15 de Julho de 2017 às 11:49

EM PRIMEIRA MÃO: II Fórum Mundial do Café será no Brasil em 2019

O México e África também pleiteavam realização do evento

MEDELLIN - COLÔMBIA: Foi encerrado no final da tarde de quarta-feira, 12/06, em Medellin na Colômbia, o I Fórum Mundial do Café que teve a participação de quase 1.500 cafeicutores de países das Américas, Africa e Asia. Participaram também presidentes da Colômbia, Costa Rica, Honduras e vice da Nicarágua. Ainda o ex-presidente norte americano Bilk Clinton.

O Patrocínio Online foi o único site Brasileiro presente no evento Também esteve presente a TV do Canal Rural.

Brasil sedia Fórum Mundial do Café daqui a dois anos

O Presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, depois que foram anunciadas as prioridades da cafeicultura mundial, e depois do discurso de Roberto Vélez Vallejo CEO da Federação Colombiana dos Cultivadores do Café, quebrou o protocolo, já no encerramento do evento e pediu a palavra e disse que o Brasil é candidato a sediar o evento em 2019, sendo muito aplaudido por representantes da cafeicultura do mundo todo, praticamente uma aprovação sumária do Brasil, maior produtor mundial, para sediar o importante evento. (veja o vídeo acima)

O  II Fórum Mundial do Café será no Brasil em 2019, que foi confirmada por Dr. Vanusia Nogueira da BCSA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e Silas Brasileiro do CNC (Conselho Nacional do Café). Veja o vídeo abaixo.

O Brasil enviou mais de 100 representares ao evento, sendo uma das maiores comitivas, depois dos anfitrões. Boa parte dos Brasileiros é da região produtora do Cerrado Mineiro.

E a presença maciço dos brasileiros, principalmente da região do Cerrado, foi um dos fatores determinantes para o Brasil a ser indicado. Africa e México nos bastidores também pleiteavam sediar. 

Veja abaixo as entrevista com Francisco Sérgio de Assis, Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e de Ricardo Bartolo, presidente da Expocaccer.

Os cafeicultores e dirigentes do Café do Cerrado também participaram ativamente e decisivamente das quatro mesas de trabalho:

Produção / Produtividade;
Volatilidade De Preços
Mão-De-Obra e Mudança Geracional 
Mudanças Climáticas

Cada sala/grupo de trabalho teve um moderador profissional e um secretário que facilitaram o diálogo que abordou os problemas, ações coletivas e políticas públicas. Os diferentes elos da cadeia de valor do café (produtores, exportadores, importadores, torrefatores, comerciantes, ONGs, etc.) foram representados nos diferentes grupos de trabalho. Cada grupo criou um diagnóstico partilhado dos principais desafios enfrentados pela cadeia e fazer recomendações para a sua resolução coletiva no futuro. No final da sessão, os moderadores e secretários  organizarm as conclusões gerais e recomendações a serem aprovadas por cada grupo e apresentadas mais tarde na sessão do plenário.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!