# Milton Magalhães

Eleições: Do Nosso Campo Visual

11 de Outubro de 2018 às 21:29

 

 

Dispersão, vaidade, teimosia, ingratidão e falta de compromisso com o futuro da cidade marcaram este pleito 2018

 

PONTO ALTO

Há que se ressaltar o primoroso trabalho neste pleito da Justiça Eleitoral da Comarca de Patrocínio, Promotoria de Justiça e Policia Militar e todos que se envolveram num trabalho integrado e bem articulado para garantir a ordem e a tranquilidade. Outro ponto alto, foi o debate,(sabatina, foto ACIP/CDL) realizado pela ACIP/CDL em parceria com Sincomércio e Expocaccer. Seis cadidatos compareceram, Greyce Elias , Gustavo Brasileiro , José Carlos Lassi (suplente de senador pelo NOVO), Marcilene Jacinto, Silas Brasileiro e Wilson Mello.

Grande contribuição democrática. Parabéns!   

 

ANASTASIA OU ROMEU ZEMA?
A votação do vizinho araxaense  Romeu Zema na disputa pelo governo de Minas,foi surpresa geral, deixou os Institutos de pesquisas em maus lençóis. E agora, Ibope e DataFolha? Segundo turno, segundo eles, era Anastasia x Pimentel. Urna e cabeça de juiz..tem de aguardar o final pra ver. A propósito, quem será melhor para Patrocínio: Anastasia/Marcos Montes ou Romeu Zema/Paulo Brant?.O primeiro, tem muito apoio em Patrocínio, é amigo pessoal de Cássio Remis, presidente do PSDB local. Com certeza terá patrocinense em seu governo. É fato. Sempre tratou Patrocínio com muito carinho, onde recebeu 7.525, 18,66% votos. 

O segundo, foi majoritário, recebeu,27.937 69,29 % no primeiro turno. Possui duas lojas da sua rede na cidade. Tem amigos /apoiadores de muita credibilidade. Por exemplo: O patrocinense, Médico José Carlos Lassi (Suplente ao Senado pelo NOVO)? Zema, será o primeiro Governador oriundo do Alto Paranaíba. (O último, foi Rondon Pacheco de Uberlândia)  A pergunta é nossa. Quem será o melhor Governador para Patrocinio?

 

SURPRESA POSITIVA

Gustavo Brasileiro com 28.997, 0,29% votos válidos, o terceiro mais votado do Patriotas.Infelizmente não foi eleito. Mais votos do que a Greyce em Patrocínio.  O dobro de votos da candidata apoiada pelo prefeito Deiró Marra, Marcilene Jacinto, que obteve 13,990 votos, 0,14 % dos votos válidos. Gustavo foi, de longe  a boa surpresa desta eleição. Relembrando que o Vice-Prefeito, supostamente seria o candidato natural da administração, mas aconteceu a tal entrevero. Mudaram o escritório de Gustavo, sem aviso prévio etc, etc e no calor do episódio,  Deiró disse á imprensa:  “se Gustavo desistir da idéia de se candidatar, será recebido com tapete vermelho novamente". Daí nosso alcaide era visto em todas, na companhia do  presidente da Câmara de Patrocínio Thiago Malagoli. Jurava, sem medo de errar, TM, seria ungido candidato do Grupo 40. Ninguém entendeu portando, quanto a escolhida foi Marcilene Jacinto. (Dizem á boca pequena que o Presidente da Câmara depois desta nunca mais foi o mesmo. Quem não mudaria com uma traição desta?). Campanha na rua. Daí pra frente tudo virou um típico balaio de gato. Gustavo, também  não recebeu o apoio de seu tio Silas Brasileiro, que, por sua vez,  apoiou a candidata oficial do “Palácio dos Leões”. Tudo resolvido com alto grau de respeito no seio da  família Brasileiro.  Gustavo e Greyce, formaram dobradinha local. O filho do Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, marcou seu território, não foi eleito, mas, foi vitorioso.  Mostrou grande desenvoltura, pediu votos olhando nos olhos das pessoas  e caiu nas graças do povo de Patrocínio e região.

 

 GRANDE VITÓRIA

Greyce Elias,foi a grande vitoriosa, nesta eleição.  Teve 37,620 votos,  foi a terceira mais votada do Avante e  será a única a representar Patrocínio, na Câmara Federal  e a primeira mulher a representar Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro em Brasília. (Glória esta que a esposa do Prefeito de Uberlandia, não conseguiu) Sem sombra de dúvida, nasce uma brilhante  liderança regional. Simpática, bem articulada, carismática, humilde, determinada, inteligente, tem tudo para ocupar  o alto clero em Brasília. Dedicou sua vitória á família; mãe, Marta Elias (ex-vereadora), irmãos Hilda, Fred e Nicholas, tio Júlio Elias, sobretudo,  tributou a vitória ao seu pai, Elias Abrão. “Que passa por momento delicado”. Disse em entrevista ao José Antônio da Difusora, que, uma de suas prioridades será a duplicação de Br 365. Grande vitória de Patrocínio. Que Deus abençoe seu mandato. Vamos acompanhar com carinho.

Em sua sua página na Rede Social a nova Deputada Federal expressou sua gratidão: "Vamos trabalhar muito por Minas para agradecer a todos vocês pela confiança e apoio !!! Obrigada 37.620 vezes!"

 

CABO ELEITORAL FORTE 

Não vamos aplaudir Thiago Malagoli, por ter apoiado candidatos " de fora" no caso os 'cabeludos de UDIA', mas, vamos reconhecer que ele teve suas boas razões. E mostrou força, e se saindo bem como cabo eleitoral.

Contou muito, que o Vereador Thiago Malagoli, em parceria com o Deputado Weliton, viabilizaram recursos de 1 milhão de Reais para o Hospital do Câncer de Patrocinio, Dr José Figueiredo.

Faço uma confusão das arábias com este dois, mas vamos lá: Weliton Prado,Deputado Federal ( PROS) Ex-repórter fotográfico, começou a carreira como líder do movimento estudantil. Em 2000, foi eleito vereador em Uberlândia. Dois anos depois, tornou-se o mais jovem deputado estadual na época pelo PT.

Elismar Prado, Deputado Estadual, se tornou majoritário em Patrocínio, tem 46 anos, Sociólogo e músico, foi diretor do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2004, foi o vereador mais votado da cidade. Até então, a votação dos Prados, se concentrava mais no Triangulo Mineiro, neste pleito com o apoio de Presidente da Câmara de Patrocinio.

Em tom de vitória Thiago agradeceu: "Primeiramente quero agradecer a Deus, a todos vocês cidadãos Patrocinenses, nossa equipe de trabalho, cidade, distritos e zona rural, também aos nossos servidores públicos. Conseguimos através da confiança de vocês ser Majoritário aqui na cidade com Deputado Federal Weliton Prado 1891 votos e Elismar Prado pra Estadual 908 votos ! Obrigado de coração a todos vocês ! Vamos continuar trabalhando e muito pelas instituições, por patrocínio e principalmente pelas pessoas buscando sempre o bem comum."

 

OUTURO ROSA: ALERTA SOBRE CÂNCER

Brasil deve ter 600 mil novos casos de câncer em 2018. Segundo dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) entre os dados mais assustadores está a incidência dos diversos tipos de câncer e não só o de mama. Estima-se que este ano somente de câncer de mama contabilizou mais de 60 novos casos a situação fica ainda mais alarmante quando é realizada a estimativa que diz que são 52 casos a cada 100 mil mulheres. O outubro rosa vem mostrando sua força principalmente porque a campanha gira em torno da necessidade da prevenção que ainda é a maior arma contra a doença.

 

O PRECIOSO LEGADO DE SILAS BRASILEIRO

Sua não eleição foi uma grande perda para Patrocínio. Silas, tem  seu estilo inquebrantável de fazer política  e não fugiu aos seus princípios neste pleito. Sempre primando pelo  respeito e a ética aos eleitores e adversários. 28 anos de vida pública; 24, como Deputado Federal; (Primeiro Deputado eleito por Patrocínio) 04, como Prefeito, sempre aferrado ao trabalho no exercício dos cargos nos quais ocupa. Silas, espera, numa eleição, sempre alto nível de cidadania e o reconhecimento espontâneo de seu trabalho. Esse reconhecimento é falho.  Produtivo, sem tempo para “politicar”, sem se expor nas Redes Sociais,  vê-se prejudicado neste período de trômbolho  eleitoral, quando tudo e todos são lançados  na vala da mediocridade.  

Silas Brasileiro, foi desconsiderado em sua terra natal. Com histórico rico. Com  trabalho para mostrar. Não poderia ser assim abortado. Um legado impressionante. Desde sua entrada na vida pública a convite de Tancredo Neves, ao lado do saudoso Dr Figueiredo, inaugurou-se  em Patrocínio, um novo jeito de praticar política.  Desde então sua marca registrada tem sido, campanha simples, limpa, modesta,  pacífica e, sobretudo,  sem nenhuma forma de agressão aos opositores. Seu estilo não dá voto. É verdade, mas deveria. Na realidade, não se luta por ética na política? Isto é ética na prática.

Pode ter certeza, se Silas, tivesse nascido em Patos de Minas, Uberlândia, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Rio, Nova York,  Milão, Paris, a consideração para com o seu trabalho seria outra. Silas, pertence a estirpe rara de líderes servidores. Discreto, competente,  íntegro e atuante. Defensor do voto consciente e responsável (Foi vítima da falta deles) 

Seis mandatos como Deputado Federal, quatro como titular e dois como suplente. Já foi Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura. Diversas vezes cogitado para ser Ministro da Agricultura, é o  atual Presidente do Conselho Nacional do Café.

Afinal, como fruto de seu trabalho,  mais de  200 milhões destinados para agricultura, educação, infraestrutura, saúde, cultura, esporte, turismo e mais... Não defende  somente a cultura do café, como se diz quem tenta diminuir o suas conquistas, antes, vislumbra e contempla  toda extensão do   agronegócio. Basta dizer que presidiu a Comissão da Lei de Biossegurança e Célula Tronco e foi o Relator do Estatuto do Idoso uma das legislações mais avançadas do mundo. Código Florestal Brasileiro...

Na parede de seu escritório de trabalho em Patrocínio, centenas de Títulos honoríficos e distinção pessoal, confirmando que a caminhada tem valido a pena: Título de Cidadão Honorário – Concedido pelos Municípios de Guimarânia, Monte Carmelo, Coromandel. Guarda-Mor, Unaí, Lagoa Grande, Bonfinópolis de Minas, Vazante, Brasilândia de Minas, Riachinho, Uberlândia e Paracatu.

 Em suma: Seu rico legado de trabalho e conquistas não pode ser destruído deve, sim ser  transferido. De Silas, se diz: “Pode-se não gostar do canário, mas talvez seja por não poder imitar o seu gorjeio”

 

NO MAIS:TODOS AO TRABALHO!

A nação patrocinense, há séculos,  clama por um projeto sócio-político-econômico-cultural-educativo-turístico-ambiental a curto, médio e longo prazo que corrija esta horrenda  defasagem de progresso ...Novo governo federal, estadual. ..nova ordem....Afirmo que, pra quem venceu,e pra quem perdeu, há, igualmente, muito, muito trabalho a ser feito em favor de nossa cidade... POR FAVOR: TODOS AO TRABALHO!