# Milton Magalhães

Daquilo que Vimos e Ouvimos

30 de Outubro de 2016 às 12:14

O QUE MAIS GOSTO NA VIDA?

A singeleza das crianças que beijam roçando o nariz duas vezes; o altruísmo de quem ofereceu a casa e a familia para uma prostituta de esquina; o empenho da enfermeira que faz serão gratuito ao lado do moribundo; a resiliência da mulher que asseia o marido que morre com mal de Alzheimer, a doçura da filha que empurra a cadeira de rodas de sua mãe enquanto as duas passeiam pelo parque. Tudo isto ainda me emociona e faz crer que nem tudo está perdido. (Ricardo Gondim)

 

AMANDA LUÍSA CUNHA

Celebrou neste 23/10/16 a linda data de seus quinze anos. Ela é filha de Maria José Cunha (Eletrozema) e Gilberto Eustáquio Cunha (Gráfica A3) e irmã de Pedro Henrique. Alguns acontecimentos e emoções e não se repetem na vida, mas seu esplendor se eterniza no tempo…Fazer 15 anos ?é singular. Que Deus abençoe seu futuro, que haverá de ser lindo. Parabéns!

 

VENDA VALE

Segundo o Jornal Valor a venda da divisão de fertilizantes da Vale voltou a ser analisada pelo conselho de administração da mineradora nesta semana. A principal interessada é mesmo a americana Mosaic, maior produtora de fosfato concentrado do mundo, e que a transação deverá ser fechada por cerca de US$ 3 bilhões.

 

EMBAIXADORA DA PAZ

A araxaense, Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro,(Uberaba) a escritora VILMA CUNHA foi convidada para encerrar o congresso da ONU, em Nova York, no dia 29 de novembro. A participação de Vilma será sui generis: resumir as palestras em versos, de improviso. Para quem não sabe, a imortal Vilma é também Embaixadora da Paz, eleita graças ao seu trabalho mundialmente divulgado pela internet. A Embaixada da Paz tem sede em Genebra.

 QUEM É ELA? "Sou Vilma Cunha Duarte. Ora, Cunha de batismo, ora Duarte, que ganhei no cartório, por amor. Carteira de trabalho carimbada no tempo oficial como professora de Português e Inglês. Atualmente,contista, poeta, repentista e romancista. Mineira, com muito orgulho, e paixão por Araxá - nome indígena - "Lugar onde o sol nasce primeiro". Minha pena desliza suave sobre um Planeta e Homens com corações mais verdes e sensíveis. Graduada em "Letras", enveredo pelos caminhos das palavras, na certeza de chegar feliz, à morada da Poesia. Falo, penso, e escrevo, tudo igual. Viúva, sem filhos, vou parindo os meus, à minha moda, depois de gerá-los no coração. Minhas crias, testemunhas da graça de'u ter vindo à luz, estão em 13 livros e antologias publicados. Sou feliz ao vivo e em cores de esperança. Com palavras escolhidas componho o abençoado poema de Ação de Graças de ainda estar por aqui. Tenho voado também, alto e longe com as asas mágicas da Internet.."

 

‘CAPITA’ DEIXA O GRAMADO...

Fica melhor dizer que Carlos Alberto Torres, deixou o gramado. "Morreu", não lhe fica bem..Foi ídolo do Botafogo, Fluminense, Flamengo e Santos -, além do Cosmos, dos Estados Unidos, onde jogou ao lado de Pelé e Beckenbauer. Estava na Seleção de 1970, que "reinventou o futebol". Foi o capitão num escrete que tinha Pelé, Brito, Wilson Piazza e Everaldo, Clodoaldo, Gerson e Rivelino, Jairzinho e Tostão. Precisa dizer mais?

 

FRUTA SÍMBOLO DO PTC

Lá pelos idos de 50, ele, então, Governador Juscelino Kubitschek, visitou Patrocínio...Um evento aqui, outro ali, na agenda, foram parar na?Escola Normal. o homem tinha uma visão periférica daquelas, no meio das conversas, ele avistou um pé de jabuticaba, carregadinho, na casa da mãe da Tania Eloi, o ex-vereador Natinho, oportunista que só, pede ao governador "uma Praça de Esportes, para a juventude patrocinense..Jk, mineiro que só, olha para o quintal da mãe da Tânia e pede uma lata de jabuticaba "para levar pra Dona Sara"...Eustáquio Amaral -O "Menestrel Rangeliano" - ipsis litteris, assim nos conta: "..Nesse instante, o maior político brasileiro olha para um quintal, situado no fundo da Escola, que possui uma jabuticabeira carregada com negras frutinhas. Como bom negociador, responde:
- Nonato, eu atenderei
de imediato, reprogramando verbas, desde que você traga para mim, agora, uma lata de jabuticabas de lá (apontando o dedo)....Foi assim, de uma lata de Jabuticaba, que ( que até hoje não foi devolvida para a mamãe da Tania) surgiu o
PATROCÍNIO TENIS CLUBE. Por isto, como símbolo do clube, sempre sugerimos á diretoria do PTC, que, em Ato Solene, plante um pé de Jabuticaba, na entrada da "praça de esporte".. É só pedir uma muda deste mesmo pé, a Tania, (Também conhecida como "Jabuticabinha do JK") e sua família..Com a palavra dinâmico Presidente,?Fábio Mozelli .Grandes histórias são feitas destas "horinhas de descuido" disse Guimarães Rosa...

 

CORRUPTOS NASCEM ASSIM

Os seres humanos, ou pelo menos a maioria deles, contam com mecanismos biológicos que dificultam os comportamentos desonestos. Quando mentimos, experimentamos vários tipos de excitação emocional que fazem com que nos sintamos mal. Um grupo de pesquisadores da University College London comprovou que isso também ocorre com as sensações associadas a burlar as normas morais, um fenômeno que poderia explicar como se pode chegar a cometer atos desonestos graves a partir de outros que, a princípio, parecem irrelevantes.Ou seja, uma mentirinha, aqui outra alí vai nascendo os grandes corruptos que hoje proliferam na política..

 

REFOMADO E ENTREGUE

(Foto Vanderlei Lacerda) Finalmente, nesta quinta (27/10) foi inaugurada a reforma do ?museu histórico Professor Hugo Machado da Silveira. Será reaberto ao público a partir do dia 31, após passar por uma grande obra de reforma e restauração que trouxe nova vida ao principal prédio histórico da cidade..O prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira, o presidente da Fundação Casa da Cultura Luiz Carlos Capuano e o secretário municipal de cultura, Eduardo Carneiro, comemoraram a conclusão da obra.

"Encerramos nosso mandato com a entrega de mais essa grande conquista para toda nossa população. Esse espaço abriga sensações, imagens, referência e valores. É um local de acolhida, onde se descobre o quanto o nosso glorioso passado foi marcante na construção de nossa rica cultura. Deixar nosso museu reformado e seu acervo organizado e reestruturado é garantir que nossa história seja preservada", disse Dr. Lucas.

O presidente da Fundação Casa da Cultura, Luiz Carlos Capuano, lembra das dificuldades e do longo processo para que a obra fosse concretizada. "Diante de um inestimável valor histórico e arquitetônico, mesmo em um período escasso de recursos, buscamos investimentos para que o museu pudesse passar por restauração preservando sua estrutura e suas características originais do período imperial. Junto a uma minuciosa restauração propomos e executamos a modernização do museu, principalmente quanto ao acesso especial e a proteção da área e da edificação".

Para o Secretário Municipal de Cultura, Eduardo Carneiro, "além da restauração, a releitura museológica abrirá um novo momento de percepção do conteúdo para o visitante". (Ascom Prefeitura)


DIA NACIONAL DO LIVRO

O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em?29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810.?A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

 

NILTON CÉSAR DOS REIS

Traz a experiência de já ter passado pela Rádio Cultura- Morada Nova, Rádio Módulo FM, (Patrocínio e Itumbiara GO) Rádio Rainha da Paz e pela segunda vez na Rádio Difusora de Patrocínio. Atualmente, o moço, que também nasceu no Fundão da Matriz, foi colaborador da Serviços Gráficos SA, por muitos anos, apresenta, de segunda a sábado, das 20:00 ás 23h o Programa "Recordações Sertaneja".

Um desfile de modão raiz, curiosidades e a biografia dos grandes artistas caipiras. A discografia da Difusora é muito rica, Tom César, roda cada cateretê e guarânia do arco da véia, muitas, nunca ouvi.. A autêntica música caipira, a "moda de viola", na voz dos violeiros, retratava a vida do homem no campo, a lida na roça, o contato com a natureza, a melancolia e a solidão do caboclo. Mais tarde, com a influência da guarânia paraguaia e do bolero mexicano, começou a ser transformar e hoje, misturado ao estilo "country" norte-americano, a chamada música sertaneja guarda pouco de suas origens. Saudosa, Inesita Barros, cantora e estudiosa da música sertaneja original, que ela e outros estudiosos e músicos preferem chamar de música de raiz

Mete bronca, Tom, eu e o povão estamos gostando!

Feitiço Espanhol. Moda de Goiá / Zacarias Mourão.."Seu rosto tinha a beleza
De uma tarde sertaneja"