11 de Março de 2017 às 09:04

Sobe para 109 o número de mortes por febre amarela em MG

Estado lidera o número de casos com 288 pessoas contaminadas

O Governo de Minas Gerais, informou na tarde desta sexta-feira (10), que subiu de 101 para 109 o número de mortes causadas por febre amarela, no estado, neste ano. Segundo o boletim divulgado pela Ses (Secretaria de Estado de Saúde), outros 188 óbitos ainda estão sendo investigados.

O número de doentes que foram diagnosticados com a doença também apresentou aumento, saltando de 272 para 288. Os dados apontam este é o maior surto de febre amarela no Brasil desde 1980. Só em Minas Gerais, 49 cidades registraram casos confirmados. A maior parte dos municípios atingidos está localizada na região leste, embora haja ocorrências em outras regiões como em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Morte de macacos

O levantamento divulgado pela Ses aponta que 94 municípios mineiros registraram mortes de macacos infectados com febre amarela, em 2017. Em Belo Horizonte, 16 animais foram recolhidos, mas de acordo com SMSA (Secretaria Municipal de Saúde), a doença foi confirmada em dois deles. O último foi encontrado na região oeste nesta segunda-feira (6). O primeiro foi registrado na região Venda Nova, em fevereiro. Embora exista as notificações envolvendo os micos, até o momento, não há registro de seres humanos infectados na capital mineira.

Saiba quem deve se vacina

A SMSA ressalta que os macacos não transmitem febre amarela e, assim como os humanos, são vítimas. A doença é transmitida para humanos quando um mosquito das espécies Haemagogus e Sabathes picam a pessoas após picar um primata não humano contaminado. Desse modo, a morte de macacos é um indicador importante de possíveis áreas de proliferação às quais o poder público deve voltar as atenções. Em ambiente urbano, a doença também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. Em Minas Gerais, até o momento, não há relato de contaminação em áreas urbanas

Fonte:R7
 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!