# Eustáquio Amaral

Distritos do Alto Paranaíba

19 de Dezembro de 2019 às 21:58

Conhecimento. A maior faculdade do ser humano é tê-lo. Conhecer, saber, é primazia do conhecimento. Nesse aspecto, a geo-história de um lugar, de uma comunidade, sempre desperta atenção e curiosidade. O Alto Paranaíba é a escolhido. A estrutura das formações municipais nele é o destaque. A existência dos distritos municipais é uma boa amostra para demonstrar essa região. Embora seja apenas uma pitadinha. Então, para degustar Patrocínio e os seus vizinhos municípios. Um pouco dos principais distritos.

OS MAIS ANTIGOS DISTRITOS – Santana de Patos, no município de Patos de Minas, é o mais longevo distrito do Alto Paranaíba. Criado e incorporado à divisão territorial de Minas Gerais em 19/7/1872 pela Lei Provincial nº 1903. Tem uma área de 522 km². O segundo mais antigo é outro distrito patense denominado Chumbo. Ele foi incorporado à divisão mineira em 1876, pela Lei Provincial nº 2.329 de 12/7/1876. Praticamente, da mesma idade de Santana. O terceiro distrito que supera mais de um século de existência é Quintinos, em Carmo do Paranaíba. Foi criado em 1901 e tem 499 km² de área.

O MAIS LONGEVO PATROCINENSE – O distrito de Silvano, à época chamado de Folhados, foi incorporado à base da divisão territorial do Estado em 1923, pela Lei nº 843 de 7/9/1923. É também o maior distrito rangeliano em extensão, com área de 818 km². Não somente isso, é o maior distrito do Alto Paranaíba.

OS OUTROS DE PATROCÍNIO – O distrito de São João da Serra Negra, com 334 km², foi criado em 1953. Já Salitre de Minas (o menor em extensão) e Santa Luzia dos Barros (o segundo maior em área territorial) foram criados e incorporados em 1962, pela Lei Estadual nº 2.764 de 30/12/1962.

SE O CRITÉRIO FOSSE DIFERENTE... – O município de Sacramento é o terceiro mais antigo da região (Araxá e Patrocínio são mais “velhos”). Emancipou-se de Araxá em 1870. E seu distrito denominado Desemboque foi criado em 1849 (época que Sacramento pertencia então a Araxá). Entretanto, Desemboque foi incorporado à base territorial de Minas como distrito, só em 1949. Por isso, não foi considerado como um dos longevos. Porém, não se pode negar a importância histórica da localidade Desemboque no surgimento do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e de municípios tais como: Araxá e Uberaba. Desemboque é um patrimônio histórico da região.

CURIOSIDADE (I) – O município de Monte Carmelo não tem distrito. Araxá não tinha. Apenas a partir de 2008 tem, com a criação de Itaipu de Araxá (o menor distrito do Alto Paranaíba com somente 7 km²). Lei Municipal que o criou.

CURIOSIDADE (II) – O distrito de Ponte Firme, no município de Presidente Olegário, é o quarto mais antigo da região. Pois, foi criado em 1911. Enquanto Patrocínio tem quatro distritos, Patos de Minas tem seis. Mesmo porque a extensão territorial patense é um pouco maior do que a patrocinense.

METODOLOGIA – É sabido que cada cidade é entendida também como um distrito. As nominadas sedes distritais. Assim, na verdade, Patrocínio por exemplo, tem cinco distritos. Entretanto, nesta apresentação a cidade não foi considerada. Tão somente os distritos, centros urbanos secundários. No caso de Patrocínio, restringiu-se a Salitre de Minas, Santa Luzia dos Barros, São João da Serra Negra e Silvano.

MAIS DISTRITOS FAMOSOS – Catiara (ponto inicial da ferrovia no Alto Paranaíba, inaugurada em 1915) pertence a Serra do Salitre e criado em 1962. Já Santa Rosa dos Dourados, de 1953, pertence a Coromandel. Brejo Bonito, no município de Cruzeiro da Fortaleza, também foi criado nesse ano (1953). Funchal, pertencente a São Gotardo, foi criado em 1923.

POR FIM – Esse é mais um retrato de nossa região. Os dados são da Fundação João Pinheiro, referentes a setembro recente. No Estado são 914 sedes distritais. Portanto, o universo é grande. Porém, o apresentado aqui sobre à região, é plenamente significativo.

Primeira Coluna publicada na Gazeta, edição de 2/11/2019.

 ([email protected])