montarias e também momentos preocupantes, quando aconteceram dois acidentes

Foi realizada na sexta-feira, 09/04/22, a 3ª Noite da Fenacafé com Rodeios, Show com Bruno e Marrone e Boate com a dupla Matheus Ferraz e Thiago e Dj Larissa Serqueira no Parque de Exposições.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

No Rodeio teve grandes montarias e também momentos preocupantes, quando aconteceram dois acidentes, um durante uma montaria onde o peão precisou ser atendido pelo Samu e outro onde o boi acabou pulando a cerca, quando 14 pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Samu, UTI Móvel, Corpo de Bombeiros, Ambulância da Prefeitura Municipal de Patrocínio, Brigadistas de Patrocínio.

Após o Rodeio teve o show com a dupla Bruno e Marrone que cantou seus sucessos, como: Choram as Rosas, Vida Vazia, Dormi na Praça dentre outros.

No show da dupla teve a participação de Enzo Rabelo filho do cantor Bruno que contou Tijolinho, Perfeitinha dentre outros.

Na boate duas atrações sendo a dupla patense Matheus Ferraz e Thiago e a DJ Larrisa Serqueira.

A dupla atendeu os fãs após o show na boate.

A boate estava lotada de pessoas.

8 de Abril de 2022 às 15:52

Segunda noite da Fenacafé muito movimentada com abertura dos rodeios e show com Jads e Jadson

Após o rodeio teve o show com a dupla Jads & Jadson que atendeu os fãs no Camarim.

Aconteceu na noite de quinta-feira, 07/04/22, abertura das provas do Circuito Fivela de Prata de Rodeio da Fenacafé 2022, que seguirá até domingo.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O Rodeio que contou com autoridades como prefeito Deiró Marra, presidente Marconi Malagolli, presidente da Câmara Municipal e autoridades civis que foram convidados pelo locutor de rodeios Johny Barretos.

A abertura do Rodeio contou com momentos muito marcantes de Oração, além também do Desafio do Bem do Hospital do Câncer.

O evento conta com a participação de 24 competidores, sendo 17 peões mineiros, 5 paulistas e 2 sergipanos, montando animais indomáveis de tropas de 4 companhias e analisados por juízes da Associação Brasileira de Juízes de Rodeio.

O prefeito em seu discurso disse “que a nossa FENACAFÉ é feita para cada um que estava ali, uma festa para o povo, para entretenimento, lazer e alegria, depois de tudo que passamos nos últimos dois anos. Nosso povo é muito trabalhador, mas também gosta e merece festejar. Um detalhe que me deixa imensamente feliz e realizado é ver o quão respeitosa é nossa gente. Nós sabemos o quanto a classe política sofre desgastes, muitos políticos até fogem de plateias”.

O Rodeio teve montarias excepcionais que levaram o público a aplaudir.

Aguinaldo que é portador de síndrome down foi convidado na Arena para dançar country.

Após o rodeio teve o show com a dupla Jads & Jadson que atendeu os fãs no Camarim.

A dupla cantou seus grandes sucessos: Eucalipto, Jeito Carinho, Na sua Estante dentre outros.

Vale a pena destacar as barraquinhas como a Casa do Idoso, Apae, Hospital do Câncer, CAP e Paróquia São Geraldo que estão ficando bem movimentados.

8 de Abril de 2022 às 12:15

Grande público prestigia desfile cívico em comemoração aos 180 anos de Patrocínio.

O desfile estava recheado de música, arte, dança e muita cultura.

Após dois anos suspenso em decorrência da pandemia, aconteceu na manhã de quinta-feira, 07 de abril, o desfile cívico em comemoração aos 180 anos de Patrocínio.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O desfile foi aberto com a apresentação da banda Abel Ferreira.

O início do desfile foi marcado com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e atiradores do TG 04 020, Sestran, agentes penitenciários, DAEPA entre outros;

O palco para o espetáculo foi a Avenida Rui Barbosa e contou com a participação das Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Forças de Segurança e os diversos Órgãos Municipais, além do grande número de expectadores que, como sempre, incentiva e aplaude o evento.

O desfile estava recheado de música, arte, dança e muita cultura.

Os carros alegóricos que foram confeccionados pelo artista plástico Sérgio Coelho, agradaram a todos pela beleza e originalidade, onde um dos deles trouxe para a Avenida Rui Barbosa a Rainha do Café 2022, Andryelle Ramos e as Princesas Amanda Rodrigues e Gaby Silva.

No final teve a apresentação de ciclistas que realizaram manobras durante o desfile.