Então lá vai...Em meados de Dezembro, recebi de três amigos, três presentes. Pronto? Paulinho Constantino, Brígida Borges Pereira e Lázaro Dornelas dos Santos Neto. Respectivamente: Livro, Café e um Mascotinho Corintiano.
O LIVRO, “QUEM SABE FAZ A HORA- A história Inspiradora da Família Constantino” me foi enviado, via Correios, pelo amigo Paulinho Constantino. Já foi lido e será relido. Trajetória épica, arrebatante, escrita de uma forma leve, fiel, bem humorada, emocionante e rica em conteúdo. Uma saga de tirar o fôlego. Felicitamos a autora Rosane Queiroz, que com o decisivo e luxuoso auxílio da Ana Lúcia Constantino Bongiovanni.( Terceira filha) Editora Batel. Tiragem mil exemplares. Fina encadernação. Papel Pólen, 90g; capa, Cartão, 250g. Tudo começou em Patrocínio. A origem humilde, tempo de sofrimento e aprendizado, as honrosas lições do pioneiro e empreendedor nato, pai Joaquim Constantino e amor incondicional da matriarca Dona Ana Jacinta. O baque da morte do irmão Ildeu Constantino. A monumental história de trabalho e vida do Sr Nenê Constantino. (Que surgem no máximo dois ou três em cada século) E o tocante testemunho de Rondes Machado. Termino a leitura extasiado. Que família! Patrocínio a fonte cristalina de todo sucesso.. Auxiliadora de Freitas Constantino e Paulo Constantino. Que casal! Poucos possuem uma história de vida tão rica, tão produtiva e tão inspiradora. (Sem destacar aqui a vida empresarial) Foi prefeito de Presidente Pudente " por dois mandatos. Deixou o cargo com 92,75% de aprovação e até hoje, quase trinta anos depois, ainda é aclamado por sua gestão dinâmica. Trabalhando cerca de 15 hrs por dia deixou sua marca singular na história daquele município. Conhecido como “O Homem Que Pensou Prudente”. Soube pelo livro que Paulinho, plantou mais de 500. 000 árvores (!!!). Foi em sua casa, por sua mediação, que os ex- governadores de São Paulo, Paulo Maluf e Paulo Egydio, fizeram as pazes.
Ele a “Grande Auxiliadora” Eterna Primeira Dama. Mãezona de Prudente. Ele, seguiu cuidando dos negócios; ela seguiu cuidando das pessoas. Para citar somente uma obra que ilustra seu espírito humanitário: O Hospital Regional do Câncer. Obra articulada e liderada por ela.
Como Paulinho e Auxiliadora, aos 30 e poucos anos, colocaram 08 meninas (Ops, eles, tem não é 06 filhas?.Sim. Mas, foram 08 ) e mais o Cãozinho Zebedeu, em um fusca, deixaram Patrocínio-MG, rumo a Presidente Prudente- SP. Só lendo pra saber.
CAFÉ: Lá pelo dia 29/12/21, fui procurado, pelo Lázaro Dornelas dos Santos Neto. (Não estava na cidade) Isto mesmo, filho do ex-vereador, Presidente da Câmara, Secretário de Ação Social, Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Alcides Dornelas. Vereador íntegro, honrado, combativo e produtivo por sete mandatos. Disse que A.D, seu pai, era um homem que pode andar de cabeça erguida pelas ruas de Patrocínio: “Nós que estamos e somos extremamente honrados com a sua lembrança ao meu pai, eternamente grato, pois a sua homenagem veio em um momento muito importante pra nós e principalmente para ele. Amém. O nosso muito obrigado"
Não satisfeito, Lázaro Dornelas, esteve na cidade em visitas aos pais e amigos, me procurou, para agradecer pessoalmente e entregar, (Deixou com minha vizinha) estes 04 pacotes de Cafés Especiais. Cafés de dois produtores do Sul de Minas, aos quais Lázaro Dornelas, presta consultorias. É Patrocínio exportando profissionais de alta performance. Lázaro Dornelas Santos Neto é Consultor Especialista Educampo, setor, Café. Se você quer um agronegócio produtivo, gestão econômica, sustentabilidade, ouça quem entende, ele, tem o conhecimento técnico, a expertise necessária, para você plantar e colher o melhor da terra. Como patrocinense fico orgulhoso. Esse “Aroma da Serra" e Fazenda do Lobo" não perdem nadica do nosso “Café do Cerrado” em termos de qualidade.
MASCOTINHO DO CORINTHIANS. Esse "Biro- birinho" me chegou pelas mão da Brígida Borges Pereira. Costumo dizer, que esse mundo seria outro, se existissem 10 Brígidas. Cerimonialista, Professora, Ex-bancária, Teóloga, Colunista da Gazeta, distinta, elegante, super gente fina. A mãe da Trícia e Raniere, tem o dom de agradar as pessoas. Imagina, tirou um tempo precioso procurando algo que caisse no meu gosto.
Achou esse “Biro-birozinho”, que chegou a mim, acompanhado de um Panetone. ( Biro-Biro, foi um dos craques do timão nos anos 80. Participou, inclusive da Democracia Corintiana)
Ah, vai! Me deixa aproveitar esse gancho! Vai, me deixa tirar um sarrinho de leves! Só um. Um só. Talvez o último: O Palmeiras, ( Por enquanto, até essa presente data) não tem mundial e não tem Copinha.
O Corinthians... bem... O Corinthians, tem 10 Copinhas e dois Mundiais...
Livro, Café e o Time do meu coração...
Só precisava que TODOS os meu amigos estivessem bem...