OUTRO OLHAR BOLSONARÍSTICO
Estou entre os grandes admradores da Professora da UFMG, Doutora em Literatura, Poetisa, Ensaísta,Pesquisadora e Escritóra premiada, Maria Esther Maciel. Como se não bastasse, o cabedal de cultura que a distingue, ainda nasceu aqui do nosso ladinho. É praticamente nossa conterrânea. Filha de Patos de Minas, radicada em Belo Horizonte. Como não admirar este texto no qual espinafra o Presidente Bolsonaro. Bom. Sei que ninguém vai dar com a língua nos dentes pra ela, pois quero morrer seu amigo. Cebesta! Vai que essa patense arretada resolve me chamar de Hórrido, mugroso, caliginoso ou dendrocrasta (riso) Doutora Maciel mandou ver 120 impropérios, mandei ver 120 pangerismos. Ninguém é tão capirôto como ela descreveu, nem tão cândido como pintei.
Tirem as crianças da sala, bem no meio tem um palavrão meu. Temos um presidente injustiçado. Não faço coro aos caos. Todos estamos no olho de uma pandemia apocalíptica. Sou pela governabilidade. Até onde sei ele é:
Honesto. Patriota. Sério. Franco. Íntegro. Humilde. Firme. Cívico. Autêntico. Discreto. Descente. Inatacável. Humano. Sensível. Verdadeiro. Correto. Transparente. Atento. Arrojado. Sincero. Bravo. Destemido. Probo.Pondoroso. Insubornável. Austero. Comprometido. Lídimo. Denodado. Positivo. Otimista. Peculiar. Inconfundível. Impoluto. Implacável. Diferente. Incomum. Estrênuo. Impávido. Família. Peitudo. Veemente. Enfático. Imperativo. Entusiasmado. Habilidoso. Disposto. Traquejado. Compromissado. Persistente. Descolado. Espontâneo. Afiado. Intenso. Espirituoso. Caçoista. Chalaceador. Presidentãodaporra. Sonhador. Devoto. Independente. Imiscível. Implacável. Fichalimpa. Anti-lulopetista. Anti-Mensalão. Anti- Petrolão. Anti-Dórico. Anti-Globolixo. Incólume. Sanguíneo. Resiliente. Fervoroso. Pragmático. Sisudo. Chistoso. Empedernido. Escrupuloso. Vigoroso. Cônscio. Vibrante. Impávido. Colosso. Responsável. Respeitável. Proativo. Democrata. Admoestador. Suasório. Desafiador. Esperançoso. Guardião. Produtivo. Altruísta. Confiável. Disciplinado. Empreendedor. Perspicaz. Racional. Exigente. Aberto. Frontal. Lutador. Incansável. Objetivo. Porreta. Tarimbado. Vitorioso. Mobilizador. Estrategista. Acessível. Liderança. Visão. Intimorato. Indomável. Focado. Trabalhador. Resoluto. Impropinável. Injustiçado.
Milton Magalhães 25/05/2020
"OFÍCIO
Escrever
a água
da palavra mar
o vôo
da palavra ave
o rio
da palavra margem
o olho
da palavra imagem
o oco
da palavra nada.
“AULA de DESENHO
Estou lá onde me invento e me faço:
De giz é meu traço. De aço, o papel.
Esboço uma face a régua e compasso:
É falsa. Desfaço o que fiz.
Retraço o retrato. Evoco o abstrato
Faço da sombra minha raiz.
Farta de mim, afasto-me
e constato: na arte ou na vida,
em carne, osso, lápis ou giz
onde estou não é sempre
e o que sou é por um triz.”
"Entre as coisas que voam
e as coisas que ficam
voo e fico.
(Maria Esther Maciel)
SAUDÁVEL BRINCADEIRA
Já com colocamos Patos de Minas em pauta, que tal uma curiosidade digna de nota. Quem nasce na cidade e lá vive é o patense. Quem vem de fora, se apaixona e se instala, vira patureba. Patife é o nativo que abandona sua terra e... Pateta o que migra para a vizinha Patrocínio. Bairrismo. Tudo, uma grande e saudável brincadeira.
GUARATINGA
Em 1943, o governo do Estado mudou o nome da localidade para Guaratinga, provocando insatisfação na população.
Atendendo aos apelos populares, em 3 de junho de 1945, o nome sofreu outra alteração, voltando novamente para Patos de Minas. Ficou muito melhor.
TEREMOS ELEIÇÕES EM 2020? QUE TAL UM POUCO DE HUMOR.
Em campanha para o governo do Estado, corria tudo bem para o Sr. Newtão Cardoso. ( Um dos melhores Governadores de Minas) Apenas um detalhe: A platéia para a qual discursava naquela tarde não era de Patos de Minas, era de Patrocínio. E ele, no calor da campanha, nem sabia onde estava, bradou: “POVO DE PATOS DE MINAS!”...
(Foto de Ramon Bitencourt/O Tempo). A assessoria puxou-lhe o paletó, mas Newtão, bagre ensaboado que é, repetiu com muito mais vigor: “POOVO DE PATOS DE MIIINAS!!!” ... (pausa que pareceu uma eternidade) ...
”O povo de Patos de Minas, deve se orgulhar DE TER PATROCÍNIO COMO VIZINHO!!!”. Rsrs..
Ficou bem na fita, ou não?
OUTRA DO NEWTÃO
Newton Cardoso foi fazer uma visita a ONU. Chegando lá, deparou com uma faixa de saudação com os seguintes dizeres:
“WELCOME NEWTON CARDOSO”.
Ele ficou colérico: “Quando este pessoal da ONU for a Minas Gerais, eles vão ver só!”
Quando o pessoal da ONU foi a Minas Gerais retribuir a vista, o Newtão decidiu que era a hora da vingança à ofensa supostamente homossexual, e mandou colocar uma faixa com os seguintes dizeres: “NEWTON CARDOSO COME WEL !!!”
SÓ MAIS UMA DO NEWTÃO
Newton Cardoso recebe o Presidente e o leva a um espetáculo de balé no Palácio das Artes, em Belo horizonte. O mandatário cochila e o Governador observa. No final, comenta com o Presidente: - Eu recomendei ás bailarinas para dançarem na ponta dos pés para o senhor dormir sossegado.
“NEM QUE EU TENHA QUE TIRAR DO MEU RÊGO”
Fez pior um candidato das antigas em Patrocínio: A cidade, vivia a falta de distribuição de água, o candidato, um fazendeiro afamado. Com fartos ribeiros d’água na fazenda.
Subiu no palanque e fez uma promessa inusitada: “ Vou trazer água para Patrocínio,
NEM QUE EU TENHA QUE TIRAR DO MEU RÊGO!”.
Ufa! Não foi preciso. Nasceu o DAEPA, sem bulir no rêgo de ninguém, rsrsr..
E-mail para a nossa coluna: [email protected]
VAMOS FAZER JUSTIÇA?
Ainda bem que o ex-vereador patrocinense em beagá, Tarcisio Caixeta, homenageou o ex-deputado Expedito Faria Tavares com o nome de uma avenida lá na capital. Expedito Tavares foi vereador em Patrocínio, (há mais de 50 anos). Presidente da OAB local. Além de deputado (3 vezes). Foi secretário do Interior e Justiça do Governo Rondon Pacheco, entre 1973 e 1975. Foi presidente da Assembléia no biênio 1971/1972
Em Patrocínio deram-lhe o nome de uma Penitenciária- “O cadeião” Ou seja, aqui em Patrocínio, não temos muito critério para homenagens. Batiza-se uma obra com o nome de parentes “importantes” dos políticos do momento. Vamos fazer justiça?
EM 1918, NA PANDEMIA DA GRIPE ESPANHOLA, ATÉ OS GATINHOS USAVAM MÁSCARAS, EM 2020, TEM MARMANJOS QUE NÃO QUER USAR?
PRONTO SOCORRO DE PATROCÍNIO: “ EUSTÁQUIO AMARAL”
Trata-se de um servidor público exemplar. Singular. Insubstituível. No entanto, foi demitido covardemente pelo desgoverno ‘Pilantrel’ foram 45 anos, servindo Minas Gerais com equidade e transparência, no setor da saúde, destes quais, 12, consecutivos como Superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde. Um servidor de carreira que chegou ao alto cume da pasta por méritos próprios. Cargo técnico que exerceu nos dois mandatos de Aécio (janeiro de 2003 a março de 2006 e janeiro de 2007 a janeiro de 2010). De 2010 a janeiro de 2014, no Governo de Antônio Anastasia e permaneceu quando, Anastasia foi para o Senado Federal e Alberto Pinto Coelho, assumiu o comando do estado. No cargo era chamado de Dr. Eustáquio, pois, sua figura emana respeito e é respeitado e estimado por todos. Reconhecido como um funcionário público de princípios rígidos, seu mantra foi sempre dizer que “o dinheiro público é sagrado” Discurso e prática. Certa feita, participando do “1º Fórum " Fraternidade e Saúde", realizado na Câmara municipal de Patrocínio, lá pelas tantas foi inquirido sobre o que pensava sobre desvios de verbas e afins, Amaral, disse em alto e bom som , "(..) de minha parte, não aceito nem remédio amostra grátis, não me venham com gorjetas, queijos, vinhos, etc, não aceito. Sou bem pago para fazer o meu trabalho".
25 HORAS POR PATROCÍNIO
Trabalhando cerca de 12 horas por dia, (e 25 por Patrocínio) “Menestrel Rangeliano” - Eustáquio Amaral, desafia a posteridade. Não por acaso, já foi reconhecido e honrado com a "Medalha Santos Dumont". Como servidor público estadual exemplar. Milhões e milhões de recursos foram alocados para Patrocínio, beneficiando o setor de saúde. (Trabalho exclusivo seu, que muitos políticos vivem pegando carona) Sempre foi lembrado para se candidatar a deputado estadual. Compromisso que Jamais quis. Sem mandato fez muito mais por nossa terra. Que história! Que glória! Por 30 anos ininterruptos, Amaral, assinou com grande êxito, a “Primeira Coluna” no Jornal de Patrocínio. E há 12, é colunista da Gazeta de Patrocínio. Com blogs no site Patrocinionline e Rede Hoje. Uma espécie de fórum de debates dos principais temas de interesse de Patrocínio e de todas as regiões das Gerais.(Foto Eustáquio e seu filho, médico, Leonardo)
SEM MANDATO POLÍTICO
42 anos na linha de frente da imprensa Rangeliana. Durante todos esses anos, sem mandato político, sem cor partidária, sem jabaculê, sem “agradinho”, sem um centavo em troca, somente por amor a terra-mãe, Menestrel, tem sido um atalaia em defesa da moralidade no serviço público. Um defensor da preservação do patrimônio histórico; um ferrenho defensor do meio ambiente; Jamais cessou de solicitar ética, respeito e transparência na aplicação do dinheiro público. Além da carreira primorosa, exitosa e brilhante, que tem tido o nosso “Menestrel Rangeliano!”, ninguém e ninguém, mesmo, defendeu, promoveu, cantou e brandiu tanto a espada da verdade pela cidade a qual, alcunhou de "Santa Terrinha". Colunista de longo fôlego, o historiador, o economista, o analista, o cultor da história, o saudosista, o desportista, o discípulo de Tião Eloi, o sonhador extremado, o arauto da ética, o atalaia das boas novas é um desafio a posteridade.
PRONTO SOCORRO DE PATROCÍNIO: “ EUSTÁQUIO AMARAL”
Justificativa. A dedicação de “Menestrel Rangeliano” a tantos outros temas relacionado a Patrocínio, já lhe conferia o direito de ter o seu nome como patrono do novo Ponto Socorro, mas, vem de longe sua colaboração direta e decisiva para melhorias e avanços no setor saúde em Patrocínio.
Apartidariamente, conseguiu milhões e milhões de recursos e equipamento para Santa Casa. Ajudou a trazer para Patrocínio o Centro Regional Viva Vida; o Pro-Hosp; o Consórcio Intermunicipal de Saúde; o Centro Regional de Hemodiálise; reformas de postos de saúde (unidades básicas de Saúde – UBS), a UTI Neo-natal e diversos convênios, envolvendo ajuda financeira para o Asilo São Vicente de Paulo diversas ambulâncias. Foi decisivo no repasse de R$500,00 para custear os equipamentos da Carreta do Hospital do Câncer de Patrocínio.
Em 2013, Eustáquio lutou muito e conseguiu, uma verba de R$ 14 milhões. Mas o governo da época, deu uma pançada história: Mesmo com parte da verba já liberada, deu as constas politicamente para o governo do estado. Não quis ser neutro. Apoiou adversários. Semeadura e colheita. Não deu outra. Mesmo assim, “Menestrel” correu atrás do preju, histórico. Conseguiu com seus superiores a liberação de 10% do convenio de R$ 14 milhões...Depois, Amaral, foi exonerado pela turma do Pimentel.
Ou, seja: Vendo o Prefeito Deiró, viabilizando com recursos próprios a construção do Novo Pronto Socorro, lembramos que poderia ser tudo diferente. Com muito menos perrengues.
QUAL VEREADOR?
Sim. Qual vereador, vai levar á nossa Casa de Leis, essa proposta: NOVO PRONTO SOCORRO DE PATROCÍNIO “ EUSTÁQUIO AMARAL” Pode ter certeza que “Menestrel” vai relutar em aceitar. Pode ter certeza, também, que alguém vai refutar arguindo sobre. “ Homenagear personalidades vivas” E a Avenida Governador Aécio Neves da Cunha? E a Avenida Dr. Walter Pereira Nunes. Nada mais justo por estas plagas...
E EU AGUENTO ESSE POVO DA INTERNET.. MORIA FUXIQUEIRA?
GRÁFICA A3
Se você já é cliente da Gráfica Real, Parabéns! Deve continuar sendo. Todavia, se você não for, vamos combinar: Cartões de Visita, Agendas, Calendários, Cadernos, Folders, Cartaz, Folhetos, Panfletos, Convites, Revistas, Pastas, Cardápios, Adesivos, Banners, Comanda, Receituários...é na GRÁFICA A3. Posso te garantir uma coisa? A mesma preocupação com a qualidade, rapidez e preços justos com que atende as empresas do Grupo Comporte, a Expocaccer, a OnNet Telecom, a Galvani/Yara, o Hospital Santa Casa e outras, vai atender tãobém você e a sua empresa. O que você precisa fazer?
Entrar em contato:
Rua Martins Mundim,715 Centro- Patrocínio MG
Fone (34) 3831-4915.
e-mail: [email protected]
- whatsapp: (34) 98861-2845