Balaio Popular na Praça.png
Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, apresentará o espetáculo Balaio Popular, neste domingo (28), após a missa do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia
Balaio Popular será apresentado na Praça da Matriz, em Romaria, neste domingo
A cidade de Romaria, no interior de Minas Gerais, conhecida por sediar o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, terá a oportunidade de conferir uma das peças mais tradicionais do Grupontape, cia. de teatro de Uberlândia-MG. Neste domingo, 28/07, a população do município terá a oportunidade de conferir, gratuitamente, o espetáculo Balaio Popular, às 11h30, na Praça da Matriz, logo após a missa dominical realizada na Basílica.
O espaço, que recebe fiéis de várias partes do estado de Minas Gerais, será transformado em um palco para a celebração da cultura, da fé e da tradição mineira - conteúdo explorado na obra do Grupontapé.
O espetáculo
A peça, que já circulou por várias cidades do país, apresenta uma mistura de música, dança, teatro e muita alegria. “Será uma ótima oportunidade para a população se divertir em família com uma peça teatral totalmente gratuita”, comenta a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Kátia Bizinotto.
O espetáculo, que acontece em um círculo de balaios - com elementos cênicos que resgatam a tradição de contar histórias- é uma verdadeira celebração das raízes mineiras. A apresentação leva o espectador a mergulhar em um universo repleto de lendas, parlendas, brincadeiras e cantigas populares e, principalmente, é um momento para relembrar a infância que há dentro de cada um.
Com duração de 30 minutos, o Balaio Popular conta com a participação de duas atrizes, dois atores e um músico.
Concebido na linguagem do teatro de rua, a peça teatral une a pesquisa feita pelo Grupontapé no universo da cultura popular, somado ao trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte (MG), grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.
Para garantir que todos possam participar, o espetáculo contará com audiodescrição e intérprete de Libras. “O espetáculo é para todas as idades, por isso aguardamos toda a família na Praça da Matriz para celebrarmos a nossa cultura”, convida Kátia Bizinotto.
Celebração do aniversário do Grupontapé
O espetáculo faz parte da celebração dos 30 anos do Grupontapé e integra o projeto "Grupontapé 30 anos - Balaio Popular - Circulação Triângulo Mineiro", que tem o incentivo cultural por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022). Uma iniciativa que leva a cultura mineira para diversas cidades da região.
A ação tem apoio local do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia. A realização fica por conta do Grupontapé, movimento “A Liberdade Mora em Minas” da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura.