# Milton Magalhães

Bom Senso & Tutaméia

27 de Fevereiro de 2018 às 17:05

1- Incrível como o futebol é a alegria do povo. Patrocínio vive esta experiência.  Na vitória ou na derrota não se fala em outra  coisa na cidade. CAP! É  paixão contagiante. Águia Grená, que nasceu para grandes vôos.. Lembrando que a AVE ÁGUIA é  escolhida para representar a soberania, a potência e a altivez. Na realidade, é a mais importante de todas as aves de grande porte. Como diz em Isaias no Livro Sagrado: "Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam."

2- Trabalho em silêncio, com critério e responsabilidade!  Vice-prefeito Gustavo Brasileiro, acompanhado do presidente  do Hospital do Câncer, Thiago Miranda; superintendente da Santa Casa, Augusto Moura e o vereador de Patrocínio Panchita, após audiência com o Deputado Federal Leonardo Quintão, nesta quarta-feira pela manhã, em audiência em Brasília, anunciou: R$ 1.000.000,00 para o Hospital do Câncer de Patrocínio e R$ 1.500.000,00 para a Santa Casa.  Verba para o próximo mês! È uma grande ajuda, mas  as doações precisam continuar.Todos, juntos pela saúde de nosso gente!

3- Não por acaso chamo nossa Patrocinense Ilda Ribeiro Peliz, de nosso “Anjo Patrocinense em Brasilia”. Fez da grande dor de perder sua filhinha Rebeca de, apenas, seis meses, portadora de câncer, uma monumental obra solidária em Brasília. Fundou em 1994 a ABRACE-Associação Brasileira de Assistência ás Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias. Uma das lutas  titânica  de nossa conterrânea através da Abrace, foi a construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar- apenas com doações e parcerias. O HCB, foi Inaugurado em 23 de novembro de 2011. Um presente para a sociedade brasiliense.. Agora em  2018, assumiu a  Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal. Na verdade uma fusão de 05 secretarias em uma mega secretária.  São 2.000 funcionários atendimento a milhares de pessoas em condição de vulnerabilidade social. Com ética, empreendedorismo e liderança, nossa conterrânea vai de desafio em desafio. Deus é contigo , amiga!

4-  Votos de Boas-Vindas ao Delegado Regional Dr. Valter  André  Biscaro Salviano.  Chega enfrentado pelo menos dois desafios para ontem. A burocracia na expedição de carteira de identidade. E o alto nível de criminalidade (08) homicídios neste princípio de ano.

5-“Bem, amigos!”. Há que se reconhecer o trabalho profissional, esportivo, voluntário e social realizado pelo radialista José Carlos Dias. 44 anos como funcionário da Rádio Difusora, onde é Diretor Comercial e Comentarista esportivo. Sócio da Rádio Monte FM, em Monte Carmelo. Produtor Rural e sócio do  Café Bica. Além de Provedor da Santa Casa; Conselheiro do hospital do Câncer e Coordenador da Feijoada da APAE de Patrocínio. Haja fôlego, mermão!

6- Saber com orgulho que um grupo de irmãos da família Borges, há mais de 30 anos iniciou com uma pequena farmácia em Patrocínio. Hoje conta com mais de 475 colaboradores, entre os quais, mais de 54 farmacêuticos, divididos em vinte lojas nas cidades de Araxá, Carmo do Paranaíba, Monte Carmelo, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberaba e Unaí.

7- Que bom Saber. A Serifa Comunicação, com sede em Uberlândia e há 10 anos no mercado, foi a agência escolhida para cuidar da assessoria das 50 lojas do Supermercados Bretas distribuídos em 20 municípios de Minas Gerais. A Diretor Executiva da Serifa é a patrocinense Analú Guimarães, filha do casal  Darci Guimarães e Joaquim Machado do JP.

8-  Elogios rasgado vai para equipe da Cafeteria Dulcerrado. Pra onde, o patrocinense tem levado seus convidados que os visitam.  É sabor e aconchego num mesmo ambiente.

9- Parceria de alto nível entre,  Silas Brasileiro/Antônio Augusto Machado, há 14 anos edita com sucesso o “Prêmio Mérito Agropecuário”. A mais importante premiação do agronegócio mineiro. Para quem não sabe Antônio Augusto é filiado ao Comitê Nacional de Cerimonial Público, participou da direção do cerimonial do governo Newton Cardoso. Evento com a marca da excelência. 

10- Se admirar com o poder de realização da diretoria do Patrocínio Tenis Clube. Um show de clube no aspecto social e esportivo. De cinco anos pra cá, um salto de qualidade.

11- Parabenizar ao casal Dona Iveta e Sr Jacinto, pelas Bodas de Diamantes (60 anos) de feliz união!  Aliás, sempre agradecer a Família Bernardão pelos mais de  70 anos de dedicação ao desenvolvimento de Patrocínio. Sempre acreditando e investindo no futuro de  nosso município. Ali é trabalho.

12- Ver que o ilustre ‘Menestrel Rangeliano’- Eustáquio Amaral, “Primeira Coluna” na Gazeta, agora ano 40. Continua com toda credibilidade. Sem dúvida, um dos mais ilustre e íntegro filho de Patrocínio. Obrigado por tudo que tem feito pela nossa “SANTA TERRINHA”.

13-  Prazer é ler uma apologia a um amigo feita pelo Dr Wilson Veloso, alías, Fátima Machado já disse: “Quero vê-lo na Academia Patrocinense de Letras”. Não vai faltar apoio.

14- Admirar um bando de passarinhos em algazarra, comendo no tratador em frente ao PTC.

15- Saber  que somente quarenta anos depois da passagem dos bandeirantes, Patrocínio se tornou um povoado. Saber  também que somente quarenta anos depois que se criou a cidade, fundou-se o município. Ou seja, a letargia é meio cultural.

16 - Ainda verter uma lágrima pelas ex-empresas, Fama, Saiasi, Pitter e Minasilk.. Não foi somente  empresas que se perderam. Foram seguimentos econômicos que se extinguiram no município..

17- Saber, que  ainda bem que o vereador patrocinense em beagá, Tarcisio Caixeta, homenageou o ex-deputado Expedito Faria Tavares com o nome de uma avenida na capital avenida. Além de deputado (3 vezes) Expedito Tavares foi vereador em Patrocínio, (há  50 anos) Secretário de Justiça.Em Patrocínio deram-lhe o nome de uma Penitenciária- “O cadeião”

18 - Parar diante do pirulito da Av. José Maria Alkmin e perguntar: “Que pirulitão é este?” Não tem  placa descritiva.

19- Olhar para um recente passado e lamentar a perda do Sr. Sesostres, José Amorim, Sr. Alaor, Dr Hélio Furtado,  Dr Gerson de Oliveira, Sr Diolando, Pedro Alves Nascimento, Sr. João Cunha ,Sr. Jorge Elias, Lincoln Machado, Zé Capitão, Marcelino, João Ricardo, João Fernandes...

20- Se encantar com  a raríssima coleção de latas de Dona Toniquinha Borges. Nem a Nestlê, possue?

21- E se indignar por que aos 90 anos Dona Toniquinha, é incomodada pela poluição sonora causada  por  uma escola ao lado de sua casa. É lamentável!

22- Receber a Gazeta de Patrocínio em casa aos sábados bem  de  manhazinha. Recheada de novidades.

23- Descobrir onde fica a Praça Carlos Pieruccett em nossa cidade e ir in loco, vê-la.

24- Pensou em  morar no novo Bairro Martin Galego? Rua  Sebastião Eloi? ou  Michel Wadhy, ou Paulo Sérgio Martins, ou Massilon Machado? ou Jussara Queiroz? ou Edgard Andrade Rocha, ou Adélia Prado, ou Guimarães Rosa? Olha a responsabilidade dos futuros moradores.

25- Verter uma lágrima pelo Hotel Serra Negra, Serra do Cruzeiro. Símbolos de incompetência.

26- Há vinte e cinco anos, Guilherme Henrique e Marcelo Nunes  eram sequestrado em Patrocínio.  Durante 35 dias estiveram em um cativeiro em Goiana. Muita perplexidade e apreensão até que o cativeiro foi estourado e ambos voltaram são e salvos para casa.  

27- Lembrar sempre do médico e político  Elidimar Bento. Dr Bento, foi vereador por dois mandatos, presidente do CAP, presidente local do PSDB, professor no curso de fisioterapia, secretário municipal da saúde, cidadão honorário patrocinense. Prestou relevantes  serviços á comunidade. Não pode ser esquecido.

28- O Lar da Criança, é uma entidade que  atende mais de 80 crianças e adolescentes. É trabalho sério! Basta dizer que o Jornalista Joaquim Correia Machado Filho é  o atual presidente da entidade. Presta conta até de uma agulha Pode ajudar de olhos fechado!

29- Quando se depara com patrocinenses em longínquas cidades não dá outra.  Abri-se um sorrisão nove e quinze.

30 - Lamentar que a represa de Nova Ponte abrange os municípios de Santa Juliana, Patrocínio, Irai, de Minas, Serra de Salitre e Nova Ponte. Nenhum projeto turístico em conjunto.

31- Se pegar de manhã pisando nas pedrinhas portuguesas, no calçadão da Av. Rui Barbosa, dizendo pra si, “não há no mundo  lugar igual aqui”

32- Crimes passionais, infelizmente, Patrocínio, traz alguns. Lá pelos anos 40, no Hotel Santa Luzia, seu proprietário, Santos Roquete, tinha um “caso” (não sei como se falava isto antigamente) com uma camareira. Hospedou no hotel um fiscal da Receita Estadual, que se engraçou com a moça. Foi descoberto e morto por ciúmes. O enterro passou na porta do hotel, lá estava tranquilamente o autor do crime. Logo  o crime foi desvendado. Faleceu na prisão..

33- Apreciar as Palmeiras Imperiais, que se espalharam pela cidade e saber que  vieram do Rio de Janeiro, para Patrocínio, por intermédio do Cel. Theodoro Gonçalves. Veja o valor de um gesto.

34- Lembrar de uma frase do Sr Diolando Rabelo:“Neném Constantino pertence ao grupo de seres especiais que aparecem em nosso meio de séculos em séculos. O tempo em que com ele convivemos, aprendemos no dia-a-dia mais do que em nossas escolas.”

35 - Saber que a instalação da CEMIG em Patrocínio há quase 60 anos, foi o resultado intrínsecos  de união de esforços de nossas lideranças da época. Não por acaso, repetimos aos nossos atuas políticos cabeças de bagres: União de força gera, progresso, gera luz.

36- Relembrar que ante do ex-vereador José Reinaldo da Silva, entrar com uma representação na justiça, usava-se e abusava-se das cores de partidos políticos em publicidades da prefeitura. Hoje, somente usa-se as cores da bandeira do município.

38-  Ouvir uma sinfonia de  pardais num final de na Praça Honorato Borges. Na terra que a gente ama tudo é música.

39- Reverenciar sempre, o ex-deputado Paulo Pereira,  quem ajudou a elaborar a Constituição Mineira; lutou pela indenização dos proprietários dos terrenos submersos pela Represa de Nova Ponte, asfalto Patrocínio- Perdizes, construção do novo Parque de Exposições, Brumado dos Pavões...mas a imprensa da época, só falava no Deputado Romeu Queiroz.

40- Lamentar que o Museu Nacional dos Transportes, que teve toda estrutura e acervo, transferido para São Bernardo do Campo, faria 14 anos em Patrocínio. Tinha parceria com a Petrobrás, Scania, Michelin, para cursos profissionalizantes.

41- Sabia? O fundo branco da  Bandeira do município de Patrocínio, significa a bondade  de nosso povo.  Há 04 triângulos dentro do brasão.  O triângulo superior na cor verde, representa a Serra do Cruzeiro;  cor vermelha, atividades pecuária; o triângulo em  amarelo, a agricultura e o azul, representa as água minerais.  Acima do Brasão,  torrões que indicam o ânimo forte do povo patrocinense.

Em síntese: Lugar de gente do bem, pacífica e  laboriosa; terra produtiva e abençoada!