# Eustáquio Amaral

ALTOS E BAIXOS EM SETOR PRIORITÁRIO E INDISPENSÁVEL

23 de Junho de 2024 às 15:30

                  

          

 

Educação. É um dos três pilares de uma administração pública. A gestão de saúde. A gestão de educação. A operação de segurança. Esses três pilares levam a um lugar ser progressista ou não. A eficiente gestão é a boa prestação de serviço ao cidadão. A operação policial é um procedimento organizado de segurança. Restringindo à Educação, a boa gestão é o oferecimento ao aluno de bons professores, bom conteúdo pedagógico, bom nível escolar e acolhimento adequado. O IBGE propicia verificar um pouco o desempenho de Patrocínio na Educação. Agora e em outros anos. Em alguns aspectos os indicadores são favoráveis. Em outros não. A comparação com municípios vizinhos é uma boa ferramenta de análise. Isso para o Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.   

 

ENSINO INFANTIL ADMISSÍVEL – Sob o aspecto de número de matrículas, Patrocínio está em patamar de aceitável para regular. Em 2023, foram registradas 4.457 matrículas no Infantil. Todas as cidades grandes da região estão à frente. Exemplos: Patos de Minas (mais de 2.000 matrículas a mais), Araxá, Araguari e outras também. Monte Carmelo tem a metade de Patrocínio. Se observar o número de matrículas no Infantil ao longo dos últimos vinte anos, ele tem crescido. Felizmente. Porém, precisa aumentar um pouco mais.   

 

NÃO MUDA – Se olhar o Ensino Infantil quanto ao número de escolas e de professores, o desempenho estadual de Patrocínio mantém paridade com o número de matrículas. Em 2023, havia 41 unidades no Município (em Patos de Minas, 67 unidades). E havia 323 professores (docentes), a metade de Patos de Minas.

 

BOM ENSINO FUNDAMENTAL – Em 2023, foram registradas 11.339 matrículas em todo o Fundamental. Como esse nível escolar (ensino) divide em nove anos (nove séries) e três prestadores educacionais (Estado, Município e Privado), há algumas distorções. O Município lidera nos anos iniciais e o Estado lidera nos anos finais (8ª e 9ª séries). Isso é normal e tradicional. Há 41 escolas do Ensino Fundamental no Município (em Patos de Minas, 49 escolas).

 

1º ANO DO FUNDAMENTAL: PATROCÍNIO À FRENTE – No quesito “Matrículas”, no ano inicial do Fundamental, a Rede Municipal patrocinense teve registrado 842 alunos, em 2023. A Rede Estadual apenas 218, atrás de quase todas cidades médias do Triângulo. Inclusive Monte Carmelo, com 307 matrículas. A Rede Privada (particular) quase empata com a Estadual. Assim, aqui, apenas palmas para o Município.

 

9º ANO DO FUNDAMENTAL: ESTADO À FRENTE – Com 815 matrículas, a Rede Estadual coloca Patrocínio em 30º lugar em Minas. A Rede Municipal (280 matrículas) e a Rede Particular (186 matrículas) fazem somente o “arroz com feijão”, em termos quantitativos.

 

ENSINO MÉDIO: POLÊMICO! – Em 2023, houve 3.297 matrículas. Isso não altera o cenário descrito anteriormente (atrás das grandes cidades da região). É bom dizer que nos anos de 2008 a 2020, a situação era melhor. Pois havia maior número de alunos. Daí, a conclusão é de que ocorreu algo negativo nos últimos três anos. No contraponto, o número de docentes patrocinenses (professores) é muito bom. Em 2023, os 408 docentes colocam Patrocínio em 24º lugar em Minas, quase empatado com Patos de Minas (485 docentes). O bom número de escolas de Ensino Médio também confirma a divergência com o reduzido número de matrículas. Com 19 escolas no Ensino Médio, PTC situa em 24º lugar em Minas Gerais.  

 

1º ANO DO ENSINO MÉDIO: DESEMPENHO FRACO – O nº de matrículas, na competência do Estado, é abaixo de regular (caminhando para ruim). Ou seja, com 1.019 matrículas, em 2023, Patrocínio cai para 44º lugar em MG. Competências Federal e Particular, pelo número bem menor de matrículas, não altera o contexto pouco favorável do Estado. Como é sabido, no Ensino Médio o Município não participa.

 

3º ANO DO MÉDIO: UM DESTAQUE – Em Patrocínio houve 812 matrículas em 2023 (39º lugar em MG). E 408 docentes. O Ensino Médio tem a 1ª, 2ª e 3ª séries, e, a “não seriada”. Nesse quesito o Município com apenas 34 matrículas ocupa o 10º lugar em Minas. No Triângulo é superado somente por Uberaba no Ensino Médio “não seriada”.

 

LADO NEGRO – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, nos anos iniciais, Rede Pública, do Ensino Fundamental é de 6,3. Isso significa que há 115 cidades à frente de Patrocínio em MG. E o pior, a tendência da curva é para baixo. Nos anos finais do Ensino Fundamental, na Rede Pública, o IDEB é 5,3. Isso coloca Patrocínio em 139º lugar em MG. No ranking do IBGE, o IDEB do Ensino Médio, na Rede Pública, cai mais ainda. Chega a 4,4 o que posiciona Patrocínio atrás de 153 municípios mineiros. Precisamente Patrocínio encontra-se em 154º lugar. E a curva ainda é decrescente. Ou seja, pode piorar.

 

POR FIM – Se é para melhorar a querida e amada Patrocínio, os pretensos candidatos a prefeito e vereador, nas próximas eleições, deveriam analisar/avaliar a Educação. Brigas, arrogância e falta de conhecimento não levam a lugar nenhum do bem.

 

 

([email protected]) *** Primeira Coluna também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 22/06;2024.