# Eustáquio Amaral

CÂMARA E PREFEITURA AMEAÇADAS, DEVIDO AUMENTO DE IMPOSTOS

29 de Janeiro de 2023 às 19:12

Tempo. Ele inexoravelmente passa. Para todos e para tudo. Mas, ficam os fatos históricos. Patrocínio, no começo do século XX (século passado), possui alguns fatos ignorados na atualidade. A invasão de 1912 é um deles. Alemanha fez análise química de águas minerais de Serra Negra e Salitre é outro fato pouco conhecido. Com a ajuda do jornal “Cidade de Patrocínio” é possível visitar o Município entre 1911 e 1916. Lá se vão mais de 110 anos...

REVOLTA CONTRA IMPOSTOS MUNICIPAIS Dia 5 de dezembro de 1912, chegou à cidade grande número de homens armados (possivelmente das fazendas e distritos). Visavam atacar à Câmara Municipal e à Coletoria (agência coletora de impostos). O pensamento era queimar todos os arquivos e depor (cassar) os vereadores. Isso se não fossem atendidas as suas reclamações sobre os impostos municipais. Patrocínio estava em estado de guerra.

SEM TIROS, MAS COM CONVERSAS... Os boatos foram maiores do que a presença inesperada de mais de 200 homens no centro da cidade. O líder do grupo insatisfeito, segundo o jornal, era amigo dos dirigentes do partido político do Coronel Honorato Borges. O ordeiro comandante dos revoltosos (seria Elmiro Nascimento?) disse: “Nada farei sem primeiro ouvir o Cel. Honorato”. Como o Cel. Honorato não pode comparecer à reunião de convergência, o seu genro Nhonhô Paiva participou. O presidente da Câmara e agente executivo (prefeito) Arthur Botelho e Elmiro Alves do Nascimento foram os outros participantes. Com dignidade para as partes, os problemas foram equacionados. E a paz voltou a reinar em Patrocínio. A notícia completa também foi publicada pelo jornal “Estado de São Paulo”, em dez/1912.

ÁGUAS MINERAIS Em julho de 1911, as fontes (minas, mananciais), localizadas em Serra Negra e Salitre já despertavam atenção. A fazenda da Serra Negra distante apenas 18 Km da cidade e a fazenda do Salitre, a um km do traçado, onde passaria a Estrada de Ferro de Goyaz (hoje Salitre). Laboratórios do Rio de Janeiro e de Hamburgo (Alemanha) analisaram as águas patrocinenses. Além da existência da água “sulfurosa gazosa”, a alcalina de Serra Negra continha muitos minerais (sulfato de sódio, “chlorureto de sódio”, ácido silícico, etc.). O alemão dr. C. Enock (Hamburgo) foi o responsável pelo processo de análise. “Como se vê pela análise, essas águas são de eficacíssima virtude medicinal”, informava o “Cidade de Patrocínio”. E passado mais de um século, os patrocinenses ainda não valorizaram o seu tesouro líquido.

PATROCÍNIO TINHA MUITA ÁRVORE Crônica escrita pelo magistral professor Olympio Carlos dos Santos, no princípio do século XX, por volta de 1900-1910, mostrou a riqueza vegetal e verde do Município. Sob o título “Mattas de Patrocínio”, o mestre destacava abundância das florestas e matas no Município. Com o português casto, disse que seria impossível de enumerá-las todas, pois havia também inúmeras “ilhas” de matos. Destacou a “extensa matta dos Folhados”, numa extensão superior a 48km, que produz toda espécie de madeiras, inclusive aroeira, de duração secular. Outras mencionadas: “Matta do Salitre, Matta dos Catulés, Matta do Estreito e as Mattas de Macahubas de Baixo, Entre Rios, Quebra-Anzol, Santo Antônio, Fazenda dos Cocaes, Barreiro, Dourados e Esmeril”. Ele não se esqueceu  também da mata da Serra Negra, Congonhas, Guariroba, Barra do Salitre (onde nasceu Milton Magalhães), Confins e Santo Ignacio. Olympio dos Santos afirmou que poucos municípios mineiros podiam contar com esse número de matas, além de muitos capões (matinhas) e matos. E que, ao lado das matas, existiam extensas campinas que “atestam a superioridade da criação que ahi pasta...

E NA ATUALIDADE? A Patrocínio de agora é o contraditório da Patrocínio descrita pelo prof. Olympio dos Santos. Poucas matas, poucas árvores, pouco verde, pouco interesse na preservação da natureza, é o cenário de hoje.

CORREIO A PÉ OU A CAVALO/BURRO – Vez por outra, havia reclamação contra a morosidade do estafeta (agente postal). A principal conexão do Correio era com Araxá. O estafeta recebia as malas postais na ponte do Rio Quebra-Anzol, “a 7 léguas (± 40 km) da cidade”. Na verdade, o estafeta, cansado, chegava à noite, muitas vezes a pé, devido ao péssimo estado dos animais. E para piorar, durante o período das chuvas, o estafeta era desprovido de agasalho para ele e para as malas, causando sérios danos às correspondências. O empresário que explorava o serviço de correio recebeu as queixas. Tudo isso em 1916. Esse tempo existiu...!

1914 JÁ TINHA CINEMA! – O Cinema Popular exibiu filmes como “Inauguração da Estátua de Barroso”, “Os Suspensórios”, “Presente de Noivado”, e “Ventiladores”. O filme (escrevia film) de maior destaque foi “Fortuna Passageira”, com 800 metros! Os “films” eram exibidos aos sábados e domingos. Com plena certeza, os filmes eram mudos, preto e branco, pouca visibilidade e nenhum ator famoso. Pois, não eram divulgados nomes de atores/atrizes. Esse fato da existência de cinema nessa época praticamente era e é desconhecido.

POR FIM – Patrocínio tem história. Tem o que falar. Sigamos...

 ***   Crônica também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 28/01/2023.

([email protected])