# Milton Magalhães

Coisas que 'Pega Bem' Saber

1 de Maio de 2018 às 09:22

PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ

 Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas? Nos livros estão nomes de reis; os reis carregaram pedras? E Babilônia, tantas vezes destruída, quem a reconstruía sempre? Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a edificaram? No dia em que a Muralha da China ficou pronta, para onde foram os pedreiros? A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo: quem os erigiu? Quem eram aqueles que foram vencidos pelos césares? Bizâncio, tão famosa, tinha somente palácios para seus moradores? Na legendária Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados continuaram a dar ordens a seus escravos. O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho? César ocupou a Gália. Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? Felipe da Espanha chorou quando sua frota naufragou. Foi o único a chorar? Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem partilhou da vitória? A cada página uma vitória. Quem preparava os banquetes comemorativos? A cada dez anos um grande homem. Quem pagava as despesas? Tantas informações. Tantas questões. (Bertolt Brecht)

 

FREI EDERSON

Um vídeo publicado na página da senadora Gleise Hoffmann,  com o Frei Capuchinho Ederson Queiroz, natural de Patrocínio (MG), durante  o acampamento "Lula Livre" em Curitiba, quando ele manifesta sua opinião pessoal, gerou muita polêmica. Um texto do psicólogo e escritor Roberto Rodrigues Jr,  traduziu e sintetizou  o que penso a respeito. Como se diz: Ele me representa: 

“Eu acredito que todas as vezes que uma pessoa, em mídias sociais ou em rodinhas de fofoca, faz uso de palavras amargas para criticar alguém, ela precisa, antes, fazer um exame de consciência. Como está a sua vida para adquirir o poder e a liberdade de falar do outro? Quem é você que nunca pisou na bola para criticar aquele que optou por um caminho diferente do seu? O que de verdade, na outra pessoa, justifica a sua raiva?

Desde muito cedo eu aprendi na psicologia que é importante tomar cuidado com o que sai da sua boca. Muitas vezes julgamos e condenamos o outro naquilo que não temos coragem para assumir e fazer. Por ex: “que padre corajoso, tomou o seu caminho, está de frente à PF em Curitiba, celebrando a sua verdade no meio de um acampamento suspeito. Queria ter a coragem dele pra ser quem eu sou, tomar também o meu Caminho, ir em busca dos meus sonhos, casar, divorciar, amar, trabalhar no que gosto...” Aqui na minha cidade, acho que também na sua, alguns grupinhos se reúnem para discutir a vida alheia. É muito engraçado. Deveria ser assim: “Você viu o Zé, largou da muié, é tudo o que a gente qué, mas nóis é fraco pra dedé”. Meu amigo e irmão Frei Éderson, eu posso dizer que conheço um pouco do seu Coração, pois ouvi muitas vezes suas confidências, suas dores, suas utopias tão humanas.

Essas pessoas que adotaram a modinha de dizer “fulano me representa” ou não, deveriam saber da verdade. É para elas que me dirijo agora. Se você já pisou na bola e as pessoas te julgaram sem se quer ouvir a sua versão, o seu lado, o Frei Ederson te representa. Se algum dia você já se sentiu pobre (frágil, indefeso, desamparado, em luto) sem condições para algo por algum motivo, o Frei Ederson te representa. Se você já traiu ou foi traído de alguma maneira nessa vida louca e incerta, o Frei Ederson te representa. Se você tem um filho gay, uma filha lésbica, um doente em casa, alguém que atravessa o mundo sombrio das drogas, o Frei Ederson te representa. Você pode até não saber, mas ele te representa. Ele te representa no mundo que está invisível aos seus olhos. Se você já foi marginalizado, excluído de alguma maneira por essa sociedade doente e hipócrita, o Frei Ederson te representa. Se você sofre incompreensões, apontamentos e diminuições, o Frei Éderson te representa. Se você tem medo do que os outros vão falar de você ou de um ente querido que também já pisou na bola, o Frei Ederson te representa.

Enfim, se falta loucura na sua vida pra você ser quem você é, não liga não, o louco do Frei Ederson te representa. Ele te representa na fome da sua Alma, na angústia do seu Coração, nas dúvidas do amanhã. Você não sabe, mas ele te representa”. 

 (Psicólogo, escritor, palestrante patrocinense Roberto Rodrigues Júnior - Roberto Vida Nova)

 

NÍVER ANDRÉ RESENDE CUNHA
Quem mudou de idade neste 25/04 foi o Jovem Diretor do jornal Gazeta de Patrocínio, ANDRÉ RESENDE CUNHA. Aos poucos a comunidade patrocinense vai conhecendo suas nobres virtudes e aprendendo a valorizá-lo.Tremendo gente fina. Inteligente, humilde, gentil, motivado, empreendedor, amigo, solidário, bom ouvinte, bairrista, inovador, tenista, sãopaulino, sobretudo ( o que me encanta) lida com extrema reverência com a história da Gazeta.

Assina a coluna de opinião, "Análise Livre" no Jornal, fundado há 79 anos pelo Mestre Sebastião Eloi. André, em síntese, é um excelente discípulo; será um grande Mestre.

Felicidade!!

 

VOOS DE PATROCÍNIO PARA BELO HORIZONTE

Uma grande  notícia circulou esta semana. O prefeito Deiró Marra anuncia que  está prestes a conseguir que Patrocínio tenha vôos semanais para Belo Horizonte.  Nossa coluna há muito cobra essa iniciativa. O Projeto de Integração Regional é uma iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Codemig. O investimento em transporte aéreo é estratégico para estimular o desenvolvimento de todas as regiões mineiras, por meio dos negócios e do turismo. São 17 cidades contempladas. Algumas: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha, Araxá,  Viçosa. Patos /Beagá já possuem esta corrida. Viaja-se com todo o conforto e segurança, pagando no máximo até R$ 500 pela passagem.

 

NÃO TEMOS OUTRO CAMINHO

Pelo andar da carruagem, lá vem uma chusmarada de candidatos a deputados.(Nas duas esferas)  Pura vaidade. Assim sendo, que pena! Ficaremos sem deputados eleitos.(Nas duas esferas)  Ou...Jamais aprenderemos a lição... A nação patrocinense há muito clama  por um projeto sócio-político-econômico-cultural-educativo-turístico-ambiental a curto, médio e longo prazo, projeto este que venha  corrijar esta nossa histórica defasagem de progresso. Patrocínio é a cidade com mais potencial desperdiçado, na região- quiçá no estado - e por isto, é município coadjuvante na região. Que sina malfadada de  poeira temos nós.  Com este revezamento de panelinhas no poder, a situação vai continuar . (Saiu Dr. Lucas, mas Deiró ai está também com sua panelinha) Como solução, defendi, defendo e defenderei: AMPLO ENTENDIMENTO POLÍTICO, ALINHAMENTO DE FORÇAS, PACIFICAÇÃO E TRABALHO HONESTO...Sem isto, esqueça a palavra progresso, desenvolvimento efetivo por esta bandas.

 

CUIDADORES DE NOSSA CIDADE

Sempre temos dito que o Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alcides Dornelas, e o Sub-Secretário, Major Divaldo Nestor – São os CUIDADORES DA CIDADE. Sempre ouvindo a população, unindo força para trazer segurança, ordem e paz na cidade.  O trabalho de sinalização de trânsito, segue a todo vapor. É a cidade com cara nova Parabéns!

 

NÓS SOMOS O TRÂNSITO

Já está definido o tema do Movimento Maio Amarelo para 2018. Com o mote “Nós somos o trânsito” o Movimento chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. As Expresas do Grupo Comporte sempre apoiaram esta campanha na imagem colaboradores do Expresso união, sempre com os temas qualidade e segurança em pauta. 

 

 

 

 

A BREDA TRANSPORTES E SERVIÇOS,(Grupo Comporte-Constantino de Oliveira e filhos, considerada pela eleição das Maiores & Melhores do Transporte como a maior empresa de Fretamento do País), rápidos no gatilho, que são, solicitaram folders, alusivo á Campanha MAIO AMARELO, que já  foram  confeccionados e entregues ... "A Breda, apoia esta ideia e estamos em campanha durante o mês de Maio, para divulgação da importância em cuidar do nosso bem mais precioso,que é a vida.JUNTOS POR UM TRÂNSITO SEGURO E ZERO ACIDENTE!.".. 
A BREDA é cliente da GRÁFICA A3, voce também pode ser. Contato: Rua Martins Mundim, 715. Fone (
34) 3831-4915..Patrocínio Minas Gerais

 

SENNA...SAUDADE...SEMPRE...
A trágica morte de Ayrton Senna completa 24 anos neste 1º de Maio...

 Naquele nebuloso "Dia do Trabalhador" de 1994, o Brasil perdeu mais do que seu super-herói, uma figura idolatrada como nunca se viu antes. O tricampeão saiu da vida terrena e entrou para a história, sendo reverenciado por seus feitos nas pistas. Até hoje ostenta o título de maior piloto de todos os tempos. Determinação, garra, humildade e orgulho de ser brasileiro.Todo brasileiro precisar ser um pouco mais Ayrton Senna...