15 de Março de 2017 às 14:08

Nota de Falecimento: Patrocínio se despede do maestro João da Banda

Conheça um pouco da histõria do regente da famosa Fanfara Dom Lustosa e a Banda Abel Ferreira

Quem não se lembra do ritmo diferenciado dos instrumentos de percussão e o marcante “toque” dos sopros da “Fanfarra Estudantil do Colégio Dom Lustosa”, nos dias que antecediam os desfiles das festivas, como aniversário da cidade (07 de abril) e Independência do Brasil (07 de setembro)?  

A frente da agremiação, um senhor baixo, que demonstrava rigor e uma técnica incrível que tornou a esta fanfarra a melhor da região. Era o senhor João de Souza, o "João da Banda".

Por longos anos também foi o maestro da Banda Abel Ferreira de Patrocínio (MG), que foi fundada em 1981. Em ambos assumiu em seu lugar o seu filho, o regente Wagner de Souza.

Senhor João também foi o rigoroso porteiro do Colégio Estadual Dom Lustosa, rigido e disciplinador, mas carinhoso e respeitado por todos estudantes.

Mesmo no período sofrendo de Alzheimer, João da Banda, mesmo um pouco “esquecidinho”, não se esquecia das notas e continuou se apresentando como músico da Banda Abel Ferreira regida pelo seu filho e “tocando” com vários amigos que fez pela vida, uns mais velhos, outros jovens músicos que ajudou a formar.

Pois é, João da Banda não resistiu ao peso da idade, e morreu nesta terça-feira, 14 de março, aos 87 anos.

Está sendo velado na Funerária Frederico Ozanam e será sepultado no cemitério Municipal de Patrocínio, nesta quarta-feira, as13h30m.

Era casado com a Sra. Margarida Novaes De Souza.

Deixa os filhos: Vania, Vilma, Viviane, Wagner (regente da Banda de Musica Abel Ferreira e Instrutor de Fanfarras).

Veja abaixo uma entrevista que o Jornalista Antônio Costa, da Rede Hoje, produziu há alguns anos, sobre a vida do Maestro João da Banda.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!