# Milton Magalhães

Coisas que 'Pega Bem' Saber

22 de Dezembro de 2017 às 18:52

MATEI MINHA SOGRA”

O  ex-presidente Roosevelt dos Estados Unidos em certa ocasião queria testar o impacto de suas palavras com relação ás pessoas ao exclamar em uma reunião: “hoje eu matei minha sogra". Poucos se detiveram nestas palavras. Como se fosse normal um presidente  ou seja lá quem for, matar alguém. O bombardeio  de informações a que todos estamos expostos tem o poder de fazer isso conosco. Perdemos a sensibilidade para ouvir e distinguir o que é relevante. Infiltrado neste bolo novo, o  absurdo passa a ser  normal; o hediondo fica comum, o inaceitável fica corriqueiro. Precisamos firmar os nossos valores humanos e  conservar a sensibilidade e o discernimento em nossa alma.

 

FAÇA A SUA DOAÇÃO PARA O HOSPITAL DO CÂNCER DE PATROCÍNIO.

O  Hospital do Câncer de Patrocínio - Dr Jose Figueiredo necessita da solidariedade  dos patrocinenses. Infelizmente a instituição ainda não conseguiu o credenciamento pelo SUS.  Muita gente tem abraçado a causa, diversas campanhas foram realizadas ao longo do ano, mas os recursos não são suficientes para suprir as necessidades. Vamos lá: Representante políticos, pessoas físicas, organizações não governamentais  e empresas parceiras, todos se mobilizando em favor desata nobre causa.  Depósito na conta do BB – Agência 02747-7 CC 50.000-3 Ou entre em contato pelo (034) 3831-9797
e mail:
[email protected]

 

 VERGONHA!

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia deflagrou,  em 19/12 ), uma operação contra supostos crimes de corrupção, associação criminosa, roubos, falsidade ideológica e outros crimes em Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.  75 pessoas já foram presas, entre elas 39 policiais civis, sendo nove delegados (três chefes de departamento). Segundo informações do Ministério Público Estadual (MPE), são cumpridos 200 mandados de prisão preventiva contra 136 pessoas (sendo que há investigados contra os quais foi expedido mais de um mandado de prisão preventiva). Entre os alvos estão delegados de Polícia Civil, chefes de departamento, escrivães, investigadores e advogados. Dentre as 136 (cento e trinta e seis) pessoas investigadas cujas prisões preventivas foram decretadas encontram-se 10 (dez) Delegados de Polícia – sendo 3 (três) Chefes de Departamento e 1 (uma) Delegada Regional, 2 (dois) Escrivães de Polícia, 45 (quarenta e cinco)  Investigadores de Polícia e 7 (sete) Advogados. Em Patrocínio, um advogado, bancário, segurança, um delegado e investigadores e ainda um delegado chefe de departamento da PC em Uberlândia, que já trabalhou em Patrocínio. Gente como pode tanta gente formar uma rede de corrupção. Com as leis que temos, presos certamente não ficarão. Devia mostrar a cara deles para a população ver. Quem pousava por ai de santinho.   (Foto: Valéria Almeida/G1)

 

CANDIDATO

 Os antigos romanos entendiam que quem se oferecia para ocupar um cargo público deveria ter uma trajetória imaculada, sem mancha alguma que pudesse deixar alguma dúvida sobre seu passado. Assim, os aspirantes a estes cargos tinham que vestir uma túnica branca que exibiam publicamente para manifestar a pureza e a honradez que se esperava dele. No nosso país mesmo tendo  a  a "Lei Ficha Limpa", qualquer "vestes suja", se acha no direito de candidatar.

 

DR WILSON FERNANDES VELOSO

Recebeu  a Honrosa "Medalha Desembargador Hélio Costa". A honraria  foi criada para integrar o poder judiciário com a comunidade e simbolizar o transcurso do dia da Justiça.

Dr. Pedro Marcos Bergatti, diretor do Fórum da Comarca de Patrocínio presidiu a comissão que indicou o senhor Wilson Fernandes Veloso como agraciado para receber a medalha este ano. Muito merecido. Dr Wilson é Ilustre advogado, pecuarista, empresário e  renomado e cidadão totalmente do bem. Com o lastro de ter vivido e exercido brilhante trabalho nas cidades de Lavras, Belo Horizonte, Araguari e Brasília. Hoje reside em Patrocínio. Presidiu o Instituto Oswaldo Pieruccetti (Outro fulgurante  patrocinense que brilhou  na côrte mineira).

Dr Wilson  tem se constituído um arauto da paz, da ordem e do bom senso na  política e  na imprensa local. Atualmente assina aqui na Gazeta de Patrocínio a conceituada coluna “Crônicas da Cidade”.

Uma passagem curiosa sobre Dr Wilson, é que imagine, ele foi “expulso” (ou convidado a se retirar) do rol de estudantes do  Colégio Dom Lustosa, nos idos  1942, por ser “Presbiteriano”? Ele contou isto certa feita  numa crônica no JP. Claro que sem nenhuma mágua, apenas um registro.  Hoje, mais de 70 anos depois, isto não tem nenhum cabimento. E quantos e quantos  presbiterianos posteriormente estudaram naquele educandário, menos ele.  Seria até o caso da Escola Dom Lustosa lhe prestar uma homenagem especial Com a palavra a competente diretoria  do Dom Lustosa.

 

CORRUPTOS NASCEM ASSIM

Os seres humanos, ou pelo menos a maioria deles, contam com mecanismos biológicos que dificultam os comportamentos desonestos. Quando mentimos, experimentamos vários tipos de excitação emocional que fazem com que nos sintamos mal. Um grupo de pesquisadores da University  College  London comprovou que isso também ocorre com as sensações associadas a burlar as normas morais, um fenômeno que poderia explicar como se pode chegar a cometer atos desonestos graves a partir de outros que, a princípio, parecem irrelevantes. Ou seja, uma mentirinha, aqui outra alí vai nascendo  os grandes corruptos que hoje proliferam  na política..

 

GRANDE PERDA...

É com profundo pesar, que comunicamos o falecimento do historiador, personalidade extremamente conceituada na cidade, ex-presidente do Sindicato Rural CINCINATO GUIMARÃES..Havia feito uma cirurgia delicada em outubro, já se encontrava em Patrocínio se recuperando, trabalhando nas pesquisas com o amigo inseparável, Dr Adeilson Batista... Dizia que "Deus tem a última palavra" ..Que nosso conterrâneo amado tenha o descanso eterno e merecido, e que, a esposa Matilde Amaral, filhos, demais familiares e sua legião de amigos encontrem conforto e consolo com esta sentida ausência...

- "Patrocínio tem uma perda irreparável. Pude conviver alguns anos ao lado do Sr. Cincinato Guimaraes, como secretário "a hoc". Na época em que ele foi Presidente do Sindicato Rural de Patrocínio. Grande liderança classista por natureza, pai exemplar, companheiro, respeitoso, trabalhador e honesto. O Parque de Exposições (Centro Agropecuário de Exposições Brumado dos Pavões) foi uma das grandes conquistas de sua gestão juntamente com o Sr. Altair Olimpio de Oliveira. Além de se empenhar buscando benefícios para Patrocínio e principalmente para o setor agropecuário. Na época, o Sindicato Rural de Patrocínio era muito atuante politicamente falando, graças a inteligencia de Cincinato. De forma que Patrocínio deve ao Sr. Cincinato Guimarães, o reconhecimento por seu trabalho grandioso a favor de Patrocínio. Que Deus, na sua infinita bondade, acolha-o e conforte seus familiares." (Ronaldo Soares- Facebook) 

 "Milton Magalhães, que tristeza e que grande perda para a História de Patrocinio. Encontrei-me com ele por acaso na agência do Itaú há uns três anos, quando me disse que estava pesquisando a história das famílias antigas de nossa região. Depois me fez uma visita acompanhado do Adeilson Batista. Fiquei muito bem impressionada com a seriedade com que fazia suas buscas históricas. Falava com grande entusiasmo da minha família Caixeta. Graças a ele e ao Adeilson, o conhecimento que eu tinha dos Caixeta, dos Vieira, pode retroceder até aos pioneiros que vieram de Portugal no século XVIII. Vai fazer muita falta. Espero que Patrocinio saiba lhe render as homenagens que merece. Deixo aqui meu sentimento de pesar para a Matilde e toda a família." Nely Caixeta- Facebook)

- "Nosso amigo Cincinato Guimarães partiu
para endereço não fixo .
Onde estrelas e astros se encontram promovendo a troca constante de energia. 
Nosso amigo Cincinato foi ao encontro de todas as famílias que ele dedicamente pesquisou e encontrou laços além da consanguinidade.
Coração encolheu nessa manhã. 
A história agradece sua dedicação mesmo que ainda não reconhecido seu valor na terra que te viu nascer.
Agradece seu amor.
Amar as rodas de conversa .
O cheiro do café adentrando pela casa.
As mãos em oração .
A troca de pesquisa. 
Santa Anna hoje veio ao seu encontro. 
Fostes filho nobre nessa terra.

Pequenino espaço perto de onde é agora
sua nova morada.

Ao amigo irmão Adeilson Batista meu abraço. 
Haveremos de continuar sua obra.
A sua querida Matilde e filhas 
nosso abraço.
Descanse em paz."

(Monica Othero Nunes - Facebook)

 

BAIRRO CULTURAL

Pensou em  morar no novo Bairro Martin Galego, Rua  Sebastião Eloi? ou  Michel  Wadhy, ou Paulo Sérgio Martins, ou Massilon Machado? ou Jussara Queiroz? ou  Edgard Andrade Rocha, ou Adélia Prado, ou Guimarães Rosa? Olha honra e responsabilidade  dos  moradores deste bairro cultural.

 

O QUE HOUVE?

Inigmas que o tempo não decifra. Interessante saber que a primeira mulher a fazer exames paramotorista na cidade foi Helena Salviano Brandão, boa curiosidade, porém o que mais  nos intriga, a história não diz: o que fizeram com o seu esposo, prefeito de Patrocínio  nos anos1938 40. Dr Vicente Soares. Mandato meteórico. Foi ele quem fundou a Santa  Casa e a Biblioteca Pública do Municipal.  O que ocorreu na sua deposição? Foi expulso da cidade? Houve covardia? Houve injustiça? O silêncio sepulcral...Quando tiver um tempo vou verificar nos arquivos da Gazeta..

OBRIGADO PELA LEITURA! FELIZ NATAL!