22 de Maio de 2017 às 09:35

Chuva abre cratera e destrói casas no noroeste do Paraná; veja fotos

Três casas da mesma família foram arrastadas para a cratera após uma caixa de contenção de água se romper em uma região rural de Cianorte

As chuvas que atingem a região noroeste do Paraná desde sexta-feira (19) provocaram o rompimento de uma caixa de contenção de água que interditou pelo menos três casas na Estrada da Bica, na zona rural de Cianorte. Neste domingo (21), a situação se agravou: uma cratera de aproximadamente 15 metros de profundidade "engoliu" parte das residências. 

A Defesa Civil já havia desocupado as casas por causa do risco de desabamento, portanto os danos foram apenas materiais. Moradores do local relatam sofrer com enchentes há mais de 20 anos. Mas, desde fevereiro de 2016, os episódios de deslizamento se tornaram mais severos.

Além das três casas que foram arrastadas para a cratera, existem outras duas casas no terreno que pertence há um casal de idosos. Eles compararam a propriedade há 32 anos com o sonho de construir moradia para todos os integrantes da família, mas a tragédia deste fim de semana fez com que eles deixassem o local.

A Prefeitura de Cianorte diz que vem tentando resolver o problema com os alagamentos desde que ele foi detectado e que vai pagar um aluguel solidário para os integrantes desta família.

Outras localidades em alerta

Além da situação de atenção em Cianorte, o nível do Rio Ivaí, na região entre Carlos do Ivaí e Paraíso do Norte, já está 11 metros acima do normal e continua subindo. A Defesa Civil está monitorando e analisa a necessidade de interditar a região da balsa.

Já em Querência do Norte, a população que vive às margens do Rio Ivaí está em alerta, pois o nível dele também está 12 metros acima do normal. Entre Paraíso do Norte e Rondon, as águas estão quase alcançando a ponte da PR-492.

Fonte: RIC Mais


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!