11 de Março de 2024 às 10:02

VÍDEO: Bombeiros resgatam jovens ilhados em cachoeira após “Cabeça D'água”

Jovem usou uma sandália para pedir socorro

Com informações, fotos e vídeo do Corpo de Bombeiros

Na tarde de domingo, 10/3, por volta das 17h53min, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o atendimento de ocorrência envolvendo 8 jovens que ficaram ilhados na cachoeira do curiango, município de Itacambira (MG).

A informação que chegou foi de que os jovens, moradores da cidade Montes Claros, se deslocaram até o local para passar o dia na cachoeira, bastante visitada por turistas da região.

Certo momento iniciou-se uma chuva no local, ao que os jovens saíram de dentro da água. Como a chuva logo passou, os turistas retornaram para a cachoeira, momento que presenciaram o aumento repentino do volume de água (Cabeça D'água), impedindo-os de retornarem para a margem de saída, ficando ilhados do outro lado da cachoeira, sem acesso para saírem.

Após algum tempo, passou um morador local do lado contrário ao que os turistas se encontravam, onde aproveitaram para pedir ajuda. Devido ao barulho intenso da cachoeira, um dos rapazes escreveu em uma sandália o pedido de ajuda, com o telefone da mãe de um deles que conhecia o local.

A mulher fez contato via 193 repassando a situação.

Uma guarnição com três militares iniciou o deslocamento para realizarem o salvamento das vítimas.

Chegando ao local foi necessário realizar uma caminhada de aproximadamente 2 km por uma trilha alagada e com muitas pedras.

O horário noturno dificultava o deslocamento. Havia muita correnteza.

Os militares, munidos de EPIs apropriados para a atividade, iniciaram a transposição da correnteza a fim de acessar às vítimas do outro lado. Como todos se encontravam bem e sem ferimentos, os bombeiros realizaram o resgate dos turistas, por meio de uma corda de segurança amarrada de uma margem a outra.

Não houve necessidade de condução de nenhum dos resgatados para o pronto socorro.