# Milton Magalhães

A Chama Olímpica Chega a Patrocínio

3 de Junho de 2016 às 20:24

A CHAMA OLÍMPICA CHEGA A PATROCÍNIO

 É um privilégio! É  um momento histórico para a nossa geração a passagem da Tocha Olímpica, símbolo mundial das olimpíadas. E Patrocínio, no dia 8 de maio, terá este momento de  glória diante do mundo. A Tocha desembarcou em Brasília, vinda da Grécia, onde foi acesa na semana passada e termina no dia 5 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, onde acontece adisputa dos jogos olímpicos até o dia 21 de agosto, com participação de 10.500 atletas de 206 países. Em 17 dias serão disputadas 306 provas com medalhas...

Evento de origem e tradição europeias, os Jogos Olímpicos chegam à América do Sul pela primeira vez na história. A Olimpíada do Rio é apenas a segunda na América Latina e a terceira abaixo da linha do Equador. 

Desde 1896, quando Atenas sediou os primeiros Jogos da era moderna, a Europa recebeu 16 das 27 edições. Finalmente em terra Brasilis.

Confira lista de datas e cidades
07/05/2016 – Araguari e Uberlândia
08/05/2016 - Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio e Patos de Minas
09/05/2016 – Varjão de Minas
15/05/2016 – São João Del Rei, Barbacena e Juiz de Fora
16/05/2016 – Bicas Leopoldina, Muriaé.
Em Patrocínio 10 condutores irão fazer o revezamento da Tocha a cada 200 metros. São eles: Ademar Caixeta, Gabriela dos Reis, Lúcio de Souza, Tainá Damasceno, Carolina Vieiros, Hugo Erse, Fabio Araujo, dentre outros. 

ELE MERECIA..

Não soube do critério de escolha dos condutores, mas gostaria muito que o ex/atleta patrocinense/carioca Rondes Machado fosse um dos condutores da flama em terras rangeliana. Foi  um craque, entre craques: “Considero alguns poucos jogadores de futebol da minúscula Patrocínio dos anos 50, como capazes de terem integrados os grandes times profissionais do país na época, e até a seleção brasileira de 1950”. Rondes, modestamente,  não se inclui, mas testemunhas são unânimes de que nosso craque do Dom Lustosa, Ipiranga e Flamengo do"Véio do Didino" enchia os olhos dos torcedores em memoráveis atuações no estádio Quincas Borges, se tivesse seguido carreira, seria certamente, seria uma das estrelas com fã clube no cenário nacional. È patrocinense quatro costado. E quando ele abriu o suplemento do Globo e não encontrou o nome de Patrocínio impresso no Mapa da Tocha, que pretendia exibir o jornal para os amigos cariocas, ficou inconformado, com a omissão:  "A terra do melhor café do Brasil merecia este destaque".(Menos mal que na versão Globo On Line,  listaram o nome de Patrocínio como se deve. Vide: http://infograficos.oglobo.globo.com/rio-2016/o-trajeto-da-tocha-olimpica-no-brasil.html.) Atesto e dou fé que esse patrocinense merecia carregar a Tocha Olímpica em terras rangeliana...