# Milton Magalhães

Correio de Uberlândia será encerrado pelo Grupo Algar

4 de Novembro de 2016 às 20:39

Em Uberlândia, como de costume, compro um exemplar do "Correio de Uberlândia" na primeira página o Editorial, na bucha: " O Grupo Algar vai encerrar as atividades do CORREIO de Uberlândia a partir de 1º de janeiro de 2017."..a guisa de justificativa diz no texto: "A decisão é fruto de reconhecidas dificuldades do mercado mundial de mídia e de meses de estudos de viabilidade em decorrência do processo de reestruturação dos negócios.."

Com o nosso fiozinho de voz, o lamento com todas as letras...Imagine, um veiculo de informação de quase 80 anos de circulação, simplesmente agoniza e morre. Estamos falando de um patrimônio histórico/cultural, documental incalculável...As repercursões não foram poucas: no Blog "Notas & Prosas, Magareth Castro: "A cidade, com quase 700 mil habitantes tem apenas um jornal diário e um semanal; realidade bem diferente em cidades do mesmo porte ou até menores que Uberlândia, como é o caso de Uberaba, que possui quatro jornais impressos." Patrocínio, tem atualmente tres jornais semanal.

O Grupo Algar, convenhamos, faz o seu papel com excelência. Seu negócio é a tecnologia, os números, a ordem fria do mercado; jornalismo, jornalismo mesmo, transcende a isto. "Não vive de brisa" é bem verdade; precisa sobreviver através de publicidade, entretanto, é um dos ramos que mais requer idealismo, amor pela verdade e paixão pela arte de informar. É papel social. Em outras palavras, jornalismo não é um nicho para ganhar dinheiro. As outras mídias não alcançaram a credibilidade da imprensa escrita...Lamentamos  pelos profissionais competentes do CORREIO, (mais de 100 profissionais ) no entanto, temos certeza de que o Grupo Algar, que na referida nota(..) "agradece a todos os profissionais que passaram pelo jornal, aos assinantes, leitores, anunciantes e à comunidade de Uberlândia. O Grupo encerra esse capítulo de sua história, mas seguirá crescendo e gerando cada vez mais empregos na cidade nas áreas de negócios que compõem o conglomerado, honrando e respeitando Uberlândia e região e continuando a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional.” ... Se: "Seguirá crescendo e gerando cada vez mais empregos", deve remanejar, os colaboradores; não demiti-los. Correto?

A pergunta que segue  é: Será se na fecunda Uberlândia não há outro grupo de comunicação capaz de colocar o ombro debaixo desta obra? Alô, Alô, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – SJPMG,http://www.sjpmg.org.br/ cadê voces,nestas horas?

Quanto a mentalidade de urubu, que surge toda vez que rola uma notícia desta laia. Tipo "a imprensa escrita acabou" A imprensa escrita já deixou claro ao longo de toda a sua história que é capaz de reinventar-se e que suas qualidades não foram suprimidas por meios mais modernos de comunicação...Acreditamos que o Correio da Algar, vai encerrar as suas atividades, mas, e o Octogenário Correio de Uberlândia?

MOBILIZAÇÃO

O jornalista, advogado e escritor Pedro Divino Rosa, o Pedro Popó,( Ex-editor de Segurança do Jornal Correio) sensibilizado com a situação, convida os colegas profissionais da comunicação para discutirem o tema, inclusive sugere a criação do Sindicato dos Jornalistas de Uberlândia:

"Diante da situação porque passam os jornalistas em Uberlândia, face ao mercado de trabalho e agora com o encerramento das atividades do Jornal Correio, previsto para o dia 31 de dezembro, convidamos os colegas editores, redatores, repórteres, repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos, revisores, radialistas e outros profissionais da imprensa, para uma reunião na segunda-feira, dia 7 de novembro, às 19 horas, para discutirmos este assunto que preocupa a todos.
Obrigado."
Jornalista Pedro Popó, via Face.

CONVITE OFICIAL: