(Foto Vanderlei Lacerda) Há menos de dois anos das Eleições Municipais, quando mais uma vez, Sua Excelência, o eleitor, cumprirá o rito salutar da democrática, escolhendo o sucessor do Prefeito Deiró Marra – ou, de acordo com a soberana vontade das urnas, vai reconduzi-lo a um novo mandato. O assunto começa timidamente a ser tratado nos bastidores. Daqui a pouco os partidos políticos vão tratar o tema entre quatro paredes, de acordo com seus interesses, sua escolhas. A sucessão municipal, deve, e precisa entrar na ordem do dia da cidade. Precisamos pensar o futuro de Patrocínio. A seguir, alguns, nomes que se despontam naturalmente como pré-candidatos. Lendo a lista, tive uma certeza: Somos uma cidade privilegiada de líderes empreendedores. Nomes que já deram, ou podem dar sua contribuição para a sã política.
Mas, quando o assunto é eleições, gosto de deixar claro o que defendo: AMPLO ENTENDIMENTO POLÍTICO, ALINHAMENTO DE FORÇAS, PACIFICAÇÃO, TRABALHO ÁRDUO, HONESTO E INTELIGENTE.
- DEIRÓ MARRA: Atual prefeito, com todo direito de tentar sua reeleição. Numa crise generalizada, ele, prova que lida bem com o orçamento, tem tocado bem o barco. Privilegiando todos os setores do município. Ele ou Ele. Não tem muita opção no seu grupo político.
- FAUSTO AMARAL: Atual Presidente da Coopa, onde faz um primoroso trabalho de recuperação, administrativa, financeira e moral naquela entidade. Deixou o desgastado PT, mas não a política local. Certamente, nome forte na sucessão municipal.
- GUSTAVO BRAILEIRO: Atual Vice- Prefeito. Jovem, inteligente, sensato, gentil. Parece que o prefeito gosta mesmo é de quem come na mão dele. Não foi o caso do Gustavo. Acabou praticamente sendo enxotado da prefeitura. Os 28.997 votos que obteve, como candidato a Deputado Estadual, o credencia a buscar a cadeira do Executivo Municipal.
- THIAGO MALAGOLI: Meu amigo! O que este que este jovem político tem batalhado, não está no gibi. Ele denúncia, fiscaliza, questiona, cobra, soltado o verbo, cobra informação e transparência do governo. Um vereador da situação que se tornou independente como poucos. Uma liderança incontestável. Seria um Prefeito muito popular.
- CÁSSIO REMIS: Vereador e Presidente da Câmara mais jovem da nossa história. Sempre respirou política. Combativo, grava vídeos com denúncias as mais graves, como uso particular da máquina pública pelo Secretário de obras, Jorge Marra. Uma vontade indômita de trabalhar por Patrocínio. Foi candidato a Prefeito no pleito passado pelo PSDB, mas entre uma chusmarada de candidatos, não tinha como sobressair. Hoje advogado, cada vez mais preparado para o Palácio dos Leões.
- SILAS BRASILEIRO: É o Silas Brasileiro. Estilo inquebrantável de fazer política, não arreda de seus princípios. Sempre primando pelo respeito e ética cristã aos eleitores e adversários. 28 anos de vida pública; 24, como Deputado Federal. E o sonho de terminar a vida pública como Prefeito de sua cidade natal. “Caminhando Para o Futuro” Construiu o Centro Agropecuário Brumado dos Pavões; construiu três Ginásios Poliesportivos.( funcionando com o projeto sócio- educativo, Futura geração) Novo Terminal Rodoviário; Estádio Pedro Alves do Nascimento. Construção da Escola Eduardo Aquino, Morada Nova; reforma e ampliação Quem deixou a prefeitura de Patrocínio com 96,5% de aprovação popular, tem crédito de sobra para voltar.
- MAURÍCIO CUNHA: Não é de hoje que seu nome está entre os empresários mais destacados e atuantes na sociedade patrocinenses. Personalidade sempre presente na vida social, empresarial e esportiva de Patrocínio. Já foi agraciado com diversos prêmios, inclusive com Mérito Empresarial da FAEMG. Homem de visão. Após 24 o CAP, (que fará 65 anos neste 19/03) Maurício, arregimentou parcerias e resgatou o time e que tem devolvido alegria a esta cidade. Se convencê-lo, tai um bom prefeito.
- MARCILENE JACINTO: Vereadora em seu terceiro mandato, sempre muito bem votada. Uma das mais atuantes, com livre acesso ao executivo. Fiel. Defende a unhas e dentes esta administração. Entre outros nomes, foi a escolhida pelo grupo, para se candidatar ao cargo de Deputada Estadual no último pleito. Só não foi eleita por conta da grande dispersão que houve. Poderá ser a primeira Prefeita de Patrocínio.
- BETINHO: Empresário-político, com grande visão administrativa. Foi um dos mais dinâmicos presidentes da ACIP. Tem mais de 20 anos dedicados á vida pública; duas vezes prefeito de Patrocínio, e um mandato como vice. Com 80% de aprovação em seus mandatos. O filho do Sr, Mário Alves do Nascimento é muito discreto. Fez muito: Apoio decisivo para implantação da PIF PAF; construção do Aterro Sanitário; Construção da Estação de Tratamento de Esgotos - ETE; Através do programa Pro- Moradia, cerca de 800 casas construídas; 100% de asfalto na cidade... Um líder, sempre.
- JÚLIO ELIAS: Um governo com fogo nas ventas. Fez polêmicas e fez obras: Procedeu a canalização das av. João Alves do Nascimento (Fundo da Santa Casa) e Dom José Coimbra ( Fundo do Catiguá); Instalação do Corpo de Bombeiro no Município; Construção do Pronto Socorro Municipal. Reforma total e moderna na sede da Prefeitura; Programa de Atendimento Popular; Inicio das obras da Av. Dr. Walter Pereira Nunes, Av. Aécio Neves e Centro Viva Vida... Outra liderança que nunca poderá ser esquecida.
- DR ARI: Médico Cardiologista. Se especializou em fazer vídeos de denúncias nas redes sociais. Falando a linguagem do povo, não tem medo de se posicionar. Pede sempre transparência, seriedade e respeito com dinheiro público. Foi autor do Projeto que propunha reduzir os salários dos vereadores de R$ 7.000. 00 para R$ 2.263,23. Infelizmente, não foi aprovado. Dr Ari, é tucano de plumagem rara. Ou cabeça de chapa, ou vice, seu negócio e servir.
- NILSON CAIXETA: Empresário, Líder do Partido Novo no Município de Patrocínio. Um elo com o atual Governador de Minas, Romeu Zema. Tanto é verdade, que recentemente, por seu intermédio, uma comitiva de lideranças de Patrocínio , esteve na Capital Mineira, para tratar da questão do convênio para a construção do Pronto Socorro. O Novo é um movimento que foi iniciado por cidadãos insatisfeitos com o montante de impostos pagos e a qualidade dos serviços públicos recebidos. Nilson, em Patrocínio, representa esta nova visão administrativa.
- FRED ELIAS: Presidente da ACARPA, Cafeicultor, Fred Elias, irmão da Deputada Federal Greyce Elias, Filho da ex-vereadora Marta Elias, e saudoso Elias Abrão Neto. Uma jovem liderança que começa a escrever a sua história. Quiçá um nome á disposição para compor o projeto político da Deputada Greyce.
- OSMAR NUNES: Ex-Presidente do Sindicato Rural de Patrocínio, sobrinho do Dr Walter Pereira Nunes, foi Secretário de Agricultura do Município. Produtor Rural, Cafeicultor. Há muito compõe as diretorias das entidades, Acarpa, Coopa, Sindicato Rural de Patrocínio. No final de 2017 vendeu a famosa a saca de café mais cara da história de um leilão. Na certa seria um prefeito muito dinâmico.
- THIAGO MIRANDA de OLIVEIRA : Empresário e Cafeicultor, atual Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Câncer de Patrocínio. Thiago, Já foi Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, idealizador do Mapa da Mina, maior evento de empreendedorismo e desenvolvimento de Patrocínio e região. Sangue novo na política.
- GREYCE ELIAS: Atualmente a autoridade mais importante do município. A articulação para escolha de candidato a prefeito, passará pelo seu crivo. Tem representatividade e liderança regional. Teve 37,620 votos, foi a terceira mais votada do Avante, é única a representar Patrocínio, na Câmara Federal, primeira mulher a representar Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro em Brasília. Em suma: Bons nomes não faltam. Que haja diálogo, pensando no melhor para Patrocínio.
DEFENDO SEMPRE: AMPLO ENTENDIMENTO POLÍTICO, ALINHAMENTO DE FORÇAS, PACIFICAÇÃO, TRABALHO ÁRDUO, HONESTO E INTELIGENTE.