# Milton Magalhães

Entre outras: Nuances e reflexões sobre Eleições 2020

20 de Setembro de 2020 às 12:01

> Oito meses após assumir a direção da CDL - Patrocínio, a empresária Isabela Resende Cunha, proprietária da Gráfica A3, foi nomeada Diretora da 26ª Diretoria Distrital. Um trabalho regional de peso visando promover e valorizar, não apenas o comércio, mas, o crescimento econômico de nossa região.

> Diogo Elias é o nome do substituto de Igor Miranda como Diretor de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil. Elias tem mais de sete anos na empresa, mas na área de Cargas, onde atuou como diretor por três anos. Agora, portanto, ele fica responsável por liderar as áreas de Gestão Comercial, Marketing e Vendas da companhia no País. Filho de quem? Ex- prefeito, Júlio Elias.  

> Pre-candidato, daqui, pre-candidato dali.. Alguém pode me dizer se o Pré- (José Maria Campos), se candidatou-se?

> A renúncia de candidatura á reeleição da Vereadora, Marcilene Jacinto, pegou todos de surpresa. Liderança consolidada, caráter e princípio na política, reeleição a vista. O que será que aconteceu de fato. Vai fazer falta. Aliás, como vai ficar o projeto de revitalização da Estação Ferroviária?

> Deiró, escolheu para Vice- Prefeito, Ailon Luiz, pessoalmente ainda não o conheço. Mas, escolha de respeito, soberana, deirosística. Quem conhece tem elogiado. Ai lon ge de mim criticá-lo... E Joel Carvalho- que era para ser escolhido vice- caso Deiró, seja eleito, será pelo menos um secretário de governo?

> O JP ( Jornal de Patrocínio) , circula trazendo os nomes dos pre- candidatos a vereadores por Patrocínio. Cerca de 166, concorrentes. Diminui a quantidade, geralmente passava de 200. Aproximadamente 50 mulheres. Muito bom, mas podemos (nome de um partido) ter mais. Representatividade feminina em pauta sempre. Avante ( ixe, nome de outro partido) Excelentíssimas Senhoras! Quantidade e qualidade. Se apresentem-se para o desafio. Já saiu uma deputada federal (Greyce Elias) da Câmara de Patrocínio, pode sair perfeitamente uma prefeita..

>  Não duvide: A política divide. Isto posto, uma pergunta: A Familia Brasileiro neste pleito,  está dividida? Posso garantir que não e justifico: Jamais um filho, neto, bisneto de Dona Lica, vai arredar de seus princípios. Lá existe olhos nos olhos. Conversa de alma pra alma.  Política sem vaidade e  com princípios Cristãos. Me permita repetir: Jamais um filho, neto, bisneto de Dona Lica, vai arredar de seus princípios.     

> Um fato. Sobre " Elas no Poder".A administração Silas Brasileiro/Dr José Figueiredo, Gestão 89/92, foi a que
mais prestigiou as mulheres no alto escalão. Isto, há mais de 28 anos. Vide foto.
Na Secretaria de Ação Social: Lucila Santaella;
- Educação e Cultura: Maria Nunes Caldeira;
- Saúde: Marilene Tidei Casagrande;
- Assessora Jurídica: Scheylla Furtado Oliveira Salomão;
- Assessores especiais: Elizabeth Maia, Edina Maria De Paula, Cristina Queiroz
Valadares;
- Fundação Casa da Cultura: Marta Elias Borges Guimarães.
Lei nº 9.504, estipula que sejam preenchidas (e não apenas reservadas) “as candidaturas
com o mínimo de 30% e o máximo de 70% de cada sexo. 

> Renovação, sem experiência, pode não ser uma boa. (Imagina gente que vai chegar lá sem saber o que é Regimento Interno e Lei Orgânica , leva 04 anos para tomar pé dos trâmites, já era) Correndo os olhos na lista, deu pra notar, que eleitores da terra rangelianis, não poderá reclamar da falta de opção. Por exemplo. Está lá nomes, tipo, Marta Elias; Carlos Ibrahim Daura, Eduardo Arantes, Marco Antônio...

> Uai, e o Partido Novo, partido do atual Governador Zema, muito votado em terra rangeliana, não apresentou, o empresário, Nilson Caixeta, para candidato a prefeito e a chapa de vereadores? O que houve?

> Vereador não é profissão, não é emprego, não é autoridade. Vereador é servidor público. É empregado do povo. Sirva com humildade. O salário é alto. Preste conta de seu trabalho. 

> 10 candidatos a prefeitos em Uberaba; 10, em Uberlândia; 08 em Patos de Minas; 06 em Araxá; 05 em Araguari; 05 em Monte Carmelo; 03 em Patrocínio. Uma pergunta que não quer calar. Vcs não foram procurados, Simão Pedro de Lima, Thiago Miranda, Agnaldo Lima, Jose Carlos Grossi, Betinho Nascimento, Alberto Sanarelli, Lázaro Ribeiro, Dalmo Arvelos, Nilson Caixeta, Mauricio Cunha, Dr. Paulo Roberto Bernardes, Tânia Regina Pellaquim, Dr. Luiz Henrique Bernardes, Jose Eduardo Bernardes, Hilda Rizzatti, Jose Carlos Dias, Geralda Marra... Cadê os empreendedores com espirito público nesta cidade...Não precisam responder, eu só queria perguntar..

> O que,  João do Mané, Alcides Dornelas, Carlos Ibrhaim, Humberto Donizete Ferreira- Bebé, Cássio Remis, Thiago Malagoli, Valtinho do Jandaia, tem em comum?  Sim,  são candidatos a vereador.  Sim, foram honrosos,  Pesidentes da Casa de Leis Rangeilana.

> Tem edil que vai para o oitavo mandato, Patrocínio? Tem. É José Roberto dos Santos - O nosso Salitre. Esteve firme e forte na legislaturas:1989/1992; 1997/2000; 2001/2004; 2005/2008; 2009/2012; 2013/2016; 2017/2020 e agora, 2021/2025. Qual é o segredo do Salitre? Aprovação popular.  

> Candidatos representando a classe, Imprensa Rangeliana, tem?  Tem:  Humberto Correia e Janio Luiz. Não quero imprensar ninguém,  mas se eleitos, o que faram  pela nossa API- Associação Patrocinense de Imprensa?

> As urnas sempre cometeram suas injustiças. Há personalidades em terras rangelianas, que tiveram a grandeza da humildade de se candidatarem. Não foram eleitos, mas eles não perderam, eleições, a cidade é que perdeu sem eles no poder. Na verdade, deveriam ser aclamados para qualquer cargo público que almejassem: Prefeito, Alaor de Paiva, vice, Paulinho Constantino; Gerson de Oliveira; Joaquim Machado, Sonja de Oliveira,   

> Anote ai. Segunda- feira, (21/09), 12 hs, ligue na Rádio Módulo- FM, Programa Jornal da Módulo, vc vai conferir uma entrevista com o Jornalista, fotógrafo, publicitário, editor a Revista Sagarana, Cezar Felix. O Convite é da Diretora da emissora Leid Carvalho e nosso

> (Pra descontrair) Por ocasição do Dia do Teatro ( 19/09)  perguntei lá no "Fuxicobook", qual o nome deste (ou desta) ator (a) de teatro patrocinense, já sabe?. Resposta: Flávio Arvelos. A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

>  Bom. Vc se candidatou mesmo a vereador? Como vai ser sua atuação. Sua plataforma. Sua diretriz parlamentar:  "Vou repesentar o agro, ou, o  comércio, ou a  indústria, ou a educação, ou a cultura, ou os "descamisados," ou meu bairro, ou, os católicos, ou, os evangélicos, ou, os espirítas, ou, os ateus, ou, os gays, ou, os negros, ou, os índios" Está errado. Soa clientelismo.  Voce pode até ser eleito, por qualquer seguimento, mas, o trabalho é vasto, amplo, universal.  Voce será vereador do municipio de Patrocínio. "Vou ajudar muita gente, a se aposentar, arrumar casa, arrumar emprego, remédio, passagem, cadeira de rodas."  Nada de errado voce fazer isto, mas siaba que não é função de  vereador. E o trabalho de assistente social, contador, corretor, advogado etc. 

> O papel do vereador é importantíssimo na socicedade. Na realidade, além de fazer leis, o principal papel do vereador é ser o fiscal do dinheiro público, é ver se os recursos estão sendo bem aplicados O vereador é o vizinho, melhor amigo do cidadão. É  o elo entre o governo e o povo,  tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara. 

 > Vereador não é profissão, não é emprego, não é autoridade. Vereador é servidor público. É empregado do povo. Sirva com humildade. O salário é alto. No mínimo, preste conta de seu trabalho. 

> Sou apaixonado pela expressão “Líder Servidor”. Políticos não devem ser  tratados, como “autoridades”, mas,  como trabalhadores do povo. Quer um exemplo? Suécia. Lá  os políticos ganham pouco, andam de ônibus, cozinham sua própria comida, lavam e passam suas roupas e são tratados, com muito respeito,  por “você”.

> Voce nem imagina como precisamos de novos e bons políticos, líderes do bem. Se, você meu amigo (amiga) tem o seu chamado para ser um agente público, vá nesta força. Sirva com  alegria, leveza, dinamismo  e cabeça erguida.  Desafio-lhe a escrever numa  camiseta: Tenho orgulho de ser político” (claro - do bem) e saia por ai olhando nos olhos das pessoas. Pedindo voto com dignidade.

> Se disserem, com ironia ( Como me disseram um dia) : “ Não voto num camarada  deste de jeito nenhum”.  Não faça como  eu há 32 anos. Volte-se  e mostre para ele as suas  mãos limpas. Peça prova. Solicite explicação.  Exija respeito. Não vá mendigar votos. Conquiste as pessoas com ousadia, confiança,  doçura e  entusiasmo.

Boa sorte!