15 de Janeiro de 2017 às 12:48

Polêmicas marcam segunda extraordinária da Câmara Municipal

Foi aprovado o projeto que reduz ‘supersalários’, mas cria novos cargos na Câmara Municipal de Patrocínio

Depois da primeira reunião extraordinária para apresentação de projetos, aconteceu ontem, 12 de Janeiro, a segunda para a votação de quatro projetos: o 001/2017 que diz respeito à reestruturação dos salários e cargos do IPSEM e Daepa; o 002 que criou 2 novos cargos de subprocurador, além do procurador do município; o 003 que extinguiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, inserindo suas atribuições na estrutura da atual Secretaria Municipal de Administração, transformando-a em “Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico” e por fim  o 004, que reduziu os supersalários da Câmara Municipal, mas em compensação criou mais três.

Dos 15 vereadores, ausentes Adriana de Paula e Carlão.

O vereador Paulo Roberto “Panchita” logo que o primeiro projeto começou a ser votado, polemizou, e distraidamente, enquanto o Projeto 001 ainda estava sendo votado, ele já discutia o Projeto 004 dos “supersalários”. Panchita pediu vista do projeto 001 e foi derrotado por 10 votos a 2.  Dr. Ari ficou muito nervoso neste momento e disse que um pedido de vistas nunca foi colocado em votação e o tempo todo questionou o porquê desses projetos serem discutidos em regime de urgência, que segundo ele “no afogadilho, sem seguir o rito normal do legislativo”.

A vereadora Neuza Mendes insinuou que o vereador Dr.Ari estaria recebendo influência externa, pois a todo momento recebia telefonemas. O vereador Paulo Roberto Panchita defendeu o colega dizendo que o mesmo é médico e receber telefonemas não significa que esta sendo influenciado, mas fez questão de dizer que o Presidente da Câmara, Thiago Malagolli também a todo momento estava ao telefone, talvez se informando com o “advogado” da Câmara.

O vereador Joel Carvalho ao debater a extinção da Secretaria de Desenvolvimento Econômica, disse que a Secretaria nunca serviu para nada, que o “Mapa da Mina” sempre foi reduto da elite, no que foi “rebatido” pelo Professor Alexandre, que disse discordar e que tantas vezes, como assessor da Secretaria de Educação, lotou ônibus com estudantes das escolas para periferia para assistirem cursos e palestras do evento.

Ainda sobre a extinção da secretaria Joel voltou a rebater no ex-prefeito Lucas Siqueira, se referindo a sua gestão como uma “tartaruga”, afirmando que a mesma foi marcada pela lentidão.

O vereador Valtinho afirmou que os veículos, patrolas, tratores e equipamentos estão sucateados e que a secretaria de saúde esta com uma lista de centenas de pessoas aguardando cirurgias e atendimentos. O vereador Paulo Roberto “Panchita” rebateu Valtinho, dizendo que este nunca poderia falar da Secretaria de Saúde, pois estava cuspindo no prato que comeu, pois antes de ser eleito foi à pessoa que mais teve pedidos atendidos pela pasta e que isso lhe ajudou inclusive na sua eleição. Panchita ainda afirmou que é uma “mentira” a afirmação de Valtinho do sucateamento da Secretaria de Obras, pois a situação não foi deixada como ele afirmou.

Não foram notadas manifestações dos vereadores Pastor Alaércio, Raquel e Rogerio. Os demais em algum momento se expressaram. Até o vereador José Roberto dos Santos “Salitre” que raramente se manifesta também ficou muito exaltado com o pronunciamento de Valtinho, dizendo “mentira não Valtinho!”.

O novato professor Alexandre surpreendeu e se mostrou bem preparado em suas manifestações, sendo bastante participativo na reunião, mostrando conhecimento sobre os projetos. Em um momento de polêmicas e debates fora do contexto do projeto, disse: “não vim aqui para ouvir isso” se referindo que estava ali para discutir os projetos e não para participar de assuntos que eram  pertinentes ao que estava sendo votado naquele momento.

O vereador Dr. Ari insistia em fazer uma emenda ao projeto 004 que “reduzia os supersalários e cria três novo cargos” debatendo com o presidente Malagolli o tempo todo, que lembrou que em projeto da mesa diretora não cabe emenda, mas cedeu e  permitiu que fosse votado a inserção das emendas, que acabou derrotada. A emenda do Dr.Ari propunha uma redução maior do que a prevista nos salários. Antes da votação o vereador Thiago passou a presidência para Valtinho e disse que a Câmara Municipal precisa desses cargos para seu bom funcionamento e lembrou Dr.Ari que ele mesmo no passado havia preposto e aprovado aumento de salários dos cargos de confiança. Por fim o projeto 004 foi aprovado como proposto pela mesa diretora e Dr.Ari disse “errei no passado, mas agora seria um bom momento de corrigirmos o erro”.

Abaixo, como ficou o uadro de provimento em comissão e seus respectivos salários.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!