Planejamento. É uma sagrada palavra em qualquer meio ou grupo humano. Seja familiar, empresarial ou serviço público. Patrocínio é magistral. Muito bela. Excelente arquitetura urbana. Capital brasileira do café. Poderosa fortaleza do agronegócio. Todavia, peca em alguns aspectos. Isso não é defeito. Mas padece de planejamento para superá-los. Indicadores oficiais indicam as (poucas) debilidades do município.
*ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA... - É conveniente sempre lembrar alguns pontos fracos de Patrocínio. O tão falado PIB (Produto Interno Bruto) se pudesse dar-lhe uma nota, poderia ser dito nota seis (6), no máximo. Não é brincadeira, 124 cidades de Minas estão à frente. Então, precisa ser pensado, planejado, ação para melhorar o PIB patrocinense. Sobretudo o PIB per capita. Um caminho seria os órgãos públicos e as forças empresariais locais se convergirem. Isto é, sentarem à mesma mesa de debates. O que não pode ocorrer é deixar a querida Patrocínio atrás de 73 municípios mineiros, quando se fala em indústria, em produção industrial. Palavra direta: falta indústria no município! A indústria de alimentos é a grande opção. Exemplos: o sucesso da Pif Paf e Camponesa.
*RECORDAR PRA NÃO ESQUECER - Em maio de 2007, portanto há quinze anos, neste minifúndio foram alistadas indústrias que deixaram de existir ou que terminaram apenas em promessas. Tais como fábrica de derivados de batatas, Democrata Calçados (fábrica), pastilhas para carro, Porto Seco, Cemil Laticínios, frigorífico e...
*VERDADEIROS RETRATOS NA PAREDE - Patrocínio já sediou o maior complexo de seda do Brasil. Chamava-se Sericitextil e Minasilk. Isso nos anos 70. Patrocínio era um dos maiores exportadores de calçados para o mundo (Nova Iorque e Europa, por exemplo). Anos 80. Os nomes dessas fantásticas indústrias: Calçados Piter e Calçados Saiasi (Isaias escrito ao contrário). José Eustáquio Ferreira, Dirceu Caldeira e Tómas Nunes podem falar mais sobre esse áureo tempo.
*A PAREDE TEM MAIS RETRATOS AMARELADOS - Patrocínio já foi polo moveleiro. Ou seja, existiam excelentes indústrias de móveis, tal como a Fama (bairro Marciano Brandão). No bairro Santa Terezinha existia promissor laticínio, que se denominava Indústria Láctea Sano (Leite pasteurizado, queijos, manteiga, etc). Ambas indústrias nos anos 80. No longínquo anos 60, Patrocínio contava com a Indústria de Refrigerantes Banho de Lua (época que era modismo tomar guaraná e similares), Indústria Spumol (produtos de limpeza, tipo sabão Spumol), Balas Tamandaré e Metalúrgica Patrocínio (Av. Faria Pereira).
*ESSE RETRATO DÁ ATÉ DÓ... - As águas minerais Serra Negra, de qualidade inquestionável, era engarrafada, mesmo com limitações (pouca produção). A água magnesiana considerada a melhor do país, junto com uma água gaúcha. A radioativa tinha presença notável no mercado de águas. Pra não falar na incomparável sulfurosa. Sem favor a ninguém, as Águas Serra Negra poderiam ser hoje uma importante marca como a São Lourenço, Caxambu, Cambuquira e Passa Quatro. Porém, isso não passou de sonho de verão. Que pena!
*FALTAM EMPREGOS... FALTAM SALÁRIOS - Segundo o IBGE, a variável ‘‘população ocupada’’ (que está trabalhando) situa o município em 112º lugar. Em outras palavras, há mais de cem cidades mineiras que tem mais emprego do que Patrocínio. E o pior, quase 130 cidades praticam salários maiores do que os salários patrocinenses. O ‘‘salário médio mensal com carteira’’, de até R$ 2.400,00, posiciona Patrocínio lá atrás na tabela (127º lugar no Estado).
*TEM MAIS... - O famoso (também) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é aceitável, todavia a sua melhoria gera progresso social. O VAF (Valor Adicionado Fiscal) de Patrocínio tem potencial de ser maior. Bem como de seus indicadores auxiliares.
*MAIO DE 2007 - ‘‘Patrocínio necessita sair da segunda divisão da economia do Triângulo-Noroeste. O 10º lugar (oficial) preocupa’’. Este minifúndio assim se expressou naquela distante época. Válida para hoje.
*O QUE É DESENVOLVIMENTO - Em qualquer lugar, a evolução tem que possuir desenvolvimento econômico e social. Sustentável. Perene. Por isso, o planejamento para alcançá-lo é fundamental. É estratégico. Compensa todos refletirem sobre o tema. Patrocínio acima de tudo. E abaixo de Deus (não é chavão político).
([email protected] **** Primeira Coluna também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 25/06/2022)