29 de Julho de 2024 às 11:43

Ônibus com 32 trabalhadores rurais cai em ribanceira na BR 262 próximo à Araxá deixando um morto e feridos

Vítimas eram trabalhadores rurais

Com informações do Corpo de Bombeiros foto:Fotos: William Tardelli

No dia 25 de julho de 2024, por volta das 07 horas, equipes policiais foram acionadas para comparecer a uma estrada vicinal a 2 km da BR 262, onde ocorreu um acidente de trânsito envolvendo um ônibus que transportava 32 trabalhadores.

No local, a guarnição policial encontrou o ônibus tombado em uma ribanceira.

A equipe do Corpo de Bombeiros já estava prestando socorro às vítimas, com duas delas deitadas atrás do veículo, três já tendo conseguido subir a ribanceira e uma vítima fatal encontrada no interior do ônibus.

Os demais ocupantes, segundo o condutor de 49 anos, foram transportados por outro ônibus que prestou socorro.

Os bombeiros em conversa com o condutor, ele relatou que estava transportando 32 pessoas para prestar serviços em uma fazenda. Ele saiu da cidade de Igarapava/SP com destino à Fazenda no Município de Araxá e, ao transitar na estrada vicinal em uma descida íngreme, ouviu um estalo no veículo e percebeu que os freios haviam falhado, conseguiu reduzir uma marcha, mas, ao enfrentar uma curva acentuada, deparou-se com um veículo sedan que transitava no meio da pista. Para evitar uma colisão frontal, ele desviou o ônibus para a direita, mas perdeu o controle, e o veículo tombou e capotou na ribanceira, parando graças à vegetação.

O veículo Sedan parou na margem direita da pista, mas seu motorista fugiu sem prestar socorro.

O condutor do ônibus, mesmo ferido, conseguiu sair do veículo e ajudar as pessoas caídas. Ele notou que um passageiro de 18 anos estava inconsciente. Algumas das vítimas apresentavam dores, dificuldade de respirar, fraturas, cortes e escoriações no rosto, dores de cabeça, ânsia de vômito e tontura.

A guarnição policial encaminhou as vítimas ao pronto atendimento médico, enquanto a equipe do Corpo de Bombeiros socorria as demais vítimas na ribanceira. Posteriormente, a guarnição policial foi informada de que 19 vítimas foram socorridas por ambulâncias de Santa Juliana e encaminhadas ao Hospital Municipal.

Uma vítima de 32 anos apresentava uma perfuração no pulmão e necessitou de transferência para cirurgia.

A perícia técnica foi acionada e compareceu ao local para realizar os trabalhos de praxe.

O IML também esteve presente e removeu o corpo da vítima fatal Gabriel Antônio Trombeta Marcelino, de 18 anos, natural de Igarapava/SP.

Após consulta ao sistema, foi constatado que o último licenciamento do ônibus ocorreu em 2018, entretanto, por indisponibilidade de guinchos capacitados a retirá-lo da ribanceira, não foi possível efetuar a sua remoção.