# Milton Magalhães

Coluna O Meio e Mais Gazeta de Patrocínio

10 de Junho de 2017 às 19:19

TEXTO ÁUREO

Aprenda a distinguir o que é um contratempo, um revés e uma tragédia. A maioria das coisas ruins da vida são contratempos. Reveses são mais sérios, mas podem ser corrigidos. Tragédia, sim, são diferentes. Quando você passar por uma tragédia verá a diferença. Todas as coisas na vida são colocadas em termos de proporção e perspectivas. A probabilidade maior é de que o que está te angustiando agora seja apenas um contratempo.Então, relaxe.(Do livro”Ah, se eu soubesse”)

 

SERTÃO DA FARINHA PODRE

A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já teve muitos nomes e um deles é Sertão da Farinha Podre. Esse narigão de Minas Gerais possui uma história densa e interessante com índios caiapós, garimpeiros de ouro, quilombos, Julgados, inícios dos povoados, passagem de Goiás para Minas Gerais, rebelião para adquirir autonomia e muitas outras ocorrências interessantes. Essa marcha para o oeste foi muito conturbada.

A história dos primórdios nos é contada pelo escritor Ernesto Rosa em seu livro “Sertão da Farinha Podre”. O livro, patrocinado pela CBMM, é uma leitura  fundamental para quem quer conhecer a história documentada do Sertão da Farinha Podre. É uma redação moderna que leva em conta os últimos documentos que surgiram sobre a nossa região.

O livro é um marco na historiografia do Triângulo. Uma leitura agradável, em forma de romance que mostra a história densa, importante e interessante da nossa terra.

A forma de redação é de romance histórico, mas no final do livro há um Adendo com informações históricas e documentação.

No sábado passado, o autor esteve em Patrocínio em um evento promovido  pelo Edulcafé e pelo SEBRAE. A palestra foi no excelente auditório da Cafeteria Dulcerrado, depois foram os debates e autógrafos de livros. O autor pode ser contatado no Facebook.(Colaboração Profº Ernesto Rosa)

 

DIA DA PIZZA?

Todos os anos, quando chega o dia 10 de julho, amplamente é divulgada uma importante comemoração... O dia da pizza. Mas, não é só isso que é comemorado. No dia 10 de julho comemora-se, também, o Dia Mundial da Lei. Pode parecer brincadeira ou mera coincidência, mas o dia 10 de julho é Dia da Pizza e Dia Mundial da Lei. Infelizmente, algumas vezes, vê-se o desrespeito das leis em nosso país, dando a impressão para a população de que tudo acaba em pizza.

*PIZZA NO TSE

Escrevi esta  coluna para a Gazeta de Patrocínio na Quinta- Feira, como que prevendo a rodada de pizza requentada que viria do  TSE. Não deu outra. Tirando os excelentes votos dos ministros Herman Benjamin, Luiz Fux e da ministra Rosa Weber, os demais foram vergonhosos e de maneira cínica desprezaram as diversas provas de corrupção e compra de voto pela chapa Dilma e Temer.  Decepção; não surpresa, pois  o Brasil especializou-se nesta atração da culinária italiana. A pizza brasileira é reconhecida em todo o mundo como uma das melhores do planeta. Taí. O plenário do TSE virou um teatro de quinta e nós somos os espectadores de bobeira. A decisão foi  uma agressão explícita  contra a inteligência dos brasileiros.

 

ABSURDO

A cada safra, o Brasil perde 10 milhões de toneladas de grãos (13% do que é produzido) antes e depois da colheita, principalmente durante o transporte.

 

BOA AÇÃO

O Vereador Valtinho do Jandaia, diz ter seguido o exemplo da campanha da Gráfica A3, juntamente com sua família, realizaram plantio de árvores nativas, sobretudo, ipes . A boa ação do edil se deu no Dia do Meio Ambiente á margens do córrego feio. Parabéns!

 

SIC TRANSIT GLÓRIA MUNDI

Assim passa a glória do mundo. Palavras dirigidas ao Papa quando de sua coroação para lembrar a fragilidade de todo poder humano. Máxima que,aliás, deve ser posta diante de todos nós: Sic transit glória mundi!

 

CUIDADORES DA CIDADE

Precisamaos falar o que é:Primeiros 150 dias da Gestão Deiró Marra, já se pode avaliar seu desempenho. Levando-se em conta que o “Decreto de Calamidade Financeira”, que delimita ações, ainda vigora, ninguém pode negar o esforço conjugado de toda máquina administrativa para atender as demandas  da população. Aqui vamos focar no trabalho realizado pelos Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alcides Dornelas, (de terno na foto) e o Sub-Secretário, Major Divaldo Nestor – São os CUIDADORES DA CIDADE. Sempre ouvindo a população, unindo força para trazer segurança, ordem e paz na cidade; em parceria, buscando soluções simples, mas, que antes, ninguém fazia. Prosegue parcerias com resultados.Sinalizações, lotes baldios vão ganhando muros e  passeios, retirada de quebra-molas. Logo que chegaram, cancelaram o Estacionamento Rotativo; regulamentaram o serviço de Mototáxi na cidade. E o  trabalho está só iniciando. Que a população apoie suas ações e projetos. Homens sérios. Tenho certeza que não medirão esforços para cuidar bem da nossa cidade. 

 

PREFEITO DE ROMARIA TEM DIPLOMA CASSADO

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) julgou procedente a ação que pedia a cassação do diploma do prefeito de Romaria, João Rodrigues dos Reis (PTB), de 52 anos, e do vice Valdemar Resende Filho (PP), cuja chapa foi eleita no último pleito. A sentença em segunda instância foi proferida durante audiência em Belo Horizonte, após ser reconhecida a inelegibilidade do registro de candidatura devido a contas públicas rejeitadas em mandato anterior. A decisão cabe recurso em instância superior.

 

REINALDO EM PATROCÍNIO

Equipe Polivalente do Grupo Difusora de Comunicação juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer trás a Patrocínio o ex-jogador e ídolo da história do Atlético-MG, Reinaldo, para lançar o seu livro biográfico “Punho Cerrado- A História do Rei”.

Reinaldo inspirou uma geração inteira de torcedores. Com seus dribles curtos e gols improváveis, foi estrela de primeira grandeza do futebol mundial - como Maradona, Zico, Romário, Ronaldinho. 'Se não fossem seus problemas físicos', disse Pelé, 'seria capaz de me superar'.

Reinaldo tinha uma maneira peculiar de comemorar seus gols, de punho direito erguido, em um gesto que lembrava o dos militantes negros do movimento dos Panteras Negras dos Estados Unidos. Por conta disso e por suas posições políticas independentes, Reinaldo era visto com desconfiança pelos representantes do regime militar, o que teria dificultado a sua trajetória na Seleção. Apesar de estar em boa forma física e técnica, não foi convocado, por Telê Santana, para a Copa de 1982.

No próximo dia 22 de Junho. O ex-jogador participará de uma sessão de autógrafos no restaurante Traíras Filé, a partir das 19:30; a entrada para o lançamento é gratuita.

 

RESULTADO DE BOM TRABALHO

Por aclamação o  Conselho Curador da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio aprovou a continuidade do Prof. Dr. Wagner Antônio Bernardes no cargo de reitor do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP).Sem dúvida, resultado de bom trabalho.  (Informação Luiz Costa Jr. – Decom Unicerp)

 

NÍVER EDVALDO RIBEIRO

Neste 08/06, o minino que veio de Santo Antônio do Quebranzol,  chegou aos bem vividos, 51. EDVALDO RIBEIRO. (Impressor Offse Gráfica A3) Atleticano.  Amigo do coração. Amizade jurássica. Linda família. Esposo de Rosilene; pai de Diego e Matheus; sogro de Lídia e Ana Carolina; vô de Ana Clara. Edvaldo, significa "o poder da riqueza" ou "aquele cuja força reside nas riquezas". (Escondendo, dinheiro, hein? rsrs).

Parabéns! E como orou Moisés: “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio”.

 

"OS HOMENS E MULHERES PAPUDAS DE PATROCÍNIO . 
Será uma epidemia ?Depois ela some como sumiu no passado a varíola ,a gripe espanhola ,e outras mais que causaram a morte a milhares de pessoas em diversas partes do mundo . 
Patrocínio no início do século passado até da década de 1940 , convivia com essa doença terrível que era o papo . Era comum naquela época deparar com mulheres e homens "papudos (as).Depois ninguém sabe porque talvez uma maior taxa de "iodo" nos mananciais ou outra substância curativa advinda de outro planeta que estacionou sobre a cidade esses "bossios "foram aos poucos desaparecendo . 
Mas, entretanto outra espécie de bossio não patológico e que não se caracteriza doença hoje assola essa cidade com um número avassalador de casos 
Como nessa cidade encontramos gente "papuda "!!!! Pessoas que se julgam o cúmulo da "intelectualidade" do semelhante aquela erudição que antigamente encontrávamos no saudoso "Almanaque Capivarol" É rir para não chorar !" (Profº Antônio de Pádua dos Santos)

 

MISS COMERCIÁRIA  2017

O Concurso Miss Comerciária Patrocínio 2017 é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio e Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio através da Câmara da Mulher Empreendedora das ACIP/CDL, com o objetivo de valorizar as colaboradoras do comércio varejista das empresas de Patrocínio associadas às ACIP/CDL.

O reconhecimento das profissionais que se dedicam ao comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, é fundamental, pois seu trabalho está diretamente ligado ao atendimento ao cliente, que proporciona o sustentáculo da empresa. Período de inscrições: 17 de maio a 16 de junho de 2017.

O evento acontece no dia 28 de julho a partir das 20:00h, no Rotary Club de Patrocínio “Brumado dos Pavões” e toda a renda será destinada ao Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”

Foto: Talita Beatriz de Souza - Miss Comerciária 2014

Mais informação:http://www.acip.org.br/index.php/noticias/noticias-acip-cdl/620-acip-cdl-vao-coroar-a-miss-comerciaria-patrocinio-2017

 

QUEM GOSTA DE DINHEIRO TEM DE SER TIRADO DA POLÍTICA

Relatório de 2015 apontava países como a Dinamarca e a Finlândia como os menos corruptos do mundo  e a Coréia do Norte e a Somália como os mais corruptos...Com certeza nosso Brasil subiu neste ranking. A relação do brasileiro com o poder, dinheiro e fama, tem sido calamitosa..Neste tempos bicudos, é de bom alvitre ouvir nosso velho e sábio vizinho:

"Se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos.

Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política. É preciso castigar essa pessoa porque ela gosta de dinheiro? Não.

Ela tem que ir para o comércio, para a indústria, para onde se multiplica a riqueza" (José Mujica, ex-presidente uruguaio)

 (Coluna O Meio e Mais, edição 10/06/17)- Gazeta de Patrocínio)

 

.