# Milton Magalhães

Bolhufas e Lufadas de Bom Senso

11 de Agosto de 2017 às 19:31

SERENIDADE x  TRUCULÊNCIA

“O vento e o sol iniciaram uma disputa para ver qual dos dois era o mais poderoso.

- Eu posso provar que sou muito mais forte - disse o vento. - Está vendo aquele homem lá embaixo, com uma jaqueta? Aposto que consigo arrancar-lhe a jaqueta em menos tempo do que você.

Começou, então, a soprar com muita força. O homem quase não conseguia ficar em pé, mas quanto mais o vento soprava, mais forte ele segurava sua jaqueta. Seus braços faziam uma enorme força para não perder a sua maior proteção contra o frio e o vento.

Não demorou para o vento desistir e parar de soprar.

Nesse instante, o sol saiu de trás das nuvens e sorriu para o homem. Imediatamente, ele relaxou os braços, levantou a cabeça e tirou a jaqueta por causa do calor.O sol, então, disse ao vento:

- A gentileza e a amizade são sempre mais poderosas do que a fúria e a força.”

 

“PREZADO MÍLTON,

Bom dia!

Que este memorando chegue a você levando meus cumprimentos e agradecimentos e de toda minha família, principalmente a pedido do Nenê, por toda sua elegância em estar sempre lembrando de nós outros de Patrocínio, através de suas escritas, comentários e notícias referente a família Constantino.

Muito obrigado por tudo, especialmente pelas últimas notícias com referência ao meu querido e inesquecível irmão Ildeu Constantino.

Até o fim do ano estarei visitando Patrocínio e quero cumprimentá-lo pessoalmente.

Também deixo aqui meus parabéns pela competência do jeitão que você tem de cumprir com a melhor maneira possível de ser um grande jornalista.

Você é daqueles que coloca amor em tudo que faz.

Mais uma vez parabéns pelo que você faz por Patrocínio e muito obrigado por estar sempre lembrando da gente.

Receba um forte abraço do amigo e conterrâneo

 Paulo Constantino” - ( Presidente Prudente- SP)

 

FAZ SENTIDO...

“Todos nós estamos sentados na lama, mas alguns de nós estão olhando as estrelas”(Oscar Wilde)


“COMEMORAÇÃO AO MÊS DA ADVOCACIA

 Neste mês de agosto comemoramos o dia do Advogado e Advogada, profissional indispensável à administração da justiça. Advogar é mais do que interceder a favor de alguém, protegendo seus interesses e direitos garantidos pela legislação. Advogar é estreitar um forte laço de confiança com o cidadão, em cuidado aos seus valores fundamentais: vida, liberdade, integridade, dignidade.

Meu amor pela advocacia me fez decidir, com convicção, que era momento de colocar o meu serviço a favor da classe, realizando o tão sonhado projeto profissional de fazer parte do quadro de gestão da OAB, como Presidente da 65ª subseção - Patrocínio. A realização deste sonho só se realizou pela vontade de Deus, que me concedeu os dons necessários para viver e praticar a justiça com equidade, de forma combativa; pelo apoio de toda a classe de advogados e advogadas, que a mim confiou a responsabilidade de representá-los, defendê-los e trabalhar pela valorização da advocacia.; pela minha família e de minha equipe de trabalho, que me dão suporte para que eu possa doar meu tempo pra essa atividade.

A advocacia deve ser exercida com respeito e dedicação, e parceria, pois sozinhos nunca chegamos a lugar algum. Todos nós advogados e advogadas, temos como objetivo em comum a vontade de salvaguardar os nossos direitos profissionais, defender a liberdade e o exercício da ampla defesa, bem como promover a justiça social e manutenção da paz.

Como Presidente da 65ª subseção da OAB PATROCÍNIO parabenizo cada um dos Advogados e Advogadas de nossa subseção, pelo magnífico trabalho que vem sendo exercido em Patrocínio/MG por todos vocês. Desejo que todos continuem a participar ativamente de nossa gestão, para que possamos juntos buscar a efetivação de nossos direitos e garantir os direitos de nossos clientes e a segurança da sociedade. Comprometo-me a dar continuidade ao meu projeto de gestão, buscando recursos, solucionando nossas demandas e lhes apresentando os resultados de nosso trabalho. Mas, sobretudo, lutando pela valorização e respeito ao nosso trabalho. ADVOGADO VALORIZADO, CIDADÃO RESPEITADO” 

(Drª Angélica Ferreira  Presidente  da 65ª Subseção da OAB Patrocínio)

 

BARÃO DO OURO VERDE

Um dos baluartes e grande pioneiro da cafeicultura em nosso município é José Carlos Grossi. (Foto) Esse tem histórias para contar.Veja  o  que encontrei na revista impressa “Informe Agropecuário” uma publicação da EPAMIG de 1984.Estampado na capa,  José Carlos Grossi,  nosso ‘barão do café”.  Patrocinense desde 1982, deu muito de sua contribuição pela geração de emprego, educação, saúde  e a evolução do nosso município. Grossi, já  foi  homenageado  no Mérito Empresarial,  prêmio  organizado pela Federaminas em homenagem aos empresários de destaque de diversas Associações Comerciais de Minas Gerais. Papai, trabalhou com ele, início dos anos 80. Um bandeirante/pioneiro/empreendedor que sempre merecerá o nosso respeito.

 

GOVERNO APROVADO

O Instituto Tiradentes, uma das instituições mais respeitadas de Minas Gerais e do Brasil. Mediante pesquisa realizada em municípios de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro, a Gestão Deiró/Gustavo uma das que mais tiveram aprovação nos primeiros 180 dias de mandato.

A pesquisa, feita por amostragem via ligações telefônicas revelou que 81% dos entrevistados, consideram o governo  como ótimo/bom.

A homenagem acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto no Salão  do Automóvel em Belo Horizonte.

 

CORTE NA CARNE..

A partir de 2018, a Escola Agrícola Sérgio de Freitas Pacheco não deverá mais receber subvenção do governo municipal. A notícia, gerou perplexidade, caiu como uma bomba! Contudo, tenho absoluta certeza de que o Secretario Municipal Rubens Rocha Machado, quem criou esta ajuda aos estudantes daquele educandário, vai encontrar uma solução. Não tenho dúvida.

 

VALE: REIVINDICAÇÃO INTENSA E CORDIAL

Acerca da cassação da Certidão de Conformidade da Vale/Mosaic, no município, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, (CODEMA), sinceramente, não julgamos uma atitude coerente.  A vinda da Vale/Mosaic  para Patrocínio, mais do que certa é necessária e legítima. Aliás, vale lembrar o que determina a Constituição Federal de 1988:  "o subsolo e os bens minerais em território brasileiro pertencem à União". Eis uma empresa global que tem como premissa as responsabilidades, sócio-econômico-ambiental nos territórios nos quais  opera. Não seria em Patrocínio que iriam pisar na bola. Temos um foco diferente: Pedimos tanto que nossas autoridades convidassem os executivos da Vale/Mosaic, para visitar Patrocínio e  recepcioná-los com toda  cordialidade, em seguida, instituir no governo municipal   uma assessoria qualificada, que fale a linguagem do  universo corporativo, para cuidar da instalação do projeto no município. Indenização  justa aos  proprietário de terreno.  Inclusive formação de mão de obra local, antes que ocorra um "êxodo da mineração". É DIÁLOGO. É REIVINDICAÇÃO INTENSA, FIRME, MAS CORDIAL. Um levante imbatível, envolvendo todas as lideranças do município e representações políticas e a nação patrocinense em peso, solicitando a volta do projeto original, o qual previa a construção de um complexo industrial químico em Patrocínio. E o tal investimento no valor de R$ 2 bilhões e geração de 1.500 empregos diretos..Nós, que sempre dissemos: “SEJA BEM -VINDO, VALE/MOSAIC!”, acrescentamos: “ENTENDAM O NOSSO LADO”:  Esse projeto envolvendo Araxá, é  TOTALMENTE LESIVO AO FUTURO DE PATROCÍNIO...

 

CHUVA DE FLASHS

Hoje tá brabo. Em pleno andamento de certas solenidades, mais precisamente em celebrações de casamentos, uma multidão com smartphones, câmaras digitais, celulares e afins, correm para frente quase se acotovelando em busca de melhores anglos. Uma chuva de flashes.A ordem do cerimonial vai por água abaixo. A assistência fica sem visibilidade. E o coitado do fotógrafo oficial fica sem condição de trabalhar. Cadê o velho bom senso?

 

VIVEMOS UM APAGÃO DE LÍDERES...

Nós, brasileiros, carecemos mais de bons líderes, hoje, do que de pão, de água, de terra e de ar. Falta-nos líderes no universo  corporativo, mas,  sobretudo na esfera política.

Em pensar que, tudo, absolutamente, tudo se  levanta ou cai com a atuação da  liderança. A vida, casa, família, igreja, empresa, cidade, estado, nação tudo reflete o seu comando, sem tirar em pôr. Se a cabeça não vai bem, o corpo padece, reza o antigo adágio lá da geração de minha vó.

VIVEMOS ENTRESSAFA DE LIDERANÇAS...

E Liderança positiva, que nada mais é do que a poderosa combinação de estratégia e caráter. Nunca é muito frisar que  se tiver que passar sem um destes quesitos, que seja a estratégia.

Líder sem estratégia, ninguém merece, contudo, sem caráter, é o pior dos piores flagelos...Vide: Donald Trump, Kim Jong-Um, Nicolás Maduro e Michel Teimoso.Um surto de sociopatas...

 

É POR AI...

"Aqueles que procuram o poder absoluto, mesmo que eles o procurem para fazer o que consideram como bom, estão simplesmente pedindo o direito de forçar suas próprias versões de paraíso na terra; e deixe-me lembrá-los que eles são exatamente os mesmos que sempre criam a mais infernal tirania." (Barry Goldwater)

 

PRE-CIOSO CAMPOS

Há mais de  trinta anos o patrocinense almoça ao som do "Comentário do Dia" O vozeirão marcante de José Maria Campos, sucedeu, Joaquim Assis, com raro brilhantismo na emissora do Sr. Pedro Alves. O "Pré" é precioso. Singular. Sui generi.  55  anos de rádio, é um profissional da comunicação local que pede toda reverência e o respeito da Nação Patrocinense. O "Pré" nos traz sempre a quintessência dos fatos.

Outra coisa, ele nos  obriga a consultar o "alfarrábio". Certa vez, comentando um jogo de futebol ele tascou:"No interregno da partida..."Você é fantástico J. Campos!...E o livro, moço, está escrevendo? Estamos esperando...Um forte amplexo!

 

COMO MANTER-SE JOVEM

1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas.