De 3 a 8 de Setembro, acontece no Casa Raja Shopping em Belo Horizonte, o "SALÃO DO LIVRO INFANTIL DE MINAS GERIAS, 2019", evento gratuito, tendo como tema “TEM CRIANÇA, TEM POESIA.”
O importante evento é uma realização da CÂMARA MINEIRA DO LIVRO , sob a curadoria da escritora, autora, jornalista, patrocinense, LEIDA REIS, vice-presidente da entidade. Um evento mineiro para entrar na história da literatura nacional.
Valorizar o livro como bem cultural cujo acesso deve ser universalizado em todo o Estado; reforçar a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura nessa idade em que todos os hábitos se formam, além de promover sua continuidade por toda a juventude, são os principais objetivos do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.
Com isto em mente, o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais de 2019, homenageará o poeta Antonio Libério Neves.
UM POUCO DO POETA HOMENAGEADO
Antônio Libério Neves, nasceu em Buriti Alegre (GO), em 1934. Foi criado em Rio Verdinho, no município goiano de Rio Verde, mas estudou no Triângulo Mineiro. Fixou-se em Belo Horizonte em 1952, formando em Direito, pela UFMG – Universidade Federal de Minhas Gerais. Passou grande parte de sua vida morando em Santa Tereza. Sua trajetória literária começou na década de 1960, em Belo Horizonte, quando publicou (1965) seu primeiro livro “Pedra Solidão”, premiado pelo concurso da Prefeitura Municipal, no ano anterior. Esse livro resultou de experiências concretistas, e dele, ainda hoje, poemas são solicitados para ilustrar lições de obras didáticas de língua portuguesa. Com 30 livros publicados, dos quais quatro são de poemas, Libério Neves pode ser considerado um dos cânones da literatura brasileira. O autor infelizmente, faleceu recentemente, no dia 11 agosto deste ano...Homenagem justa.
Embora atarefada na organização do evento, Leida, assim se expresssou: "Vendo as imagens nem acredito no dia incrível e cheio de emoções que vivemos hoje. A família do poeta Libério Neves participando da abertura levou alguns às lágrimas.
A alegria das crianças nos eventos não tem preço MESMO!"
EVENTO NACIONAL
O Salão do Livro Infantil e Juvenil se fixa como um evento de amplitude nacional. Patrocinado pelo Governo Federal via Edital de Feiras Literárias.
A escritora escritora patrocinense/mineira, LEIDA REIS, responsável por organizar o evento, buscou com muita competência, uma programação diversificada com autores e ilustradores de todo o país.
De acordo com a Câmara Mineira do Livro nomes como Alessandra Roscoe, Victor Cafaggi, Marcos Mota, Rosana de Mont’Alverne, Tino Freitas, Lucas Guimaraes, Beatriz Myrrha, Paula Pimenta, Lalau, LauraBeatriz, Leo Cunha, Elizete Lisboa, Fabíola Farias, Stella Maris, Heloísa Davino, Carol Christo, Edmilson Ferreira, Marcelo Xavier, Olegário Alfredo e muitos outros na vasta programação do evento.
E UMA SURPRESA
Para ser mais completo o sucesso do "Salão do Livro Infantil e juvenil de Minas", um momento de íntima satisfação para a organizadora: Nasceu no evento um novo escritor, com o sugestivo nome:"GABRIEL POESIA". Filho primogênito de LEIDA REIS, não tinha como iniciar melhor sua vida literária. Cercado de crianças, lançou em parceria com a mãe e ilustrações de Nelson Flores, a obra:" OS SUPER-HEROIS DA BOLA". Em depoimento em sua página, a escritora, expressou seu contentamento: "Os vários nascimentos de uma pessoa precisam ser celebrados. Nasce um escritor com “Os super-heróis da bola”. O Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas foi palco para GABRIEL POESIA, o filho companheiro de autoria deste livro, que fala de como a alegria do futebol pode ser transplantada para outros momentos da vida, especialmente a escola."
Na foto do Jornal O Tempo, a imagem do objetivo alcançado:
SOBRE LEIDA REIS.
A editora, escritora e jornalista, LEIDA REIS é patrocincense, há muitos anos radicada em Belo Horizonte.
Como Jornalista, foi Editora Executiva na empresa Jornal Hoje em Dia | Portal HD. Publicou crônicas no Caderno de Cultura, foi editora de Política dos jornais Diário do Comércio e O Tempo, e atuou também no Estado de Minas, Rádio América e outros veículos.
Consagrada autora dos livros:"A invenção do crime", "Quando os Bandidos Ouvem Villa-Lobos" e o Livro de Cada Um". Foi editora do menor jornal do mundo, o "Vossa Senhoria," reconhecido pelo Guiness Book em 2000.
Em 2017 fundou a Páginas Editora, o amor pela literatura, muito trabalho e profissionalismo, apesar do pouco tempo, já soma no catálogo, uma vasto números de lançamentos.
É Vice-presidente da Câmara Mineira do Livro. Uma autora e editora que muito tem feito pela literatura nacional. No Portal Literalmente Uai, diz o seguinte sobre ela: "A Leida traz em suas obras uma escrita diferenciada e inovadora. Suas histórias são inteligentes, trazem personagens comuns ao nosso cotidiano, e referências a nossa vivência mineira e isso é muito bom!"
PATROCÍNIO SE ORGULHA DE VOCE, LEIDA!
ACOMPANHE AQUI O SALÃO DO LIVRO: https://salaodolivro.com.br