Viagem. A pelo tempo é gostosa demais. Exatamente, precisamente, duas décadas atrás, a Assembleia Legislativa concedeu o título de mérito legislativo de Minas a cidadãos rangelianos. Pelo número de agraciados, foi e é recorde por cidade mineira, excetuando Belo Horizonte. Para recordar os homenageados, citamos algumas palavras de cada um, naquele inesquecível dia. Na verdade, é a reprodução deste minifúndio de papel, publicado em 19/9/1998, pelo JP.
A SOLENIDADE – No dia 15/9/1998, onze patrocinenses, nativos e por adoção, receberam a “Medalha da Ordem do Mérito Legislativo”. A solenidade, muito concorrida, teve como maior atração o cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, que recebeu a medalha do “Grande Mérito”. O deputado Romeu Queiroz a presidiu. A seguir, uma referência aos agraciados de Patrocínio. Ou seja, declarações de cada um.
ENGENHEIRO AGRÔNOMO JOSÉ CARLOS GROSSI – “Estamos viabilizando mais cursos superiores para Patrocínio. Entre os quais Direito, Educação Física, Enfermagem e Administração de Empresas. Esse poderá ser realidade já no próximo ano. Quanto à Agronomia, primeiro temos que revitalizar a nossa Escola Agrícola”. Grossi é o presidente da Fundação Educacional.
PADRE VINÍCIUS – “Padre Pio, também agraciado pela Assembleia, não pode comparecer, pois está acompanhando a enfermidade do padre Jair. O padre Caprázio, aos 92 anos, está muito bem; quer até voltar a andar de bicicleta”. Padre Marcus Vinícius esteve em companhia de sua mãe D. Clara Maria.
JOAQUIM CORREIA MACHADO – “Essa festa está muito bonita. Os Dragões da Independência e a Banda da Polícia Militar colorem o ambiente. Também estou emocionado em ver D. Serafim, de perto...” O diretor do JP, Joaquim Correia e o repórter Alan Machado saíram de Patrocínio, às 9h:30min e às 23h já estavam de volta. Um recorde.
DR. WALTER NUNES PEREIRA – “A rodovia 365, entre Patos e Uberlândia, precisa de algumas obras e patrulhamento. Pois, o movimento é muito grande. Há acidentes demais.”
ENGENHEIRO ALAOR RIBEIRO DE PAIVA – “Há mais de 40 anos resido em Patrocínio. Gosto muito da cidade...” Aos 85 anos, Sr. Alaor, o mais tradicional líder político patrocinense, dá sinais de vitalidade, saúde e tirocínio. É uma lenda.
JUSSARA DE QUEIROZ MESQUITA – “Continuo escrevendo para o jornal Estado de Minas, mas não há o dia certo para a publicação”. Jussara esteve no salão nobre ao lado de seu marido Custódio Mesquita.
HENRIQUETA QUEIROZ BARREIRA – Viúva do empresário patrocinense Olney Barreira, é empresária em BH, onde reside. Esteve acompanhada dos filhos. A família Barreira residiu em Patrocínio até o começo da década de 60 (D. Henriqueta é tia do prefeito Betinho).
CÂNDIDA GONÇALVES AGUIAR – Filha do grande prefeito Enéas Aguiar (1959-1962), viúva do Sr. Edmundo Aguiar, é empresária. Esteve acompanhada dos filhos Virgínia e Edmundo Filho, também empresário.
DURLENO BARBOSA DE RESENDE – O responsável pelo sucesso do BH Shopping, atualmente dirige o moderno Diamond Mall, outro shopping do grupo. D. Aparecida Resende (esposa), as filhas e também seus pais o prestigiaram.
O DÉCIMO PRIMEIRO – Este escriba amador, embora não tenha feito tanto por merecer, agradece, beijando o chão de sua terra natal, a razão maior de seu desempenho.
REGISTROS – Em termos do número de pessoas, Patrocínio foi a cidade mais homenageada. Diversos patrocinenses presenciaram a solenidade, dentre os quais: o prefeito Betinho e o juiz do TRE Maurício Barros. E a TV Assembleia a transmitiu. Romeu Queiroz agradeceu o comparecimento de seus conterrâneos, incentivando-os a caminharem juntos com Patrocínio.
POR FIM – Essa narrativa de 1998 consta da “Primeira Coluna” daquela época.
PALAVRA FINAL
ELEIÇÕES – Dia 7 de outubro está próximo. Que Deus ilumine os brasileiros, principalmente os mineiros. O primeiro passo para definir o voto é a honestidade. Quem é ficha suja, tem inquéritos policiais e suspeitas, independente de ideologias, tem que ser alijado da vida pública. Reflita, eleitor!
Primeira Coluna publicada na Gazeta, edição de 15/9/2018.