Digamos que ainda existe esperança. Não são muitos, mas em Patrocínio aqui e ali, tem sempre alguém preocupado em alimentar os passarinhos soltos na natureza. Já que muitos tiveram seu habitat dizimado, tentam adaptar e sobreviver no centro urbano.
Não temos muito essa cultura de cuidar dos passarinhos, sobretudo numa cidade que cortou e corta muitas árvores. E existe poucas árvores frutíferas. Quantas casas, sem nenhum bonsai pra despistar. Não é fácil ser passarinho na cidade. É nem na zona rural com tantos agrotóxicos..
No Brasil, segundo a SAVE, entidade criada para ajudar a conservar toda diversidade de aves, existem 1.919 espécie de passarinhos, sendo que 166 delas são consideradas globalmente ameaçada de extinção.
Aqui, aproveito para registrar nosso reconhecimento aos integrantes da ONG, Patrocinense, CERVIVO, responsável pela campanha de preservação do PATO- MERGULHÃO. Uma das aves mais raras do mundo e que encontra- se em perigo de extinção. Na Argentina e Paraguai, já desapareceram. Em Patrocínio e Sarra da Salite, a ONG Cervivo, monitora, essa joia rara, inclusive um casal no Córrego Feio, manancial que abastece a nossa. cidade. Nobre causa.
Ninguém comemora, mas sabia que desde 1968 no 05 de Outubro, comemora- se o "Dia da Ave." E por Decreto Presidencial, o Sabiá e considerado a Ave Nacional.
Não sou nenhum birdwatching ( gente que tem como hobby observar passarinhos) Só entendo que eles são nossos companheirinhos de jornada neste Planeta, com os mesmos direitos à sobrevivência.
" Fui aparelhar para gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz por isso" ( Manuel de Barros)
Então... A quantas anda o cuidado com os passarinhos em nossa cidade. ( E na sua?)
Aleatoriamente fui conferir:
- Lá na Prefeitura, de quem é a mão bendita que sempre abatesce o tratador?
- Em frente ao Patrocínio Tênis Clube( PTC) Alguém se preocupou com os passarinhos da Av. José Maria ALkimin..
- Na Av. Marciano Pires, próximo ao Paque de Exposição, uma alma sensível tira um tempinho para alimentar os passarinhos...
- Na Av. Juscelino Kubitschek, ( Um dos mais brilhante politico deste país, que segundo nosso históriador "Menestrel Rangeliano" - Eustáquio Amaral, visitou a "Santa Terrinha" quatro vezes) lá tem um tratador de passarinhos.
- Na Av.General Astofo Mendes, em frente a um bar, alguns canarinhos, bem- te- vis, pardais e tico-ticos tem o cafezinho da manhã garantido.
- Na Rua Edmundo Coutinho Aguiar, ( Fundo da Igreja Nossa Senhora de Fátima) uma boa alma tem o cuidado de colocar farelo de milho, alpiste, um cardápio disputado pelos bichinhos..
- Na Alameda Pau Brasil, Bairro Prof. Afrânio Amaral ( que muita gente chama erroneamente de Dona Diva2) alguém por ali tem o cuidado de deixar os bichinhos com a timba cheia.
Por mais tratadores... Quem tem essa sensibilidade de cuidar dos passarinhos, desconfio serem anjos, com asas no coração..