O QUE VAMOS APRENDER?
OI? Dá para assustar, mas próxima semana estaremos em Setembro. Há quem diga que 2020 é um ano perdido. Diria, que apesar do estrago universal causado pelo “velho coronavil”, sobretudo milhares e milhares de mortos a chorar, há lições históricas, homéricas para quem sobreviver. Lições estas, que "sabíamos de cor, mas restava aprender”. A primeira é que a morte, iguala a todos.T.o.d.o.s. Veja, anônimos e famosos na agenda da morte. Gente importante, tais como artistas, políticos, empresários, foram impiedosamente ceifados e em velórios anônimos.
A segunda é que precisamos uns dos outros. Como a planta que precisa do sol, da água, do bom solo, precisamos do amor, do afeto, da amizade, da companhia, do abraço, da presença do outro.
A terceira é que precisamos de pouco para viver e ser feliz. O que necessitamos? Deus. Oxigênio. Água. Comida. Um lugar para viver. Estar em contato com outras pessoas. Saúde.
Sem essas sete coisas, você e eu realmente não podemos viver. Concorda?...
PERGUNTINHA MAROTA
“Cê tem Bruchove?” Tem gente que achou o máximo essa pergunta que a Maju Coutinho fez lá no Jornal Nasceu Mal, (quando ainda era garota do tempo, agora foi promovida á menina lacradora da vênus platinada) Mas, essa pergunta capciosa, me era feita pelo Diretor do Jornal de Patrocínio, Joaquim Machado, lá pelos anos 80.”Bruchove” em russo, em polaco, não sei o que vem a ser, mas em Português Rangeliano: Setembro chove, sim!
MENTE DESOCUPADA QUE FALA?
Voce que não Rede Social? Não se sinta um peixe fora d’agua, se sinta um felizardo. Bicho do Céu! a internet não deveria ser feita pra tudo mundo, mas foi. Lugar que cada um escreve o que pensa, sem pensar. Nesta semana, a ex-Secretária de Cultura do Município, Eliane Nunes, se deu ao trabalho de fazer um vídeo nas Redes Sociais, prestando esclarecimento. Quiseram associar seu nome ao ato de vandalismo ocorrido no patrimônio do município. Um absurdo! Quem conhece a ex-secretária, seu caráter, sua índole, seu trabalho. Não colou. Uma das pessoas que mais trabalhou pela promoção e preservação de nossa cultura, como iria apoiar esse criminosos pichadores?
DOUTORES DO FACEBOOK
Os sábios pais d' égua do Facebook entendem de tudo. É impressionante como aprenderam sem estudar. Milagre!
Médicos, engenheiros, advogados etc. precisaram de professores para aprender a profissão. Mas esses sábios do Facebook, não: eles ensinam sem ter aprendido. (Deonísio da Silva)
PEQUENO MANIFESTO PELA GENTILEZA
Não vamos permitir que a pandemia, o isolamento social, a crise, as eleições, o trânsito , os problemas, a burocracia, o salário, o governo, a oposição, as injustiças, a corrupção, a violência, tenha o intoxicante poder de nos embrutecer, de bestializar a nossa convivência. Não vamos permitir que se dizime de nós, toda delicadeza, toda gentileza, toda generosidade, toda afetividade, toda expressividade da alma.
Não vamos perder a riqueza no trato diário, a doçura da cortesia, a expressividade da alma e a grandeza para assumir nossos erros. (Ninguem mais erra? Somente o outro?)
Ou..não quero ficar aqui neste planeta para ver o ser humano totalmente oco destes valores.
NO CAMINHO:
"Que a gente possa ser mais irmão, mais amigo, mais filho e mais pai ou mãe, mais humano, mais simples, mais desejoso de ser e fazer feliz".(Lya Luft)
NOTÍCIA BOA
Mas na rede não rola somente notícias ruins. Tem noticia boa que a gente compartilha e os amigos curtem. Nosso amigo, engenheiro, político, ex- vice – prefeito, secretário, graças a Deus está se convalescendo bem da Covid. Força, meu amigo!
"Milton Magalhães Obrigado meu caro amigo. Graças à Deus está tudo indo muito bem. Deus proteja à todos que estão passando por esse momento . Obrigado pelo carinho e aproveito seu enorme prestígio e amizade para a agradecer ao carinho de todos. Obrigado e fiquem com Deus."
Aqui Ibrahim com a camisa e a máscara como símbolo do Líbano, terra da qual se orgulha de ser descendente. O cedro verde representa eternidade, estabilidade, felicidade e prosperidade. Mas que ninguém fique com ciúmes, o filho do inesquecível Sr. Abrão Abdalla Daura, nasceu em Araxá, mas tem uma vida e meia e Patrocínio. É mais patrocinense do que nós todos juntos. E graças a Deus, está bem de saúde.
COISAS QUE A GLOBO NÃO MOSTRA
A empresa que mais desrespeita as vítimas da Covid é a “Globo lixo”. Ela usa a dor dos outros para atacar o Presidente, sem nenhum escrúpulo. Comemorou como fosse um gol do Brasil, quando a pais, chegou ao triste número de cem mil mortos. Tem coisa que dona Globo não mostra: Em delação ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, Dario Messer, considerado o “doleiro dos doleiros”, afirmou ter repassado diversas vezes milhares de dólares em espécie para a família Marinho, dona da Rede Globo.
O presidente Bolsonaro também não perdeu a oportunidade de atacar a emissora carioca, acirrando ainda mais a “guerra”. Nas redes sociais, ele calculou os pagamentos de US$ 300 mil supostamente feito por Messer aos irmãos Marinho por mês durante 30 anos: R$ 1,75 bilhão.
Enterrar uma empresa desta é questão de saúde pública.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CHEGA!
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, em 17 de julho, resolução patrocinada por mais de 70 países em prol do combate à discriminação contra mulheres e meninas. O texto recebeu emendas visando enfraquecer a proposta, oriundas de países com histórico de opressão e discriminação contra as mulheres e que, por interferência de nações como Japão, México, Austrália e Alemanha – esta falando em nome da Europa – felizmente não foram acatadas. E o Brasil? O Brasil manteve-se em silêncio, abstendo-se de votar, como fizeram Mauritânia e Somália.
Dados do Ministério da Saúde afirmam que a cada quatro minutos uma mulher é agredida no Brasil. E o Tribunal de Contas da União mostra que de 2015 a 2019 houve redução de 80% no orçamento destinado às políticas públicas em favor das mulheres e ao enfrentamento da violência doméstica, sendo que no último ano do período o investimento foi zero.
O resultado trágico é que o feminicídio cresce e continua ceifando vidas. No Brasil, 3.739 mulheres foram vitimadas em 2019. Neste ano já se divulga um aumento de 22% até agora. PARE! BASTA! CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
1º DE SETEMBRO, NÍVER DO CORINTHIANS!
Indefinível Corinthians! Corinthians que eu escolhi para amar; Corinthians que você escolheu para odiar. No fundo todos vivemos, Corinthians. Tô serto?
VIVA OS 110 ANOS DO TIMÃO!
NOSSO TETRAVÔ FOI PREFEITO DE PATROCÍNIO!
Um tópico na “Primeira Coluna, assinada pela Eustáquio Amaral, Gazeta de Patrocínio edição 15/08, me deixou exultante, orgulhoso e feliz. Através de um trabalho minucioso do odontólogo, escritor, genealogista, historiador, primo deste colunista e blogueiro do POL, Adeilson Batista, descobriu-se que nosso tetravô, Cel. Joaquim Antônio de Magalhães, foi Prefeito de Patrocínio. Veja a importância dos Arquivos dos histórico dos Processos Jurídicos do Fórum, um dos meios no qual Dr. Adeilson desenvolve seu trabalho com a paciência e precisão de um relojoeiro. (Aqui, a memória de Cincinato Guimarães, que infelizmente, faleceu em 2017, era companheiro de primeira hora Dr. Adeilson nestas pesquisas.) Graças a pesquisa do Dr AB, sabemos que os Magalhães, Queiroz, Oliveira, Reis originários das localidades de Barra do Salitre, Macaúbas, São Benedito, aqui da cidade e espalhados por este mundão de Deus, certamente são de nossa prole. Veja o que “Menestrel Rangeliano” registrou em sua Primeira Coluna:
“AVÔ DE MILTON MAGALHÃES: SEGUNDO PREFEITO! – Na constituição (formação) do Município (1842), o vereador Francisco Martins Mundim, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal e por consequência naquela época o Agente Executivo (prefeito) também. Joaquim Antônio Magalhães, da mesma maneira, pertenceu à primeira Câmara Municipal (1842-1846) como vereador. Segundo Adeilson Batista, no livro do Conselho Municipal de Recursos, consta que em 1846, o 4º avô dele (Adeilson), Joaquim Antônio Magalhães, substitui Francisco Martins Mundim, como prefeito/agente executivo. E Joaquim também é o 4º avô do (nosso) famoso cronista Milton Magalhães. E tornou-se o segundo agente executivo, o segundo prefeito de Patrocínio. Com uma diferença: Martins Mundim chegou a capitão; Joaquim Antônio Magalhães foi condecorado, pelo Império, coronel. Já bastante idoso, voltou a ser vereador no mandato de 1877-1880.”.
Viu de onde vem o nosso idealismo?
SETEMBRO E AS CORES DA SAÚDE
Cada mês do anos possui uma cor para conscientização do que precisamos cuidar na saúde. Janeiro Branco, Maio Amarelo, Outubro Rosa, etc. Mas Setembro é diferenciado. Traz as cores da Primavera e portanto, são várias as cores para se lembrar e cuidar da saúde: SETEMBRO DOURADO: O combate ao câncer infanto juvenil; SETEMBRO AMARELO: prevenção ao suicídio; SETEMBRO VERDE: Luta da pessoa com deficiência; SETEMBRO LILÁS: Alzheimer e Longevidade; SETEMBRO AZUL: Desafios para inclusão do surdo; SETEMBRO VERMELHO: Doenças autoadquiridas, alzheimere e saúde do coração.
VICE PERFEITO
Bom. Finalmente, o Prefeito Deiró, gravou um vídeo, nas Redes Sociais, (Tudo agora é anunciado pelas Redes Sociais, como se todo mundo tivesse acesso) anunciando que é candidato a reeleição. Nenhuma novidade. Ou alguém ai não sabia? Só o suspense é que continua. O prefeito não anunciou ainda o seu vice. Perguntamos quem, por justiça seria o melhor vice, para a nova composição do Governo Deiró. Pipocaram muitas opiniões, houve até alguém que chegou a dizer: “Qualquer um, é ele que vai mandar mesmo” Não concordo com a pessoa que disse mas fazer o quê. Opinião. Cada um tem a sua. Não sei se foi por essa ou outra, só sei que tinha o Prefeito Deiró em meus contatos no Zap, quando foi procurar por curiosidade, cadê o homem sumiu. Me excluiu? Uai. Por princípio, jamais iria importuná-lo. A única vez que utilizei esse meio de contato foi por uma causa nobre e muito mais interesse dele. Deixa pra lá. O Vice perfeito: Seria JOEL DE CARVALHO. Vereador que encerra seu quarto mandato de cabeça erguida. Íntegro, ético e muito bem quisto na cidade e na Zona Rural. A prova é que foi sempre muito bem votado. Nestas legislatura toda, sempre foi cotado para ser assumir a Presidência da Câmara Municipal, mas teve de, humildemente abrir mão para outra pessoa. Quantas vezes defendemos aqui a sua candidatura para o posto maior na Casa do Povo, mas não deu. Jogo pesado. Agora, anunciou sua aposentadoria. Seu último mandato como vereador. Deiró tem na cabeça um nó. Muitos bons candidatos para compor com ele a chapa. Se escolher, Thiago Malagoli, Marcilene Jacinto, ou outro, muito bem, mas se escolher JOEL DE CARVALHO, estará fazendo justiça. VICE PERFEITO.
PEDIDO PRA LUA
Antigamente só existiam dez meses e Setembro era assim chamado por ser o sétimos deles. Posteriormente foram anexados mais dois meses, Julho em homenagem a Júlio César e Agosto em homenagem a Augusto, Imperadores de Roma.
Uma crença antiga diz que na Lua de Setembro estavam escondidas todas as coisas perdidas na Terra. Por isso diziam que quem olhasse para a Lua Crescente neste mês poderia pedir de volta algo que perdeu há muito tempo. Não tenho superstição, não, mas não custa nada dar uma olhadinha para a Lua e pedir paciência com essa pandema.
PESQUISA ELEITORAL
Ele telefonou para 1.235 pessoas entre 2 e 4h da madrugada. E fez só uma pergunta: “em quem você votaria para prefeito?".
Respostas dos que tiveram o sono interrompido:
A) “Na tua mãe, filho da p*ta": 68%.
B) "Na p*** que te pariu": 32%.
C) Abstenções: 0%
Ele concluiu que a mãe dele será eleita no 1° turno. (Deonísio da Silva)
"AS PESSOAS NÃO MUDAM QUANDO CHEGAM AO PODER, ELAS SE REVELAM".