# Milton Magalhães

GAZETA DE PATROCÍNIO COMPLETA 80 DE CIRCULAÇÃO

1 de Outubro de 2018 às 20:38

Neste 02 de Outubro de 2018, o Jornal GAZETA DE PATROCÍNIO, completa 80 anos de circulação.

(Foto Rede Hoje) Data expressiva, inspiradora, afetiva. Estamos falando de longevidade empresarial. Levando em conta que segundo o IBGE, de cada dez empresas no Brasil, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. E trata-se de um jornal no formato impresso, que teve que se reinventar, reposicionar a sua marca ao longo dos anos. Fim da versão impressa? Balela.  A imprensa escrita é a terceira instituição mais acreditada pelos brasileiros. Isto posto.

Com oito décadas a Gazeta de Patrocínio alcançou sua 3.956 edição...Bodas de Carvalho, árvore sagrada,  símbolo de algo estável, maleável e resistente. Exatamente como tem sido a octogenária GAZETA no decorrer dos anos. Fazer jornal, não é fácil; fazer jornal no interior, dobra lá  os desafios.

TRADIÇÃO E MODERNIDADE

Durante 50 anos a  GAZETA foi editada tipograficamente. (artesionalmente) pelo seu fundador SEBASTIÃO  ELOI DOS SANTOS.  Posteriormente, mantendo  o ótimo conceito e a  credibilidade, como princípio,  começou a se inovar com o  tino administrativo do jovem jornalista/advogado, LUCIANO CAPUANO. Quem também fez a transição do sistema tipográfico para  o padrão offset. Atualmente o tradicional jornal, pertence ao grupo REAL do dinâmico  empresário gráfico, MAURÍCIO CUNHA E FAMÍLIA, a quem a sociedade deve reconhecer, tão nobre empreitada.  Com a tradição de 42 anos no mercado gráfico da região, logo que assumiu, dotou a GAZETA de fôlego novo, com layout inovador, páginas coloridas, excelente conteúdo jornalístico, novos colaboradores, ampliou o número de assinantes. E surgiram mais duas plataformas de comunicação:  Gazeta na Web e Classificados Patrocínio.

Desde 17 de Janeiro de 2009, tenho a honra de pertencer ao seleto staff de  colunistas da GAZETA DE PATROCÍNIO.

PALAVRAS DO ATUAL DIRETOR

ANDRÉ RESENDE CUNHA, atual diretor da GAZETA, expressou em sua coluna Análise livre, a importância da data: "Celebramos 80 de jornalismo, de jornal, de comunicação, de levar informações ao nosso leitor, seja através de notícias, editais, pronunciamentos, anúncios publicitários, são 80 anos servindo a comunidade...Estou muito feliz por estar sendo útil em nossa cidade , por encontrar razão e do fundo do meu coração, desejo a todos que trabalham com esta marca, respeito e amor ao próximo, vocês colaboradores, colunistas e clientes que nos motivam a continuar nessa jornada...Livre de qualquer injustiça, não posso deixar de registrar o que a família Eloi representa para esse veiculo. A todos os familiares dedicamos a celebração desta data.Voces são especiais para nós”

MEU PADRINHO (QUANTA HONRA!)

Imagine, o patrono da GAZETA  em um belo dia do ano 1987, brindou  este colunista com a honra de aceitar ser meu padrinho de casamento. ( Vai me perdoar aqui  por esta referência pessoal, mas é uma das maiores honras que tenho na vida) De quem sempre “Menestrel Rangeliano”-   Eustáquio Amaral, (cuja ligação de alma fez com que registrasse o dia e a hora da ida para eternidade desse mestre hors concours) enche a boca ao se referir ao fundador da GAZETA como “A Lenda” e “ O Jornalista do Século” . Quem o conheceu sabe que ele realmente foi uma grande personalidade; quem não o conheceu precisa conhece-lo, para depois dizer que é um Patrocinense.

Parece que estou a vê-lo no cair da tarde, cruzando vagarosamente a Praça da Matriz com seu inseparável terno escuro, quepe de pano e um guarda chuva, (um misto de Chaplin, Alberto Dines) que falava e escrevia como poucos. E como esquecer seu cuidado paternal, para com este colunista: “Eles estão lhe tratando direitinho lá no Expresso União? Qualquer coisa, não deixa de falar comigo”

 

QUEM FOI SEBASTIÃO ELOI

Conheça o homem, que contagiou minha geração com seu idealismo e seu  amor a Patrocínio. Foi, indiscutivelmente uma das maiores expressões do jornalismo interiorano, sendo além de escritor, redator, cronista e poeta consagrado, muito respeitado em toda região. Autêntico, sincero, corajoso, independente, digno, invendável, custoso, humilde, verdadeiro, dono de vasta sabedoria e espírito humanista. No seu livro "Kalunga - Língua Secreta dos Escravos",  o, também saudoso, MARLENÍSIO FERREIRA, disse, homenageando SEBASTIÃO ELOI: " AO MAIOR CONHECEDOR DA HISTÓRIA DE PATROCINIO, O MESTRE NA ARTE DE SER LIBERTÁRIO E DO BEM VIVER, SEBASTIÃO ELOI ( TIÃO ELOI... QUALQUER HOMENAGEM É PEQUENA DIANTE DO SER HUMANO QUE FOI. SEU NOME DEVERIA TER SIDO CULTURA E AMOR Á HUMANIDADE"

SEBASTIÃO ELOI DOS SANTOS, nasceu na rua Direita, hoje Cesário Alvim, no dia 7 de Agosto de 1906, sendo filho de José Eloi dos Santos e Odília de Novais Santos.

Estudou na Escola Primária, particular, do Professor Leovigildo de Paula e Souza, em 1.913. Já em 1914, com a fundação do grupo Escolar “Honorato Borges”, passou a frequentá-lo. Foi aluno, ainda dos colégios do Padre Sebastião  Atela. E São Geraldo” do professor Oscar Rodarte. Estudou Português com o Padre Joaquim Tiago dos Santos.

Aprendeu os ofícios de seleiro e de tipógrafo, o primeiro, com o Sr João de Carvalho; e, o segundo no Jornal “CIDADE DE PATROCINIO”, em nova fase, dirigido pelo saudoso Pe. Joaquim Tiago.

Em 1923, passou a tomar conta da tipografia de seu pai, na qual, editou o seu primeiro jornal:“O GAROTO”, que foi seguido pelos: “A LIXA”, “ A FLAUTA” , “A MOCIDADE”,  e “A TARRACHA”.

Em 1928, viaja para ao Paulo. Mais tarde, regressando a esta cidade, edita em 1.929, o livro de Omar  Khayyam “RUBAITYAT”, em tradução do Frances pelo. Dr, Cândido de Oliveira Martins, então MM. Juiz de Direito da Comarca.. Edita, ainda, “MINUTOS” , de Floriano de Paula, em 1930. Em 1931, “CARTAS DE HOJE”, livro de sua autoria. Em1932, transfere-se   para Patos de Minas, onde edita o jornal  “ A REFORMA”, de propriedade do Dr Antonio Dias Maciel, advogado, jornalista, escritor e poeta. Esse jornal era o porta-voz do Dr.Olegário Maciel, então Presidente do Estado de Minas Gerais. Esteve como correspondente em São Paulo, na revolução de 32. o José Maria Alkmin, que enviava as notícias para publicação, dando, em primeira mão, á referente a “Queda do Túnel”. Editou também, o jornal “FOLHA DE PATOS”

Em 1937, a pedido de seu pai, voltou para Patrocínio e aqui passou a editar a “GAZETA DE PATROCÍNIO”.

SEBASTIÃO ELOI,  foi também correspondente do “CORREIO MINEIRO” e da “TRIBUNA”, Jornais de BH. Ainda, do “DIÁRIO DE NOTICIAS”, do “RADICAL”, e de  “A NOITE,   destacados jornais e revista que circularam com grande prestigio no Rio de Janeiro.

Editou o “ALTO PARANAIBA”,A de Carmo do Paranaíba, do qual foi seu redator chefe, sendo dirigido por Aristóteles Passos; e o “IMPARCIAL”, de Paracatu, para o Sr Quintiliano Vargas.

Em 20/04/63, foi nomeado ADJUNTO DE PROMOTOR da comarca de Patrocínio, cargo que exerceu com brilhantismo. Colaborou intensamente na fundação da “LIGA OPERARIA”  do “IPIRANGA” ESPORTE CLUBE” e na criação do “ERRO-CLUBE”  local. (certamente clube de expressão na época)

Vereador por duas vezes, havendo trabalhado bastante em prol da cidade de seu povo, inclusive para que não fosse loteada a nossa Praça da Matriz e para que  a “Taxa de Pena Seca” (Sabe lá Deus o que seria isto) ilegal, não fosse cobrada.

Designado, pelo então  Prefeito Sr. Enéias Aguiar, elaborou o “Brasão de Patrocínio” (Desenho da Bandeira do Município) contando com a eficiente colaboração do artista Érico Paula e Legenda de Floriano de Paula.

Recebeu inúmeras homenagens destacando-se entre outras, a do Congresso de Imprensa do Interior, realizado em Formiga, MG; quando lhe foi entregue uma belíssima placa com dizeres significativos  e elogiosos; homenagem da Câmara Municipal pelos 50 Anos da “GAZETA”; solenidade ocorrida no salão da Biblioteca Pública Municipal, com exposição de vários exemplares antigos da Gazeta e de vários jornais como quais  dirigiu e editou com sua pena forte e vigorosa. A Câmara Municipal de Patrocinio inaugurou em  27/12/2010 a Sala de Imprensa SEBASTIÃO  ELOI DOS SANTOS

Foi Maçom desde 1937 e um dos fundadores da “Loja 31 de Março”  Foi Membro da ACADEMIA PATROCINENSE DE LETRAS. Autor do poema “A QUARELA RANGELIANA,  realmente uma página cheia de lirismo escrita pelo “Menino Rangeliano”.(Assim que possível  a reproduziremos aqui)

No dia 12/02 /1997, aos 90 anos, SEBASTIÃO ELOI, nos deixava órfãos de sua genialidade e de seu convívio...

VIDA LONGA, GAZETA DE PATROCÍNIO! Ao completar 80 de circulação, não poderia deixar de reverenciar a memória de seu fundador. Sua rica  história, é matéria prima para cumprir  seu glorioso  futuro! 

ZELOI NETO: "Valeu pela pontual citação ao meu nome, Milton Magalhães. Foram apenas 10 anos a frente da Gazeta (1982-1992), época em que aprendi muito com o Tião Eloi e com os demais componentes da imprensa mel rangeliana"