# Notícias Gerais

15 de Agosto de 2022 às 11:32

Evangelho do Dia

Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' 17Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' 18O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.' 20O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?' 21Jesus respondeu: 'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

São Mateus 19, 16-22

15 de Agosto de 2022 às 11:25

Entidade alerta para risco de diabetes em gestantes

Acompanhamento pré-natal e alimentação saudável previnem doença

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência Brasil  Edição: Aline Leal foto: Arquivo/MDS

Um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher pode se tornar um pesadelo se os cuidados devidos não forem tomados. Às vésperas do dia da gestante, comemorado nesta segunda-feira 15/08, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta para a diabetes mellitus gestacional, que afeta 18% das gestações no Brasil.

Condição temporária gerada pelas mudanças no equilíbrio hormonal durante a gravidez, a diabetes gestacional ocorre porque, em algumas mulheres, o pâncreas não funciona direito na gestação. Normalmente, o órgão produz mais insulina que o habitual nesse período para compensar os hormônios da placenta que reduzem a substância no sangue. No entanto, em algumas gestações, o mecanismo de compensação não funciona, elevando as taxas de glicose.

O problema pode causar complicações tanto para a mãe como para o bebê. No curto prazo, a doença pode estimular o parto prematuro e até a pré-eclâmpsia. O bebê pode nascer acima do peso e sofrer de hipoglicemia e de desconforto respiratório.

A diabetes gestacional normalmente desaparece após o parto, mas pode deixar sequelas duradouras. As mulheres com o problema têm mais chance de progredirem para a diabetes mellitus tipo 2. As crianças também têm mais chances de desenvolverem a doença e de ficarem obesos.

Recomendações

A doença pode acometer qualquer mulher. Como nem sempre os sintomas são identificáveis, a SBD recomenda que todas as gestantes pesquisem a glicemia de jejum no início da gestação e, a partir da 24ª semana de gravidez (início do 6º mês). Elas também devem fazer o teste oral de tolerância à glicose, que mede a glicemia após estímulo da ingestão de glicose.

As recomendações principais, no entanto, são o pré-natal e a alimentação saudável. Quanto mais cedo o obstetra diagnosticar a doença e iniciar o tratamento, menores as chances de a mãe e o bebê sofrerem alguma complicação no curto e no longo prazo.

Além do controle das glicemias capilares, o tratamento da diabetes gestacional consiste num estilo de vida mais saudável, com atividade física e alimentação regrada. As refeições devem ser fracionadas ao longo do dia. As gorduras devem dar lugar às frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Se não houver contraindicação do obstetra, exercícios físicos moderados também devem fazer parte da rotina.

Na maior parte das vezes, esses cuidados dispensam a aplicação de insulina. Se, ainda assim, os níveis de glicose continuarem altos, o médico pode indicar a substância. A SBD alerta que as mulheres diabéticas tipo 1 ou 2 que engravidam não são consideradas portadoras de diabetes gestacional porque essa doença só aparece após o início da gravidez. As mulheres com altos níveis de glicemia na gestação devem fazer um novo teste de sobrecarga de glicose seis semanas depois de darem à luz.

Perfil

Em todo o mundo, o problema afeta cerca de 15% das gestações, segundo a International Diabetes Federation, o que representa 18 milhões de nascimentos por ano. No entanto, a prevalência varia conforme a região, indo de 9,5% na África para 26,6% no Sudeste Asiático. No Brasil, estima-se que a prevalência é de 18%.

Para prevenir a doença, as mulheres devem prestar atenção a fatores de risco: história familiar de diabetes mellitus; glicose alterada em algum momento antes da gravidez; excesso de peso antes ou durante a gravidez; gravidez anterior com feto nascido com mais de 4 quilos; histórico de aborto espontâneo sem causa esclarecida; hipertensão arterial; pré-eclampsia ou eclampsia em gestações anteriores; síndrome dos ovários policísticos e uso de corticoides.

 

15 de Agosto de 2022 às 11:02

Aberto prazo para comprovar informações do ProUni

Nesta edição, programa oferece 190 mil bolsas parciais ou integrais

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência Brasil  Edição: Maria Claudia foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira 15/08 o período de comprovação de informações da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os estudantes terão até o dia 24 de agosto para comparecerem, de forma virtual ou presencial, às respectivas instituições para quais foram pré-selecionadas, para apresentar toda a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da primeira chamada do Prouni está disponível no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado da segunda chamada estará disponível em 29 de agosto, tendo início, na mesma data, o período de comprovação de informações, que segue até 8 de setembro. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas chamadas, o candidato poderá ainda manifestar interesse na lista de espera entre os dias 13 e 14 de setembro e aguardar a divulgação do resultado, em 17 de setembro. Quem for pré-selecionado, passa para a fase de comprovação de informações, de 19 a 23 de setembro.

ProUni

O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Nesta edição, a segunda do ano, estão sendo ofertadas 190 mil bolsas, entre parciais e integrais. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que ocorre duas vezes ao ano, conferindo transparência e segurança ao processo de oferta de bolsas de estudo realizado pelo Mec.

Cronograma ProUni

De 15 a 24 de agosto – comprovação de informações da primeira chamada

29 de agosto – resultado da segunda chamada

29 de agosto a 8 de setembro – comprovação de informações da segunda chamada

13 e 14 de setembro – prazo para manifestar interesse na Lista de Espera

17 de setembro – divulgação do resultado da lista de espera

19 a 23 de setembro – Comprovação de informações dos selecionados da lista de espera

 

13 de Agosto de 2022 às 15:30

Se é Águia o Voo é Alto (E uma grande lição em seu Livro) - (Por Milton Magalhães)

-

Acabo de ler A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO GRENÁ. Obra do jornalista escritor, Luiz Antônio Costa, lançada em 05/ 08, em cerimônia ocorrida na Câmara Municipal de Patrocínio.

Termino a leitura das 303 pág, com a vibração de um gol. Um gol de placa, mas pode chamá-lo de gol de letra, posto que foi feito por um craque da palavra falada e escrita.

Com a autoridade de 50 anos de carreira jornalística, " Versátil" é o locutor esportivo que mais acompanhou o Clube Atlético Patrocinense, como que em trabalho de relojoeiro, encaixou peça por peça, formando a longa linha do tempo de uma história envolvente. Apaixonante.

O CAP, a exemplos dos grandes times, agora tem uma obra digna narrando a sua saga. Saga muitas vezes das cinzas á glória. Da glória às cinzas.

Driblando dificuldades e obstáculos inerentes ao universo editorial, Luiz, jogou a rede lá atrás, em mais de 68 anos de história e nos trouxe o suprassumo de uma paixão.

Soube pelo livro que o autor foi o criador do Mascote do CAP. É como foi feliz na escolha: ÁGUIA. ( quando me perguntam que outro animal gostaria de ser. A resposta esteve sempre na ponta da língua)

Como pano de fundo a publicação, a metamorfose do time buscando sua identidade; traz os bastidores do futebol, a batalha tirânica para dirigentes manter um time competitivo. A paixão do torcedor tantas vezes lotando o estádio local. Descreve embates épicos; saliente a grande divulgação do nome de Patrocínio na mídia de forma gratuita, positiva.

Mas o livro/ documentário, pra mim TRAZ UMA RICA LIÇÃO: A obra, sim, fala de um time, ( montado e desmontado muitas vezes) uma instituição, uma lenda, uma paixão. Mas de cabo a rabo este livro FALA, DISTINGUE, CITA, GENTE. ( inclusive procurei o nome de Rondes machado, pelo menos li uma citação a seu respeito) Dentro e fora de campo. Página por página, ontem hoje e sempre: GENTE!

Logo nas primeiras páginas um tocante registro de gratidão.

 Lá está nomes que compõe o panteão sagrado de nossa memória rangeliana. Gente que passou pela história do CAP, pela vida do autor e se eternizou em nossos corações patrocinenses . O livro foi feito humanamente. Torcedor, dirigente, técnico, jogador, conselheiro, massagista, roupeiro, gandula, narrador, repórter. Gente apaixonada com nome e endereço.

Pois bem. Onde quero chegar? O CAP atualmente vive seu ápice histórico. Único time do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro que conseguiu permanência na Elite do Futebol Mineiro. Você não entendeu. Nem Uberlândia, nem Uberaba nem Patos, conseguiram. E como está o time? Até onde se sabe, falta vibração, diretoria dividida. Para arrecadar valores para iniciar o time oneroso promoveram um torneio de truco. Não vai nenhuma crítica toda ação é válida, mas precisamos ousar muito mais. Pensar grande. Será se conselheiros e diretoria, estão deixando o presidente Tatá, meu amigo, se virar sozinho? Sem planejamento estratégico?

O momento pede mais do que a torcida de todos; engajamento geral. Além de prefeito, vereador, deputado, senador, imprensa, empresários torcedores, todos que amam Patrocínio, numa só corrente. Nada de cabo de guerra.

Comissões, comitivas e representantes batendo na porta da Gol, Mosaic, Iara e Pif Paf, além de Onet, Bernardão Farmácia Nacional etc, etc, precisam ser patrocinadores masters.

Tem uma passagem no livro em destaque que muito me chamou a atenção. Quando o CAP foi dirigido por uma mulher- sim o CAP foi dirigido por uma mulher- a Miriam Helena de Souza. Diga- se de passagem, uma guerreira. Ela foi eleita por volta de 2003, por aclamação. " agora segura esta: " Não ouve chapa concorrente ( embora tivesse oposição" Está na pág 196 do livro.

Que oposição é essa que se diz contra, mas não apresenta nenhuma alternativa?

Isto não pode voltar acontecer.

Nunca o CAP precisou tanto de todos." Vamos precisar de todo mundo. Um mais um é sempre mais que dois"

Superindico. Vamos ler A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO GRENÁ, á venda nas plataformas digitais e ali na banca de revistas nas costas da Igreja Santa Luzia.

Não é somente um livro, nem somente um golaço do autor. É uma grande lição, de como distinguir pessoa, por pessoa num grande projeto. Todos sendo importantes no time. Todos sendo imprescindíveis na história...

Se é ÁGUIA, o vôo é alto...

13 de Agosto de 2022 às 10:21

Evangelho do Dia

Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: "Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o reino dos céus". 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

São Mateus 19, 13-15

13 de Agosto de 2022 às 10:17

Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 27 milhões

Concurso será às 20h em São Paulo

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência Brasil Edição: Graça Adjuto foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Concurso 2.510 da Mega-Sena, que será sorteado hoje 13/08 à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 27 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

O último concurso, quarta-feira (10), não teve acertadores das seis dezenas, e o prêmio acumulou. A quina teve 47 ganhadores e a quadra, 2.560.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. Para adequar o número do concurso da Mega da Virada, que deve ter final 0 ou 5, foram criadas as Mega-Semanas que são exclusividade da Mega-Sena. Os sorteios ocorrem em datas predeterminadas ao longo do ano. Na ocasião são realizados três concursos semanais, às terças, quintas e sábados.

 

12 de Agosto de 2022 às 17:36

Confira as vagas cadastradas no Sine Uberlândia nesta sexta-feira 12/08

Av. São Francisco de Assis, nº 1070, bairro Lagoinha Telefone: (34) 3226-6389

Continue lendo após anúncio
 

CÓDIGO: 6391705 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 9h e às 13h.
50 VAGAS – Operador de Empilhadeira – Temporária
SALÁRIO: 1.715,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6391709 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 9h e às 13h.
100 VAGAS – Auxiliar Operacional de Logística – Temporária
SALÁRIO: 1.515,00
Não exige experiência
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6392478 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 9h e às 13h.
100 VAGAS – Estoquista – Temporária
SALÁRIO: 1.715,00
Não exige experiência
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6345112 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 8h30.
10 VAGAS: Auxiliar de Linha de Produção
SALÁRIO: 1.227,56
Não exige experiência
Ensino Médio Incompleto

CÓDIGO: 6345176 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 8h30.
02 VAGAS – Operador de Empilhadeira
SALÁRIO: 1.767,49
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Incompleto

CÓDIGO: 6392847 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 8h30.
01 VAGA – Auxiliar de Mecânico de Autos
SALÁRIO: 1.947,00
06 meses de experiência
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6376563 – Entrevista no SINE, dia 16 de agosto, às 8h30.
01 VAGA – Mecânico de Automóvel
SALÁRIO: 3.206,71
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Incompleto

CÓDIGO: 6363728 – Entrevista no SINE, dia 17 de agosto, às 8h30.
30 VAGAS – Operador de Telemarketing Ativo
SALÁRIO: 1.212,00
Não exige experiência
Ensino Médio Incompleto

CÓDIGO: 6240639
02 VAGAS – Auxiliar Técnico de Montagem
SALÁRIO: 1.350,00
Não exige experiência
Ensino Médio Incompleto

CÓDIGO: 6164505
02 VAGAS – Auxiliar de Linha de Produção
SALÁRIO: 1.250,00
Não exige experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6352213
05 VAGAS – Orientador de Tráfego para Estacionamento
SALÁRIO: 1.212,00
Não exige experiência
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6393477
03 VAGAS – Auxiliar de Linha de Produção
SALÁRIO: 1.300,00
Não exige experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6391598
05 VAGAS – Servente de Obras
SALÁRIO: 1.777,28
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6393269
02 VAGAS – Vendedor Interno
SALÁRIO: 1.700,00
03 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6392847
01 VAGA – Auxiliar de Mecânico de Autos
SALÁRIO: 1.947,00
06 meses de experiência
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6302690
02 VAGAS – Vendedor Interno
SALÁRIO: 1.455,90
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6271794
01 VAGA – Serralheiro
SALÁRIO: 2.532,02
06 meses de experiência
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6391944
03 VAGAS – Atendente de Lojas
SALÁRIO: 1.361,00
Não exige experiência
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6392954
01 VAGA – Motorista de Caminhão-Guincho Munck – CNH: E
SALÁRIO: 1.900,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6392997
10 VAGAS – Jardineiro
SALÁRIO: 1.883,15
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6253137
40 VAGAS – Motorista Carreteiro – CNH: E
SALÁRIO: 2.365,83
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6392882
02 VAGAS – Mecânico de Veículos Automotores a Diesel
SALÁRIO: 2.734,58
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6326041
01 VAGA – Vendedor Pracista
SALÁRIO: 2.500,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6392129
01 VAGA – Eletricista de Instalações
SALÁRIO: 2.692,00 + 30% de periculosidade
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6392113
01 VAGA – Ajudante de Eletricista
SALÁRIO: 1.212,00 + 30% de periculosidade
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6392552
01 VAGA – Jardineiro
SALÁRIO: 1.506,37
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6393728
08 VAGAS – Ajudante de Motorista
SALÁRIO: 1.322,67
Não exige experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6326041
01 VAGA – Vendedor Pracista – CNH – B/C
SALÁRIO: 2.500,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo ou Superior

CÓDIGO: 6391598
03 VAGAS – Servente de Obras
SALÁRIO: 1.332,96
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6391446
04 VAGAS – Auxiliar Técnico de Montagem
SALÁRIO: 1.900,00
Não exige experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6390833
01 VAGA – Auxiliar Contábil
SALÁRIO: 1.600,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6390794
01 VAGA – Auxiliar Financeiro
SALÁRIO: 1.400,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6390548
03 VAGAS – Cozinheiro Geral
SALÁRIO: 1.600,00
06 meses de experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6390470
01 VAGA – Ajudante de Eletricista
SALÁRIO: 1.500,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6390049
04 VAGAS – Consultor de Vendas
SALÁRIO: 1.400,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6390266
01 VAGA – Auxiliar Administrativo
SALÁRIO: 1.318,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6390123
01 VAGA – Atendente Balconista
SALÁRIO: 1.500,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6389686
01 VAGA – Auxiliar de Logística
Exclusiva PCD
SALÁRIO: 2.500,00
Não exige experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6389600
02 VAGAS – Jardineiro
SALÁRIO: 1.400,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6389455
04 VAGAS – Auxiliar de Limpeza
SALÁRIO: 1.339,00
Não exige experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6389393
01 VAGA – Ajudante de Eletricista
SALÁRIO: 1.217,00 +30% periculosidade
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6355156
02 VAGAS – Auxiliar de Mecânico de Autos
SALÁRIO: 1.500,00
Não exige experiência
Ensino Fundamental Incompleto

CÓDIGO: 6389217
05 VAGAS – Cuidador de Idosos
SALÁRIO: 1.212,00
06 meses de experiência
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6389079
01 VAGA – Operador de Processo de Produção
SALÁRIO: 1.800,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6391881
04 VAGAS – Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria
SALÁRIO: 2.247,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Médio Completo

CÓDIGO: 6391827
05 VAGAS – Eletricista de Instalações Industriais
SALÁRIO: 1.620,00 +30% de periculosidade
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Completo

CÓDIGO: 6391702
02 VAGAS – Pintor Industrial
SALÁRIO: 2.200,00
06 meses de experiência comprovada
Ensino Fundamental Completo

Sistema Nacional de Emprego – Sine
Av. São Francisco de Assis, nº 1070, bairro Lagoinha
Telefone: (34) 3226-6389
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h
www.empregabrasil.mte.gov.br
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação / Sedese MG

12 de Agosto de 2022 às 17:41

Brasil repudia fechamento de rádios católicas pelo governo da Nicarágua

O Ministério das Relações Exteriores ainda enfatizou que “o Governo brasileiro defende o direito à liberdade de toda pessoa de escolher e praticar livremente sua religião”.

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: ACI Digital foto: Itamaraty - Crédito: Reprodução / Facebook

O governo brasileiro repudiou o fechamento de sete emissoras de rádio católicas na Nicarágua, no dia 1º de agosto. “O Governo brasileiro repudia o uso abusivo de violência policial contra líderes religiosos e fiéis no episódio e conclama as autoridades nicaraguenses a restaurarem sem demora o funcionamento das respectivas emissoras e o pleno exercício da liberdade religiosa da paróquia local”, diz nota do ministério das Relações Exteriores divulgada na terça-feira (9).

Segundo a nota, “a medida constitui mais um severo golpe ao espaço cívico na Nicarágua e viola o direito à liberdade de religião ou crença, assim como à liberdade de opinião e de expressão”.

“À luz do artigo 18 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ratificado pela Nicarágua, o direito à liberdade de religião implica a liberdade de toda pessoa de "professar sua religião ou crença, individual ou coletivamente, tanto pública como privadamente, por meio do culto, da celebração de ritos, de práticas e do ensino", ressalta a nota do governo.

O Ministério das Relações Exteriores ainda enfatizou que “o Governo brasileiro defende o direito à liberdade de toda pessoa de escolher e praticar livremente sua religião”.

Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, Nicarágua, fez uma denúncia no início de agosto sobre o fechamento de emissoras de sua diocese por supostas irregularidades que Daniel Ortega havia alegado existir.

“Demos testemunho de que em 7 de julho de 2016, fui pessoalmente a uma reunião com o ex-diretor da Telcor (órgão oficial que regula as telecomunicações) com todos os documentos de nossas rádios para pedir que nos colocassem na lei, segundo às ordens atuais da Telcor, e nunca recebemos respostas como já é costume do Governo neste e em muitos outros casos”, ressaltou o bispo.

O bispo de Matagalpa relatou na última sexta-feira (5) que está confinado em sua cúria por forças policiais.

12 de Agosto de 2022 às 17:03

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários no valor de R$ 600 reais com NIS final 4

Até o fim do ano, benefício tem valor mínimo de R$ 600 por família

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência Brasil Edição: Graça Adjuto foto: José Cruz/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje 12/08 a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil de R$ 600

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil de R$ 600 - Diário Oficial da União

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 4. Com valor de R$ 110 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, é retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110. O aumento vigora até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.