# Notícias Gerais

17 de Outubro de 2017 às 17:39

Evangelho do Dia

Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas”.

Evangelho de hoje: Lc 11,37-41

17 de Outubro de 2017 às 17:36

Inep divulga Cartilha da Redação para quem vai disputar uma vaga no Enem

Material detalha todas as competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos

A Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Publicada anualmente, a “Cartilha da Redação”, como também é conhecida, foi aprimorada para tornar a metodologia de avaliação da redação mais transparente. Também está mais evidente o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas. 

Não haverá novidades na forma de correção da redação no Enem 2017. A única mudança é a aplicação no primeiro dia de provas, 5 de novembro. O objetivo foi concentrar no mesmo dia a demanda cognitiva verbal e sociocultural do participante, uma vez que, no primeiro domingo, as áreas examinadas serão Linguagens, Redação e Ciências Humanas.

A Cartilha da Redação do Enem, preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detalha todas as competências avaliadas e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. 

Além disso, traz oito redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2016, com comentários. A ideia é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores.

Cartilha em Libras – No ano em que estreia um novo recurso de acessibilidade para surdos e deficientes auditivos, a Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Enem estreia sua primeira Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 em Libras. Ao todo, são 26 vídeos, com todo o conteúdo da cartilha tradicional. A Cartilha da Redação em Libras está disponível no perfil do Inep no YouTube. 

Além da utilização da Libras na prova e na cartilha, esse recurso é também utilizado nos vídeos de orientações e na campanha para as redes sociais. 

Regras – A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. 

O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

O texto produzido é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. 

Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Clique aqui para acessar a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 

Clique aqui para acessar a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 em Libras

Fonte: Estado de Minas

17 de Outubro de 2017 às 17:30

Padre Reginaldo Manzotti recusa convites de partidos: ‘Lugar de padre não é na política’

A crítica é feita um ano antes das eleições federais de 2018.

O padre Reginaldo Manzotti, apresentador do Hora do Angelus, da TV Gazeta, falou a respeito da presença de líderes religiosos do cristianismo na política em entrevista ao Mariana Godoy Entrevista, que vai ao ar nesta sexta-feira, 13, na RedeTV!.

“Lugar de padre não é na política. Já recebi convites formais de dois partidos (…). Volto a dizer que minha única candidatura é a santidade.

Meu papel é estimular que as pessoas do bem estejam à frente da política, o que é raro hoje”, comentou. A crítica é feita um ano antes das eleições federais de 2018.

Ao ser questionado sobre o fato de mulheres não poderem se tornar sacerdotes em sua religião, também não fugiu da resposta: “É um caso fechado. Jesus escolheu os homens”.

Reginaldo ainda contou uma história comovente a respeito da forma como veio ao mundo: “Minha mãe me teve com 43 anos. Nasci com cerca de cinco quilos e com o cordão umbilical em volta do pescoço.

O médico não conseguia fazer o parto. Nasci roxo e fui batizado no hospital porque não iria sobreviver. Minha mãe, na hora do desespero, disse: ‘Se meu filho sobreviver, vai ter o nome de Aparecido’. Foi quando meu nome passou a ser Reginaldo Aparecido Manzotti.”

“Sou um milagre. Não era para eu ter sobrevivido”, completa.

Fonte: Catholicus

Assista a entrevista:

17 de Outubro de 2017 às 09:22

“A Rede Globo é um demônio dentro das nossas casas”, diz bispo da Igreja Católico de Apucarana

Bispo pede que cristãos se unam contra a influência da emissora contra as famílias e contra os cristãos

 

O bispo da Diocese de Apucarana (PR), Dom Celso Antônio Marchior, pediu aos seus fiéis que se unam aos evangélicos para derrotarem “o espírito diabólico” que está sendo espalhado pela Rede Globo contra a família e contra os cristãos. 

O religioso chegou a afirmar que os católicos não deveriam assistir as novelas da emissora carioca. “Nós, católicos, não deveríamos mais assistir nenhuma novela da Rede Globo. Aliás, nós, católicos, não deveríamos assistir mais a Rede Globo, porque a Rede Globo é um demônio dentro das nossas casas”, declarou ele. 

O vídeo deste sermão foi compartilhado pelo WhatsApp e podemos ouvir ao fundo o público batendo palmas pela declaração do religioso que se referia às reportagens da última semana, onde o programa Fantástico defendeu exposições que vilipendiaram símbolos cristãos e ainda ligou evangélicos ao tráfico de drogas do Rio de Janeiro. 

“Cuidado, pois a Palavra de Deus diz na II carta de Paulo aos Coríntios que o diabo tem poder de se transformar em um anjo de luz para enganar, se possível, até os eleitos”, declarou o bispo. “A Rede Globo é uma rede manipuladora que está nos conduzindo para o abismo, para a destruição”, completou. 

Dom Celso declarou que recentemente esteve conversando com o pastor Valdir e o pastor Daniel, da Assembleia de Deus, para que os cristãos se unam contra a emissora que tem pregado contra a religião e a família.  

Fonte: JM Notícias

17 de Outubro de 2017 às 19:04

Homem é morto com golpe de faca certeiro na jugular após festa em Ibiá e autoria ainda é um mistério

O crime aconteceu no Bairro Dona Maroca em Ibiá

 

IBIÁ (MG) - No dia 15 de outubro de 2017, por volta das 03 horas, a Polícia Militar foi solicitada a comparecer na Rua 204, bairro Dona Maroca em Ibiá, onde havia um homem caído ao solo, com sangramento no pescoço. No local, RENZO MODESTO DE SEIXAS de 38 anos, natural de Parcatu (MG)  se encontrava caído em uma poça de sangue, com um corte na garganta, já sem sinais vitais.

clique para saber mais
 

A esposa da vítima chegou ao local e relatou que se encontravam fazendo uso de bebida alcoólica na casa de sua irmã, juntamente com várias outras pessoas, momento em que a vítima disse que iria embora para casa. Algum tempo então se passou quando ouviram os transeuntes falarem em voz alta que havia um corpo caído ao solo, próximo dali. Que então ao saírem de casa para averiguarem, visualizaram os militares e uma ambulância, correndo então ao local e reconhecendo a vítima e marido.

Testemunhas que moram próximo ao local do fato relataram ter ouvido uma discussão momentos antes do ocorrido.

A perícia técnica da cidade de Araxá (MG)  foi acionada, comparecendo no local o perito que recolheu o corpo para o IML para os trabalhos periciais. Levantamentos estão sendo realizados no intuito de localizar o autor do crime, segundo a polícia.

17 de Outubro de 2017 às 10:25

Traficante de 22 anos é flagrado com várias pedras de crack em Monte Carmelo

Na casa do autor também foi encontrada maconha

 

MONTE CARMELO/MG, dia 14, por volta das 20h51min, durante operação Batida Policial, os militares depararam com um indivíduo transitando em via pública no cruzamento da Rua São Benedito com a Rua São Sebastião, que ao perceber a presença das viaturas, dispensou ao solo 02 invólucros de cor branca. 

clique para saber mais
 

De imediato foi procedida à abordagem, sendo traficante identificado como M.O.S. de 22 anos. Ao ser verificado o que foi dispensado pelo autor constatou-se que em um dos invólucros havia 46 pedras de substância análoga ao crack, de tamanho comercial, e também uma porção esfarelada da mesma substância. 

No segundo invólucro que havia sido dispensado, continha uma bucha de substância análoga à maconha. Foi realizado contato na residência do autor, e durante buscas no local, foi localizada uma bucha de substância análoga à maconha e a quantia de R$365,00 em dinheiro. 

Diante dos fatos o autor foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Plantão, juntamente com os materiais apreendidos.

17 de Outubro de 2017 às 10:29

PC prende um dos autores e procura foragido de homicídio contra jovem de 25 anos em Lagoa Grande

Informações sobre o foragido ligue Disque Denúncia Unificado – DDU 181 ou pelo telefone da Delegacia de Polícia Civil 34-3811-1227. 

 

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Presidente Olegário, deu cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de RONAN NOGUEIRA DE LIMA, 21 anos, um dos autores do homicídio ocorrido no dia 30 de junho de 2017.

clique para saber mais
 

Durante a madrugada daquela data GEFERSON TOMAZ DE SOUZA, 25 anos de idade, foi morto a facadas na orla da lagoa em Lagoa Grande durante uma briga.

A Polícia Civil iniciou as investigações e apurou que RONAN NOGUEIRA DE LIMA e LEONARDO GONÇALVES DA SILVA tiveram participação no homicídio, tendo a Polícia Civil representado pela decretação da prisão preventiva de ambos, as quais foram deferidas no dia 09 de outubro deste ano.

Durante as investigações a Polícia Civil recolheu e apreendeu as roupas utilizadas pelos suspeitos e faca utilizada no homicídio, sendo todo o material encaminhado ao Setor de Perícias em Belo Horizonte.

RONAN NOGUEIRA DE LIMA se apresentou na manhã de hoje na Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Grande, acompanhado de seu advogado, enquanto LEONARDO GONÇALVES DA SILVA encontra-se foragido. Diversas diligências foram realizadas na semana passada no intuito de localizar e prender LEONARDO, todavia o mesmo não foi localizado.

LEONARDO possui passagens policiais pela prática dos crimes de furto, receptação, uso de documento falso e formação de quadrilha.

RONAN possui passagens policiais pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

A Delegacia de Presidente Olegário tem trabalhado de forma incessante na apuração dos crimes ocorridos na região Lagamar, Lagoa Grande e Presidente Olegário, contando sempre com a colaboração dos cidadãos de bem, que têm um papel essencial através do fornecimento de informações à Polícia Civil, seja por meio do Disque Denúncia Unificado – DDU 181 ou pelo telefone da Delegacia de Polícia Civil 34-3811-1227. 

A Polícia Civil reforça a sua missão em realizar a investigação criminal e o compromisso com o interesse público na apuração dos delitos, o que tem impactado na redução da criminalidade da região, solicitando que a população denuncie à Polícia Civil a localização de LEONARDO para que o mesmo seja preso e conduzido ao presídio.

16 de Outubro de 2017 às 19:23

Homem é preso com maconha na cueca em festa de Guimarânia

Ele vendia a droga na festa

 

Guimarânia (MG) - No dia 15, por volta das 22h35min, a Policia Militar durante policiamento na Festa do Rosário, recebeu informação de que um homem de camiseta preta e calça preta estaria oferecendo maconha pela quantia de R$10,00. 

clique para saber mais
 

De posse das informações, os militares abordaram o autor, que demonstrou nervosismo ao notar a presença. Ao ser procedida a busca pessoal, foi localizado em seu bolso 1 porção de maconha e a quantia de R$ 20,00. 

O autor C.S.F. de 22 anos foi conduzido até um local para ser procedida busca minuciosa, e encontradas em sua cueca, mais 5 porções da droga. 

Questionado, o autor relatou que estava vendendo a droga por R$10,00 a porção e que já havia comercializado 2 porções. O autor foi preso e conduzido ileso para a Depol, juntamente com a droga e o dinheiro apreendidos.

16 de Outubro de 2017 às 19:24

Homem desaparecido é achado morto co ferimentos na cabeça em Araguari

Segundo o padrasto de Rafael, a mãe do jovem foi quem fez o reconhecimento depois de ouvir a notícia do encontro de cadáver.

 

clique para saber mais
 

ARAGUARI 9MG)-  Rafael Lucas (27), que estava desaparecido desde domingo, 15, foi encontrado morto nesta manhã de segunda-feira, 16, por volta de 8h, por populares que passavam pela Rua João Veloso Naves, no Bairro Novo Horizonte, em Araguari. Segundo o padrasto de Rafael, a mãe do jovem foi quem fez o reconhecimento depois de ouvir a notícia do encontro de cadáver.

O corpo estava em uma construção. Ao lado havia um bloco de concreto sujo de sangue. A vítima levou golpes na cabeça. Ainda de acordo com o padrasto, o jovem não dava notícias desde a tarde de domingo.

Segundo a Polícia Militar (PM), Rafael Lucas já foi preso por furto, receptação e tráfico de drogas, a ocorrência segue sob investigação para apurar os fatos.